Status

O status é a condição pessoal ou o modo de estar, propriedade, qualidade, característica, posição, situação ou condição dinâmica da consciência, homem ou mulher, cidadão ou cidadã, no âmbito da Sociedade Intrafísica (Socin), buscando manter o nível de vida civilizada compatível com a dignidade humana.

Você, leitor ou leitora, vive despreocupado ou atento quanto ao próprio status social? Por qual razão?

      STATUS
                                      (CONVIVIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O status é a condição pessoal ou o modo de estar, propriedade, qualidade, característica, posição, situação ou condição dinâmica da consciência, homem ou mulher, cidadão ou cidadã, no âmbito da Sociedade Intrafísica (Socin), buscando manter o nível de vida civilizada compatível com a dignidade humana.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra status do idioma Latim, significa “estado; condição; ordem; posição; postura; atitude; repouso, imobilidade”.
          Sinonimologia: 1. Status quo. 2. Posição social pessoal.
          Neologia. As duas expressões compostas status ignorado e status defendido são neologismos técnicos da Conviviologia.
          Antonimologia: 1. Personalidade desqualificada. 2. Pessoa marginal.
          Estrangeirismologia: o status; a dramatis personae; a aura popularis; o superstatus social; o megastatus; a noblesse oblige; o status da palavra pessoal; o levantamento do ranking pessoal no momento evolutivo; a pecking order; o top billing; o highbrow.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da convivialidade cosmoética evolutiva.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da sociabilidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
          Fatologia: a defesa da autobiografia; a fama pessoal; o nível social; as estratificações na estrutura da Socin; a condição pessoal aos olhos de outrem; os papéis conferidos pela organização social; os padrões etológicos esperados; os direitos, privilégios, obrigações e limites socialmente atribuídos; as expectativas e as cobranças sobre o cidadão ou a cidadã; as crises intraconscienciais nas alterações geradas pelas crises de crescimento e o status pessoal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo potente das amizades.
          Principiologia: o princípio de a multidão se nivelar consciencialmente por baixo; a necessidade da vivência do princípio da descrença; o princípio autocorruptor do “todo mundo faz”.
          Codigologia: os códigos sociais; o código pessoal de Cosmoética (CPC) regrando as autoconcessões sociais.
          Teoriologia: as cangas grupocármicas previstas na teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: a técnica da invéxis prevenindo os encoleiramentos egoicos desde a juventude; a técnica da recéxis promovendo a alforria dos encoleiramentos egoicos estabelecidos.
          Voluntariologia: o voluntariado religioso; o voluntariado militar.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas; o laboratório conscienciológico do estado vibracional.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Sociometria.
          Efeitologia: os efeitos do autodidatismo na instauração da autopostura crítica ante as coleiras sociais; os efeitos autocorruptores da avidez por status.
          Ciclologia: o ciclo das automimeses dispensáveis; o ciclo estrelato-ostracismo.
          Enumerologia: o status quo pré-ressomático; a defesa do status quo; os vícios do status quo; a contracultura e o status quo; a manutenção do status quo; a renovação do status quo; o reestabelecimento do status quo.
          Binomiologia: o binômio apego-desapego; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio essência-aparência; o binômio status-valores; o binômio autoclassificação-heteroclassificação.
          Interaciologia: a interação coleiras inevitáveis–coleiras evitáveis; a interação massa humana impensante–robéxis; a interação porão consciencial–subcérebro abdominal; a interação patológica acriticidade-sugestionabilidade; a interação apatia-alienação; a interação status–importância social; a interação coleiras do ego–idiotismos culturais.
          Crescendologia: o crescendo melin-melex; o crescendo tacon-tares.
          Trinomiologia: o trinômio lavagem subcerebral–lavagem cerebral–lavagem paracerebral; o trinômio ditadura da beleza–ditadura da moda–ditadura do consumismo; o trinômio mundinho-interiorose-apriorismose; o trinômio senso comum–opinião pública–apologismo ideológico; o trinômio aliciante sexo-dinheiro-poder; o trinômio posição-prestígio-status; o trinômio papel social–status social–estereótipo social.
          Polinomiologia: o polinômio da autescravidão social instituição religiosa–partido político–sindicato profissional–clube fechado; o polinômio da autescravidão perceptiva molduras-rótulos-estereótipos-preconceitos; o polinômio da autescravidão psicológica ritualismos-misticismos-academicismos-militarismos-convencionalismos; os indicadores de status no polinômio postura-olhar-voz-gesto.
          Antagonismologia: o antagonismo autonomia / coleira social do ego; o antagonismo liberdade / sujeição; o antagonismo status homeostático ou evolutivo / status patológico ou regressivo; o antagonismo status atribuído ou nato / status adquirido ou conquistado; o antagonismo status pessoal / status grupal; o antagonismo status temporário / status permanente; o antagonismo status eletronótico / status multidimensional; o antagonismo status fictício / status real.
          Paradoxologia: o paradoxo fluxo cósmico–contrafluxo social; o paradoxo ostentação do status pelos incautos–anonimato do Serenão.
          Politicologia: as políticas grupais espúrias de controle e cerceamento de consciências; a meritocracia evolutiva indisfarçável.
