Rigorosidade

A rigorosidade é a qualidade, estado ou condição de a conscin ser inflexível ou não ceder nas convicções, decisões e posicionamentos, sobretudo de ordem cosmoética, no cumprimento de compromissos assumidos e em qualquer outra atividade demonstrada através da persistência na busca pela correspondência exata entre as manifestações pensênicas e o padrão de referência estipulado.

Você, leitor ou leitora, é mais autorrigoroso ou mais autocomplacente?

      RIGOROSIDADE
                                    (HOLOMATUROLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A rigorosidade é a qualidade, estado ou condição de a conscin ser inflexível ou não ceder nas convicções, decisões e posicionamentos, sobretudo de ordem cosmoética, no cumprimento de compromissos assumidos e em qualquer outra atividade demonstrada através da persistência na busca pela correspondência exata entre as manifestações pensênicas e o padrão de referência estipulado.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo rigoroso deriva do idioma Latim, rigorosus, “rigoroso; rígido; severo”, e este de rigor, “resistência à tensão; rigidez; endurecimento; dureza; severidade; rijeza; inflexibilidade”. Apareceu no século XV.
          Sinonimologia: 1. Rigorismo. 2. Austeridade; severidade. 3. Dureza. 4. Inflexibilidade. 5. Intransigência. 6. Exatidão; precisão.
          Neologia. Os 3 vocábulos minirrigorosidade, maxirrigorosidade e megarrigorosidade são neologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 1. Brandura; fraqueza; suavidade. 2. Flexibilidade. 3. Frouxidão. 4. Transigência. 5. Imprecisão; inexatidão. 6. Concessão.
          Estrangeirismologia: a hard science; a soft science; o hard-core; o rigor mortis; o rigor iuris; a rustica veritas; o strong profile; o laissez-faire; o laissez-passer.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à verbação pessoal.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Autorrigorosidade cosmoética: incorruptibilidade. Rigor significa aperfeiçoamento.
          Coloquiologia: o indivíduo duro na queda; a intransigência do não tem lero-lero nem vem cá que eu também quero; a expressão remédio amargo para indicar a medida drástica necessária; a irredutibilidade do não tem choro, nem vela.
          Citaciologia: –“Quem mais demora a fazer uma promessa é quem a cumpre mais rigorosamente” (Jean Jacques Rousseau, 1712–1778).
          Filosofia: o Deontologismo; o Asceticismo.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Holomaturologia; o holomaturopensene, a holomaturopensenidade; o autopensene prioritário; a rigidez pensênica; a flexibilidade pensênica, a manutenção da ortopensenidade; a condição do ser desperto de refratariedade ininterrupta aos patopensenes.
          Fatologia: a rigorosidade; a disciplina militar; a educação repressora; a severidade; a crueldade; a autodisciplina; o autocontrole; a autorregulação; a autovigilância ininterrupta; a autocoerência; a concessão espúria; a concessão necessária; a omissão deficitária; o jeitinho brasileiro; o perfeccionismo; a autocorrupção; a incorruptibilidade cosmoética; o caráter adamantino; a defesa dos autoposicionamentos; a posição irredutível; a decisão sem volta; a autorrigorosidade na profilaxia do desviacionismo; a cláusula pétrea proexológica; a manutenção do megafoco proexológico; o detalhismo; a exaustividade; a estagnação; a obstinação; a persistência; a tenacidade; o estilo de vida espartano; a ascese; os atenuantes; os agravantes; a punição severa; a pena capital; a pena alternativa; a impunidade; os impostos excessivos; a política de combate à criminalidade conhecida como tolerância zero, aplicada em New York na década de 1990; a impactoterapia; o tratamento médico árduo e prolongado; a evitação da recaída; o inverno rigoroso; o verão rigoroso; o bater na mesa em momento crítico; o honrar o compromisso; o apertar das cravelhas; a pontualidade; o hábito religiosamente praticado; o horário sagrado; a inexistência de outra hipótese; o tocar a empresa com mão de ferro; a prática administrativa do controle de qualidade total; o traje a rigor; a psicose do segundo livro; a revisão minuciosa; a hiperrevisão; a cópia fiel; a verbação; a teática.
