Sofocracia

A sofocracia é o regime político idealizado no qual a autoridade é entregue aos mais sapientes, formando a república dos sábios cujo Estado é governado pelos supostos melhores cidadãos ou pelos gênios da população do vigente momento evolutivo.

Qual opinião você, leitor ou leitora, tem a respeito da sofocracia? Você admite algum regime político assemelhado, no futuro, neste Planeta?

      SOFOCRACIA
                                      (POLITICOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A sofocracia é o regime político idealizado no qual a autoridade é entregue aos mais sapientes, formando a república dos sábios cujo Estado é governado pelos supostos melhores cidadãos ou pelos gênios da população do vigente momento evolutivo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição sofo vem do idioma Grego, sophrós, “hábil em alguma atividade, particularmente em técnicas mecânicas; hábil na poesia, na adivinhação, na Medicina; hábil, especialmente falando-se de filósofos; sábio; prudente; instruído; engenhoso; esperto”. O segundo elemento de composição cracia provém igualmente do idioma Grego, kratía, “força; poder; autoridade”, derivado do verbo kratéó, “ser forte; poderoso”.
          Sinonimologia: 01. República dos sábios. 02. Governo dos sábios. 03. Filosofocracia; governo dos filósofos. 04. Governo dos eruditos. 05. Governo dos melhores. 06. Governo da razão. 07. Aristocracia do saber. 08. Hegemonia da sabedoria. 09. Poder da sabedoria. 10. Sociedade racional.
          Neologia. As duas expressões compostas sofocracia teórica e sofocracia futura são neologismos técnicos da Politicologia.
          Antonimologia: 1. Asnocracia. 2. Clerocracia. 3. Oligarquia. 4. Monarquia. 5. Democracia.
          Estrangeirismologia: a sophrosine como a virtude da moderação; o Argumentarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autoconsciencialidade política.
          Filosofia: a Holofilosofia.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Politicologia; os cognopensenes; a cognopensenidade; os ignoropensenes; a ignoropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade.
          Fatologia: o regime político do ideal platônico; o sistema político defendido por Platão (428–347 a.e.c.) em “A República”; o sistema antecedente histórico, clássico, da moderna tecnocracia; a universalização da educação; a estatização do ensino; a hierarquia dos saberes; a seleção por aptidão para as funções do organismo social; o poder confiado aos melhores; a estratificação social; os detentores do saber; o controle social; a necessidade da discussão coletiva da democracia; a tarefa democrática de todos os cidadãos; os atores sociais multifacéticos; o consentimento ideal da democracia; a busca da eliminação das diferenças sociais e econômicas; a classe média do conhecimento e as decisões coletivas; as práticas filosóficas coletivas; a pesquisa e avaliação conscienciométrica dos líderes políticos; a evitação dos caudilhos culturais.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo presencial virtude-carisma.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) eliminando qualquer indício de manipulação consciencial; o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da ignorância enciclopédica.
          Tecnologia: as técnicas da Metodologia Científica; as técnicas políticas democráticas realmente em favor do povo.
          Voluntariologia: o voluntariado político.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das retrocognições.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Politólogos.
          Efeitologia: os efeitos recicladores da convivência com as diferenças.
          Ciclologia: o ciclo ignorar-conhecer; o ciclo experienciar-compreender.
          Enumerologia: os debates políticos substanciais; os debates políticos pertinentes; os debates políticos consistentes; os debates políticos lógicos; os debates políticos racionais; os debates políticos adequados; os debates políticos democráticos.
          Binomiologia: o binômio poder político–consciência filosófica.
          Interaciologia: a interação sofocracia-tecnocracia; a interação sabedoria-comedimento; a interação Cosmovisiologia-Cosmoeticologia.
          Crescendologia: o crescendo autocognições evolutivas–depuração autocosmoética.
          Trinomiologia: o trinômio platônico justiça-harmonia-virtude.
          Polinomiologia: a defesa do acesso universal ao polinômio bens materiais–bens culturais–bens educacionais–bens evolutivos.
          Antagonismologia: o antagonismo razão / ilusão; o antagonismo poder político / poder econômico; o antagonismo poder político / privilégios materiais; o antagonismo teoria / prática; o antagonismo Utopia / realidade; o antagonismo panaceia placebista / medicamento eficaz; o antagonismo democracia / sofocracia.
          Paradoxologia: o paradoxo do sábio ser o maior sabedor da extensão da própria ignorância.
          Politicologia: a sofocracia; a tecnocracia; a intelectocracia; a argumentocracia; a meritocracia; a cosmoeticocracia; a democracia.
          Legislogia: as leis sociais.
          Filiologia: a politicofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a evoluciofilia; a conscienciofilia; a neofilia; a cosmoeticofilia.
          Maniologia: a sofomania.
          Mitologia: o mito da caverna; o mito do rei filósofo; os mitos das utopias sociais.
          Holotecologia: a politicoteca; a filosofoteca; a criticoteca; a ciencioteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a sociologicoteca.
          Interdisciplinologia: a Politicologia; a Direitologia; a Paradireitologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia; a Sociologia; a Parassociologia; a Cosmoeticologia; a Liberologia; a Lucidologia; a Discernimentologia; a Mesologia; a Etologia; a Civilizaciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a consciência política; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens sofocraticus; o Homo sapiens cognopensenicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens parapoliticologus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens holophilosophus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens democraticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: sofocracia teórica = o regime político idealizado, sendo aplicado atualmente, a partir da sabedoria; sofocracia futura = o regime político possível aplicado, em algum momento, no porvir.
          Culturologia: a cultura da Politicologia; a cultura da autorreflexão.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a sofocracia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Brainwashington: Parassociologia; Nosográfico.
          02. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          03. Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional: Conviviologia; Homeostático.
          04. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
          05. Consciência política: Politicologia; Neutro.
          06. Curupira: Politicologia; Nosográfico.
          07. Democracia: Parapoliticologia; Neutro.
          08. Direito Minoritário: Sociologia; Neutro.
          09. Distopia social: Sociologia; Nosográfico.
          10. Grupopensene: Materpensenologia; Neutro.
          11. Hipocrisia política: Parapatologia; Nosográfico.
          12. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          13. Poder ideológico: Autocogniciologia; Neutro.
          14. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático.
          15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
   AS PESQUISAS E DISCUSSÕES SOBRE A SOFOCRACIA
  PODEM TRAZER MAIORES ESCLARECIMENTOS À CONSCIÊNCIA POLÍTICA DAS PERSONALIDADES LÚCIDAS, HOMENS E MULHERES, JOVENS E PESSOAS MADURAS.
        Questionologia. Qual opinião você, leitor ou leitora, tem a respeito da sofocracia? Você admite algum regime político assemelhado, no futuro, neste Planeta?