Ritmo Mentalsomático

O ritmo mentalsomático é a técnica de conceber, delinear, estabelecer, nortear, administrar, regrar e otimizar a cadência da vida intrafísica priorizando o paracorpo do autodiscernimento na consecução da programação existencial pessoal.

Você, leitor ou leitora, já aplica a técnica do ritmo mentalsomático? Em nível intrafísico ou multidimensional?

      RITMO MENTALSOMÁTICO
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O ritmo mentalsomático é a técnica de conceber, delinear, estabelecer, nortear, administrar, regrar e otimizar a cadência da vida intrafísica priorizando o paracorpo do autodiscernimento na consecução da programação existencial pessoal.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo ritmo vem do idioma Latim, rhythmus, “movimento regular; cadência; ritmo”. Apareceu no Século XVIII. O vocábulo mental procede do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Surgiu no Século XV. A palavra somática provém do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Ritmo discernidor. 2. Ritmo cognitivo. 3. Ritmo evolutivo.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 50 cognatos derivados do vocábulo ritmo: alorritmia; antiarrítmica; antiarrítmico; antidisrítmica; antidisrítmico; aritmia; arritma; arritmia; arrítmica; arrítmico; arritmo; arritmocinesia; biorrítmica; biorrítmico; biorritmo; bradirritmia; bradirrítmica; bradirrítimico; disritmia; disrítmica; disrítmico; enrítmica; enrítmico; euritmia; eurítmica; eurítmico; eurritmia; eurrítmica; eurrítmico; monorritmia; monorrítmica; monorrítmico; polirritmia; polirrítmica; polirrítmico; ritmada; ritmado; ritmador; ritmar; rítmica; ritmicidade; rítmico; ritmista; ritmizar; ritmopeia; taquiarritmia; taquirritmia; taquirrítmica; taquirrítmico; tetrarritmo.
          Neologia. As 3 expressões compostas ritmo mentalsomático, ritmo mentalsomático intrafísico e ritmo mentalsomático multidimensional são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia: 1. Ritmo psicossomático. 2. Ritmo somático. 3. Ritmo biológico. 4. Ritmo cardíaco. 5. Ritmo respiratório. 6. Ritmo circadiano. 7. Ritmo de vida. 8. Ritmo de férias.
          Estrangeirismologia: o personal brainpower; o mental work at one’s own pace; o timing da gescon em elaboração; o pari passu intelectivo no díptico evolutivo; o upgrade mentalsomático; o Mentalsomarium; a autodisciplina evitando o workaholism.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade mentalsomática evolutiva.
          Citaciologia. “Nulla dies sine linea” (“Nenhum dia sem linha”); Plínio, o Velho (23–79 e.c.) em referência a Apeles.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal com primazia no pen da autopensenização; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a retilinearidade autopensênica.
          Fatologia: o ritmo mentalsomático; o estabelecimento de rotina intrafísica padrão a fim de liberar o mentalsoma para o trabalho construtivo e perdurável; a rotina prioritária na vida da conscin intermissivista; o primeiro passo da instalação do autoconfinamento mentalsomático; o corte dos estímulos ambientais e sociais excessivos; a descoincidência da paracabeça com a minimização dos percalços somáticos; o megafoco mentalsomático nas ideias (anywhere, anytime); o isolamento intrafísico dedicado à escrita e à imersão nas ideias; o escritório silencioso; a biblioteca intimista; o holopensene mentalsomático, desassediador, antintrusões; a perda sadia da noção da passagem do tempo; o autencapsulamento profilático; o alto grau de concentração mental e introspecção; a imperturbabilidade pessoal ante as comoções públicas e os sensacionalismos midiáticos; o segundo passo da velocidade do mentalsoma no ambiente vital; a sucessão de afazeres mentaissomáticos habituais; o autodidatismo rotineiro; o aquecimento neuronal mantido continuamente; os desafios intelectuais autoimpostos; a quebra do ritmo mentalsomático; as extrapautas; os tropeços emocionais; a retomada do padrão rítmico da autoprodutividade intelectual; o ritmo das ideias exigindo maior autorganização; a ausência de solução de continuidade nos trabalhos intelectuais; a máquina engraxada de produção intelectual; a manutenção, qualificação e aceleração da produtividade pessoal, diária, padrão; as atividades retroalimentadoras; as ondas de inspirações; o aproveitamento das companhias e paracompanhias mentaissomáticas; a autodisponibilidade para as neoideias; o desafio de conjugar os ritmos mentaissomáticos às gescons grupais; a locomotiva acelerando os vagões ao modo de epicentro de ideias; a acabativa interassistencial enquanto força propulsora do ritmo mentalsomático; as verpons em série dinamizando o ritmo mentalsomático; o passo a passo na geração da automegagescon.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a busca da projeção de mentalsoma; as conexões parapsíquicas retroalimentando o ritmo mentalsomático; o entrosamento das formas holopensênicas por meio dos autorrevezamentos multiexistenciais assentados nos ritmos mentaissomáticos da personalidade multissecular; o autodesassédio mentalsomático; a autossustentação energética no labor intelectual; a Parafenomenologia do mentalsoma; a rotina mentalsomática favorecendo a amparabilidade extrafísica de função; a Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intelectivo teático; o sinergismo entre os atributos mentaissomáticos mantendo a marcha constante do trabalho intelectual.
          Principiologia: o princípio da descrença somente vivido plenamente a partir do paracorpo do autodiscernimento; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio tarístico do autesclarecimento; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da autodisciplina evolutiva; o princípio da qualificação da qualidade; o princípio fundamental da acuidade nas priorizações; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio do devagar e sempre; o princípio laboral de valer mais o menos regularmente em comparação ao muito esporadicamente.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) ao implantar o binômio mentalsomaticidade-interassistencialidade nas autorrealizações.
          Teoriologia: a passagem inquestionável do 1% da teoria para os 99% da vivência intelectual.
