Quietude Autopensênica

A quietude autopensênica é a condição de a conscin, homem ou mulher, manter-se em estado de acalmia íntima no ato de pensar, sentir e agir, sobrepairando a autorrealidade intraconsciencial, as realidades e as pararrealidades do Cosmos.

Você, leitor ou leitora, como avalia a própria suportabilidade de quietude autopensênica? Quais ações teáticas vem aplicando em prol da serenidade íntima nas tarefas interdimensionais, no labor da vida intrafísica e nas atividades interdimensionais?

      Enciclopédia da Conscienciolog ia                                                                  1
                              QUIETUDE AUTOPENSÊNICA
                                   (AUTOPENSENOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A quietude autopensênica é a condição de a conscin, homem ou mulher, manter-se em estado de acalmia íntima no ato de pensar, sentir e agir, sobrepairando a autorrealidade intraconsciencial, as realidades e as pararrealidades do Cosmos.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra quietude vem do idioma Latim, quiées, quiétis “repouso, calma”. Surgiu em 1553. O termo pensamento deriva também do idioma Latim, pensare, “pensar, cogitar, formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; meditar”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo sentimento procede igualmente do idioma Latim, sentimentum, sob a influência do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Surgiu no Século XIV. A palavra energia provém do idioma Francês, energie, derivada do idioma Latim, energia, e este do idioma Grego, enérgeia, “força em ação”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Serenidade autopensênica. 2. Tranquilidade autopensênica.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 29 cognatos derivados do vocábulo quietude: aquietação; aquietador; aquietadora; aquietar; inquieta; inquietação; inquietador; inquietadora; inquietante; inquietar; inquieto; inquietude; irrequieta; irrequietação; irrequieto; irrequietude; quiescente; quieta; quietação; quietar; quietarrão; quiete; quietez; quieteza; quietismo; quietista; quietístico; quieto; quietura.
          Neologia. As 4 expressões compostas quietude autopensênica, quietude autopensênica momentânea, quietude autopensênica intermitente e quietude autopensênica integral são neologismos técnicos da Autopensenologia.
          Antonimologia: 1. Irrequietude autopensênica. 2. Ruído autopensênico. 3. Impaciência autopensênica.
          Estrangeirismologia: a peace of mind pessoal; o must-have recomendado nas práticas bioenergéticas aplicadas à acuidade parapsíquica interassistencial.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à eutimia pensênica.
          Coloquiologia: o ato de deixar o barco correr, a onda passar e o mar se acalmar; a alma leve; a cabeça fria; o coração tranquilo.
          Citaciologia. Eis pensamento relativo ao tema, expresso na antiga China pelo filósofo Lao-Tsé (604–531 a.e.c.): – Poucos homens, aqui na Terra, sabem do segredo do ensinamento sem palavras e do poder do agir pelo não agir.
          Ortopensatologia: – “Autopensenes. Somente os autopensenes pacientes são capazes de levar a conscin à retilinearidade pensênica”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: a quietude autopensênica; o holopensene pessoal da tábula rasa; o silêncio pensênico; a observação cosmoetificadora da autopensenidade; a oxigenação do holopensene pessoal em meio à agitação da vida; o autodesvencilhamento de pressões holopensênicas mesológicas; a flexibilidade pensênica; o autocontrole do fluxo pensênico; os exercícios de prática mindfulness oportunizando a fixação da quietude autopensênica; a necessidade de dissipação do padrão da fôrma holopensênica da mente irrequieta; o autodiagnóstico de nuanças da estrutura pensênica; a autoconscientização de elucubrações pensênicas vãs; a constatação de retropensenes insistentes e inextricáveis; a retropensenidade; o peso de subpensenes sorrateiros; a subpensenidade; a autodinamização das manifestações pensênicas; a possibilidade de reparo da autorretilinearidade da pensenização; a qualificação da fôrma holopensênica pessoal; a evitação de xenopensenes; a xenopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; a autossustentação holossomática requerida para manter o remanso autopensênico nas dimensões intra e extrafísicas.
