Solidão Profícua

A solidão profícua é a condição de autolucidez, discernimento e harmonia intraconsciencial vivenciada pela conscin, homem ou mulher, quando temporariamente isolada do convívio social, ou mesmo em meio a outras pessoas, atuando na interassistência.

Você, leitor ou leitora, vivencia momentos de solidão? Consegue viver bem consigo mesmo? Sabe manter-se solitário em meio a outras pessoas manifestando atitude serena e interassistencial?

      SOLIDÃO PROFÍCUA
                                  (AUTOCONVIVIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A solidão profícua é a condição de autolucidez, discernimento e harmonia intraconsciencial vivenciada pela conscin, homem ou mulher, quando temporariamente isolada do convívio social, ou mesmo em meio a outras pessoas, atuando na interassistência.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo solidão deriva do idioma Latim, solitudo, “solidão; retiro; desamparo; abandono”. Apareceu no Século XVI. A palavra profícua provém igualmente do idioma Latim, proficus, “aproveitável; útil; vantajoso”. Surgiu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Solidão produtiva. 2. Solitude engrandecedora. 3. Solidão interassistencial. 4. Isolamento benigno. 5. Insulamento ortopensênico. 6. Autoisolamento homeostático.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 8 cognatos derivados do vocábulo solidão: maxissolidão; megassolidão; minissolidão; pseudossolidão; solitária; solitário; solito; solitude.
          Neologia. As 3 expressões compostas minissolidão profícua, maxissolidão profícua e megassolidão profícua são neologismos técnicos da Autoconviviologia.
          Antonimologia: 1. Solidão desoladora. 2. Solitude egoica. 3. Isolamento autassediante. 4. Isolamento antirreflexivo. 5. Insulamento patopensênico. 6. Autoisolamento nosográfico. 7. Fechadismo consciencial.
          Estrangeirismologia: o modus operandi amplificador da autopercepção e da parapercepção; o pit stop evolutivo; o upgrade intraconsciencial; o momentum evolutivo especial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à auto e heteroconvivência evolutiva.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares referentes ao tema: – A solidão inexiste. Há isolamentos supervantajosos.
          Coloquiologia. A expressão da cultura popular: − Antes só ao invés de mal acompanhado.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autoconvivialidade; o holopensene da interconvivialidade multidimensional; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; o holopensene da interassistencialidade; os autopatopensenes; a autopatopensenidade; a ortopensenidade na autoconvivialidade e na interconvivialidade; a afinidade pensênica na interação conscin-consciex.
          Fatologia: a solidão profícua; a manutenção da autolucidez, do discernimento e da harmonia intraconsciencial na condição de autoisolamento; o isolamento temporário deliberado e necessário; o isolamento circunstancial; o momento assistencial específico; a assistência anônima; o solilóquio; a satisfação íntima do estar consigo mesmo; a disponibilidade assistencial sem esmorecimento; a singularidade da consciência; a autonomia consciencial; a auto e a heteroconvivência acolhedora; a serenidade interior; o autoposicionamento frente à vida; a homeostase intraconsciencial enquanto agente da autoconfiança e da autossegurança; a ausência de foco proexológico gerando o vazio existencial; a sensação de abandono e da vida sem sentido, caracterizando a patologia da pseudossolidão; o autismo social; o enclausuramento do morador urbano no próprio domicílio; o autaprisionamento à comunicação digital; a solidão latente, despercebida; as posturas sustentadoras do despercebimento; a solidão a 2 do casal egocentrado; o abertismo consciencial a 2 da dupla evolutiva; o uróboro introspectivo; o protagonismo da própria existência na autoimperturbabilidade; a autorreflexão realinhando a proéxis; o olhar-se de frente; a autescuta aguçada e pacienciosa; o momento propício à expansão da autopercepcão; a autoafeição; o sentimento de completude; a autocompreensão ampliada e aprofundada; a parada oportuna de autorrevisões; as redefinições no gerenciamento da vida intrafísica; os ajustes na bússola consciencial; a qualificação da assistencialidade; as sutilezas nas reconciliações; a imersão solitária e profícua do cientista ou do inventor no laboratório de pesquisas; o oceanógrafo submerso a investigar a vida marítima; o isolamento do agricultor empenhado no cultivo da terra; os trafores reconhecidos e valorizados, na prática; a prevalência dos trafares induzindo a conscin às distrações e distorções postergadoras da autorreflexão; a megafraternidade presente na interatividade entre os princípios conscienciais.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o encapsulamento energético interassistencial; o aguçamento da autopercepção evidenciando a autoparapercepção; a projetabilidade lúcida revelando a inexistência da solidão; a escolha autoconsciente cosmoética definindo a comunicabilidade sadia nas interrelações multidimensionais; a vida consciencial interdimensional; a interconvivialidade; a acessibilidade aos amparadores extrafísicos; a quietude íntima no emergir do parapsiquismo; a autoconectividade ao fluxo do Cosmos instigada pela solidão profícua.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autoafeição-autoconvivência; o sinergismo harmonia íntima–convivialidade sadia; o sinergismo solidão profícua–autequilíbrio–ganhos evolutivos–aceleração da História Pessoal.
