O recuo cosmoético é a atitude de recolhimento sadio e temporário assumida de modo pensado, analisado, elaborado, raciocinado e / ou autoimposto, relativa ao momento de assistir consciências, as quais ficaram para trás, objetivando refazer, rever ou reconstruir o caminho evolutivo pessoal e grupal.
Você, leitor ou leitora, já identificou a necessidade de vivenciar o recuo cosmoético? Como convive com a possibilidade de assistir quem ficou para trás em prol do melhor para todos?
RECUO COSMOÉTICO (AUTODISCERNIMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. O recuo cosmoético é a atitude de recolhimento sadio e temporário assumida de modo pensado, analisado, elaborado, raciocinado e / ou autoimposto, relativa ao momento de assistir consciências, as quais ficaram para trás, objetivando refazer, rever ou reconstruir o caminho evolutivo pessoal e grupal. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo recuar vem do idioma Francês, reculer, “andar para trás”. Apareceu no Século XV. A palavra cosmos deriva do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Surgiu em 1563. O elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo ética procede do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da filosofia que estuda a moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV. Sinonimologia: 1. Retrocesso cosmoético. 2. Reversão cosmoética. 3. Retrosseguimento cosmoético. 4. Recolhimento cosmoético. 5. Contramarcha cosmoética. 6. Retirada cosmoética. 7. Retroação cosmoética. Neologia. As 3 expressões compostas recuo cosmoético, recuo cosmoético na família e recuo cosmoético no grupo evolutivo são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia. Antonimologia: 01. Recuo anticosmoético. 02. Autorregressismo anticosmoético. 03. Escapismo anticosmoético. 04. Fracasso anticosmoético; insucesso anticosmoético; malogro anticosmoético. 05. Rendição anticosmoética. 06. Pusilânimidade anticosmoética. 07. Queda anticosmoética. 08. Descensão anticosmoética. 09. Retrocesso anticosmoético. 10. Revés anticosmoético. Estrangeirismologia: o relaying grupal; a shift of power; a openness to experience. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao emprego da Assistenciologia. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal pró-assistência grupal; o holopensene pessoal a favor dos compassageiros evolutivos; o holopensene pessoal da cognição; os doxopensenes; a doxopensenidade; os energopensenes; a energopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os homopensenes; a homopensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os praxipensenes; a praxipensenidade; os qualipensenes; a qualipensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os repensenes; a repensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os seripensenes; a seripensenidade. Fatologia: o recuo cosmoético; a reorganização mentalsomática; o reparo proexológico; a revivificação verbetográfica; a retificação na docência conscienciológica; o ato de abrir mão; o desapego dos desejos pessoais; o desprendimento cosmoético; o egocídio; a recin; a recéxis; a atitude pensada; a análise da situação; a tomada da decisão mais acertada; a decisão raciocinada; o planejamento da assistência a ser feita; a consciência da assistência por fazer; o discernimento quanto à seriéxis; a vivência teática; a Cosmoética Pessoal; o respeito à autocoerência; a autoimposição cosmoética; o autoimperdoamento; a heteroimposição cosmoética dos amparadores; o momento de assistir quem ficou para trás; a reconstrução do caminho evolutivo; a retomada da rota evolutiva; as opções evolutivas; as opções antievolutivas; a pressa evolutiva pulando etapas; os cuidados necessários e intransferíveis devidos ao grupocarma; a banalização dos companheiros evolutivos do grupocarma; a assistência duplista; o momento de indecisão; a instabilidade pessoal; a possibilidade de desistir por autocorrupção; a ajuda dos amparadores extrafísicos; o preenchimento de lacunas; a correção de falhas; a ajuda ao grupo evolutivo; a regularização da autoconfiança; a confiança nos amparadores extrafísicos; a desdramatização; a alteração no estilo de vida; a busca pelo prioritário; a percepção da realidade grupal; a mudança da visão fantasiosa por visão mais realista; o respeito à realidade consciencial dos outros; os interesses conscienciais aproximando ou afastando as pessoas. