Procedimento Extrapauta

O procedimento extrapauta é o ato ou efeito de proceder de determinada maneira, de agir, de portar-se ou de conduzir-se metodicamente de modo diferente, inusual, fora da rotina das pesquisas habituais e dos trâmites estabelecidos ou convencionados, como técnica de inovação e potencialização do apuro e eficácia das investigações em andamento.

Você, leitor ou leitora, admite o procedimento extrapauta nas próprias pesquisas? Já aplicou tal técnica investigativa?

      PROCEDIMENTO EXTRAPAUTA
                                  (AUTOPESQUISOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O procedimento extrapauta é o ato ou efeito de proceder de determinada maneira, de agir, de portar-se ou de conduzir-se metodicamente de modo diferente, inusual, fora da rotina das pesquisas habituais e dos trâmites estabelecidos ou convencionados, como técnica de inovação e potencialização do apuro e eficácia das investigações em andamento.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo proceder deriva do idioma Latim, procedere, “ir à frente; avançar; progredir; sair de; aparecer; crescer; desenvolver-se; nascer; suceder; acontecer; ter bom êxito; sair-se bem; aproveitar a; ser útil para”. As palavras proceder e procedimento surgiram no Século XIV. O prefixo extra provém do mesmo idioma Latim, extra, “na parte de fora; além de; por exceção”. O vocábulo pauta vem do idioma Latim Medieval, pacta, de pactus, “fixado; fincado; convênio; pacto”, particípio passado de pangere, “fincar; cravar; espetar; traçar em cera; escrever; compor; prometer; convencionar; ajustar; concordar a respeito de; prometer em casamento; receber promessa de”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Técnica procedimental diversificada. 2. Abordagem técnica diferente. 3. Regra nova de pesquisa. 4. Prática investigativa inovadora. 5. Procedimento técnico não convencional.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 12 cognatos derivados do vocábulo procedimento: autoprocedimento; neoprocedimento; paraprocedimento; procedência; procedente; proceder; procedida; procedido; procedimental; Procedimentologia; procedura; procedural.
          Neologia. As 3 expressões compostas procedimento extrapauta, procedimento extrapauta pessoal e procedimento extrapauta grupal são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
          Antonimologia: 1. Procedimento técnico convencional. 2. Método pesquisístico habitual. 3. Prática pesquisística usual.
          Estrangeirismologia: o Pesquisarium; o insight; o plus pesquisístico; o upgrade; o zoom.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência das prioridades pesquisísticas.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmovisiologia; os lateropensenes; a lateropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; o abertismo autopensênico; o neobloco pensênico invulgar.
          Fatologia: o procedimento extrapauta; a abordagem pesquisística diferente; o ângulo de abordagem inusitado; o novo agente de abordagem; a nova unidade analítica; a condição extra; o método insólito; o procedimento incomum; a nuança surpreendente; a extrapauta no universo das pesquisas; a neotese; a neovertente; o emprego da intercalação; a mudança do esquematismo; a exegese ainda não tentada; a saída para novos espaços fora dos contingenciamentos condicionantes; a libertação das injunções ultrapassadas; o lançamento do bumerangue ideativo com retorno imprevisto; a demanda da realidade inescapável mas ainda não identificada; o raciocínio lateral; o revisionismo das práticas de pesquisa; a substituição dos agentes pesquisísticos; as tentativas de renovação ainda não testadas; o raciocínio assimétrico; os novos objetivos propositivos; as demandas das antiutopias racionais; a ultrapassagem do impérvio, do inacessível e do impenetrável; a trajetória para o ignoto; a análise das linhas opostas; a saída ousada da cronicificação das hipóteses; a excogitação ainda não testada; a entrada em contextos ainda não exauridos; a saída da zona de conforto; o pagamento do ônus pela neoverpon; o encaminhamento por outros vieses; a descoberta de outras alternativas; a renovação dos meios para atingir os mesmos fins; o resgate de recursos minimizados, bagatelizados, relativizados e negados; os atos de zapear, twittear, blogar, orkutar e internetiar enriquecendo as buscas de novas pistas, indícios, vestígios, marcas e indicações; a consulta a profissionais de outras áreas; a descoberta de neoprocedimentos relevantes a serem incorporados à autorrotina pesquisística.
          Parafatologia: a extrafisicalidade como território inexplorado para os pesquisadores convencionais; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; os auditores extrafísicos da Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); o extrapolacionismo parapsíquico revelando neoprocedimentos pesquisísticos inimaginados.


