Procedimento Composto

O procedimento composto é o ato ou efeito de proceder de determinada maneira, de agir, de portar-se ou de conduzir-se metodicamente de modo complexo como técnica de potencialização do apuro e eficácia das investigações em andamento.

A vida para você, leitor ou leitora, vem sendo desenvolvida com a predominância de procedimentos singelos ou complexos? Por qual razão?

      PROCEDIMENTO COMPOSTO
                                 (PROCEDIMENTOLOGIA)


                                           I. Conformática

         Definologia. O procedimento composto é o ato ou efeito de proceder de determinada maneira, de agir, de portar-se ou de conduzir-se metodicamente de modo complexo como técnica de potencialização do apuro e eficácia das investigações em andamento.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo proceder deriva do idioma Latim, procedere, “ir à frente; avançar; progredir; sair de; aparecer; crescer; desenvolver-se; nascer; suceder; acontecer; ter bom êxito; sair-se bem; aproveitar a; ser útil para”. As palavras proceder e procedimento surgiram no Século XIV. O vocábulo composto vem do mesmo idioma Latim, compitus, particípio passado de componere, “compor; por juntamente, de reserva; juntar; reunir; edificar; construir; fazer”. Apareceu no Século XIII.
         Sinonimologia: 1. Procedimento complexo. 2. Procedimento integrativo. 3. Procedimento cosmovisiológico. 4. Processamento composto. 5. Comportamento composto. 6. Conduta composta.
         Neologia. As duas expressões compostas procedimento composto físico e procedimento composto extrafísico são neologismos técnicos da Procedimentologia.
         Antonimologia: 1. Procedimento simples. 2. Procedimento singelo. 3. Procedimento simplório. 4. Comportamento simples. 5. Conduta simples.
         Estrangeirismologia: o modus faciendi; o modus operandi; o Pesquisarium; o portfolio de procedimentos pessoais.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade das escolhas pesquisísticas evolutivas.