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o desenvolvimento do parapsiquismo; a tenepes sustentando a decisão e os momentos críticos de recuar; as ideias amparadoras no momento da tenepes embasando as atitudes quanto à correção de falhas; a tenepes sustentando o recuo cosmoético; a expansão de consciência proporcionada pelos amparadores extrafísicos arrazoando a decisão em empregar o recuo cosmoético; o parateatro do recuo cosmoético; as pararrealidades reveladas no recuo cosmoético; os guias amauróticos extrafísicos se rebelando contra a recomposição grupocármica; as consciexes patológicas do grupocarma; as consciexes amparadoras do grupocarma dando sustentabilidade para as transformações; as consciexes assediadoras tentando interferir negativamente na assistência a ser realizada; os assediadores tentando assolar a autoconfiança assistencial do tenepessista; o treinamento para a desperticidade impulsionando a remediação das relações afetivas; as assimilações simpáticas cosmoéticas e anticosmoéticas no processo de restauração; a vampirização energética perante o ato de desasselvajar-se da conscin; a assedialidade pessoal intrusiva nas reintegrações cosmoéticas; as conscins massa de manobra dos assediadores reivindicando direitos irracionais, ilógicos e emocionais; a lucidez quanto ao ponteiro da própria bússola consciencial; a versatilidade e a polivalência do intermissivista influindo nas decisões multidimensionais. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo recéxis-recin; o sinergismo autoconscientização-remediação; o sinergismo revisão de rota–correção de rota; o sinergismo correção-ampliação-qualificação. Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da recomposição evolutiva; o princípio da recomposição grupocármica; o princípio de a evolução ocorrer em etapas; o princípio da evolução interassistencial conjunta; o princípio do “se algo não é bom, não adianta fazer maquilagem”; o princípio diretor da consciência (matepensene pessoal). Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria dos múltiplos egos conscienciais respaldando o recuo cosmoético; a teoria das interprisões grupocármicas indicando o trabalho a ser feito; a teoria da proéxis assinalando a importância do compléxis; a teoria das reurbéxis recomendando com precisão a quem assistir; a teoria do Homo sapiens pacificus ratificando posturas menos bélicas; a teoria das seriéxis evidenciando a necessidade de mudança da história pessoal; a teoria da imperturbabilidade fundamentando acertos grupocármicos; a teoria da desperticidade explicitando a inevitabilidade de recins; a teoria do parapsiquismo desnudando a própria realidade consciencial. Tecnologia: a técnica de desejar o melhor para todos; a técnica da tenepes; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do EV; a técnica do detalhismo; a técnica dos registros diários; a técnica da desassedialidade direta; a técnica dos acertos grupocármicos; a técnica da conscienciofilia; a técnica da verbação. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Despertologia; o laboratório conscienciológico da Parapercepciologia; o laboratório conscienciológico da sinalética energética e parapsíquica; o laboratório conscienciológico da Recexologia; o laboratório conscienciológico de Paraeducação; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica. Colegiologia: o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia. Efeitologia: o efeito das pressões holopensênicas; o efeito das reciclagens existenciais; o efeito das reciclagens intraconscienciais; os efeitos das assistências aos componentes do grupocarma; os efeitos patológicos de não dar basta no imprestável; os efeitos de se fazer negocinho; os efeitos das práticas da tenepes; os efeitos de postergar o priorizável; os efeitos de ser amparador-amparando; os efeitos parapsíquicos da