          Legislogia: a lei do menor esforço de seguir confortavelmente os ditames sociais sem questionamento; as leis dos direitos interconscienciais; a Paradireitologia; a lei da empatia; a lei da interdependência consciencial; a lei da grupalidade; a lei da maxiproéxis; a lei da interassistencialidade.
          Filiologia: a sociofilia; a conviviofilia; a ludofilia; a antropofilia; a paraconscienciofilia; a assistenciofilia; a comunicofilia; a xenofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a criticofobia; a raciocinofobia; a decidofobia.
          Sindromologia: a síndrome da mediocrização; a síndrome da autovitimização; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a acomodação ao status quo na síndrome da mediocrização existencial.
          Mitologia: os mitos socioculturais; os mitos dos pertences atribuidores de status social.
          Holotecologia: a convivioteca; a sociologicoteca; a comunicoteca; a gregarioteca; a interassistencioteca; a psicoteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Conviviologia; a Sociologia; a Culturologia; a Intrafisicologia; a Politicologia; a Cosmovisiologia; a Autevoluciologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia; a Parapatologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens amicator; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens confidens; o Homo sapiens confidentior; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens coperquisitor.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: status ignorado = a condição da pessoa indiferente quanto à própria situação social; status defendido = a condição da pessoa ciosa e defensora da própria situação social.
          Culturologia: a cultura da Evoluciologia; a cultura da Conviviologia; a cultura da Sociologia; os critérios de atribuição de status variáveis em cada cultura; os símbolos culturais de status: os bens materiais, o vestuário, as griffes, o sobrenome, a aliança; a cultura da celebridade.
          Taxologia. Sob a ótica da Conviviologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 categorias de status básicos da personalidade na Sociedade Intrafísica:
          01. Status científico: a condição da titulação acadêmica; o Ph.D; o Pós-Doutorado.
          02. Status comunicativo: a competência na fluidez comunicativa; o poliglotismo prolífico; a extroversão pessoal; o status da territorialidade individual.
          03. Status cosmoético: a qualidade do CPC; a incorruptibilidade cosmoética.
          04. Status econômico-financeiro: o estado do patrimônio material; o berço de ouro; o filantropo; o status do Mecenas.
          05. Status energossomático: a potência bioenergética; o domínio do EV; o domínio do arco voltaico craniochacral; o domínio da megaeuforização.
          06. Status étnico: a classe genética; o senso universalista.
          07. Status evolutivo: o patamar na Escala Evolutiva das Consciências; o status momentosus; o saldo positivo na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o crédito evolutivo pessoal; o status evolutivo harmônico de ambos os parceiros duplistas; o status cosmoethicus.
          08. Status extrafísico: a conjuntura da reputação extrafísica; a identidade extra interassistencial.
          09. Status grupal: o nível de confiabilidade (crédito); a liderança evolutiva.
          10. Status intelectual: o status intraconsciencial, mentalsomático; o status universitário sociocientífico; o autor publicado.
          11. Status interassistencial: o status da minipeça consciencial do maximecanismo assistencial multidimensional; o tenepessista.
          12. Status intraconsciencial: o estágio da autoconsciencialidade; a eutimia pessoal.
          13. Status legal: o grau de responsabilidades civis; a probidade moral.
          14. Status mentalsomático: a categoria da erudição; o autorado tarístico; o nível do autodiscernimento.
          15. Status paracientífico: a situação da racionalidade paracientífica; a Descrenciologia teática.
          16. Status parapsíquico: o status energossomático; o projetor consciente; o epicon.
          17. Status político: a posição do cargo público; o estadismo; o status do prestígio pessoal; o poder temporal; a influência social.
          18. Status profissional: o posto laboral; a excelência profissional; o status da posição da personalidade entre os pares ou colegas.
          19. Status psicomotriz: o status esportivo, somático, da conscin; as habilidades manuais pessoais; o ranking pessoal da modalidade desportiva.
          20. Status social: a esfera da hierarquia social; o status mundano ou temporal no Zeitgeist; o círculo de relações pessoais; o benemérito urbano.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o status, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antepassado de si mesmo: Seriexologia; Nosográfico.
          02. Ato social: Sociologia; Neutro.
          03. Balanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático.
          05. Canga tribal: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Coleira do ego: Egologia; Neutro.
          07. Conscienciólogo: Conscienciometrologia; Homeostático.
          08. Conscin convencional: Conviviologia; Neutro.
          09. Conscin eletronótica: Intrafisicologia; Nosográfico.
          10. Consréu estelar: Parapatologia; Nosográfico.
          11. Convivência nociva: Conviviologia; Nosográfico.
          12. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          13. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro.
          14. Elitismo cultural: Cosmoeticologia; Neutro.
          15. Status momentosus: Autevoluciologia; Neutro.
        O NÍVEL CONVIVENCIAL DO STATUS DO CIDADÃO
     OU CIDADÃ, NA SOCIEDADE INTRAFÍSICA, DEPENDE,
   ACIMA DE TUDO, DA QUALIFICAÇÃO DA MENTALIDADE
   FRATERNA, INTERASSISTENCIAL, DA CONSCIN LÚCIDA.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, vive despreocupado ou atento quanto ao próprio status social? Por qual razão?