A pseudodisponibilidade é o estado ou qualidade apresentada pela conscin, homem ou mulher, de aparente solicitude às necessidades de outras consciências, no âmbito familiar, social e profissional, contudo esquivando-se da realização da assistência, postergada continuamente.
Você, leitor ou leitora. já diagnosticou no próprio comportamento a pseudodisponibilidade? Em caso afirmativo, quais medidas terapêuticas vem adotando para superar tal condição?
PSEUDODISPONIBILIDADE (ANTIASSISTENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A pseudodisponibilidade é o estado ou qualidade apresentada pela conscin, homem ou mulher, de aparente solicitude às necessidades de outras consciências, no âmbito familiar, social e profissional, contudo esquivando-se da realização da assistência, postergada continuamente. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O elemento de composição pseudo deriva do idioma Grego, pséudes, “mentiroso; enganador; falso; suposto”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX. O vocábulo disponível vem do idioma Latim Medieval, disponibilis, “de que se pode dispor”, talvez do idioma Francês, disponible. Surgiu no Século XIX. Sinonimologia: 1. Falsa disponibilidade. 2. Suposta disponibilização. 3. Antidisponibilidade. 4. Disponibilidade enganosa. 5. Indisponibilidade camuflada. Neologia. As duas expressões compostas pseudodisponibilidade espontânea e pseudodisponibilidade deliberada são neologismos técnicos da Antiassistenciologia. Antonimologia: 1. Disponibilidade verdadeira. 2. Pronta disponibilidade. 3. Disponibilidade assistencial. 4. Disponibilidade genuína. Estrangeirismologia: a conscin toujours disponible; a assistencialidade fulltime; o modus operandi pessoal da assistência; o feedback dos assistentes; o rapport com os assistidos. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à disponibilidade assistencial. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Apliquemos nossas disponibilidades. Autodisponibilidade gera interassistência. Pseudodisponibilidade é falácia. Coloquiologia. Eis 3 expressões coloquiais relativas à temática: – me engana que eu gosto; passa lá em casa para tomarmos um chá (mas nunca dá o endereço); o ato de ficar sempre bem na fita. Proverbiologia. Eis 3 provérbios relativos ao tema: – Uma promessa feita é uma dívida contraída (Robert William Service, 1874–1958). Prometemos segundo nossas esperanças e cumprimos segundo nossos temores (François de La Rochefoucald, 1613–1680). É melhor fazer o bem do que prometê-lo (Marcus Fabius Quintilianus, 35–100 e.c.). Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Assistência. Se você verifica que alguém precisa de assistência, o inteligente é estar predisposto e disponível à atuação benéfica dos amparadores extrafísicos”. 2. “Disponibilidade. A pessoa prestativa conquista a todos”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da antiassistência; o holopensene pessoal da incoerência; a pensenosfera desacolhedora; a autopensenidade divergente. Fatologia: a pseudodisponibilidade; a indisponibilidade para a extrapauta; a imprecisão verbal; a fuga da assistência; o auto e heterengano; a autoindisponibilidade perante os neoconceitos; o comportamento tendencioso; as posturas antiassistenciais; o desrespeito ao processo evolutivo alheio; o traço fardo antiassistencial; a perda da oportunidade assistencial; a renúncia à interassistência; a anticosmoeticidade utilizada como mecanismo de defesa do ego (MDE); a busca do ganho secundário; o trafar dissimulado; a assistência limitada; a prática da tacon em desfavor da tares prioritária; a pseudassistência visando autorrealizações pessoais; o oposto da prontidão; o perfil consciencial do fazedor de média malintencionado; o caráter falho e duvidoso; a falta de continuísmo causando frustrações; o jeitinho próprio de enganar; o ato de não perceber as próprias intenções anticosmoéticas; a inconstância promovendo embaraços; a pseudodisponibilidade da pessoa residente em local incerto e não sabido; os discursos falaciosos dos candidatos a cargos eletivos, às vésperas das eleições; o famoso tapinha nas costas; a busca do autodiscernimento quanto à autodisponibilidade interassistencial. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a vampirização energética gerada pela expectativa em relação à disponibilidade alheia; a pseudodisponibilidade do assistente em relação ao assistido, dificultando a ação do amparador extrafísico; o paradever dos intermissivistas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo assistente-assistido-amparador; o sinergismo vontade-intencionalidade-ação. Principiologia: o princípio da descrença (PD) no questionamento da autodisponibilidade; o princípio da grupalidade, considerando ninguém evoluir sozinho; o princípio da disponibilidade assistencial propiciando confiabilidade da equipe extrafísica; o princípio de o assistente não estar disponível aos caprichos do assistido. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) embasado na disponibilidade; o código grupal de Cosmoética (CGC); o código pessoal de generosidade. Teoriologia: a teoria e a prática da interassistencialidade; a teoria dos reencontros interconscienciais; a teática da disponibilidade assistencial. Tecnologia: a técnica da imobilidade física vígil (IFV) contribuindo com a acalmia necessária ao continuísmo da disponibilidade assistencial. Voluntariologia: o voluntariado conscienciocêntrico conectando consciências disponíveis assistencialmente. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autassistenciologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade oportunizando o aprendizado da disponibilidade da equipex. Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Retrocogniciologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia. Efeitologia: o efeito antievolutivo da desassistência; o efeito anticosmoético da enganação; o efeito nocivo da irresponsabilidade; o efeito benéfico da superação do murismo. Neossinapsologia: a oportunidade perdida de geração das neossinapses a partir das interrelações evitadas; as neossinapses oriundas da disponibilidade teática. Ciclologia: o ciclo nosográfico pseudodisponibilidade do professor–desinteresse do aluno–evasão escolar; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da interassistência. Enumerologia: a pseudodisponibilidade na família; a pseudodisponibilidade na vida social; a pseudodisponibilidade nas amizades; a pseudodisponibilidade no trabalho; a pseudodisponibilidade no duplismo; a pseudodisponibilidade no grupo de estudos; a pseudodisponibilidade no voluntariado. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio pseudodisponibilidade assistencial às conscins–pseudodisponibilidade assistencial às consciexes. Interaciologia: a interação nosográfica irresponsabilidade-indisponibilidade; a interação hábitos sadios–rotinas úteis. Crescendologia: a desassistência continuada podendo dar origem ao crescendo patológico melancolia intrafísica–melancolia extrafísica. Trinomiologia: o trinômio indisponibilidade-desassistência-anticosmoeticidade; o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio antievolutivo indisponibilidade–desassistência––interprisão grupocármica. Polinomiologia: o polinômio traço fardo–atitude descartável–assistência ineficiente–subcérebro abdominal; o polinômio satisfação malévola–vontade débil–autopromoção espúria–desculpa esfarrapada; o polinômio proéxis-responsabilidade-necessidade-disponibilidade. Antagonismologia: o antagonismo pseudodisponibilidade / interassistencialidade lúcida; o antagonismo omissão deficitária / autopriorização; o antagonismo anticosmoética / Paradireito; o antagonismo estar disponível / estar à disposição. Paradoxologia: o paradoxo de a disposição nem sempre significar disponibilidade; o paradoxo de o assistente ser sempre o primeiro a ser assistido. Politicologia: a politicocracia; a assistenciocracia; a meritocracia; a proexocracia; a democracia; a lucidocracia; a profilaxiocracia. Legislogia: a aplicação da lei do maior esforço evolutivo visando a priorização da assistência; as leis do Paradireito com o propósito de amparar as consciências; a lei de responsabilidade do mais lúcido; a lei da imutabilidade do passado. Filiologia: a conscienciofilia; a evoluciofilia; a criteriofilia; a definofilia; a comunicofilia; a interassistenciofilia; a proexofilia. Fobiologia: a autocriticofobia; a interassistenciofobia; o medo da má interpretação alheia. Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA) na vivência dos amores errados; a síndrome do salvador da pátria; a síndrome do buscador borboleta. Maniologia: a mania de tirar o corpo fora; a mania de vender e não entregar; a mania de não dar cumprimento ao prometido; a mania de querer agradar tudo e todos; a mania de procrastinar o feito; a mania de querer voluntariar em todas as Instituições Conscienciocêntricas (ICs) ao mesmo tempo. Holotecologia: a cosmoeticoteca; a proexoteca; a socioteca; a comunicoteca; a evolucioteca; a interassistencioteca; a convivioteca. Interdisciplinologia: a Antiassistenciologia; a Engodologia; a Cosmoeticologia; a Comunicologia; a Conviviologia; a Assertivologia; a Reeducaciologia; a Desassediologia; a Decidologia; a Displicenciologia; a Intencionologia; a Interassistenciologia; a Holomaturologia; a Patoconviviologia; a Recexologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin indisponível; a conscin procrastinadora; a conscin antiassistencial; a conscin anticosmoética; a conscin enganadora; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o tratante; o enganador; o enrolador; o embromador; o pilantra. Femininologia: a tratante; a enganadora; a enroladora; a embromadora; a pilantra. Hominologia: o Homo sapiens pseudoauthenticus; o Homo sapiens desorientatus; o Homo sapiens erraticus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens pseudoscientificus; o Homo sapiens autorreeducator; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens fraternus. V. Argumentologia Exemplologia: pseudodisponibilidade espontânea = aquela ocorrida sem a percepção do agente; pseudodisponibilidade deliberada = aquela ocorrida de maneira intencional e visando atender as intenções egoicas do agente. Culturologia: a necessidade da cultura da solidariedade; a cultura da interassistencialidade. Terapeuticologia: a profilaxia do hábito de se apresentar sempre disponível, irrefletidamente; a autoconscienciometria continuada na identificação dos traços fardos da antiassistência; as reciclagens intraconscienciais auxiliadas pela Consciencioterapia. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a pseudodisponibilidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático. 02. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Autencantoamento cosmoético: Autodeterminologia; Homeostático. 04. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro. 05. Autocompromisso multidimensional: Multidimensiologia; Homeostático. 06. Autodisponibilidade itinerante: Autopriorologia; Homeostático. 07. Autodisponibilidade pacífica: Interassistenciologia; Neutro. 08. Categoria da minipeça interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 09. Comunicação não verbal: Comunicologia; Neutro. 10. Conscin tenepessável: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Disponibilidade assistencial autolúcida: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Intencionologia: Holomaturologia; Neutro. 13. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático. 14. Objetificação interconsciencial: Patoconviviologia; Nosográfico. 15. Oportunidade de ajudar: Interassistenciologia; Homeostático. A PSEUDODISPONIBILIDADE IMPOSSIBILITA A CONSCIN DE REALIZAR A TAREFA INTERASSISTENCIAL EXITOSA, LÚCIDA, PREDISPONDO A VÍNCULOS ANTIEVOLUTIVOS E À GERAÇÃO DE INTERPRISÕES GRUPOCÁRMICAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora. já diagnosticou no próprio comportamento a pseudodisponibilidade? Em caso afirmativo, quais medidas terapêuticas vem adotando para superar tal condição? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 135 e 536. 2. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 168. J. D. S.