interassistencialidade; os efeitos de os erros do passado promoverem os acertos do hoje; o efeito gerador de desconforto tornado causa de recuo cosmoético; os efeitos rebotes na assistência. Neossinapsologia: o desenvolvimento de neossinapses interassistenciais. Ciclologia: o ciclo erro-retratação-retificação-reciclagem-acerto; o ciclo ignorar-errar-recompor-aprender-ensinar; o ciclo tenepes-ofiex-desperticidade; o ciclo causa-efeito; o ciclo ação-reação; o ciclo interprisão-recomposição-libertação; o ciclo passado-presente-futuro. Enumerologia: a causa do recuo; o onde do recuo; a finalidade do recuo; o como do recuo; o quanto do recuo; o quando do recuo; o porque do recuo. A coragem de recuar; a decisão em recuar; o ato de recuar; a habilidade em recuar; o planejamento para recuar; a façanha em recuar; a consciência de recuar. O abrir mão da arrogância; o abrir mão do orgulho; o abrir mão da vaidade; o abrir mão da razão; o abrir mão da vergonha; o abrir mão do narcisismo; o abrir mão da autoimagem. A autoestima; a autocrítica; a autocoerência; a autoconfiança; o autodesassédio; a autoconscientização; a autossustentabilidade. Binomiologia: o binômio recuar-avançar; o binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio autodiscernimento-afetividade; o binômio crise-crescimento; o binômio liberdade-responsabilidade. Interaciologia: a interação proexológica recebimento-retribuição; a interação pensene-materpensene-holopensene; a interação teática-verbação; a interação Inventariologia-Recexologia; a interação autodesconfiômetro–autocrítica racional. Crescendologia: o crescendo homeostático erro-correção; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma; o crescendo intercompreensão-intercooperação; o crescendo autoimperdoador-heteroperdoador; o crescendo paz íntima–paz geral. Trinomiologia: o trinômio solução de problemas–resolução de conflitos–progressão de tarefas. Polinomiologia: o polinômio autorrevisão-autorreeducação-autorreciclagem-autorrespeito; o polinômio movimento-pausa-reflexão-neomovimento; o polinômio constatação dos fatos–observação dos fatos–análise dos fatos–revisão dos fatos–intervenção a partir dos fatos. Antagonismologia: o antagonismo conduta padrão / conduta exceção; o antagonismo espectador da vida / protagonista da vida; o antagonismo assistente / assistido; o antagonismo arrimo / sujeição; o antagonismo zona de conforto / zona de desconforto; o antagonismo individualismo / egoísmo; o antagonismo energias conscienciais ativas / energias conscienciais passivas; o antagonismo conscin traforista / conscin trafarista; o antagonismo iniciativas relevantes / preocupações irrelevantes; o antagonismo personalidade forte / personalidade pusilânime. Paradoxologia: o paradoxo autonomia consciencial–interdependência consciencial; o paradoxo de o melhor caminho nem sempre ser o mais fácil; o paradoxo da descoberta do acerto através do erro. Politicologia: a evoluciocracia; a proexocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a assistenciocracia; a autodiscernimentocracia. Legislogia: a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da ação e reação; a lei de causa e efeito. Filiologia: a evoluciofilia; a energofilia; a raciocioniofilia; a metodofilia; a conscienciofilia; a conviviofilia; a assistenciofilia. Fobiologia: a decidofobia; a evoluciofobia; a assistenciofobia; a autocriticofobia; a neofobia. Sindromologia: a evitação da síndrome da ectopia afetiva; a evitação da síndrome do canguru; a evitação da síndrome da hipomnésia; a evitação da síndrome da procrastinação; a evitação da síndrome de hikikomori; a evitação da síndrome de Asperger; a evitação da síndrome Huckleberry Finn; o fim da síndrome de schadenfreude. Maniologia: o fim da eleuteromania; o fim da automania; o fim da egomania; o fim da mania de autovitimizar-se; o fim da fracassomania; o fim da lipemania; o fim da mitomania. Mitologia: os mitos afetivos afrontando a razão humana quanto aos esclarecimentos necessários; a submissão ao mito pessoal de recuar ser sinônimo de regredir; os mitos culturais de associar: recuar com evadir, esquivar com fugir; os mitos pessoais quanto ao próprio passado; o mito da vida humana monodimensional; a autodesmitificação autoconsciente. Holotecologia: a teaticoteca; a convivioteca; a interassistencioteca; a recexoteca; a evolucioteca; a energoteca; a psicossomatoteca; a pensenoteca; a dessomatoteca; a proexoteca. Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Proexologia; a Assistenciologia; a Holomaturologia; a Conviviologia; a Paradireitologia; a Recexologia; a Parapercepciologia; a Determinologia; a Pensenologia; a Harmoniologia, a Amparalogia; a Desassediologia; a Discernimentologia; a Tenepessologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o pré-serenão vulgar; o atrator ressomático; o homem virtuoso. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lucida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a pré-serenona vulgar; a atratora ressomática; a mulher virtuosa. Hominologia: o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens serenissimus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens paciens; o Homo sapiens paradireitologus. V. Argumentologia Exemplologia: recuo cosmoético na família = o ato de abrir mão, temporariamente, de tarefas autoproexogênicas específicas para encaminhar evolutivamente o grupo familiar; recuo cosmoético no grupo evolutivo = o ato de abrir mão, temporariamente, de tarefas autoproexogênicas específicas para encaminhar evolutivamente os compassageiros intermissivistas. Culturologia: a cultura do bem querer. Taxologia. Segundo a Autodiscernimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 6 categorias de recuos cosmoéticos básicos: 1. Docente: o ato de voltar ao assunto da aula anterior, com o propósito de auxiliar no desenvolvimento da cognição dos alunos em relação aos temas relevantes à vida evolutiva. 2. Duplista: o ato de declinar, temporariamente, do conhecimento pessoal na comunicação duplista, com o propósito de auxiliar o(a) parceiro(a) a desenvolver o raciocínio e lógica da inteligência evolutiva. 3. Familiar: o ato de retornar à casa paterna, após identificação de traços familiares antievolutivos, com o propósito de esclarecer e erradicar os acumpliciamentos, criando vínculos mais evolutivos. 4. Profissional: o ato de retornar à posição funcional anterior, com o propósito de auxiliar os colegas de trabalho a não participarem de propostas anticosmoéticas, resgatando-lhes o fluxo evolutivo. 5. Residencial: o ato de reconsiderar o convite declinado, quanto à participação em atividades administrativas condominiais, com o propósito de assistir aos interesses coletivos e exemplificar liderança evolutiva. 6. Voluntariado: o ato de retomar atividade exercida anteriormente no voluntariado, com o propósito de auxiliar a estruturação de nova Instituição Conscienciocêntrica, atendendo à prioridade evolutiva. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o recuo cosmoético, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Anticatarse: Antirrecexologia; Nosográfico. 02. Atitude irretocável: Autodiscernimentologia; Homeostático. 03. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 04. Autodecisão crítica: Autodecidologia; Neutro. 05. Defeito desfeito: Autorrecexologia; Homeostático. 06. Descensão cosmoética: Evoluciologia; Homeostático. 07. Momento de parar: Autodeterminologia; Neutro. 08. Opção pela correção: Opciologia; Homeostático. 09. Postura conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático. 10. Prioridade: Autevoluciologia; Neutro. 11. Renúncia cosmoética: Anticonflitologia; Homeostático. 12. Reversão existencial: Recexologia; Homeostático. SEGUNDO A HOLOCARMOLOGIA, O RECUO COSMOÉTICO É ATITUDE MEGAFRATERNA E EVOLUTIVA ADOTADA PELOS ASSISTENTES, PROPICIANDO A TEÁTICA INTELIGENTE DAS RECOMPOSIÇÕES GRUPAIS DESASSEDIADORAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou a necessidade de vivenciar o recuo cosmoético? Como convive com a possibilidade de assistir quem ficou para trás em prol do melhor para todos? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguacu, PR; 2007; páginas 21 a 1.018. 2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 25 a 1.122. V. M.