Subcérebro Abdominal

O subcérebro abdominal é a sede da manifestação instintiva e irracional humana, composto por mais de 500 milhões de neurônios e 30 neurotransmissores na extensão de 6 a 9 metros de comprimento no abdômen.

Você, leitor ou leitora, ainda vive subjugado aos impulsos do subcérebro abdominal? Na escala de 1 a 5, qual o grau de autolibertação perante a instintividade humana?

      En c i c l o pé d i a d a C o n sc i en c i o lo g i a                                               1
                                     SUBCÉREBRO ABDOMINAL
                                            (SUBCEREBROLOGIA)


                                                      I. Conformática

             Definologia. O subcérebro abdominal é a sede da manifestação instintiva e irracional humana, composto por mais de 500 milhões de neurônios e 30 neurotransmissores na extensão de 6 a 9 metros de comprimento no abdômen.
             Tematologia. Tema central nosográfico.
             Etimologia. O prefixo sub vem do idioma Latim, sub, “sob; embaixo de; por baixo de; abaixo de; segundo; em consequência de; perante; em presença de; perto de; imediatamente antes de; durante; no tempo de; para, em direção a; depois de”. O vocábulo cérebro deriva também do idioma Latim, cerebrum, “cérebro; miolos; razão; raciocínio; juízo”. Surgiu no Século XV. O termo abdome procede do mesmo idioma Latim, abdomen, “ventre; barriga; a parte inferior da barriga; banha; gordura da barriga; intestinos”. Apareceu no Século XX.
             Sinonimologia: 01. Sistema nervoso entérico (SNE). 02. Subcérebro protorreptiliano. 03. Segundo cérebro. 04. Cérebro subrreptício. 05. Subcérebro primitivo. 06. Córtex neuroabdominal. 07. Rede sináptica ventral. 08. Umbilicossoma. 09. Regurgitador emocional dos instintos. 10. Sede do porão consciencial.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo abdômen: abdominal; abdominalidade; abdominalgia; abdominia; abdominoscópio; neuroabdominal.
             Neologia. As 3 expressões compostas subcérebro abdominal, subcérebro abdominal predominante e subcérebro abdominal dominado são neologismos técnicos da Subcerebrologia.
             Antonimologia: 01. Sistema nervoso central (SNC). 02. Cérebro encefálico. 03. Paracérebro. 04. Paracorpo do autodiscernimento. 05. Supercérebro. 06. Rede sináptica cortical. 07. Mentalsoma. 08. Hemisférios cerebrais dinamizados. 09. Câmara das funções cognitivas superiores. 10. Cortex pré-frontal.
             Estrangeirismologia: o second brain; o stress somático prejudicando o funcionamento cerebral; os hobbies derivados de idiotimos culturais; o comportamento nonsense advindo do subcérebro abdominal; o excesso de self-defense prejudicando a manifestação consciencial; o estudo autocrítico do Zeitgeist.
             Atributologia: predomínio das sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto à interação soma-mentalsoma.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Subcérebro: regurgitador instintual.
             Coloquiologia: o rei na barriga; o empurrar a vida com a barriga; o reclamão de barriga cheia; as tripas; as entranhas; o nó no estômago.
             Ortopensatologia: – “Subcerebrologia. O cérebro encefálico é a câmara superior do pensamento lógico no soma, refletindo todo o holossoma. Viver pelo subcérebro abdominal é sair do leito da estrada evolutiva e seguir pelo acostamento, triste fuga infrutífera e indefensável no atual nível evolutivo médio das conscins.”
             Unidade. A subpensenidade é a unidade de medida do subcérebro abdominal.


