Destemor Cosmoético

O destemor cosmoético é a qualidade, condição ou capacidade de a conscin lúcida, homem ou mulher, empregar o autodiscernimento moral máximo ao expor-se, posicionar-se, tomar decisões e agir diante de situações críticas e desafios postos pelos fatos e parafatos, priorizando a interassistencialidade, autorreciclagem evolutiva e autorrealização proexológica, não sucumbindo às influências das emoções e aos mecanismos de defesa do ego (MDEs).

Você, leitor ou leitora, tem como propulsor da própria vontade a autocoerência cosmoética, empregando o autodiscernimento nos autenfrentamentos do cotidiano? No teste de avaliação pessoal, na escala de 1 a 5, em qual nível se situa quanto ao destemor cosmoético?

      DESTEMOR COSMOÉTICO
                            (AUTODISCERNIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O destemor cosmoético é a qualidade, condição ou capacidade de a conscin lúcida, homem ou mulher, empregar o autodiscernimento moral máximo ao expor-se, posicionar-se, tomar decisões e agir diante de situações críticas e desafios postos pelos fatos e parafatos, priorizando a interassistencialidade, autorreciclagem evolutiva e autorrealização proexológica, não sucumbindo às influências das emoções e aos mecanismos de defesa do ego (MDEs).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo des vem do idioma Latim, dis ou de ex, “oposição; negação; falta”. A palavra temor procede do idioma Latim, timor, “temor; medo; receio; susto”. Apareceu no Século XIII. O termo cosmos deriva do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Surgiu em 1563. O elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo ética deriva do idioma Latim, ethica, “ética; moral natural; parte da Filosofia aplicada aos estudos da moral”, e este do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 01. Desassombro cosmoético. 02. Destemor evolutivo. 03. Destemor lúcido. 04. Destemor ortopensênico. 05. Destemor interassistencial. 06. Destemor verponológico. 07. Destemor recexológico. 08. Destemor proexológico. 09. Destemor tarístico. 10. Destemor recinológico.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 10 cognatos derivados do vocábulo destemor: destemer; destemerosidade; destemerosa; destemeroso; destemida; destemidez; destemido; maxidestemor; megadestemor; minidestemor.
          Neologia. As 4 expressões compostas destemor cosmoético, minidestemor cosmoético, maxidestemor cosmoético e megadestemor cosmoético são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia.
          Antonimologia: 01. Destemor autocorruptivo. 02. Destemor irracional. 03. Destemor belicista. 04. Destemor heróico. 05. Destemor patológico. 06. Destemor riscomaníaco. 07. Destemor antissomático. 08. Destemor ingênuo. 09. Destemor insano. 10. Destemor suicida.
          Estrangeirismologia: o strong profile cosmoético.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às prioridades evolutivas.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o assunto: – Cosmoética inspira coragem.
          Citaciologia: – Saber o que é correto e não o fazer é falta de coragem (Confúcio, 551–479 a.e.c.).


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do destemor cosmoético; o holopensene pessoal do autodiscernimento; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; o holopensene da responsabilidade evolutiva; o holopensene da autoincorruptibilidade; o holopensene da interassistencialidade; o holopensene da Higiene Consciencial; o autenfrentamento das influências de padrões pensênicos ultrapassados; a reeducação dos autopensenes através da autoconscientização cosmoética; a autopensenidade manifesta de acordo com a vontade fortalecida pela ideia subjacente aos valores pessoais cosmoéticos.
