Superestimação Pontual

A superestimação pontual é a reação silenciosa, intraconsciencial, soliloquial e crítica de autassédio, com ou sem heterassédio interconsciencial, gerada pela incidência da vivência intensiva e temporária de determinada autopensenidade sobre pensene específico, superdetalhado e supervalorizado, como se fosse megavalor absoluto, monopolizador, sobrepairando na vida da conscin imaginativa, por curto período, no momento evolutivo.

Você, leitor ou leitora, já sofreu alguma crise de supestimação pontual?

      SUPERESTIMAÇÃO PONTUAL
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A superestimação pontual é a reação silenciosa, intraconsciencial, soliloquial e crítica de autassédio, com ou sem heterassédio interconsciencial, gerada pela incidência da vivência intensiva e temporária de determinada autopensenidade sobre pensene específico, superdetalhado e supervalorizado, como se fosse megavalor absoluto, monopolizador, sobrepairando na vida da conscin imaginativa, por curto período, no momento evolutivo.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O prefixo super procede do idioma Latim, super, “sobre; em cima de; por cima de; além de; acima de; durante; a respeito de; por meio de; em cima; por cima; além disso; sobremodo; demais”. O vocábulo estimação vem do mesmo idioma Latim, aestimatio, “estimação”, e este de aestimare, “fixar o preço ou o valor de; apreciar; avaliar; estimar em; fazer caso de; ter em conta de; estimar; ser de opinião de; pensar; julgar”. Surgiu no Século XIII. O termo pontual provém do idioma Francês, ponctuel, “preciso; exato”, derivado do idioma Latim Medieval, punctualis, “que vai ao ponto”, e este do idioma Latim, punctum, “ponto”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Sobrestimação pontual. 02. Superestima pontual. 03. Exaltação autopensênica. 04. Crise imaginativa. 05. Surto de imaturidade. 06. Superestimação temporária. 07. Supervalorização momentânea. 08. Sobrevalorização pontual. 09. Sobrevalorização imaginativa. 10. Sobrevalorização efêmera.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 4 cognatos derivados do vocábulo superestimação: superestima; superestimada; superestimado; superestimar.
          Neologia. As 4 expressões compostas superestimação pontual, superestimação pontual mínima, superestimação pontual mediana e superestimação pontual máxima são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 01. Autopensenização sadia. 02. Análise racional. 03. Imaginação criativa. 04. Raciocínio factualístico. 05. Autodiscernimento pontual. 06. Antiapriorismose. 07. Intelecção lógica. 08. Dissecção analítica. 09. Simulcognição. 10. Antiobcecação.
          Estrangeirismologia: os raciocínios a priori.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à análise racional dos fatos e parafatos.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da esquizopensenidade; o desvio patológico da autopensenidade; os morbopensenes; a morbopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade.
          Fatologia: a superestimação pontual; a exacerbação pontual de certa realidade, fato ou evento; a autopensenidade carregada no sen; o clímax da exaltação comocional; a manifestação superpoderosa da imaginação sobre a racionalidade; o empenho deformante da ilogicidade sobre os fatos do momento; o drama íntimo, angustiante, perturbando a conscin por curto espaço de tempo; a potencialização dramática das probabilidades quanto aos fatos em andamento; a anomalia emocional; a ectopia emocional; as influências do subcérebro emocional; o apocalipsismo; o baratrosferismo; o catastrofismo; o derrotismo; a sinistrose; o antidiscernimento silencioso; a crise psicótica intraconsciencial não testemunhada por nenhum ser humano; a vivência da vida inteira em meia hora; o alívio posterior depois à crise de angústia; o autorreconhecimento da força da própria imaginação sobre o autodiscernimento; a autovergonha quanto ao fato íntimo de exagero emocional da tempestade em copo-dágua sobre o qual nenhum ser humano testemunhou; o sofrimento em função de falso alarme; a falta da Higiene Mental.
         Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a ausência da sinalética energética e parapsíquica pessoal; o heterassédio momentâneo intenso; a ignorância quanto à autoparaperceptibilidade; o oportunismo aproveitado pelos assediadores extrafísicos nas crises de superestimação pontual; o constrangimento íntimo da conscin, posterior à crise, perante os amparadores extrafísicos.