                                                        II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da subcerebralidade; o holopensene pessoal da autossobrevivência; a autopensenidade subcerebral; os subpensenes; a subpensenidade; os egopensenes; a egopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os morbopenses; a morbopensenidade; os erotopensenes; a erotopensenidade; os infrapensenes; a infrapensenidade; os antipensenes; a antipensenidade; os vícios pensênicos. 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Fatologia: o subcérebro abdominal; a escravidão ao segundo cérebro; a repetição da subumanidade na condição protorreptiliana; os 2 hemisférios do subcérebro abdominal definidos pelo sistema gastrintestinal (umbilicochacra e esplenicochacra), e o sistema sexual (sexochacra); as desrazões zoogênicas; a estatística de mais da metade da população ter sobrepeso e problemas de sono; a depressão enquanto psicopatologia comum na sociedade atual; o fato de o sistema digestivo humano conter cerca de 50% de toda dopamina e 90% da serotonina presentes no organismo; a elaborada função automatizada do corpo de maximizar a extração de energia dos alimentos e proteger o organismo de estímulos nocivos; as enzimas; o suco gástrico; o hormônio da fome denominado grelina; as colônias de trilhões de bactérias intestinais; a ânsia de vômito; a diarréia; a constipação intestinal; o frio na barriga; a sensação de “borboletas” no estômago; o nervo vago; o intestino enquanto local de origem de doenças; a preguiça mental; a repetição desnecessária e obtusa de erros irracionais pelas automimeses dispensáveis do protocérebro reptiliano; a raiz do medo e do belicismo; a manifestação artística com predomínio expressivo de emocionalismos e instintividade; as diferenças da subcerebralidade androssomática e ginossomática; as lavagens subcerebrais; a estagnação evolutiva; as dissimulações; as máscaras sociais; a agenda oculta; o autodesgoverno; a importância da antimaternidade e antipaternidade sadias para superação das influências espúrias do subcérebro abdominal; o corte visceral das manifestações espúrias; o limite autoimposto; o expurgo dos vícios trafarinos; o autoortoposicionamento inabalável; o ato de levar a sério o enfrentamento das vicissitudes da vida humana, independentemente da mesologia; a postura de autorresponsabilização cosmoética e antiterceirização evolutiva; a convalescência consciencial; a força da vontade aplicada às autossuperações ao longo do tempo.
          Parafatologia: a ausência da autovivência do estado vibracional (EV) profilático originada da reatividade irrefletida da consciência; a ectoplasmia potencializada pelo umbilicossoma; a carência sexochacral predispondo à assedialidade e bloqueio energético; a paracomatose; a raiz das afinidades com a Baratrosfera; os indicadores fisiológicos do assédio extrafísico; as lavagens paracerebrais encadeadas com o subcérebro abdominal; as automimeses patológicas derivadas de vidas pretéritas enquanto refluxos derivados da abdominalidade; a conexão com o mentalsoma e o paracérebro propiciando renovação evolutiva.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico subcérebro abdominal–porão consciencial.
          Principiologia: o princípio de a real intencionalidade somente ser desvendada pela própria consciência; o princípio “isso não é para mim”.
          Codigologia: o subcódigo do subcérebro abdominal; a importância do código pessoal de Cosmoética (CPC) para superação das reações instintivas.
