Realismo Cosmoético

O realismo cosmoético é a atitude, postura ou modo racional, lógico, crítico e teático, em acordo com a Ética do Cosmos, sem autenganos, ficcionismos e pessimismos, de examinar, avaliar e encarar a realidade e / ou pararrealidade da vida consciencial.

Você, leitor ou leitora, avalia o índice pessoal de enfrentamento teático à realidade intra e extraconsciencial? Vem se esforçando para encarar com lucidez e racionalidade os fatos e parafatos, objetivando enxergar o micro e macrocosmo com realismo cosmoético máximo?

      REALISMO COSMOÉTICO
                                       (LUCIDOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O realismo cosmoético é a atitude, postura ou modo racional, lógico, crítico e teático, em acordo com a Ética do Cosmos, sem autenganos, ficcionismos e pessimismos, de examinar, avaliar e encarar a realidade e / ou pararrealidade da vida consciencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo real provém do idioma Latim, realis, “que existe de fato; verdadeiro”. Surgiu no Século XV. O sufixo ismo procede do idioma Grego, ismós, “doutrina; teorias, escolas; sistemas; tendências, correntes”. O termo realismo apareceu no Século XIX. A palavra cosmos vem do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Surgiu em 1563. O elemento de composição cosmo procede também do idioma Grego, kósmos. Apareceu, no idioma Português, no Século XIX. O vocábulo ética provém do idioma Latim, ethica, “ética, moral natural; parte da Filosofia que estuda a moral”, e esta do idioma Grego, éthikós. Surgiu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Realismo tarístico. 2. Realismo evolutivo.
          Neologia. As 3 expressões compostas realismo cosmoético, realismo cosmoético a menor e realismo cosmoético a maior são neologismos técnicos da Lucidologia.
          Antonimologia: 01. Realismo pessimista. 02. Irrealismo. 03. Fantasismo. 04. Bovarismo. 05. Alienismo. 06. Lunatismo. 07. Onirismo. 08. Surrealismo. 09. Utopismo. 10. Idealismo irracional.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto a capacidade de enxergar a verdadeira realidade do micro e macrouniverso consciencial.
          Ortopensatologia: – “Realismo. A falta de realismo nas atitudes e posturas é travão evolutivo, levando à deficiência consciencial e obstruindo o autesclarecimento”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Realismologia; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os maturopensenes; a maturopensenidade; os raciocinopensenes; a raciocinopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os logicopensenes; a logicopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o realismo cosmoético; a capacidade de ver subumanos, objetos ou coisas, conscins e consciexes com realismo; o ato de desfazer o véu dos onirismos pessoais; a atitude de tirar a venda dos próprios olhos; a predileção habitual pela razão superior ao invés da imaginação exacerbada; a atitude de ver, reconhecer e interpretar com fidedignidade os fatos; o desassombro e enfrentamento das verdades relativas de ponta; a busca e aceitação da verdade nua e crua; o realismo permanente quanto às próprias necessidades e autopotencialidades; o ato de tratar os próprios problemas emocionais com realismo; o aprofundamento da noção mais exata da própria realidade consciencial; o antionirismo; o corte de mecanismos íntimos de distorção da realidade; a eliminação das tentativas de desvirtuamento da realidade; a evitação da atitude de negar realidades desagradáveis; a exclusão da postura de ver tudo “cor-de-rosa”; a conduta de evitar a superestimação das formas e aparências; a autoimunização das ilusões e mitos da vida humana; a antimistificação; a evitação de expectativas irrealistas, ideais irracionais e crenças; a antimaquilagem; o senso de realismo; a receptibilidade íntima aos choques de realidades da Impactoterapia; o realismo nas abordagens interconscienciais; a mundividência evolutiva realística; o realismo interassistencial.
          Parafatologia: o realismo energético pela autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autoincorruptibilidade no balanço realístico das próprias performances através do fenômeno da visão panorâmica projetiva; o realismo cosmoético extrafísico pela projeção consciente; o realismo dos parafatos; a confrontação pós-dessoma com a pararrealidade consciencial; a autovivência do megarrealismo holobiográfico em comunidade extrafísica evoluída; o abertismo consciencial à verdade básica do Cosmos da Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: a autocura lúcida quanto ao sinergismo vicioso imaginação indomada–emoção patológica–irracionalidade contumaz; o sinergismo descrenciológico fatos–parafatos–autexperiências multidimensionais racionais.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do realismo cosmoético “se algo não é bom, não adianta fazer maquilagem”; o princípio do descarte do imprestável; o princípio de não ir contra os fatos; o princípio do ceticismo otimista cosmoético (COC); o princípio perspicaz de ser preferível encarar a dura realidade a manter-se na ignorância estagnante da mansidão ilusória; o princípio do realismo energético.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) abrangendo o autoposicionamento de enfrentar as realidades com destemor.