          Fatologia: o silêncio do pensamento; o serenismo pessoal; a sanificação da emoção; o autodesprendimento cosmoético permitindo o impertúrbio; a construção do clima de tranquilidade na vida diuturna; o retalhamento de confusões mentais; o autempenho na manutenção da constância do estado de ânimo sadio; o autencontro intraconsciencial pela Conscienciometrologia, desanuviando as inquietudes; os cuidados somáticos na prevenção e controle da ansiedade e do estresse; a investigação das condições somáticas nos sintomas de fadiga e dificuldade de concentração; o vínculo entre alimentação e transtornos do equilíbrio holossomático da consciência predisposta; a deficiência de vitaminas; o excesso da ingestão de cafeína; a prática regular de exercícios físicos e relaxamento holossomático; o autocontrole do instinto animal; a influência das evocações; a dissolução das intrusões; os recursos conscienciológicos dissuadindo o ato de deixar-se conduzir pelo subcérebro abdominal; os cuidados com a saúde emocional; o autenfrentamento das contrariedades, mantendo o eixo da consciencialidade; a prevenção da exacerbação psicossomática obstrutora do estado de autapaziguamento; a busca de saída do turbilhão emocional; a emersão de preocupações latentes no momento de relaxe; os extravasamento de recalques no relaxamento psicofisiológico; os episódios de euforia; os choros convulsivos; as flutuações de humor; os cuidados com a manutenção da sanidade mental; a dedicação a atividades de utilização dos atributos mentaissomáticos; o ato de a consciência manter-se inteira no aqui-agora; a compreenção das vacilações em face aos estressamentos da existência diária; a lucidez quanto à gravitação entre a constância e a instabilidade avassaladora; a racionalidade diante de paixões obnubiladoras do juízo crítico; a emoção dominada, sem recalques; a autocientificidade na análise da atravanca autoimposta pela crença em perigos do parapsiquismo; a atenção focada no momento presente; o surgimento da inspiração a partir da quietude íntima; a experiência no Programa de Aceleração da Desperticidade (PROAD); o primado dos sentimentos elevados; o raiar da serenidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a suavidade energética; os cuidados energossomáticos na autoprofilaxia dos distúrbios da inquietação; a seriedade na prática da tenepes; a blindagem energética consciencial; o autencapsulamento energético; a perquirição parapsíquica a partir do silêncio intraconsciencial; a agudização das parapercepções energéticas; a ampliação da capacidade de autoperscrutação paraperceptiva; a identificação de sutilezas no mapeamento da sinalética energética e parapsíquica pessoal; o desabrochamento e refinamento parapsíquico; a predisposição para autovivências do parapsiquismo intelectual; o desenvolvimento do autoparapercepção impressiva; a ampliação da telepatia; a manutenção da homeostase holossomática a partir do autodiagnóstico dos traços faltantes; o descortino de parapercepções inusitadas na Dinâmica Parapsíquica do Enciclopedismo Reurbanológico; as experiências parapsíquicas propiciadas no curso Pangrafologia Verbetológica, promovido pela Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); a abertura propícia ao vislumbre de paraconexão com a Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo vontade-autodisponibilidade prévio à instauração da autotranquilidade; o sinergismo quietude pensênica–autoparapsiquismo.
          Principiologia: os princípios da sanidade física e mental; o princípio da descrença (PD)
aplicado aos autexperimentos; o princípio cosmoético de reconhecer as dificuldades e os limites conscienciais; o princípio da autodeterminação evolutiva, devagar e sempre; a aplicação do princípio pessoal de fazer o melhor do melhor possível; o princípio de repelir o autassédio quando ao primeiro sinal dele; o princípio de revisão dos autopensenes. Enciclopédia da Conscienciolog ia                                                                  3
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) orientando a autorreciclagem prioritária.
          Teoriologia: a teoria do autodomínio consciencial aplicada à vivência amadurecida do equilíbrio da consciência perante si mesma; a teoria conscienciológica do pensene, aplicada com predominância no pen; a teoria das pesquisas parapsíquicas.
          Tecnologia: a técnica da concentração na respiração promovendo acalmia para a relaxação; as técnicas conscienciométricas aplicadas para compreensão da estrutura intraconsciencial; a compreensão da técnica do confor dos traços conscienciais; a técnica da desdramatização do trafar; a técnica do mapeamento dos atributos conscienciais; a técnica da autodescondicionamentometria; o autodiagnóstico aferido na técnica do centramento intraconsciencial; a autaceitação a partir da técnica de identificação do perfil consciencial; as técnicas de desenvolvimento do parapsiquismo lúcido.
          Voluntariologia: o exercício do voluntariado tarístico nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs) aviventando o autodiagnóstico de equívocos intraconscienciais.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Serenologia (Serenarium); o laboratório conscienciológico Pacificarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível da Autodiscernimentologia; o Colégio Invisível da Autorreeducaciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Despertologia.