          Teoriologia: a teoria do segundo cérebro; a teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: a técnica da imobilidade física vígil (IFV); as técnicas de viver; as técnicas impactoterápicas; as técnicas de reeducação consciencial; a técnica da autorreflexão de 5 horas.
          Voluntariologia: a fixação vitalícia no voluntariado conscienciológico favorecendo a superação das influências do subcérebro abdominal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapeuticologia; o Colégio Invisível da Holossomatologia; o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Neuroconscienciologia.
          Efeitologia: os efeitos da microbiota no organismo; os efeitos antiproéxis do subcérebro abdominal; os efeitos patológicos das manifestações irrefletidas.
          Neossinapsologia: o automatismo das sinapses neuroabdominais; a importância do fortalecimento de neossinapses evolutivas no córtex pré-frontal para o livre-pensar.
          Ciclologia: os ciclos viciosos derivados do subcérebro abdominal. En c i c l o pé d i a d a C o n sc i en c i o lo g i a                                                  3
             Binomiologia: o binômio cérebro-intestino; o binômio subcérebro abdominal–robéxis; o binômio subcérebro abdominal–periconsciencialidade.
             Interaciologia: a interação sistema digestivo–cérebro por meio do nervo vago; a interação bactérias-saúde; a interação autocorrupção-instintos.
             Crescendologia: o crescendo subcérebro-cérebro-paracérebro.
             Trinomiologia: o trinômio subcérebro-intestino-microbiota; o trinômio sexo-dinheiro-poder.
             Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma.
             Antagonismologia: o antagonismo ego centrífugo / ego centrípeto; o antagonismo maternidade amaurótica / antimaternidade produtiva.
             Paradoxologia: o paradoxo de o soma conter maior número de células não humanas comparadas às células humanas; o paradoxo de o soma de único indivíduo ser composto por bilhões de “microcidadãos”; o paradoxo de o descarte do apêndice caudal não representar a superação do instinto animal; o paradoxo de ser mais fácil determinada crença irracional atravessar os 9 metros de vísceras do subcérebro abdominal em comparação à determinada ideia lógica atravessar os 6 centímetros do cérebro encefálico.
             Politicologia: a asnocracia; a cleptocracia.
             Legislogia: as leis da Fisiologia; as leis da Neurologia; as leis da Evoluciologia; a lei de talião.
             Fobiologia: a sede da tanatofobia; a neofobia; a autocriticofobia.
             Sindromologia: a síndrome da mediocrização consciencial; a síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB); a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome do intestino permeável relacionada à síndrome de espectro autista; as síndromes derivadas da disbiose; as síndromes e transtornos alimentares.
             Maniologia: a riscomania; a mitomania; a toxicomania.
             Mitologia: o mito do uso pelos humanos de apenas 10% do cérebro.
             Holotecologia: a cerebroteca.
             Interdisciplinologia: a Subcerebrologia; a Parapatologia; a Somatologia; a Bacteriologia; a Microbiologia; a Cerebrologia; a Neurogastroenterologia; a Antiproexologia; a Conscienciometrologia; a Consciencioterapeuticologia; a Psiquiatria; a Psicologia; a Holomaturologia; a Pré-Intermissiologia.