          Fatologia: o destemor cosmoético; a autoconscientização cosmoética como fator de encorajamento da conscin para a superação progressiva do egoísmo, emocionalismos, medos imaginários e distorções cognitivas; a força dos valores cosmoéticos para a conscin intermissivista; a coragem de não se submeter aos valores sociais antievolutivos vigentes; a autorreciclagem dos valores pela autocrítica; o autenfrentamento cosmoético através das autopesquisas apresentadas e debatidas no Colégio Invisível da Cosmoeticologia; a condição de fundamentar o próprio conhecimento nas experiências pessoais e no autodiscernimento; a desconstrução permanente de esquemas mentais ultrapassados; as decisões cosmoéticas no mundo de incertezas; as autodecisões críticas; a antiemocionalidade face o desconhecido; a antiimpulsividade; a atitude de assumir o erro e corrigí-lo imediatamente; a autorresponsabilidade quanto aos próprios atos; a autorganização enquanto condição para os autoposicionamentos cosmoéticos (autocoerência cosmoética); o medo como expressão básica das incoerências e indicador de conflitos íntimos; a autoconfiança alicerçada no autodiscernimento energético; a autodeterminação quanto à autorreciclagem evolutiva; a autossuperação da ansiedade pela vivência das autoprioridades evolutivas; a liberdade de expressão assumida a favor da tares; a motivação para cumprir o dever; a autovivência de sentimentos elevados resultantes dos autoposicionamentos cosmoéticos; a autorresponsabilidade na tomada de decisões inadiáveis envolvendo confronto de posições; a ausência de dúvida ao agir no limite do discernimento moral; a coragem de dar o passo decisivo sem temer a impossibilidade de voltar atrás; a capacidade de transformar o erro, as perdas ou as incompreensões em ensinamentos inerentes ao processo de aprendizagem evolutiva; a atitude lúcida, bem intencionada, de tornar o desconhecido conhecido, ampliando o autoconhecimento e qualificando a autoconsciencialidade; a revisão pró-evolutiva dos traços-força mal utilizados, adequando-os às prioridades evolutivas; a evitação das frustrações e vazio existencial; a superação do belicismo; a autoconfiança na condição de minipeça atuante no maximecanismo evolutivo; a autafirmação da singularidade consciencial através da interassistencialidade; o autopertencimento cósmico; a prudência para assistir; a impactoterapia; a assistência desinteressada assentada no autodiscernimento evolutivo; o equilíbrio emocional diante da dor do outro; a ausência de ressentimento ou autoculpa; o autodiscernimento afetivo; a distinção entre o respeito evolutivo e o acumpliciamento; a verpon informada de modo a facilitar a crítica pelo interlocutor a partir dos fatos e parafatos; as opções assistenciais submetidas ao crivo das autoprioridades evolutivas; a relação pensene-holossoma; o aqui e agora multidimensional; o abertismo consciencial; o calculismo cosmoético; a cosmovisão; a imperturbabilidade; o egocídio; a vontade cosmoética.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o domínio das energias enquanto fator de fortalecimento da autoconfiança; a qualificação do destemor interassistencial pela tarefa energética pessoal (tenepes); a Central Extrafisica da Verdade (CEV); a autoconscientização multidimensional (AM); a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a evitação, pelo autodiscernimento, da indecisão e do desgaste energético, decorrente da dúvida moral; a relação Cosmoeticologia-Energossomatologia; a autoconfiança na interassistencialidade multidimensional; o predomínio dos chacras superiores; o cumprimento de paradeveres.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo evolutivo da autoconscientização cosmoética; o sinergismo ortopensênico da postura neofílica; o sinergismo inteligência evolutiva–destemor cosmoético; o sinergismo cosmovisão-autodiscernimento; o sinergismo autorganização-autoconfiança; o sinergismo cognição-vontade; o sinergismo prudência-coragem; o sinergismo autopesquisa-interassistência.
          Principiologia: o princípio da verdade relativa de ponta (verpon); o princípio da exequibilidade da autoincorrupção; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da autocoerência cosmoética; o princípio da verbação cosmoética; o princípio cosmoético de agir na perspectiva de acontecer o melhor para todos; o princípio da primazia da autocrítica na profilaxia dos erros pessoais; o princípio cosmoético “na dúvida, abstenha-se”; o princípio filosófico antigo de ter coragem para mudar o mutável, paciência para aceitar o imutável e sabedoria para diferenciar as duas condições; o princípio recexológico da autoinsatisfação cosmoética pró-evolutiva; o princípio cosmoético de cada qual responder evolutivamente pelos próprios atos.
          Codigologia: a aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da incorruptibilidade pessoal; a teoria e a vivência do primado do autodiscernimento contínuo.
          Tecnologia: o acesso à multidimensionalidade proporcionado pela técnica do estado vibracional; a vivência da multidimensionalidade e multiexistencialidade por meio da técnica da projetabilidade lúcida; a técnica de mais 1 ano de vida; a técnica das vivências autoincorruptoras; a técnica do aqui-agora multidimensional; a técnica da autovivência das prioridades; a técnica da correção imediata do erro; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do autenfrentamento cosmoético; a técnica da Impactoterapia Cosmoética.