          Principiologia: a inevitabilidade do princípio da convivialidade embasando a evolução; o princípio evolutivo fundamental do domínio das energias conscienciais; o princípio da interdependência evolutiva.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) revelando a natureza das interações; o autoisolamento indispensável e o aprimoramento da heteroconvivialidade incluídos no código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; a teoria das interrelações multidimensionais; a teoria e prática da interassistencialidade; a teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: as técnicas de autassistencialidade; a técnica da autorreflexão de 5 horas; as técnicas autoconscienciométricas; as técnicas de convivência sadia; a técnica do autenfrentamento.
          Voluntariologia: o voluntário conscienciológico, por vezes em tarefa isolada na Instituição Conscienciocêntrica (IC), atento à paraconvivialidade multidimensional interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laborátório conscienciológico radical da Heurística (Serenarium); o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia.
          Efeitologia: os efeitos visíveis e invisíveis da paraconvivialidade; o efeito do afastamento social programado na condição de estratégia para autorrevisões; o efeito da persistência na manutenção da escolha; o efeito da autorreflexão na reciclagem intraconsciencial (recin); o efeito imediato da renovação interior aumentando o fluxo da demanda assistencial; os efeitos da paragenética na condição do abertismo ou do fechadismo consciencial.
          Neossinapsologia: as neossinapses originadas pelas reflexões; as neossinapses conquistadas na vivência da autoconvivialidade sadia; o aumento de neossinapses autevolutivas na Assistenciologia; as neossinapses geradas a partir do isolamento autorreciclador.
          Ciclologia: o ciclo vicioso das nostalgias evocadoras; o ciclo produtivo das autorreflexões habituais; o ciclo autoconsciencioterápico da autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação exigindo introspecão produtiva.
          Binomiologia: o binômio solidão profícua–ganhos evolutivos; o binômio harmonia íntima–amparabilidade; o binômio desarmonia interior–assedialidade; o binômio realidade-pararrealidade; o binômio evolutivo extroversão-paraextroversão; o binômio antievolutivo melin-melex.
          Interaciologia: a interação solidão interassistencial–multidimensionalidade; a interação autocognição-autocompreensão; a interação domínio energético–equilíbrio psicossomático–higidez pensênica.
          Crescendologia: o crescendo solidão humana patológica–autodesempenho assistencial cosmoético; o crescendo superação intraconsciencial–capacidade interassistencial; o crescendo individualidade-grupalidade-paragrupalidade; a aparente solidão do crescendo tenepes-ofiex; o crescendo evolutivo monovisão-cosmovisão.
          Trinomiologia: o trinômio fitoconvivialidade-zooconvivialidade-homineconvivialidade; o trinômio autorrecolhimento-autorreflexão-autorreconfiguração; o trinômio autopesquisa-experimento-teática; o trinômio interagir-comunicar-esclarecer; o trinômio dependência-independência-interdependência; o trinômio realidade intraconsciencial–realidade intrafísica–realidade multidimensional.
          Polinomiologia: o polinômio solitude-aquietação-introspecção-amparalidade-inspiração; o polinômio autorrecolhimento-paraolhos-paraouvidos-paraexposição-paraintervenção.
          Antagonismologia: o antagonismo solidão salutar / solidão insalutífera; o antagonismo autorreflexão / autoirreflexão indefensável; o antagonismo autoconsciencialidade homeostática / autoinconsciencialidade; o antagonismo autoquestionamento / autorruminação; o antagonismo autoafeição / autenjeitamento.
          Paradoxologia: o paradoxo do se estar a sós, mas bem acompanhado; o paradoxo da pessoa sentir-se abandonada em meio à multidão; o paradoxo da eremitania urbana.