          Parafatologia: a vivência do estado vibracional (EV) profilático; o compromisso diário da tenepes; o rigor na análise das experiências parapsíquicas; a rigorosidade na distinção entre imaginação e parafato; o paradever; a sustentabilidade dos trabalhos assistenciais multidimensionais; a paraverbação.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo vontade-autorganização.
          Principiologia: o princípio do se não presta, não presta mesmo, não adianta fazer maquilagem; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da omissão superavitária do isso não é para mim; o princípio do não estou para isso agora.
          Codigologia: a vivência do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da transmigração extrafísica; a teoria das interprisões grupocármicas.
          Tecnologia: a técnica da exaustividade; a técnica do detalhismo; a técnica das 50 vezes mais.
          Voluntariologia: o profissionalismo no voluntariado; o trabalho voluntário levado a sério.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil; o laboratório conscienciológico da Cosmoética.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Cosmoética.
          Efeitologia: o efeito da baixa autestima decorrente da rigorosidade excessiva consigo mesmo; o efeito da autorrigidez na amplificação da autoculpa; o efeito na dissolução da equipe devido à hipercobrança do líder.
          Enumerologia: o rigor racionalístico; o rigor científico; o rigor matemático; o rigor axiomático; o rigor lógico; o rigor cosmoético; o rigor anticosmoético. A reflexão rigorosa; o método rigoroso; a seleção rigorosa; a pesquisa rigorosa; o treinamento rigoroso; a fiscalização rigorosa; a avaliação rigorosa; a crítica rigorosa.
          Binomiologia: o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio detalhismo-exaustividade; o binômio rigor metodológico–achados confiáveis.
          Interaciologia: a interação código pessoal de Cosmoética–código grupal de Cosmoética (CGC).
          Crescendologia: o crescendo terapêutica-profilaxia; o crescendo erro-correção-prevenção.
          Trinomiologia: o trinômio reflexão rigorosa–parapsiquismo mentalsomático–posicionamento fundamentado.
          Polinomiologia: o polinômio científico anomalia–crise paradigmática–neoparadigma–hard science.
          Antagonismologia: o antagonismo técnico disciplinador / atleta indisciplinado; o antagonismo econômico liberalismo / estatismo; o antagonismo pai severo / filho indomável; o antagonismo autorrigorosidade / autocomplacência.
          Paradoxologia: o paradoxo da obrigatoriedade moral.
          Politicologia: o radicalismo patológico; a ditadura; o Totalitarismo; a Democracia Pura.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a lei do carma; a amara lex; a lei da Ficha Limpa.
          Filiologia: a disciplinofilia; a coerenciofilia.
          Fobiologia: a disciplinofobia; a neofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão.
          Maniologia: a mania de perfeição (perfeccionismo).
          Mitologia: o mito da disciplina esterilizante da criatividade.
          Holotecologia: a holomaturoteca; a holocarmoteca; a cosmoeticoteca; a volicioteca; a politicoteca; a disciplinoteca; a direitoteca; a metodoteca; a filosofoteca.
          Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Autodefinologia; a Autorganizaciologia; a Coerenciologia; a Criteriologia; a Cosmoeticologia; a Deontologia; a Paradireitologia; a Voliciologia; a Metodologia; a Holocarmologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a personalidade forte; a personalidade teimosa; o ser desperto; os pais severos.
          Masculinologia: o rígido; o intransigente; o austero; o certinho; o frouxo; o molengão; o líder controlador; o líder laissez-faire; o liberal; o juiz rigoroso; o mestre exigente; o professor carrasco; o atleta disciplinado; o técnico disciplinador; o tirano doméstico; o revisor; o crítico ferrenho; o autoimperdoador; o heteroperdoador; o obstinado; o asceta; o espartano; o indivíduo honrado; o pontual; o perfeccionista; o tocador de obra; o tenepessista; o inversor; o reciclante; o epicon; o completista; o homem de ação.