          Teoriologia: a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons); a teoria das verdades relativas de ponta (verpons) da Conscienciologia.
          Tecnologia: a técnica da incorruptibilidade da imaginação; a técnica da Cosmoética Destrutiva; a técnica do sobrepairamento cosmoético; as técnicas autoconscienciométricas contrárias às autoficções; a técnica da conscin-cobaia; as técnicas da Impactoterapia Cosmoética.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Holomaturologia.
          Efeitologia: os efeitos impactoterápicos dos choques de realidade; os efeitos autesclarecedores da admissão prática dos fatos e parafatos; os efeitos recinológicos da rendição à realidade onipresente; os efeitos equilibradores do realismo cosmoético.
          Neossinapsologia: as neossinapses reeducativas provenientes do olhar crítico realístico sobre tudo e todos; as neossinapses obtidas pelo exercício permanente da compreensão mais aprofundada da realidade; as neossinapses e paraneossinapses necessárias à teática do realismo sadio.
          Ciclologia: o ciclo desconstrução de mitos ilusórios–neoconstrução de conhecimentos; a busca pela apreensão lúcida e fidedigna das realidades através do ciclo olhar-observar-analisar-interpretar-deduzir-concluir.
          Binomiologia: o binômio realidade-imaginário; o binômio objetivismo-subjetivismo; o binômio realidade–falsa realidade.
          Interaciologia: a interação autolucidez–mundividência pessoal; a interação abordagem técnica–frieza do raciocínio no enfrentamento das realidades; a interação abstração positiva–realismo lógico.
          Crescendologia: o crescendo irrealidade-realidade-pararrealidade; o crescendo perceptivológico ilusão–realismo cosmoético.
          Trinomiologia: o trinômio racionalidade-logicidade-prioridade; o trinômio verdade-realismo-autenticidade; o trinômio autodisponibilidade recinológica–ousadia cosmoética–abertismo consciencial às verdades evolutivas prioritárias; o trinômio autoconceito realista–autoimagem real–autestima sadia.
          Polinomiologia: o autesforço para eliminação completa do polinômio sonho-fantasia-delírio-ilusão; a aquisição de maior realismo cosmoético através do polinômio autodesassedialidade-autoincorruptibilidade-autorganização-autocriticidade.
          Antagonismologia: o antagonismo realismo científico racional / ficcionismo artístico emocional; o antagonismo realismo (para)factual / ilusões mundanas; o antagonismo autorrealismo / heterorrealismo; o antagonismo realismo moderado / realismo exagerado; o antagonismo racionalidade autocrítica / imagística enferma; o antagonismo ater-se às realidades / prender-se às irrealidades.
          Politicologia: a lucidocracia; a discernimentocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo no alcance e consolidação da hiperlucidez quanto às realidades conscienciais e do Universo.
          Filiologia: a fatofilia; a parafatofilia; a cogniciofilia; a gnosiofilia; a recinofilia; a conscienciofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a ausência de neofobia.
          Sindromologia: a eliminação da síndrome da distorção da realidade; a superação da síndrome de Poliana; a autocura da síndrome do avestruzismo; o descarte da síndrome da apriorismose; a terapêutica ante as síndromes delirantes.
          Maniologia: a ausência de megalomania; o combate à esquizomania.
          Holotecologia: a mentalsomatoteca; a discernimentoteca; a cognoteca; a criticoteca; a cosmoeticoteca; a maturoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Lucidologia; a Autorrealismologia; a Autopensenologia; a Intraconscienciologia; a Autoconscienciologia; a Cosmoeticologia; a Cosmanálise; a Holopercucienciologia; a Autevoluciologia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin realista; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o cético otimista cosmoética.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a cética otimista cosmoética.
          Hominologia: o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens rationalis; o Homo sapiens criticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens holomaturologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: realismo cosmoético a menor = o ato de encarar de modo racional, lógico, crítico e prático a realidade humana, sob ótica multidimensional incipiente; realismo cosmoético a maior = o ato de encarar de modo racional, lógico, crítico e teático a realidade e pararrealidade, a partir do paradigma consciencial, sob ótica multidimensional avançada.
          Culturologia: a cultura da avaliação sistemática das realidades; a cultura da Autoconscienciometrologia; a cultura da holomaturidade consciencial.