          Politicologia: a conscienciocracia; a evoluciocracia; a lucidocracia; a interassistenciocracia; a cosmocracia; a projeciocracia; a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: a lei da singularidade consciencial; a lei da afinidade interconsciencial; a lei do maior esforço evolutivo na opção e manutenção do autoisolamento oportuno.
          Filiologia: a grupofilia; a comunicofilia; a sociofilia; a antropofilia; a interassistenciofilia; a parapsicofilia; a neofilia.
          Fobiologia: a autossuperação do medo da solidão; a autofobia; a prática da interconvivialidade na eliminação da antropofobia.
          Sindromologia: a profilaxia da síndrome do autismo (autocarceragem); a evitação da síndrome do ostracismo; a prevenção da síndrome da autoinsegurança; a autossuperação da síndrome do pânico; o descarte da síndrome do exclusivismo; a síndrome do vazio existencial suplantada pelo autempreendedorismo evolutivo; a síndrome do ninho vazio substituída pelo trabalho voluntário.
          Maniologia: a substituição da nostomania pela alegria de viver; a dromomania cedendo espaço à itinerância docente.
          Mitologia: a queda do mito de a solidão ser a pior companhia; o mito falacioso da solidão enquanto essência do ser humano.
          Holotecologia: a convivioteca; a cognoteca; a evolucioteca; a egoteca; a energoteca; a convivioteca; a gregarioteca; a socioteca; a experimentoteca; a ortopensenoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoconviviologia; a Autevoluciologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Comunicologia; a Interaciologia; a Interdimensiologia; a Parapercepciologia; a Autexperimentologia; a Interassistenciologia; a Autoproexogramologia; a Intrafisicologia; a Grupocarmologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin desassediadora; a conscin autequilibrada; a consciência intrafísica solitária.
          Masculinologia: o acoplamentista; o amparador intrafísico; o autodecisor; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o intelectual; o evoluciente; o exemplarista; o escritor; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o serenauta; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a aclopamentista; a amparadora intrafísica; a autodecisora; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a intelectual; a evoluciente; a exemplarista; a escritora; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a serenauta; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens solus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens inconvivator; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens gregarius; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens multidimensionalis.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: minissolidão profícua = a condição do pesquisador ao realizar a técnica da autorreflexão de 5 horas; maxissolidão profícua = a condição do pesquisador em imersão de 72 horas no laboratório radical da Heurística (Serenarium); megassolidão profícua = a condição do pesquisador lúcido, ao empregar a técnica do trabalho intelectual antelucano, diária, durante longo período da vida humana.
          Culturologia: a substituição da cultura do sofrimento da solidão (patologia) pela cultura do soerguimento da razão (homeostasia); a insubmissão à cultura do enaltecimento da melancolia; a cultura da valorização da vida.
          Vivências. Com base na Intrafisicologia, eis, por exemplo, alfabeticamente ordenadas, 10 vivências contextualizadas na condição de solidão proficiente:
          01. Autexperimento: o pesquisador no laboratório conscienciológico durante autexperimento.
          02. Circunspecção: o neurocirurgião circunspecto analisando minuciosiosamente prontuários de pacientes a serem submetidos a cirurgias de alta complexidade.
          03. Dedicação: o jovem dedicado às pesquisas na Internet e recolhido à oficina improvisada, no afã de viabilizar invento tecnológico, idealizado como útil à Socin.
          04. Desvelo: a mãe insone, em desvelo pelo filho doente, por noites a fio.
          05. Empenho: o restaurador de livros empenhado na recuperação de obra literária, rara, bastante danificada.
          06. Perscrutação: o morador urbano aproveitando a calma do feriadão, com ruas desertas, para perscrutar, deslindar e apreciar a riqueza de detalhes do centro metropolitano.
          07. Sobrepairamento: o autopesquisador, habitante da grande cidade, sobrepairando o ruído urbano, característico desse contexto, ao manter-se desassediado na tarefa de estudar.
          08. Superação: a pessoa na terceira idade ao perder o sono, à noite, superar a lamúria do sentir-se só ao empregar a técnica da insônia produtiva na realização de tarefa mentalsomática.
          09. Reflexão: a conscin em conflitos pessoais (crise de crescimento), ao isolar-se, por vários dias, em ambiente natural, longe do convívio familiar e das pressões sociais, decidida a rever e redirecionar a própria existência.
          10. Renovação: a autorreclusão propiciadora de reconexão com o amparo extrafísico e subsequente acesso autoproexológico promotor de autorrenovação.