          Femininologia: a rígida; a intransigente; a austera; a certinha; a poliana; a líder controladora; a líder laissez-faire; a liberal; a juíza rigorosa; a mestra exigente; a professora carrasca; a atleta disciplinada; a técnica disciplinadora; a tirana doméstica; a revisora; a crítica ferrenha; a autoimperdoadora; a heteroperdoadora; a obstinada; a asceta; a pontual; a perfeccionista; a tocadora de obra; a tenepessista; a inversora; a reciclante; a epicon; a completista; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens rigorosus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens completista; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cohaerens; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens determinator.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minirrigorosidade = a manutenção regular e contínua dos horários da rotina útil; maxirrigorosidade = a manutenção vitalícia da prática diária da tenepes; megarrigorosidade = a manutenção ininterrupta da ortopensenidade por duas décadas alcançando a condição da desperticidade.
          Culturologia: a cultura da disciplina; a cultura repressora.
          Qualificação. Concernente à Evoluciologia, a qualificação da rigorosidade é determinada por 2 fatores, dispostos a seguir na ordem lógica:
          1. Conteúdo. A natureza do referencial sobre o qual as ações da conscin se baseiam, podendo ser classificada em pró-evolutiva (inteligência evolutiva, código pessoal de Cosmoética, Interassistenciologia, megafraternidade, maxiproéxis) ou antievolutiva (egoísmo, competitividade, ganância, vaidade, valores eletronóticos em geral).
          2. Conformidade. A maior ou menor aproximação entre o ideal e o real, isto é, o grau de teática e de coerência apresentados pela conscin.
          Evitações. Como esclarece a Paraprofilaxia, a rigorosidade pode favorecer a prevenção de problemas, a exemplo desses 5, dispostos a seguir na ordem alfabética:
          1. Acidentes. A rigorosidade amplia a autodefesa da conscin no exercício das tarefas assistenciais libertárias, quanto às adversidades, contratempos, entreveros ou imprevistos, devido ao rigor no cumprimento das normas pessoais de segurança, muitas vezes até quebrando a reação em cadeia dos acidentes de percurso com vários envolvidos.
          2. Autodesorganização. A rigorosidade impede o desequilíbrio, o desperdício dos recursos pessoais, a perda de oportunidades evolutivas, causados pela postura perdulária e irresponsável, adotada por muitos, principalmente os jovens, nessa Era da Fartura, através da autodisciplina e da regência da vida pelo princípio da prioridade compulsória.
          3. Desviacionismo. A rigorosidade evita a ectopia consciencial por meio da manutenção do megafoco e do ponteiro consciencial no prumo correto da proéxis.
          4. Interprisão. A rigorosidade impede a conscin de tornar-se interprisioneira grupocármica por meio da vivência contínua do código pessoal de Cosmoética.
          5. Reincidência. A rigorosidade faculta a prevenção da recaída do ex-alcoolista, do ex-tabagista ou do ex-obeso ao não permitir, respectivamente, a ingestão da inofensiva gotinha da cervejinha gelada, a única tragada do cigarro alheio, ou apenas a pequena mordidinha no doce da festa familiar para não fazer desfeita, ações autocorruptas deflagradoras do vício.
          Assistência. Com base na Parapedagogiologia, o rigor na correção da prova sobre temas verponológicos representa, ao contrário do pensamento poliano, atitude verdadeiramente assistencial.
          Omissão. Em questões discursivas, solicitando a definição de certo neoconceito, o corretor, devido à pena pela nota baixa, ao deixar passar detalhes responsáveis em tornar a resposta ambígua, imprecisa ou obscura, contribui para a permanência da assimilação distorcida do aluno.
          Agravamento. O problema amplia caso a ideia seja central no corpus teórico específico, pois prejudica não só a apreensão, mas também, a aquisição de novas, derivadas da inicial.
          Perda. A complacência com pequenos erros retira a oportunidade do avaliado corrigir e reciclar os próprios conceitos.
          Prevenção. A evitação dessa problemática nas correções de exames se faz através da atenção ao critério da pertinência.