                                                       IV. Perfilologia

             Elencologia: a consciênçula; a pessoa subcerebral; o pré-serenão vulgar; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a consbel; o autômato humano; a consréu ressomada; a isca humana inconsciente.
             Masculinologia: o protorreptiliano; o protoconsciente; o subadulto; o estressado; o ansioso; o obeso; o deprimido; o anoréxico; o hipocondríaco; o adrenérgico; o medrado; o apaixonado; o apedeuta; o assediado; o bagulhista; o bloqueado; o imaturo; o inexperiente; o infantilista; o regressivo; o varejista; o antediluviano; o antiquado; o apriorota; o derrotista; o esclerosado; o fossilizador; o interiorota; o minidissidente; o monovisualista; o retrógrado; o robotizado; o toxicômano; o paracomatoso.
             Femininologia: a protorreptiliana; a protoconsciente; a subadulta; a estressada; a ansiosa; a obesa; a deprimida; a anoréxica; a hipocondríaca; a adrenérgica; a medrada; a apaixonada; a apedeuta; a assediada; a bagulhista; a bloqueada; a imatura; a inexperiente; a infantilista; a regressiva; a varejista; a antediluviana; a antiquada; a apriorota; a derrotista; a esclerosada; a fossilizadora; a interiorota; a minidissidente; a monovisualista; a retrógrada; a robotizada; a toxicômana; a paracomatosa. 4                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Hominologia: o Homo sapiens subcerebralis; o Homo sapiens subconscientialis; o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens frustratus; o Homo sapiens neophobicus; o Homo sapiens autovictimatus; o Homo sapiens genuflexus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: subcérebro abdominal predominante = aquele sediando a manifestação consciencial ainda com predomínio de intencionalidades espúrias, evidenciada por meio de posturas instintivas e reatividade imatura em função da defesa de interesses egoicos; subcérebro abdominal dominado = aquele sediando a manifestação consciencial com o predomínio do autodiscernimento maduro do paracérebro, evidenciado por meio de escolhas lúcidas autorrefletidas com maior grau de Cosmoética.
          Culturologia: a cultura da Socin Patológica; a cultura antirreflexiva da Era da Supercomunicação e Superinformação; a cultura das aparências da Era das Celebridades Efêmeras.
          Caracterologia. Mediante a Sucerebrologia, eis, em ordem alfabética, 20 itens característicos da manifestação advinda do subcérebro abdominal:
          01. Arte em detrimento da Ciência.
          02. Automatismo humano.
          03. Belicismo velado ou explícito.
          04. Condicionamentos doutrinários.
          05. Crendices impedidoras do autodiscernimento.
          06. Fanatismos convictos.
          07. Fantasias sexuais deslocadas.
          08. Gestação humana não planejada.
          09. Impérios teológicos.
          10. Impulsividade reativa.
          11. Inculcações de ideias.
          12. Materialismo opaco da Ciência periconsciencial.
          13. Medos paralisadores.
          14. Misticismos sacralizadores.
          15. Obesidade energívora.
          16. Parasitismo interconsciencial.
          17. Porão consciencial.
          18. Psicomotricidade cerebelar.
          19. Repressões conscienciais.
          20. Vícios diversos.
          Proéxis. A consciência afeita aos hábitos cuja raiz se encontra no subcérebro abdominal necessita realizar o corte cirúrgico de tais manifestações de modo imediato e definitivo, a fim de evitar a cronicificação de tal condição e a incorrência em desvio proexológico maior.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o subcérebro abdominal, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antissubumanidade: Evoluciologia; Nosográfico.
          02. Biparacerebralidade: Paracerebrologia; Homeostático.
          03. Conscin subcognitiva: Subcogniciologia; Nosográfico.
          04. Conscin subnormal: Holossomatologia; Nosográfico. En c i c l o pé d i a d a C o n sc i en c i o lo g i a                                                                        5
             05.   Conscin tricerebral: Cerebrologia; Neutro.
             06.   Hemisférios cerebrais: Cerebrologia; Neutro.
             07.   Idiotismo cultural: Parassociologia; Nosográfico.
             08.   Instante instintual: Subcerebrologia; Neutro.
             09.   Medo: Subcerebrologia; Nosográfico.
             10.   Porão consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
             11.   Subcerebralidade: Parapatologia; Nosográfico.
             12.   Subconsciência humana: Evoluciologia; Neutro.
             13.   Subconsciencialidade: Subconscienciologia; Nosográfico.
             14.   Subpensenidade: Patopensenologia; Nosográfico.
             15.   Vida intrapsíquica: Cerebrologia; Neutro. A PRINCIPAL CAUSA DA SUBJUGAÇÃO AO SUBCÉREBRO
    ABDOMINAL É A AUSÊNCIA DE AUTORREFLEXÃO REALISTA E POSICIONAMENTO DA CONSCIÊNCIA, OCASIONANDO AUTOMIMESES PATOLÓGICAS INSTINTIVAS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda vive subjugado aos impulsos do subcérebro abdominal? Na escala de 1 a 5, qual o grau de autolibertação perante a instintividade humana?
             Bibliografia Específica:
             1. Póvoa, Helion; O Cérebro Desconhecido: Como o Sistema Digestivo Afeta Nossas Emoções, Regula Nossa Imunidade e Funciona Como Um Órgão Inteligente; revisores Neusa Peçanha; & Umberto de Figueiredo; 224 p.; 5 seções; 18 caps.; 21 x 14 cm; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 45 a 52.
             2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 76.
             3. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 457, 458, 460 a 462.
             3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vol. III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; página 1.864.
             4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 433, 502, 511 e 513.
             Infografia Específica
             1. Superinteressante; Intestino: Seu Segundo Cérebro; Reportagem; 11.102016; atualizado em 10.11.2020; 2 imagens; disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/>; acesso em: 21.03.21; 11h44.
                                                                                                                         P. B.