Sinofilia

  • Tertúlia 3897
  • Data:
  • Especialidade: Pesquisologia
  • Tema central: Homeostático

A sinofilia é o apreço da conscin, homem ou mulher, por estudar, investigar, indagar, levantar dados e tomar informações a respeito da cultura, história, idioma e tradições da China com propósito evolutivo e cosmoético.

Você, leitor ou leitora, vivencia a sinofilia? Com qual frequência?

      SINOFILIA
                                       (PESQUISOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A sinofilia é o apreço da conscin, homem ou mulher, por estudar, investigar, indagar, levantar dados e tomar informações a respeito da cultura, história, idioma e tradições da China com propósito evolutivo e cosmoético.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição sino deriva do Latim Medieval Sina, “China”, e este do idioma Grego, Sína. O segundo elemento de composição filia deriva do idioma Grego, phílos, “amigo; querido; queredor; agradável; que agrada”. Surgiu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Inclinação pela China. 2. Afeição pesquisística sinológica. 3. Estima pelo País Vermelho. 4. Inclinação elucidatória pela civilização chinesa.
          Neologia. As duas expressões compostas sinofilia inata e sinofilia adquirida são neologismos técnicos da Pesquisologia.
          Antonimologia: 1. Desinteresse pela China. 2. Oposição pesquisística sinológica. 3. Antagonismo sinológico. 4. Antipatia pela civilização chinesa.
          Estrangeirismologia: a atualização quanto aos fatos do Zeitgeist; a conscientia fraudis; a open mind aos insights oportunos; o upgrade evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à pesquisística chinesa.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Sinologia; a assinatura pensênica sinológica; a fôrma holopensênica chinesa.
          Fatologia: o interesse pessoal pela China; os achados pesquisísticos sinológicos; os achados arqueológicos e antropológicos sobre a origem da civilização humana na China; as invenções chinesas (papel, imprensa, pólvora, bússola, seda, macarrão, carrinho de mão); a Historiologia Milenar; a China enquanto país de origem da escrita há 4.500 a.e.c. na dinastia Shang; a arte da caligrafia; o alto índice de alfabetização dos chineses; a leitura e escrita dos ideogramas; a Biblioteca Nacional da China sendo a segunda maior do mundo; a biblioteca particular temática; a coleção pessoal de objetos chineses; a tradição milenar da ópera, com dança, canto e narração poética; o chá sendo a bebida popular desde os tempos antigos da China; a rica culinária chinesa; a filmografia divulgando o conhecimento da cultura chinesa; a substituição da dependência milenar pela interdepência evolutiva; a manutenção da neofilia mesmo encarando o processo de lavagem cerebral do governo chinês comunista; o programa de controle de natalidade ofertado compulsoriamente às mulheres; a Prova da Imagística com objetos chineses; o Cosmograma do Holociclo sobre a China sendo agente motivador para a sinofilia; a contribuição da sinofilia para o desenvolvimento da intelectualidade; o gosto pela China enquanto propulsor da interassistencialidade da conscin lúcida interessada; o abertismo consciencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a serenosfera reurbanizadora na China e a abertura chinesa para o mundo; o abertismo necessário para avançar na compreensão prática da complexidade extrafísica; o autodesassédio mentalsomático; o mapeamento da sinalética energética e parapsíquica pessoal pelas inspirações motivadoras; o parapsiquismo pessoal sendo impulsionando pelo interesse sinológico.