          Critério. A pertinência na definição consiste na inclusão de todas as características intrínsecas ao objeto, permitindo identificá-lo e distingui-lo de outros, sem acrescentar aspectos circunstanciais e nem excluir elementos essenciais.
          Consequências. A falta de rigorosidade quanto à pertinência acarreta 2 tipos de erros, dispostos a seguir na ordem lógica:
          1. Restrição. A inclusão de elementos não pertinentes na definição restringe o universo real abarcado pelo conceito, pois exclui fatos, fenômenos ou objetos pertencentes a ele.
          2. Ampliação. A exclusão de elementos pertinentes na definição aumenta o universo real abarcado pelo conceito, dificultando a distinção com outros, pois considera fatos, fenômenos ou objetos próximos, contudo distintos, como se fossem iguais.
          Proporcionalidade. Tendo em vista a Discernimentologia, o princípio da antiguidade in medio virtus est, se aplica à rigorosidade, dimensionando a proporção correta: nem aquém (ausência), nem além (excesso).
          Ausência. A falta de rigorosidade acarreta inúmeros prejuízos, em diversos âmbitos, como demonstram, na ordem alfabética, os 6 exemplos seguintes:
          1. Comércio: o consumidor displicente, desleixado, reincidente na compra de produtos com prazo de validade vencido, ou aquele, cuja medicação prescrita não é encontrada na primeira farmácia visitada, aceitando facilmente a sugestão de levar outra marca ou remédio similar.
          2. Direito: a cultura da impunidade arraigada no Brasil, constituindo-se grande trafar social, devido à falta de rigor na aplicação das leis, a começar pelos magistrados, engendrando a proliferação da insegurança, da criminalidade e do paroxismo do Estado bi ou tricéfalo.
          3. Educação: o engodo educacional da cultura do trabalhinho, artifício utilizado no intuito dos alunos malsucedidos nas avaliações oficiais conseguirem nota suficiente para evitar a reprovação, através de pesquisas escolares, não raro plagiadas, principalmente da Internet, sob a vista grossa do docente canastrão.
          4. Esporte: a oscilação motivacional do atleta profissional, atingindo o pico de motivação durante os jogos oficiais, e queda na dedicação aos treinamentos, defendendo explícita e autocorruptamente a filosofia do jogo é jogo, treino é treino.
          5. Patologia: a visão cor-de-rosa do mundo pertencente ao indivíduo poliana, gerando a postura de acriticidade.
          6. Religião: o non sense anticosmoético do padre bifronte, defensor dos bons valores ao realizar a missa dominical, e praticante da pedofilia na noite-a-noite do seminário.
          Excesso. A rigorosidade em excesso, quando passa da medida, do apropriado, da normalidade, também se torna negativa, como indicam os 6 exemplos a seguir, nos mesmos contextos anteriormente apresentados na ordem alfabética:
          1. Comércio: a prática do protecionismo através da artimanha das barreiras não-tarifárias utilizada por países desenvolvidos em acordos bilaterais de livre comércio, caracterizada pela exigência rigorosa nas especificações técnicas sob a áurea da qualidade e certificações, visando bloquear a entrada, no mercado interno, de produtos oriundos dos países em desenvolvimento, com os quais têm acordo de redução ou eliminação de taxas alfandegárias.
          2. Direito: a infrutífera pena de morte, exaltada ardorosamente pelos eletronóticos como a redutora mais eficaz da criminalidade, porém, na prática inviabilizando a reeducação e a ressocialização, só conseguindo, na maioria das vezes, transformar o bandido intrafísico em criminoso extrafísico (assediador).
          3. Educação: o procedimento anacrônico da palmatória no educandário, como ferramenta disciplinar, na lógica do controle punitivo do comportamento, ou, da motivação pelo medo.
          4. Esporte: a síndrome do supertreinamento caracterizada pela queda repentina no desempenho do atleta de alto nível, devido à incapacidade física e mental de recuperação da fadiga, normalmente possível através de repouso e dieta, após sessões exaustivas de treinamento associadas às longas temporadas de competição.
