Status Momentosus

O status momentosus é o modo de estar, propriedade, qualidade, característica, posição, situação ou condição dinâmica da consciência do momento evolutivo, assentada no princípio do fluxo ininterrupto das realidades do Cosmos, no qual, a rigor, a vida consciencial e o movimento universal da energia imanente jamais cessam e nem estacionam na inércia.

Qual consciência é você, leitor ou leitora, neste momento evolutivo?

      STATUS MOMENTOSUS
                                  (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O status momentosus é o modo de estar, propriedade, qualidade, característica, posição, situação ou condição dinâmica da consciência do momento evolutivo, assentada no princípio do fluxo ininterrupto das realidades do Cosmos, no qual, a rigor, a vida consciencial e o movimento universal da energia imanente jamais cessam e nem estacionam na inércia.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo status vem do idioma Latim, status, “estado; ordem; posição; situação; postura; modo; jeito”, sob influência do idioma Inglês, status. O termo momentosus provém do mesmo idioma Latim, momentosus, “ligeiro; rápido; momentoso”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Status evolutivus. 2. Status dynamicus. 3. Status energeticus 4. Status cosmoethicus. 5. Status cosmicus. 6. Status socialis. 7. Status intraconsciencial.
          Neologia. As 4 expressões compostas status momentosus, status momentosus preparatório, status momentosus executivo e status momentosus completista são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
          Antonimologia: 01. Status quo. 02. Status symbol. 03. Situação pessoal inalterada. 04. Ignorância evolutiva. 05. Contrafluxo ao Cosmos. 06. Inércia. 07. Adinamia. 08. Letargia. 09. Mimeticologia. 10. Prospectiva.
          Estrangeirismologia: o status momentosus; o in transit; o upgrade evolutivo; o selfmade man; a selfmade woman.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à paraperceptibilidade multidimensional.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Vida é movimento.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da dinâmica evolutiva; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o estado consciencial do momento evolutivo; o devir; o devenir; o vir-a-ser; a condição, a rigor, de nada permanecer imóvel ou fixo; o fato de tudo se mover; a cadência, o ato ou o desenvolvimento do fluir, escoar ou movimentar contínuo das realidades do Cosmos; a vida como sequência de instantes irrepetíveis; os contextos sempre inéditos da existência; as injunções existenciais sempre singulares; a realidade inarredável da constância mutável; a vida em constante mutação; as oportunidades únicas de cada minuto; a inteligência contextual; o senso de oportunidade acurado; a autopriorização evolutiva; o aproveitamento do tempo; o proveito das companhias evolutivas do momento; a imagem da permanência e da mudança; a impermanência geral; o fato de nunca nos banharmos duas vezes no mesmo rio; o fato da simultaneidade do mesmo rio tornar-se outro; a oposição clássica entre o uno e o múltiplo; a espiral da evolução; a eterna reciclagem; o eterno transformismo; o dinamismo onipotente; o fato das células do soma se renovarem constantemente.
          Parafatologia: a autopercuciência quanto ao tempo; a autocognição quanto à Holossomatologia; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo hábitos sadios–rotinas úteis.
          Principiologia: o princípio do “tudo flui”; o princípio da contradição; o princípio da prioridade compulsória.
          Codigologia: o código do exemplarismo pessoal (CEP).
          Teoriologia: a teoria dos ciclos culturais.
          Tecnologia: a técnica das recorrências evolutivas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Priorologistas.
          Efeitologia: os efeitos da autoperseverança evolutiva.
          Ciclologia: o ciclo do fluxo-refluxo da Tudologia; os ciclos do devenir.
          Binomiologia: o binômio repetição-progressão.
          Interaciologia: a interação perseverança-rotina.
          Crescendologia: o crescendo forma repetida–conteúdo renovador.
          Trinomiologia: o trinômio segundos-minutos-horas.
          Polinomiologia: o polinômio primeiro tempo–segundo tempo–terceiro tempo–quarto tempo.
          Antagonismologia: o antagonismo entre o mesmo e o outro.
          Paradoxologia: o paradoxo da permanência impermanente; o paradoxo do equilíbrio da instabilidade; a condição paradoxal da passividade ativa.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Legislogia: a lei do eterno retorno em ponto mais elevado; a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço; a lei do devenir; a lei da obsolescência.
          Filiologia: a evoluciofilia; a neofilia.
          Holotecologia: a cronoteca; a evolucioteca; a recexoteca; a consciencioteca; a ontoteca.
          Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Mudanciologia; a Reciclologia; a Paracronologia; a Apriorismologia; a Anteriorologia; a Presentologia; a Ontologia; a Priorologia; a Holossomatologia; a Criteriologia; a Discernimentologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o filósofo Heráclito de Éfeso (540 a.e.c.–480 a.e.c.).
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens momentor; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens mutator; o Homo sapiens agitator; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens holomaturologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: status momentosus preparatório = a condição dinâmica da conscin na fase preparatória da proéxis; status momentosus executivo = a condição dinâmica da conscin na fase executiva da proéxis; status momentosus completista = a condição dinâmica da conscin na oportunidade da obtenção do compléxis.
          Culturologia: a cultura do status momentosus.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o status momentosus, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autaplicação evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          02. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro.
          03. Devir: Evoluciologia; Neutro.
          04. Fluxo cósmico: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          05. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          06. Momento de parar: Autodeterminologia; Neutro.
          07. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
          08. Ponto evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
          09. Prioridade: Autevoluciologia; Neutro.
          10. Recorrência: Autevoluciologia; Neutro. O CONCEITO DO STATUS MOMENTOSUS FAZ A CONSCIN
  LÚCIDA TORNAR-SE EVOLUTIVAMENTE DINÂMICA, DESCARTANDO A ANTERIOROLOGIA E A APRIORISMOLOGIA
  E ABRAÇANDO A PRESENTOLOGIA E A PRIOROLOGIA.
          Questionologia. Qual consciência é você, leitor ou leitora, neste momento evolutivo?
Está melhor se comparada à consciência de ontem?