                                             II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Procedimentologia; os lateropensenes; a lateropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; o holopensene da sistematicidade.
         Fatologia: o procedimento composto; o procedimento simples do ato de autopensenizar; o procedimento composto do ato de tomar o copo de água; a partir do princípio de a consciência ser complexa, a evolução consciencial está assentada em procedimentos compostos; os procedimentos simples predominando na fase preparatória da vida humana; os procedimentos compostos predominando na fase executiva da vida humana; as subdivisões do procedimento composto; os passos necessários para a resolução do problema; as etapas essenciais para a realização da tarefa; os recursos requeridos para a operacionalização de cada fase; o número de ações em cada estágio executivo; a combinação de atos repetidos e atos distintos; a conciliação de operações simultâneas e operações sucessivas; a série de condutas conexas e confluentes para a conclusão eficaz do procedimento.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; os procedimentos humanos, envolvendo o parapsiquismo em geral, compostos em função da multidimensionalidade da consciência; os procedimentos da ofiex pessoal mais complexos se comparados aos procedimentos exigidos pelas práticas da tenepes; a complexidade dos procedimentos multidimensionais.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Holofilosofia-Principiologia-Autexperimentologia; o sinergismo autevolutivo comunicabilidade-intelectualidade-paraperceptibilidade; o sinergismo autevolutivo vontade inquebrantável–intencionalidade cosmoética–autorganização eficaz; o sinergismo reflexão científica–autopesquisa evolutiva; o sinergismo descrenciológico autoquestionamento-heteroquestionamento-omniquestionamento; o sinergismo tarístico autoposicionamento-verbação-teática; o sinergismo pensenização focada–conteúdo tarístico–expressão didática; o sinergismo cosmoético Teaticologia-Verbaciologia; o sinergismo dos atos ordenados, sucessivos e interligados objetivando a meta comum.
          Principiologia: o princípio da autopesquisa; o princípio da descrença; o princípio da evolução; o princípio falacioso da pesquisa não-participativa; o princípio de causa e efeito; o princípio da autocrítica aplicada ao prioritário evolutivo; os princípios da Holofilosofia; os princípios da Cosmoeticologia; o princípio da quantidade com qualidade.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) vivenciado.
          Teoriologia: o predomínio da autovivência (99%) verbaciológica sobre a teoria (1%).
          Tecnologia: a técnica de viver coerentemente; as técnicas autoconscienciométricas depurando a autoverbação; as técnicas conscienciométricas, verbaciológicas e interassistenciais de resgate da responsabilidade evolutiva; a Paratecnologia Intelectiva Assistencial; a habilidade paratécnica, intelectual, pessoal; os paraconstructos-chave na Paratecnologia da intelecção; a Paratecnologia da macrossomaticidade; a paratécnica da ofiex; os frutos da técnica das 5 horas de reflexão; o manejo técnico dos procedimentos.
          Voluntariologia: o voluntário teático da Conscienciologia.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico básico da existência diuturna; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da autorganização.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Sociologia; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível dos Despertos; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito de cada elemento do procedimento composto na qualificação do resultado final.
          Ciclologia: o ciclo procedimentos iniciais–procedimentos conclusivos.
          Binomiologia: o binômio procedimentos simples–procedimentos complexos; o binômio procedimentos primários–procedimentos secundários; o binômio procedimentos fundamentais–procedimentos eletivos; o binômio procedimentos intraconscienciais–procedimentos extraconscienciais; o binômio procedimentos teóricos–procedimentos práticos.
          Interaciologia: a interação sequência cronológica–disposição proxêmica.
          Crescendologia: o crescendo procedimento primitivo–procedimento composto.
          Trinomiologia: o trinômio Cosmos-consciência-energia; o trinômio atos-fatos-parafatos; o trinômio acumulação de experiências–acumulação de fatos–acumulação de fenômenos; o trinômio autopesquisas-heteropesquisas-multipesquisas; o trinômio avaliar-informar-esclarecer; o trinômio causa-efeito-solução; o trinômio pesquisa-achado-debate.
          Polinomiologia: o polinômio procedimentos somáticos–procedimentos energossomáticos–procedimentos psicossomáticos–procedimentos mentaissomáticos.
          Antagonismologia: o antagonismo procedimento profissional / procedimento amador; o antagonismo procedimento racional / procedimento emocional; o antagonismo procedimento autoconsciente / procedimento irrefletido; o antagonismo procedimento assertivo / procedimento ambíguo; o antagonismo procedimento legal / procedimento ilegal; o antagonismo procedimento prolífico / procedimento inócuo; o antagonismo procedimento interassistencial / procedimento bélico; o antagonismo procedimentos centrípetos / procedimentos centrífugos; o antagonismo procedimentos inovadores / procedimentos obsoletos; o antagonismo procedimentos fisiológicos / procedimentos antifisiológicos; o antagonismo procedimentos cosmoéticos / procedimentos anticosmoéticos.
          Politicologia: a democracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a paradireitocracia; a discernimentocracia; a argumentocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço pesquisístico.
          Filiologia: a neofilia; a xenofilia; a pesquisofilia; a gnosiofilia; a paratecnofilia; a intelectofilia; a cienciofilia.
          Holotecologia: a energossomatoteca; a fenomenoteca; a parapsicoteca; a projecioteca; a experimentoteca; a assistencioteca; a despertoteca.
          Interdisciplinologia: a Procedimentologia; a Autexperimentologia; a Paratecnologia; a Conscienciometrologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia; a Autopriorologia; a Etologia; a Autocogniciologia; a Cosmovisiologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens processor; o Homo sapiens curiosus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens attentus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: procedimento composto físico = o ato de se comunicar; procedimento composto extrafísico = a ação de a conscin sair temporariamente do corpo humano por meio da projeção consciente.
          Culturologia: a cultura da Autopesquisologia.
          Tabelologia. Sob a ótica da Procedimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, a tabela com 20 cotejos entre procedimentos simples e procedimentos compostos, em geral:
                Tabela – Procedimentos Simples / Procedimentos Compostos
      Nos          Procedimentos Simples                  Procedimentos Compostos
      01.   Amar                                     Adquirir senso universalista
      02.   Assim                                    Desassim
      03.   Autoculpa                                Recomposição grupocármica
      04.   Caminhar                                 Volitar
      05.   Clarividência                            Pangrafia
      06.   Comer                                    Degustar
      07.   Comover                                  Esclarecer
      08.   Conversar                                Debater
      09.   Emoção                                   Sentimento elevado
      10.   EV                                       Megaeuforização
      11.   Falar                                    Redigir
      12.   Ler                                      Estudar
      13.   Medo                                     Ousadia cosmoética
      14.   Método filosófico                        Método científico
      15.   Orgasmo                                  Holorgasmo
      16.   Plantar                                  Cultivar
      17.   Preguiça                                 Autesforço
      18.   Processo teórico                         Processo teático
      19.   Sensação orgânica                        Parapercepção
      20.   Ver                                      Observar


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o procedimento composto, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amostragem conscienciológica: Holopesquisologia; Neutro.
          02. Autoparapercepciologia ideal: Autopesquisologia; Homeostático.
          03. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          04. Conceito técnico: Autopesquisologia; Neutro.
          05. Corte da realidade: Autopesquisologia; Neutro.
          06. Directrix: Autevoluciologia; Homeostático.
          07. Fato orientador: Pesquisologia; Neutro.
          08. Impasse na pesquisa: Autopesquisologia; Neutro.
          09. Omniquestionamento: Pesquisologia; Neutro.
          10. Paraevidência: Autoparapesquisologia; Neutro.
          11. Pré-Análise: Pesquisologia; Neutro.
          12. Procedimento extrapauta: Autopesquisologia; Neutro.
       13. Procedimento técnico-administrativo: Procedimentologia; Neutro.
       14. Reparo técnico: Autopesquisologia; Neutro.
       15. Técnica dos 100 procedimentos: Autexperimentologia; Homeostático.
 A VIDA CONSCIENCIAL MAIS RICA É AQUELA NA QUAL
  PREDOMINAM OS PROCEDIMENTOS COMPOSTOS FUNDAMENTAIS, LÓGICOS, COSMOÉTICOS, PRODUTIVOS,
    INTERASSISTENCIAIS, EVOLUTIVOS E PRIORITÁRIOS.
       Questionologia. A vida para você, leitor ou leitora, vem sendo desenvolvida com a predominância de procedimentos singelos ou complexos? Por qual razão?