                                           III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio popular “quem procura, acha”.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a consideração da técnica secundária; a técnica da exaustividade pesquisística.
          Voluntariologia: o voluntariado da pesquisa teática multidimensional.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
          Efeitologia: os efeitos dos procedimentos extrapautas exitosos na construção de novas metodologias de pesquisa.
          Neossinapsologia: as neossinapses derivadas do arrojo pesquisístico.
          Ciclologia: o ciclo tentativas-acerto; o ciclo da obsolescência tecnológica.
          Enumerologia: a extrapauta; a atipicidade; a singularidade; a surpreendência; o incogitado; o adventício; a extrapolação.
          Binomiologia: o binômio inteligência-empenho; o binômio ousadia criativa–megafoco.
          Interaciologia: a interação da retrovinculação com a neovinculação.
          Trinomiologia: o trinômio flexibilidade-cosmovisão-heurística.
          Antagonismologia: o antagonismo procedimento extrapauta / procedimento habitual.
          Politicologia: a democracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a paradireitocracia; a discernimentocracia; a argumentocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço pesquisístico.
          Filiologia: a neofilia; a xenofilia; a pesquisofilia; a gnosiofilia; a paratecnofilia; a intelectofilia; a cienciofilia.
          Mitologia: o mito da inspiração sem transpiração.
          Holotecologia: a energossomatoteca; a fenomenoteca; a parapsicoteca; a projecioteca; a experimentoteca; a assistencioteca; a despertoteca.
          Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Experimentologia; a Extrapautologia; a Tematologia; a Argumentologia; a Confrontologia; a Metodologia; a Recexologia; a Mentalsomatologia; a Determinologia; a Holomaturologia; a Cosmanaliticologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens processor; o Homo sapiens curiosus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens attentus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: procedimento extrapauta pessoal = o ato de proceder inovações tecnicamente de modo restrito, intrafisicamente; procedimento extrapauta grupal = o ato de proceder inovações tecnicamente de modo amplo, paraperceptivamente.
          Culturologia: a cultura da Autopesquisologia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o procedimento extrapauta, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amostragem conscienciológica: Holopesquisologia; Neutro.
          02. Autoparapercepciologia ideal: Autopesquisologia; Homeostático.
          03. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          04. Barreira teórica: Autopesquisologia; Neutro.
          05. Corte da realidade: Autopesquisologia; Neutro.
          06. Curiosologia: Autopesquisologia; Neutro.
          07. Fato orientador: Pesquisologia; Neutro.
          08. Impasse na pesquisa: Autopesquisologia; Neutro.
          09. Omniquestionamento: Pesquisologia; Neutro.
          10. Paraevidência: Autoparapesquisologia; Neutro.
          11. Ponto cego: Autopesquisologia; Nosográfico.
          12. Pré-Análise: Pesquisologia; Neutro.
          13. Reparo técnico: Autopesquisologia; Neutro.
          14. Técnica conscienciológica curiosa: Autopesquisologia; Homeostático.
          15. Zetética: Autopesquisologia; Homeostático.
  O PROCEDIMENTO EXTRAPAUTA APLICADO ÀS PESQUISAS PODE SUSCITAR MÚLTIPLOS VIESES NOVOS ÀS INDAGAÇÕES DA PESQUISADORA OU DO PESQUISADOR
   ATENTO, AMPLIANDO A ORIGINALIDADE DA PESQUISA.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite o procedimento extrapauta nas próprias pesquisas? Já aplicou tal técnica investigativa?