          Voluntariologia: a participação ativa na maxiproéxis grupal do voluntariado da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Despertologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: os efeito sinérgicos do autodiscernimento cosmoético; os efeitos do destemor cosmoético na profilaxia dos assédios; os efeitos da cosmoeticofilia na higiene do fobopensene.
          Neossinapsologia: as neossinapses desencadeadas pelo autenfrentamento cosmoético; a consolidação progressiva de neossinapses originadas de paraneossinapses do Curso Intermissivo (CI) pelo acesso e vivência de verpons cosmoéticas através da autopesquisa e interassistencialidade.
          Ciclologia: o ciclo pensar-decidir-agir.
          Enumerologia: o ânimo quanto à autodeterminação; o valor quanto às autoprioridades; a ousadia quanto às autodecisões evolutivas; a firmeza quanto à execução da proéxis; a hombridade quanto às adversidades da recéxis; a confiança quanto à interassistencialidade; o autodiscernimento quanto à Cosmoética.
          Binomiologia: o binômio autovivência do princípio da descrença–autorresponsabilidade cognitiva; o binômio autocrítica dos valores–autocompreensão das prioridades evolutivas; o binômio autolucidez pensênica–automanifestação holossomática; o binômio autotaquirritmia-autodiscernimento; o binômio parapsiquismo-Cosmoética; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio autorreflexão-autexperimentação; a conduta embasada no binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação assistencial docente da Conscienciologia–amparador extrafísico; a interação intencionalidade cosmoética–abertismo consciencial; a interação autolucidez pensênica–qualificação da intencionalidade; a interação destemor-liberdade-holomaturidade.
          Crescendologia: o crescendo valores da Socin–valores cosmoéticos.
          Trinomiologia: o trinômio autolucidez pensênica–livre arbítrio–autoconscientização cosmoética; o trinômio neoideia–interassistencialidade–autorreeducação pensênica; o trinômio autoconfiança–autodecisão cosmoética–imperturbabilidade; o trinômio domínio energético–poder argumentativo–posicionamento cosmoético; o trinômio trafor-interassistência-autorrealização; o trinômio autorganização pensênica–autoprioridades evolutivas–autossuperação da ansiedade; o trinômio necessidade-liberdade-motivação; o trinômio fato–autocrítica–ressignificação de valores.
          Polinomiologia: o polinômio autoconfiança-autoparapercepção-autodiscenimento-amparabilidade-acertamento; o polinômio verponidade-autolucidez-vontade-intencionalidade-autodiscernimento-autocognição-autocoerência.
          Antagonismologia: o antagonismo discernimento / medo; o antagonismo razão / emoção; o antagonismo autorganização / ansiedade; o antagonismo egocídio / autocídio; o antagonismo coragem / covardia; o antagonismo tares / lavagem cerebral; o antagonismo omissão superavitária / omissão deficitária; o antagonismo ânimo / preguiça; o antagonismo convicção / dúvida.
          Paradoxologia: o paradoxo do desespero desencadear atitudes corajosas.
          Politicologia: a cosmoeticocracia; a autodiscernimentocracia; a lucidocracia; a cognocracia; as iniciativas políticas em defesa dos direitos humanos.
          Legislogia: a lei natural da evolução das consciências; as leis da Cosmoeticologia; a lei do maior esforço evolutivo vivenciada pela conscin capaz de priorizar os valores cosmoéticos.
          Filiologia: a neofilia; a teaticofilia; a evoluciofilia; a desafiofilia; a interassistenciofilia; a voliciofilia; a energofilia.
          Fobiologia: a eliminação da tanatofobia pela autoconscientização multidimensional; o enfrentamento da decidofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome do ansiosismo pela autorganização consciencial; a superação da síndrome do fracasso através da reeducação pensênica; a prevenção da síndrome da catástrofe iminente pela higiene pensênica.
          Maniologia: a ausência de riscomania.
          Mitologia: o mito do herói.