                                           III. Detalhismo

         Principiologia: o princípio da descrença como agente imunitário das interferências interconscienciais extrafísicas.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: a teoria da atração dos afins; a teoria da assedialidade interconsciencial; a teoria da robéxis; a teoria da fôrma holopensênica pessoal.
         Tecnologia: a técnica da linearidade da autopensenização.
         Voluntariologia: o voluntário da CCCI acompanhado pelo AVA.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização.
         Colegiologia: o Colégio Invisível dos Consciencioterapeutas.
         Efeitologia: o efeito da imaturidade consciencial; os efeitos constrangedores das pensenidades infelizes.
         Neossinapsologia: as neossinapses necessárias aos novos hábitos; a necessidade das neossinapses da imperturbabilidade.
         Ciclologia: o ciclo ansiedade-impulsividade-precipitação.
         Binomiologia: a ausência do binômio autocrítica-heterocrítica.
         Interaciologia: a interação Psicopatologia-Neuropatologia-Parapatologia.
         Crescendologia: o crescendo emocional da formiga transformada em elefante.
         Trinomiologia: o trinômio achismo-chutometria-semancol danificado.
         Antagonismologia: o antagonismo ortopensenidade / patopensenidade.
         Paradoxologia: o paradoxo do excesso de pensamentos inúteis sobrecarregando o cérebro vazio de construtividade; o paradoxo da domesticação mútua.
         Politicologia: a vulgocracia.
         Legislogia: a lei do menor esforço.
         Filiologia: a fantasiofilia; a gurufilia.
         Fobiologia: a autocriticofobia; a nostomania; a monomania; a nosomania; a patomania.
         Sindromologia: a síndrome da apriorismose; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da prospectiva trágica.
         Maniologia: a fracassomania; a flagiciomania; a megalomania.
         Mitologia: as influências mitológicas baratrosféricas milenares.
         Holotecologia: a nosoteca; a absurdoteca; a idiotismoteca; a apriorismoteca; a patopensenoteca; a criticoteca; a cognoteca.
         Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Nosologia; a Nosografia; a Psicossomatologia; a Autassediologia; a Autodesviologia; a Instintologia; a Consciencioterapia; a Paraprofilaxiologia; a Homeostaticologia.


                                           IV. Perfilologia

         Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a isca humana inconsciente.
         Masculinologia: o pré-serenão vulgar.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar.
          Hominologia: o Homo sapiens superaestimator; o Homo sapiens incautus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens aberrans; o Homo sapiens exaggerator; o Homo sapiens pathopensenicus; o Homo sapiens aprioristicus; o Homo sapiens autopathicus; o Homo sapiens autobsidiatus; o Homo sapiens infantilis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: superestimação pontual mínima = a crise de reação emocional, silenciosa, intraconsciencial, patológica, gerada por algum entusiasmo juvenil; superestimação pontual mediana = a crise de reação emocional, silenciosa, intraconsciencial, patológica, gerada por alguma expectativa, ansiedade ou insegurança; superestimação pontual máxima = a crise de reação emocional, silenciosa, intraconsciencial, patológica, gerada por autassédio acompanhada pela intrusão ou heterassédio de consciex ou consciexes, podendo acarretar até depressão posteriormente.
          Culturologia: os idiotismos culturais.
          Caracterologia. Sob a ótica da Parapatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 5 categorias de superestimações pontuais, íntimas, silenciosas, patológicas:
          1. Ansiedade. A legítima preocupação, na sala de espera do setor de pronto-socorro do hospital, de alguém aguardando o resultado do atendimento médico da pessoa querida recém-acidentada.
          2. Entusiasmo. O entusiasmo durante a leitura do calhamaço técnico reconhecido, depois de ler todo o texto, como sendo, de resto, infantil e exacerbado, sem razão nenhuma lógica de ser.
          3. Espera. A espera angustiante por alguém muito estimado e, em razão de contratempo de última hora, atrasado ao encontro marcado do jantar.
          4. Paixão. O momento do ápice de certa paixão amorosa da jovem, extinta depois do surto comocional de imaturidade.
          5. Paternidade. O momento de espera do futuro pai, na sala de espera da maternidade, pelo parto da esposa do primeiro filho em andamento.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a superestimação pontual, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acriticismo: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Alerta consciencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          03. Ansiedade: Psicossomatologia; Nosográfico.
          04. Apriorismose: Parapatologia; Nosográfico.
          05. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Autestigmatização: Experimentologia; Nosográfico.
          07. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
          08. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico.
          10. Trafalismo: Evoluciologia; Homeostático.
      A CRISE AGUDA DA SUPERESTIMAÇÃO PONTUAL
 É SUSCETÍVEL DE OCORRER COM QUALQUER CONSCIN,
    CONTUDO PODE SER CURADA, EM DEFINITIVO, POR
     QUEM BUSCA DISCERNIR AS PRÓPRIAS EMOÇÕES.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, já sofreu alguma crise de supestimação pontual?
Por qual razão?