          Tecnologia: a técnica da circularidade aplicada às rotinas úteis; a técnica de todo dia algum pouco ou o pouco de cada dia; a técnica dos turnos mentaissomáticos; a técnica da sesta; a técnica da câmara de reflexão; a técnica da invéxis.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do desassédio mentalsomático (Tertuliarium); o laboratório conscienciológico do Holociclo; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível dos Escritores.
          Efeitologia: a confluência dos efeitos mentaissomáticos; o efeito halo dos autoconhecimentos generalistas multidimensionais; os efeitos do ritmo circadiano na elaboração mental; os efeitos da Mesologia da infância pessoal na formação de hábitos intelectuais; os efeitos da Paragenética pessoal na tendência à intelectualidade; os efeitos da recin na intensificação do ritmo mentalsomático em bases cosmoéticas.
          Neossinapsologia: as neossinapses e a recuperação dos cons magnos.
          Ciclologia: o ciclo da evolução mentalsomática; o ciclo circadiano pessoal; o ciclo vigília-sono; o ciclo diário manhã-tarde-noite-madrugada; o ciclo etário da existência intrafísica.
          Binomiologia: o binômio autavaliação–reperspectivação intelectual; o binômio Autoconscienciometria-Autopesquisologia; o binômio tenepes-ofiex potencializando o ritmo mentalsomático; o binômio regularidade-periodicidade; o binômio hábitos saudáveis–rotinas úteis; o binômio persistência-paciência.
          Interaciologia: a interação custo-benefício mentalsomático; a interação educação formal–autodidatismo ininterrupto; a interação Mentalsomatologia-Autodiscernimentologia; a interação autolucidez evolutiva–balanço mentalsomático; a interação inteligência evolutiva–autorreflexão periódica; a interação esforço individual–rendimento evolutivo; a interação 1% de inspiração–99% de transpiração.
          Crescendologia: o crescendo talento físico–talento intelectual; o crescendo cerebralidade-paracerebralidade; o crescendo completismos diários–completismo existencial (compléxis).
          Trinomiologia: o trinômio da hiperacuidade concentração mental–atenção fixada–lucidez maior; o trinômio pesquisístico dissecção-detalhamento-exaustividade; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio técnica do detalhismo–técnica da exaustividade–técnica da circularidade; o trinômio analisar-classificar-avaliar; o trinômio parapesquisas-paratécnicas-parachados; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio leitura-reflexão-escrita; o trinômio cérebro-máquina–corpo-máquina–casa-máquina.
          Polinomiologia: o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade; o polinômio autopesquisas-heteropesquisas-parapesquisas-multipesquisas; o polinômio lucidez-racionalidade-lógica-coerência; a relevância do polinômio dieta balanceada–ginástica moderada–sono repousante–respiração correta–estado vibracional na manutenção do ritmo mentalsomático intenso.
          Antagonismologia: o antagonismo obscurantismo dogmático / autoconscientização emancipadora; o antagonismo acrasia / avanço mentalsomático; o antagonismo detalhismo / perfeccionismo.
          Paradoxologia: o paradoxo técnico detalhismo–corte das insignificâncias.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Legislogia: as leis da Fisiologia Humana; as leis da Parafisiologia do Mentalsoma; a lei do maior esforço intelectual.
          Filiologia: a intelectofilia; a neofilia; a raciocinofilia; a bibliofilia; a laborfilia.
          Sindromologia: a inobjetividade da síndrome de Amiel.
          Mitologia: a mitoclastia inerente à autocognição; o descarte do mito da inspiração sem autesforço.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a cognoteca; a intelectoteca; a ciencioteca; a experimentoteca; a recexoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Autocogniciologia; a Intraconscienciologia; a Recexologia; a Holomaturologia; a Autopesquisologia; a Autocriticologia; a Autoconscienciometrologia; a Cronobiologia; a Autodiscernimentologia; a Paracerebrologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin-máquina mentalsomática.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o executivo mentalsomático; o intelectual profícuo.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a executiva mentalsomática; a intelectual profícua.
          Hominologia: o Homo sapiens rhythmicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens compensator; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens cerebralis; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens tachypsychicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: ritmo mentalsomático intrafísico = a cadência existencial aplicada à expansão da intelectualidade interassistencial; ritmo mentalsomático multidimensional = a cadência existencial aplicada à expansão da paraperceptibilidade interassistencial.
          Culturologia: a cultura da mentalsomaticidade; a cultura do autorado.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o ritmo mentalsomático, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acrobacia mentalsomática: Heuristicologia; Neutro.
          02. Administração da vida intelectual: Experimentologia; Homeostático.
          03. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
          04. Avanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          05. Balanço mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          06. Ciclo mentalsomático: Mentalsomatologia; Homeostático.
          07. Coletivo mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
          08. Compensação mentalsomática: Intrafisicologia; Homeostático.
          09. Intelectualidade adolescente: Parageneticologia; Homeostático.
          10. Linguagem mentalsomática: Comunicologia; Homeostático.
          11. Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
          12. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
          13. Prole mentalsomática: Cogniciologia; Homeostático.
          14. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
          15. Turno intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
      A TÉCNICA DO RITMO MENTALSOMÁTICO APLICADA
     À VIVÊNCIA DIUTURNA DINAMIZA O REMATE DA AUTOPROÉXIS, AMPLIFICANDO A COSMOVISÃO PESSOAL
       DA INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA DO INTERMISSIVISTA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já aplica a técnica do ritmo mentalsomático? Em nível intrafísico ou multidimensional?