          Holotecologia: a cosmoeticoteca; a eticoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a volicioteca; a mnemoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Intencionologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia; a Pensenologia; a Autocogniciologia; a Interassistenciologia; a Parapercepciologia; a Priorologia; a Coerenciologia; a Voliciologia; a Holomaturologia; a Evoluciologia; a Parepistemologia; a Axiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin destemida cosmoética; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a personalidade forte; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o conscienciólogo; o cosmoeticista; o voluntário da Conscienciologia; o professor de Conscienciologia; o pesquisador da Conscienciologia; o autodecisor; o maxidissidente.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a consciencióloga; a cosmoeticista; a voluntária da Conscienciologia; a professora de Conscienciologia; a pesquisadora da Conscienciologia; a autodecisora; a maxidissidente.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens holophilosophus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: minidestemor cosmoético = a condição da conscin praticante da técnica da reciclagem existencial (recéxis); maxidestemor cosmoético = a condição da conscin praticante da técnica da inversão existencial (invéxis); megadestemor cosmoético = o egocídio, entendido como processo, resultante da crescente autogovernabilidade cosmoética, interassistencial.
          Culturologia: a cultura da Cosmoeticologia; a cultura da multidimensionalidade consciencial; a cultura da transparência.
          Taxologia. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 condutas relacionadas com diferentes situações e desafios, vivenciados pela conscin destemida cosmoética:
          01. Autafirmação: a firmeza nas autodecisões críticas embasadas no autodiscernimento cosmoético e no autoparapsiquismo, não se deixando paralisar pela possibilidade de errar, incorrer em perdas ou enfrentar os desafios postos à autevolução.
          02. Autavaliação: a profilaxia dos autenganos através do domínio das emoções, condição necessária ao emprego eficaz das faculdades cognitivas no processo da formação de juízos morais.
          03. Autevolução: a autocompreensão da interassistencialidade como espaço por excelência do autenfrentamento e autaprendizagem evolutiva.
          04. Autocoerentização: a autocoerência cosmoética manifesta na atitude despojada da tares ao expor e exemplificar publicamente as verpons.
          05. Autoconscientização: o desenvolvimento das autoparapercepções a fim de possibilitar a apreensão e vivência de novas realidades e pararrealidades.
          06. Autocosmoetização: a conquista progressiva da ortopensenidade pelo acesso às verpons, autolucidez pensênica, qualificação da intencionalidade e vontade cosmoética.
          07. Autodeterminação: o destemor de não apequenar o projeto de vida e as verpons acessadas, nem tampouco ajustá-los à preservação da autoimagem e ao reconhecimento social.
          08. Autoincorrupção: a coragem moral exercida profissionalmente para se contrapor ao ambiente de autocorrupção e assumir as consequências de expressar publicamente as próprias ideias.
          09. Autorrenovação: o desapego das autoimagens – representação de egos temporários, sujeitos a condicionamentos e distorções decorrentes das influências emocionais, a serem renovados progressiva e permanentemente.
          10. Autoverbação: a autonomia pesquisística fundamentada no princípio da descrença (PD) e legitimada pela vivência da autocosmoética.
          11. Intercompreensão: a autoconfiança indispensável nos relacionamentos francos e abertos, nas amizades verdadeiras e na construção conjunta de código grupal de Cosmoética.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o destemor cosmoético, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          02. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
          03. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
          04. Autodecisão crítica: Autodecidologia; Neutro.
          05. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          06. Autopensenização: Autopensenologia; Homeostático.
          07. Autossuperação prioritária: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          08. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          09. Defesa da verpon: Autopriorologia; Homeostático.
          10. Descensão cosmoética: Evoluciologia; Homeostático.
          11. Holomaturologia: Evoluciologia; Homeostático.
          12. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
          14. Sobreposição mentalsomática: Holomaturologia; Homeostático.
          15. Voliciolina: Voliciologia; Neutro.
 O AUTESFORÇO VOLITIVO E A EXPANSÃO DO AUTODISCERNIMENTO MOTIVADOS PELA NECESSIDADE ÍNTIMA
 DE VIVÊNCIA DA AUTOCOSMOÉTICA CONDUZ A CONSCIN
  INTERMISSIVISTA AO CRESCENTE DOMÍNIO EMOCIONAL.
              Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem como propulsor da própria vontade a autocoerência cosmoética, empregando o autodiscernimento nos autenfrentamentos do cotidiano? No teste de avaliação pessoal, na escala de 1 a 5, em qual nível se situa quanto ao destemor cosmoético?
              Bibliografia Específica:
              1. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 372 a 402 e 565 a 602.
                                                                                                                   M. B. A.