                                              III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo reflexão científica–autopesquisa evolutiva; o sinergismo autopesquisa–laboratório conscienciológico; o sinergismo acupuntura-energia; o sinergismo objeto-assimilação; o sinergismo homeostático predisposição evolutiva–reciclofilia.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) aplicado às pesquisas sobre a Sinologia; o princípio organizador dos saberes; o princípio da afinidade intelectual.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) embasando as pesquisas sinológicas.
          Teoriologia: a teoria da Recexologia.
          Tecnologia: a técnica do completismo diário impulsionando a neofilia; a sinofilia utilizada na condição de técnica de auto e heteropesquisa; a técnica da autorreflexão de 5 horas com foco no País Vermelho; a técnica da exaustividade; a técnica do registro das sincronicidades.
          Voluntariologia: a agenda dos pesquisadores-voluntários da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico do Cosmograma; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da sinalética energética e parapsíquica; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: o efeito do aprofundamento da autorreflexão; o efeito das extrapolações mentaissomáticas.
          Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas e recuperadas pelo exercício da sinofilia.
          Ciclologia: o ciclo contínuo da produção intelectual; o ciclo de desconstrução de retroideias; o ciclo de debates cosmoéticos.
          Binomiologia: o binômio vontade-neofilia; o binômio Experimentologia-Autopesquisologia.
          Interaciologia: a interação pesquisador-cobaia; a interação vários ângulos–novas perpectivas; a interação estudo-assimilação.
          Crescendologia: o crescendo saturação holopensênica–holopensenofilia pessoal–autorrevezamento multiexistencial; o crescendo iniciante-veterano; o crescendo sondagem-ponderação-constatação; o crescendo analisar-compreender-opinar; o verbete enquanto materialização gráfica do crescendo de pesquisas sinológicas.
          Trinomiologia: o trinômio convicção íntima–neofilia–aprendizagem; o trinômio inortodoxia-neofilia-autodidatismo; o trinômio sinofilia-discernimento-Cosmoética.
          Polinomiologia: o polinômio neofilia–culturofilia–adaptaciofilia–neocidadania proexológica.
          Antagonismologia: o antagonismo decidofobia / decidofilia; o antagonismo grafofobia / grafofilia; o antagonismo neofilia / neofobia; o antagonismo pesquisofilia / pesquisofobia; o antagonismo apriorismo / pesquisofilia; o antagonismo teimosia / neofilia.
          Paradoxologia: o paradoxo técnico detalhismo–corte das insignificâncias; o paradoxo de a profundidade da pesquisa poder levar à redução das afirmações peremptórias.
          Politicologia: a cientificocracia; a tecnocracia; a cognocracia; a debatocracia; a intelectocracia; a discernimentocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço intelectual aplicada no aprimoramento das pesquisas sinológicas.
          Filiologia: a sinofilia; a interassistenciofilia; a experimentofilia; a criticofilia; a convíviofilia; a neofilia; a grafofilia; a leiturofilia; a pacienciofilia.
          Sindromologia: a síndrome da apriorismose; a eliminação da síndrome da inércia intelectual.
          Maniologia: a grafomania; o fim da egomania.
          Mitologia: a desmitificação autoconsciente.
          Holotecologia: o acervo da sinoteca na Holoteca, facilitador da pesquisa; a ciencioteca; a fatoteca; a pesquisoteca; a determinoteca; a lexicoteca; a heuristicoteca.
          Interdisciplinologia: a Pesquisologia; a Culturologia; a Sinologia; a Sociologia; a Turismologia; a Historiologia; a Sociologia; a Idiomaticologia; a Medicinologia; a Cosmoeticologia; a Antropologia; a Intrafisicologia; a Energossomatologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra;
 a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens culturologus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens consreu; o Homo sapiens energovibratorius; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens accouplementator; o Homo sapiens clarividens.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: sinofilia inata = a simpatia pesquisística à civilização chinesa trazida de outras vidas; sinofilia adquirida = a simpatia pesquisística à civilização chinesa adquirida em viagem à China na atual ressoma.
          Culturologia: a cultura do colecionismo; a cultura da informação; a cultura da neofilia; a cultura da Mentalsomática; a cultura da Pesquisologia.
          Características. Segundo a Pesquisologia, eis por exemplo, em ordem alfabética, 5 manifestações culturais chinesas observadas nos estudos decorrentes da sinofilia:
          1. Alimentação. A cultura gastronômica de cortar os alimentos em pedaços pequenos facilitando a digestão.
          2. Chá. A cultura milenar de tomar chá.
          3. Dança. A cultura da dança em praça pública.
          4. Pés. A cultura milenar dos pés enfaixados.
          5. Pintura. A cultura da pintura em porcelana.


                                                     VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a sinofilia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Adaptaciofilia: Adaptaciologia; Homeostático.
            02. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
            03. Aptidão a conhecer: Autexperimentologia; Neutro.
            04. Arquivologia: Experimentologia; Neutro.
            05. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
            06. Banco de dados: Mentalsomatologia; Neutro.
            07. China: Intrafisicologia; Neutro.
            08. Contrapontologia: Verponologia; Neutro.
            09. Culturologia: Intrafisicologia; Neutro.
            10. Curiosidade pesquisística: Cosmovisiologia; Neutro.
            11. Empatia receptiva: Interassistenciologia; Homeostático.
            12. Grafofilia: Conscienciografologia; Neutro.
            13. Inteligência: Conscienciometrologia; Neutro.
            14. Leiturofilia crítica: Mentalsomatologia; Neutro.
            15. Sinoteca: Culturologia; Neutro.
          A SINOFILIA, AO MODO DE AÇÃO PESQUISÍSTICA
     PERSEVERANTE, PROMOVE A EXPANSÃO COGNITIVA,
      IMPULSIONANDO AS RECICLAGENS E FAVORECENDO
      A DINÂMICA EVOLUTIVA A PARTIR DE NEOPENSENES.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, vivencia a sinofilia? Com qual frequência?
Quais os resultados obtidos?
            Bibliografia Específica:
            1. Kissinger, Henry; et, al.; O Século XXI pertence à China?: Um Debate sobre a Grande Potência Asiática (Does the 21st Century to China ); trad. Bruno Alexandre; XVI + 132 p.; 6 caps. 10 notas; 23 x 16 cm; br.; Elsevier; Rio de Janeiro, RJ; 2012; páginas 28 e 79.
            2. Sanjuan, Thierry; Dir.; China Contemporânea (Dictionnarie de la Chine Contemporaine); Coord. Èlisabet Allès; et al.; trad. Walter Sagardoy; 528 + XVI; 4 cronologias; 9 mapas; glos; 805 termos; 12 websites; 160 refs.; alf.; 23 x 16 x 3cm; Edições 70; São Paulo, SP; 2009; páginas 151, 223, 240 e 298.
            3. Trevisan, Claudia; Os Chineses; revisora Lilian Aquino; 334 p. 14 caps.; 44 cronologias; 100 fotos; 25 ilus.; 8 mapas; 205 notas; 91 refs.; índice de iconografias; Contexto; São Paulo, SP; 2009; páginas 106 e 125.
                                                                                                                   A. R.