          Efeitologia: a autoconscientização quanto aos efeitos do descuido com a autopensenidade; os efeitos evolutivos da introspecção lúcida; os efeitos autassediadores decorrentes da falta de atenção à patopensenidade; os efeitos da manifestação precipitada na emissão de opinião sem juízo crítico; os efeitos do desassossego íntimo nas práticas bioenergéticas; o efeito de não se sucumbir à autocorrupção pensênica; o efeito amplificador da consciencialidade perante a acalmia íntima nas interações interdimensionais.
          Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses nas práticas autorreflexivas; as recins desencadeadas a partir da constatação de parassinapses ultrapassadas.
          Ciclologia: o ciclo virtuoso acalmia íntima–acesso a neoideias avançadas; a sintonia ao fluxo do ciclo auscultar-atuar.
          Enumerologia: a desopressão dos autocondicionamentos; a desopressão do conceito de a aquietação ser sempre ruim; a desopressão de pensamentos anticosmoéticos arraigados; a desopressão da apropriação de energias conscienciais daninhas; a desopressão de autocomocionalismos; a desopressão do automatismo de reagir rápido; a desopressão da necessidade do controle para tudo estar bem.
          Binomiologia: o binômio inquietação com o superficial–evasão do essencial; o binômio quietude autopensênica–dinamização evoluciogênica; o binômio serenização pensênica–sentimento elevado.
          Interaciologia: o favorecimento à acuidade nas interações conscienciais; a confluência positiva para a interação assistente-assistidos.
          Crescendologia: o crescendo minutos–horas–dias–vida inteira na duração da pensenidade autodirecionada; o crescendo autocontrole–direcionamento interassistencial exitoso.
          Trinomiologia: a sobreposição do trinômio atenção-concentração-observação aos hábitos de atitudes desorganizadas.
          Polinomiologia: o polinômio relaxar o soma–serenizar as emoções–silenciar os pensamentos–concentrar-se nas energias conscienciais, enquanto ação-base da quietude autopensênica.
          Antagonismologia: o antagonismo inquietude / autovigilância; o antagonismo ansiedade / perseverança; o antagonismo neofobia / abertismo consciencial.
          Paradoxologia: o paradoxo de a autaquietação ser recurso de condução à autexpansão consciencial.
          Politicologia: a lucidocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei da autopensenização ininterrupta; a lei do maior esforço aplicada à autocontenção dos ímpetos psicomotores.
          Filiologia: a autopesquisofilia; a silenciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a parapsicofobia.
          Sindromologia: a profilaxia da síndrome da dispersão; a remissão da síndrome da pressa; a vitória na superação da síndrome do ansiosismo.
          Maniologia: a autassediomania; a mania de ruminação mental.
          Mitologia: a identificação de megamitos dissimulados, presentes na autopensenidade.
          Holotecologia: a analiticoteca; a apriorismoteca; a autocriticoteca; a conscienciometroteca; a consciencioteca; a disciplinoteca; a pensenoteca.
          Interdisciplinologia: a Autopensenologia; a Holossomatologia; a Mentalsomatologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Autenganologia; a Psicossomatologia; a Energossomatologia; a Parafenomenologia; a Somaticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin intermissivista; a conscin caladona; a conscin irrequieta; a conscin determinada; a conscin cosmovisiológica; a conscin autorreflexiva; a conscin mentalsomática; a conscin interassistencial; a conscin enciclopedista; o ser desperto; o ser Serenão.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o autodecisor; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o inversor existencial; o pacificador; o parapercepciologista; o pesquisador; o proexista; o projetor consciente; o reciclante existencial; o reeducador; o sensitivo; o sistemata; o tenepessista; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a autodecisora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a inversora existencial; a pacificadora; a parapercepciologista; a pesquisadora; a proexista; a projetora consciente; a reciclante existencial; a reeducadora; a sensitiva; a sistemata; a tenepessista; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens autopensenisator; o Homo sapiens autoperceptor; o Homo sapiens euthymicus; o Homo sapiens intraconscientiologus; o Homo sapiens omniperquisitor; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens paciens; o Homo sapiens pacificator; o Homo sapiens plenus; o Homo sapiens sanus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: quietude autopensênica momentânea = a manutenção cosmoética de autopensenes tranquilizados, de modo pontual, durante a prática de atividade específica predispondo-se para a assistência; quietude autopensênica intermitente = a conservação cosmoética da pensenidade sem ruídos, de modo crescente, no decorrer das atividades da rotina diária, dispondo-se à teática interassistencial; quietude autopensênica integral = a sustentação cosmoética da ortopensenidade, imperturbável, interassistencial, plena em todas as manifestações pessoais.