          Tabelologia. Eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 confrontos técnicos elucidativos entre o realismo cosmoético e irrealismo consciencial:
          Tabela – Confronto Realismo Cosmoético / Irrealismo Consciencial
      Nos           Realismo Cosmoético                        Irrealismo Consciencial
            Adaptação consciencial à realidade
      01.                                               Fuga às realidades presentes
            circundante
            Apreço e descortino realista dos fatos      Fixação maior nas autoficções
      02.
            e parafatos                                 alienogênicas
            Autossustentação dos “pés na rocha
      03.                                               Perda do senso de realidade
            e mentalsoma no Cosmos”
            Conscientização maior da realidade
      04.                                               Predomínio de delírios mentais
            e pararrealidade
            Desapego cosmoético às irrealidades         Conservação de mundo íntimo
      05.
            de todas as naturezas e origens             imaginário
            O ato de cortar fora as tolices             O hábito de cultivar fantasias
      06.
            imaginativas                                patopensênicas
      07.   Otimismo racional sadio                     Pessimismo sofístico
      08.   Pragmatismo evolutivo                       Apragmaticidade
            Primazia da verdade relativa
      09.                                               Edulcoração da realidade
            construtiva
            Vivência teática da                         Crença em factoides ou
      10.
            Autodescrenciologia                         pseudoverdades
          Lições. No caminhar da jornada evolutiva, a consciência pode desfrutar de vivências autorreeducativas e construtivas, extra ou intrafísicas, passíveis de serem patrocinadas pelas consciexes amparadoras, capazes de promover lampejos de autolucidez, de modo a ampliar o nível de autoconsciência quanto às realidades. Sob a ótica da Autorrealismologia, eis, na ordem alfabética, 5 exemplos de autovivências sadias e respectivas lições de realismo cosmoético:
          1. Acoplamento áurico: o impacto de realidade pela parapercepção das energias homeostáticas de conscin ou consciex amparadora, benévola e fraterna e a lição da autaferição lúcida quanto à própria realidade autopensênica.
          2. Cosmoconsciência: o impacto de realidade pelo estado da consciência expandida e a lição do autesclarecimento avançado quanto ao si próprio, a vida, o Universo e o Cosmos.
          3. Esbregue intermissivo: o impacto de realidade pelo esbregue vigoroso no Curso Intermissivo (CI) e a lição do autelucidamento quanto às oportunidades evolutivas desperdiçadas, aos autequívocos ou automimeses dispensáveis vividas em retrovidas.
          4. Parexcursão interplanetária: o impacto de realidade pela visita extrafísica a planeta habitado, distante da Terra e a lição do Universalismo Maior.
          5. Projeção consciente vexaminosa: o impacto de realidade ao estar lúcido fora do corpo físico, na companhia de consciex amparadora, e ver com os paraolhos a assistência direta a legião de consciexes enfermas e a lição do amor puro (antiegoísmo).


                                                       VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o realismo cosmoético, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abordagem relevante: Autopriorologia; Homeostático.
            02. Alienação: Intrafisicologia; Nosográfico.
            03. Alucinação: Parapercepciologia; Nosográfico.
            04. Anomia imagística: Imagisticologia; Neutro.
            05. Aparência: Intrafisicologia; Nosográfico.
            06. Autoficção: Autassediologia; Nosográfico.
            07. Autofuga: Psicossomatologia; Nosográfico.
            08. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
            09. Autorrealidade intraconsciencial: Intraconscienciologia; Homeostático.
            10. Esbregue intermissivo: Impactoterapeuticologia; Homeostático.
            11. Fatofilia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
            12. Mitoclastia: Interassistenciologia; Homeostático.
            13. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
            14. Mundo imaginário: Imagisticologia; Nosográfico.
            15. Onirismo: Parapatologia; Nosográfico.
       A CADA PASSO EVOLUTIVO, A CONSCIÊNCIA ABRE
       NOVAS JANELAS E DEVASSA AS REALIDADES COM
  MAIOR REALISMO COSMOÉTICO. BUSQUEMOS DESCARTAR, EM DEFINITIVO, TODAS AS ILUSÕES PESSOAIS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, avalia o índice pessoal de enfrentamento teático à realidade intra e extraconsciencial? Vem se esforçando para encarar com lucidez e racionalidade os fatos e parafatos, objetivando enxergar o micro e macrocosmo com realismo cosmoético máximo?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; 100 Testes da Conscienciometria; revisor Alexander Steiner; 232 p.; 100 caps.; 15 E-mails; 103 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 123 questionamentos; 2 websites; 14 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997, página 45.
            2. Idem; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, páginas 261, 320, 510, 1.301 e 1.447.
            3. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007, páginas 621 e 1.013.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, página 1.422.
            5. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 847.
            6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013 páginas 47, 162, 173, 471, 552 e 728.
                                                                                                                  R. D. R.