Sazonalidade

A sazonalidade é o conjunto das transformações cíclicas de estado, comportamento ou aspecto, de acordo com as mudanças de estações de ano, em especial, da mudança verão-inverno.

Você, leitor ou leitora, sabe aproveitar a dinamização das próprias atividades de acordo com as estações do ano? Ou precisa de retificações nos planejamentos pessoais?

      SAZONALIDADE
                                     (METEOROLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A sazonalidade é o conjunto das transformações cíclicas de estado, comportamento ou aspecto, de acordo com as mudanças de estações de ano, em especial, da mudança verão-inverno.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo sazão deriva do idioma Latim, satio, “ação de semear; sementeira; plantação”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Estacionalidade. 2. Temporalidade.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 33 cognatos derivados do vocábulo sazão: assazoada; assazoado; assazoar; assazoável; assazonação; assazonador; assazonadora; assazonar; assazonável; dessazonada; dessazonado; dessazonalidade; dessazonalizar; dessazonar; sazoado; sazoamento; sazoar; sazonação; sazonada; sazonado; sazonador; sazonadora; sazonal; sazonalidade; sazonalmente; sazonamento; sazonante; sazonar; sazonária; sazonário; sazonática; sazonático; sazonável.
          Neologia. As duas expressões compostas sazonalidade baixa e sazonalidade elevada são neologismos técnicos da Meteorologia.
          Antonimologia: 1. Dessazonalidade. 2. Vida dessazonada.
          Estrangeirismologia: o Evolutionarium; o momentum.
          Atributologia: predomínio das sensações somáticas, notadamente do autodiscernimento quanto aos órgãos e sistemas do corpo humano na vivência dia a dia.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal ante as estações do ano; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; a sazonalidade intrafísica favorecendo o exercício da flexibilidade pensênica.
          Fatologia: a sazonalidade; o aproveitamento das estações do ano na dinamização das atividades pessoais; a influência do tempo na autodisposição da conscin lúcida; a pressão atmosférica; a temperatura do período; as mudanças meteorológicas e a vida da pessoa; a vida dentro e fora de casa; o ciclo sazonal ao determinar mudanças na rotina diuturna humana; a influência das estações do ano nas viagens pessoais; o ritmo sazonário inerente à vida intrafísica; os calendários humanos; as datas comemorativas; as atividades por temporada; a autogestão da sazonalidade cotidiana; a ambientação pessoal às estações do ano; a autadaptabilidade às diferentes sensações térmicas; as influências sazonais fisiológicas e psicológicas no holossoma; o balanço sazonário das autorrealizações.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a extrafisicalidade diurna e noturna; a ausência de sazonalidade extrafísica; as autossugestões quanto à sazonalidade diagnosticando a parapsicose pós-dessomática da consciex.