          Culturologia: a cultura autoconscienciométrica; a superação da cultura do barulho pensênico; a cultura do aditamento mentalsomático; o sobrepujamento da cultura do comocionalismo; a cultura da Cosmoética Destrutiva; a cultura do autodesprendimento cosmoético; a cultura evoluciogênica. Enciclopédia da Conscienciolog ia                                                                5
          Caracterologia. Em consonância à Autodiscernimentologia, a quietude autopensênica se caracteriza em manifestação consciencial de índole pró-evolutiva, por exemplo, notadamente contraposta ao estado de apatia, o quietismo de carárater nosográfico, retrator do dinamismo da evolutividade da consciência.
          Tabelologia. Atinente à Contrapontologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 características do quietismo autorrepressor em confronto à quietude autopensênica:
          Tabela – Contrapontos: Quietismo Autorrepressor / Quietude Autopensênica
      Nos         Quietismo Autorrepressor                  Quietude Autopensênica
                                                      Engajamento consciencial: ortopri1.   Afugentamento consciencial; evasão
                                                      orização
       2.   Alienação do contexto; alheamento         Integralização ao meio; atilamento
       3.   Ausência de interação; timidez            Percuciência na interação; despertez
       4.   Condição autestacionária: remancho        Situação autevolucionária: avanço
       5.   Fechadismo consciencial; malestar         Abertismo consciencial; bem-estar
       6.   Imobilidade forçada: inércia              Sagacidade legitimada: solércia
       7.   Reação psicossomática: anticura           Ação mentalsomática: autocura


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a quietude autopensênica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acalmia mental: Mentalsomatologia; Homeostático.
          02. Antidispersividade cotidiana: Rotinologia; Neutro.
          03. Apreço pela autolucidez: Autolucidologia; Homeostático.
          04. Ataraxia: Homeostaticologia; Homeostático.
          05. Ato mentalsomático: Mentalsomatologia; Neutro.
          06. Autocontrole: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Bagulho autopensênico: Patopensenologia; Nosográfico.
          08. Egocentrismo ansioso: Egologia; Nosográfico.
          09. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
          10. Fôrma holopensênica: Pensenologia; Neutro.
          11. Higiene Consciencial: Paraassepsiologia; Homeostático.
          12. Intentio recta: Intencionologia; Homeostático.
          13. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          14. Silenciofilia: Conviviologia; Neutro.
          15. Tranquilidade: Serenologia; Homeostático.
  A CONSCIN AUTOLÚCIDA PARA O VALOR DA QUIETUDE
  AUTOPENSÊNICA NO DESEMPENHO DO PARAPSIQUISMO INTERASSISTENCIAL, EMPENHA-SE PARA AMPLIÁ-LA NAS
 LIDES COTIDIANAS, ANGARIANDO PROVEITO EVOLUTIVO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, como avalia a própria suportabilidade de quietude autopensênica? Quais ações teáticas vem aplicando em prol da serenidade íntima nas tarefas interdimensionais, no labor da vida intrafísica e nas atividades interdimensionais?
            Bibliografia Específica:
            1. Green,Wendy; 50 Coisas que Você Pode fazer para Controlar a Ansiedade (5o Things you can to do Today to manage Ansiety); pref. Joanna Salle; trad. Gabriela Machado; 160 p.; 8 seções; 50 caps.; 25 enus.; 13 sinopses; 2 tabs.; glos. 15 termos; 1 nota; 11 refs.; br.; Lafonte; São Paulo, SP; 2012; páginas 34, 95, 98, 99 e 109.
            2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website;glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 96 e 97.
            3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 727.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 218.
            5. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 82 e 377.
            6. Willians, Mark; & Penman, Danny; Atenção Plena, Mindfulness: Como encontrar a Paz em um Mundo Frenético (Mindfulness: a Practical Guide to finding Peace in a Frantic World); pref. Jon Kabat-Zinn; rev. Hermínia Totti; Jean Marcel Montassier; & Renata Dib; trad. Ivo Korytowski; 208 p.; 12 caps.; 3 citações; 38 enus.; 2 esquemas; 23 x 16 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, 2015; páginas 11 a 160.
                                                                                                                         N. O.