          5. Patologia: a obstinação patológica do perfeccionista em fazer as coisas com perfeição
– isentas de defeitos e no mais alto nível na escala de valores –, meta impossível dentro a imperfecciolândia da vida humana, fazendo do fracasso a rotina, e da frustração, o estado emocional regular.
          6. Religião: o fanático religioso na condição de asceta, adepto do Asceticismo, buscando a realização dos desígnios divinos e leis sagradas, através de comportamentos ritualísticos, orações, privações, com destaque para a prática da mortificação – a flagelação do corpo como meio de impedir desejos desaprovados doutrinariamente.
          Limites. O autodiscernimento impede a extrapolação, o excesso e o exagero da rigorosidade com base na atenção aos limites inteligente e cosmoético.
          Decisões. De acordo com a Proexologia, nas decisões do cotidiano, a rigorosidade impede, ou pelo menos minimiza, a possibilidade do tresmalhamento da proéxis, através do critério decisório isso não é para mim.
          Transmigração. Conforme a Paradireitologia, nos trabalhos das reurbéxis, a consréu retirada da procedência extrafísica patológica, de acordo com o caso, pode ser encaminhada para 3 destinações: a ressoma compulsória na Terra, a recuperação em comunex assistencial ou a transmigração extrafísica – o renascimento em planeta evolutivamente inferior –, medida de maior rigorosidade aplicada pelos evoluciólogos, sob orientação dos serenões, visando evitar maiores prejuízos ao grupo evolutivo maior.
          Impopularidade. Na visão da Parapoliticologia, em várias situações a rigorosidade é impopular, sobretudo em momentos críticos, nos quais são exigidas medidas enérgicas desagradáveis e contrárias aos desejos da massa impensante, contudo, necessárias e adequadas.
           Acobertamento. Consoante à Conscienciometrologia, a rigidez apresentada regularmente nas manifestações da personalidade rigorosa, severa ou austera, pode ser indicativo conscienciométrico do acobertamento referente ao trafar da insegurança.
           Distinção. Segundo a Parapercepciologia, o rigor nas autopesquisas parapsíquicas é condição sine qua non para diferenciar as fantasias das parapercepções reais.
           Autodefesa. Embasado na Despertologia, a rigorosidade cosmoética, quando aplicada aos próprios pensenes, leva à manutenção da ortopensenidade, eliminando os autassédios e consequentemente os heterassédios.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomática, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação íntima com a rigorosidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           02. Autocontrole: Holomaturologia; Homeostático.
           03. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
           04. Autodeterminologia: Autovoliciologia; Neutro.
           05. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
           06. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático.
           07. Conscin displicente: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
           08. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           09. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
           10. Limite cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
           11. Princípio da prioridade compulsória: Holomaturologia; Homeostático.
           12. Princípio do posicionamento pessoal: Autodefinologia; Homeostático.
           13. Rigor racionalístico: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           14. Técnica da Exaustividade: Experimentologia; Neutro.
           15. Vida matemática: Holomaturologia; Neutro.
  EM RELAÇÃO À VIVÊNCIA DA RIGOROSIDADE, A HOLOMATURIDADE DA CONSCIÊNCIA MANIFESTA-SE EM DUAS
   ETAPAS: NA ESCOLHA DO REFERENCIAL, NORTEADOR
 DAS AÇÕES, E NO EMPREGO DA DOSAGEM ADEQUADA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, é mais autorrigoroso ou mais autocomplacente?
Qual a qualidade dos parâmetros reguladores das ações pessoais?
           Bibliografia Específica:
           1. Samulski, Dietmar Martin; Psicologia do Esporte: Manual para a Educação Física, Psicologia e Fisioterapia; XXI + 380 p.; 15 caps.; 85 ilus.; 56 tabs.; 678 refs.; alf.; 24,5 x 17,5 cm; enc.; Manole; São Paulo, SP; 2002; páginas 347 a 349.
           2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 7 índices; 3 infografias; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.663 refs.; alf.; geo; ono; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 227, 784 a 786.
           3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 Seções; 1 biografia; 49 citações; 16 endereços; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; glos. 12.685 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 304.
                                                                                                                     L. L. J.