                                         III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da descrença.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica do cronograma; a técnica de mais 1 ano de vida.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Intrafisicologia.
          Efeitologia: os efeitos do biorritmo na produtividade pessoal; os efeitos das variações sazonais na intra, inter e extraconsciencialidade.
          Ciclologia: o ciclo circadiano (as 24 horas do dia); o ciclo lunar (28 dias); o ciclo das estações (3 meses); o ciclo solar (11 anos); os ciclos de glaciação; o ciclo de precessão dos equinócios (25.770 anos); o ciclo de inclinação do eixo terrestre (41.000 anos); o ciclo da órbita terrestre (100.000 anos); a relevância do ciclo dia-noite nas autodepurações refinadas; o ciclo no contexto do turno mentalsomático dos hábitos sadios e das rotinas úteis; o ciclo biológico infância–adolescência–meia-idade–maturidade; o processo cíclico das transformações evolutivas ao longo do tempo exemplificado pela espiral evolutiva; o ciclo estacional primaveraverão-outono-inverno; as diferenças na sensibilidade às alterações climáticas no ciclo etário humano.
          Binomiologia: o binômio Cronêmica-Proxêmica; os reajustes sazonários no binômio hábitos saudáveis–rotinas úteis.
          Trinomiologia: o trinômio segundos-minutos-horas; o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio autodisponibilidade-ensejo-conjuntura; o trinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo; o descarte do trinômio futilidade-trivialidade-banalidade; o trinômio prioridade-objetividade-produtividade; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio temperatura-umidade-iluminação; o trinômio atividades permanentes–atividades sazonais–atividades fortuitas.
          Polinomiologia: o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio físico água-terra-fogo-ar; o polinômio cenográfico cidade-campo-montanha-praia; o polinômio sensório forma-cor-som-tato; o polinômio temporal manhã-tarde-noite-madrugada; o polinômio sazonal primavera-verão-outono-inverno; o polinômio performático forças-fraquezas-ensejos-megacoerções; o polinômio da periodicidade diária-semanal-mensal-anual.
          Antagonismologia: o antagonismo inverno / verão; o antagonismo dia / noite; o antagonismo pessoa lúcida / pessoa alienada; o antagonismo tempo de prosperidade (vacas gordas)
/ tempo de escassez (vacas magras); o antagonismo tempo integral / tempo livre; o antagonismo tempo real / tempo imagístico; o antagonismo dia matemático / dia perdido; o antagonismo dia luminoso / dia apagado; o antagonismo dia cultural / dia vegetativo; o antagonismo calor / frio; o antagonismo Sol / chuva; o antagonismo bem estar / malestar.
          Politicologia: a democracia pura.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo de dia e de noite; as leis meteorológicas; as leis da sobrevivência intrafísica.
          Filiologia: a evoluciofilia; a biofilia.
          Holotecologia: a cronoteca; a evolucioteca; a metodoteca; a recexoteca; a cosmoeticoteca; a proexoteca; a consciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Meteorologia; a Intrafisicologia; a Materiologia; a Ecologia; a Somatologia; a Holomaturologia; a Cronobiologia; a Cronoevoluciologia; a Ciclologia; a Sociologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens sasonabilis; o Homo sapiens chronoevolutiologus; o Homo sapiens temporalis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens ordinatus; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens proexologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: sazonalidade baixa = a qualidade sazonal desperdiçada pelas vivências da conscin vulgar; sazonalidade elevada = a qualidade sazonal aproveitada pelas vivências da conscin lúcida.
          Culturologia: a cultura da Intrafisicologia; os idiotismos culturais sazonais.
          Tabelologia. Sob a ótica da Intrafisicologia, eis, por exemplo, na ordem lógica natural, a tabela com o cotejo de 15 ocorrências características das duas estações mais radicais do ano, o verão e o inverno, a fim de se compreender melhor a sazonalidade:
                                Tabela – Cotejo Verão / Inverno
     Nos                      Verão                                     Inverno
     01.    Luz (mais UV)                                Lusco-fusco (menos UV)
     02.    Sol                                          Lua
     03.    Calor (30 graus C.)                          Frio (15 graus C.)
     04.    Ar livre                                     Indoors
     05.    Dia claro (maior exposição)                  Noite escura (maior recolhimento)
     06.    Menos roupa                                  Mais agasalho
     07.    Banho frio (maior transpiração)              Banho quente (maior diurese)
     08.    Ar condicionado                              Aquecedor (lareira)
     09.    Fornalha                                     Frigorífico
     10.    Somaticidade (metabolismo acelerado)         Holossomaticidade
     11.    Psicomotricidade                             Mentalsomaticidade
     12.    Intrafisicalidade                            Extrafisicalidade
     13.    Extroversão pessoal                          Introversão pessoal
     Nos                     Verão                                    Inverno
     14.    Hipertensão (maior dinamismo)              Hipotensão (menor dinamismo)
     15.    Fenomenalidade                             Parafenomenalidade
          Taxologia. De acordo com a Meteorologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 categorias de sazonalidades básicas, incluindo usos e costumes antagônicos:
          01. Sazonalidade agrícola: o plantio sazonal; as frutas e hortaliças da estação; o antagonismo sementeira / colheita.
          02. Sazonalidade cenográfica: a paisagem sazonal; o antagonismo verdejância / neve.
          03. Sazonalidade comercial: o consumo sazonal; a renovação do estoque; o antagonismo lançamento / liquidação.
          04. Sazonalidade epidemiológica: as doenças sazonais; o antagonismo dengue / gripe.
          05. Sazonalidade etológica: o nomadismo sazonal; o antagonismo migração / hibernação.
          06. Sazonalidade gastronômica: a degustação sazonal; o antagonismo sorvete / fondue.
          07. Sazonalidade instrumental: o aparelho de uso sazonal; o antagonismo condicionador-ventilador / lareira-aquecedor.
          08. Sazonalidade laboral: o emprego sazonal; o recrutamento para vagas temporárias; o antagonismo alta temporada / baixa temporada.
          09. Sazonalidade sociológica: o evento sazonal; o antagonismo luau de verão / festival de inverno.
          10. Sazonalidade somática: a cobertura somática sazonal; os tecidos sazonais; o antagonismo seda / lã.
          11. Sazonalidade turística: a demanda turística sazonal; o antagonismo praia / montanha.
          12. Sazonalidade vestimentária: o traje sazonal; o antagonismo biquini / cachecol.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a sazonalidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aconchego: Psicossomatologia; Neutro.
          02. Antônimo: Comunicologia; Neutro.
          03. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
          04. Autocontingenciamento: Intrafisicologia; Neutro.
          05. Cabeça fria: Harmonopensenologia; Homeostático.
          06. Ciclologia: Holociclologia; Neutro.
          07. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro.
          08. Data relevante: Paracronologia; Neutro.
          09. Década: Paracronologia; Neutro.
          10. Dia matemático: Homeostaticologia; Homeostático.
          11. Hipotensão: Parapatologia; Nosográfico.
          12. Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
          13. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
          14. Sutileza técnica: Autexperimentologia; Neutro.
          15. Turno intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
 A CONDIÇÃO DO APROVEITAMENTO DA SAZONALIDADE
  NA VIDA INTRAFÍSICA DEPENDE BASICAMENTE DA AUTORGANIZAÇÃO DA CONSCIN LÚCIDA QUANDO DEDICADA À MANUTENÇÃO DO AUTODESEMPENHO ELEVADO.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, sabe aproveitar a dinamização das próprias atividades de acordo com as estações do ano? Ou precisa de retificações nos planejamentos pessoais?