          Posturas. Sob a ótica da Autexperimentologia, eis, a título de sugestão, 18 posturas indicadas como indispensáveis à prática da solidão profícua:
          01. AM. Buscar a autoconscientização multidimensional.
          02. Assistencialidade. Adotar a assistencialidade como antídoto ao vazio existencial.
          03. Autoconsciencialidade. Instalar, em si mesma, o primado da autoconsciencialidade.
          04. Autodefesa. Aprimorar as autodefesas bioenergéticas.
          05. Autoinvestimento. Investir nos próprios potenciais evolutivos.
          06. Autonomia. Focar desde a infância a autonomia consciencial.
          07. Autorreconhecimento. Admitir a singularidade consciencial.
          08. Compromisso. Empenhar-se nos compromissos proexológicos.
          09. Convivência. Passar da cybermania à valorização do autoconvívio e das convivências presenciais.
          10. Cosmoeticidade. Estabelecer laços sociais cosmoéticos, pró-evolutivos.
          11. Duplismo. Sair do autofilismo e da repelência ao duplismo interassistencial.
          12. Fraternismo. Romper o autencapsulamento patológico obstaculizador do fraternismo.
          13. Interdependência. Vivenciar a interdependência nas relações intra e extrafísicas.
          14. Ortopensenidade. Ter na autopensenidade a geratriz do equilíbrio pessoal.
          15. PL. Investir na projetabilidade lúcida.
          16. Superação. Deslindar e superar os traumas multisseculares, ainda ativados.
          17. Transcendência. Compreender a vida transcendendo a ressoma, a dessoma e os elétrons.
          18. Virtualidade. Utilizar a comunicação virtual na viabilização do Universalismo.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a solidão profícua, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Autevolução: Evoluciologia; Homeostático.
          03. Autochecagem indispensável: Autexperimentologia; Homeostático.
          04. Autofuga: Psicossomatologia; Nosográfico.
          05. Autoparapercepciologia ideal: Autopesquisologia; Homeostático.
          06. Autorrendimento evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
          07. Inconvivialidade: Autoconviviologia; Nosográfico.
          08. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          09. Isolamento dignificador: Autoparapercepciologia; Homeostático.
          10. Multidimensionalidade consciencial: Parapercepciologia; Homeostático.
          11. Paramizade: Parapercepciologia; Homeostático.
          12. Reclusão voluntária: Conviviologia; Nosográfico.
          13. Relação conscin-consciex: Conviviologia; Neutro.
          14. Truncagem intraconsciencial: Intraconscienciologia; Nosográfico.
          15. Uróboro introspectivo: Autoprospecciologia; Neutro.
 AS SITUAÇÕES DE ISOLAMENTO VIVENCIADAS COM DISCERNIMENTO E HARMONIA INTRACONSCIENCIAL, PELA
    CONSCIN LÚCIDA, PODEM REVERBERAR NA SOLUÇÃO
    DE MEGAPATOLOGIA HUMANA: O MEDO DA SOLIDÃO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, vivencia momentos de solidão? Consegue viver bem consigo mesmo? Sabe manter-se solitário em meio a outras pessoas manifestando atitude serena e interassistencial?
            Bibliografia Específica:
            1. Cacioppo, John T.; & Patrick, William; Solidão: A Natureza Humana e a Necessidade de Vínculo Social (Loneliness: Human Nature and the Need for Social Connection); revisor técnico Igor Torres Oliveira Ferreira; trad. Julián Fuks; 336 p.; 3 seções; 14 caps.; 15 ilus.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Record; Rio de Janeiro, RJ; 2010; páginas 19 a 51 e 267 a 290.
            2. Martins, Simone; Solidão: Quem é você?; 170 p.; 5 caps.; 19 ilus.; 1 questionário; 14 tabs.; 12 refs.; 21 x 14 cm; Butterfly; São Paulo, SP; páginas 11 a 44 e 111 a 123.
            3. Tanner, Ira J.; Solidão: O Medo do Amor (Loneliness: The Fear of Love); trad. A. B. Pinheiro de Lemos; 154 p.; 12 caps.; 5 enus.; 9 ilus.; 1 tab.; 21 notas; 21 x 14 cm; br.; Record; Rio de Janeiro, RJ; 1973; páginas 6 a 36.
            4. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 1 foto; 40 ilus.; 3 infográficos; 1 microbiografia; 102 sinopses; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 235 a 269 e 318 a 335.
            5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 224.
            6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 211 a 218.
                                                                                                                    M. L. M.