Priorização Mentalsomática

A priorização mentalsomática é o autoposicionamento avançado e complexo de colocar o autodiscernimento, gerado pelo mentalsoma, na realização das ações pessoais, à frente de excessos e atravancamentos de toda natureza surgidos no dia a dia diuturno, conjunto ou processo perturbador e envolvente da vida moderna.

Você, leitor ou leitora, dinamiza as próprias manifestações por meio da priorização do autodiscernimento, além da boa intenção e da boa vontade? Desde quando?

      PRIORIZAÇÃO MENTALSOMÁTICA
                                 (MENTALSOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A priorização mentalsomática é o autoposicionamento avançado e complexo de colocar o autodiscernimento, gerado pelo mentalsoma, na realização das ações pessoais, à frente de excessos e atravancamentos de toda natureza surgidos no dia a dia diuturno, conjunto ou processo perturbador e envolvente da vida moderna.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo prioridade vem do idioma Latim Medieval, prioritas, e este de prior, “o primeiro (na ordem numeral, e com relação a 2); o qual excede; sobrepuja; superior; mais importante; precedente; antecedente; dianteiro; que está mais avançado”, provavelmente através do idioma Francês, priorité. Apareceu no Século XVII. O vocábulo mental procede do idioma Latim Tardio, mentalis, “do espírito; mental”, e este de mens, mentis, “atividade do espírito; intenção; memória; pensamento; inteligência; razão; sabedoria; juízo; discernimento”. Surgiu no Século XV. A palavra somática provém do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Escolha mentalsomática. 2. Triagem mentalsomática. 3. Dinâmica mentalsomática. 4. Estímulo intelectivo.
          Neologia. As 3 expressões compostas priorização mentalsomática, priorização mentalsomática intrafísica e priorização mentalsomática paraperceptiva são neologismos técnicos da Mentalsomatologia.
          Antonimologia: 1. Priorização emocional. 2. Priorização irrelevante. 3. Antidiscernimento.
          Estrangeirismologia: o megalocus da intencionalidade; a apex mentis; o strong profile; o principium incredulitatis; o principium conscientiologicum; a aplicação urbi et orbi da heterocrítica; o link consciencial via mentalsoma; o breakthrough mentalsomático; o Mentalsomarium; o primus inter pares mentalsomático; os debates públicos online no Tertuliarium; o investimento step-by-step na opus major; as priorizações sine qua non para o compléxis.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da mentalsomaticidade pessoal.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Autopriorologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a retilinearidade autopensênica; a esnobação das pressões holopensênicas externas para a valorização do descartável.
          Fatologia: a priorização mentalsomática; a priorização do ideal, do melhor e do máximo no momento evolutivo; a conduta caloura ante a conduta veterana; a primeira fase da manifestação significando ainda não ser a melhor para a evolução; a priorização ideal das atitudes; a megaprioridade pessoal; a primeira prioridade; a automotivação mantenedora da prioridade mentalsomática; a autoproéxis intelectual; o Manual de Prioridades Pessoais de base intelectual; o evolutivamente mais importante à frente do intrafisicamente menos relevante; a primazia do mentalsoma; a predominância de atividades intelectuais na cotidianidade diuturna; a rotina intelectualmente produtiva; as autescolhas revelando o nível da inteligência evolutiva pessoal; o ato de valorizar os achados pesquisísticos; o saber amarrar as pontas do mentalsoma; o ato de saber lidar com o ônus do não; o calculismo cosmoético interassistencial de bases mentaissomáticas; o interesse no taquipsiquismo útil; a autolucidez quanto à tridotalidade consciencial; a autorresolução quanto ao aumento da Culturologia Pessoal Preeminente; o ato de saber dar o contra no rolo compressor das inutilidades onipresentes cotidianas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a autoconscientização multidimensional em ampliação; a autossustentabilidade da conexão com a paraprocedência; o autoinvestimento no parapsiquismo intelectual; a sábia antevisão do autorrevezamento seriexológico; o irrompimento do paracérebro na intrafisicalidade; a paracerebralidade vivenciada dia a dia.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o sinergismo inversor intelectual–geronte polímata; o sinergismo automotivação evolutiva–autodisciplina perseverante.
          Principiologia: o princípio da verpon; o princípio do megafoco mentalsomático; os princípios científicos fundamentais da Conscienciologia; o princípio da descrença; o princípio da evolução permanente; o princípio da primazia da realidade sobre qualquer ilusão; o princípio do posicionamento pessoal; o princípio da prioridade compulsória (PPC) aplicado diariamente; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP).
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: a técnica das prioridades conscienciológicas evolutivas; a técnica dos 50 dicionários; a técnica dos 50 prefácios; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; as técnicas da Enciclopédia da Conscienciologia; as técnicas mentaissomáticas do Curso Imersão Heterocrítica de Obra Útil; a técnica da reserva de leitura; a técnica do aperitivo intelectual.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Parageneticologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia.
          Ciclologia: o turno intelectual pessoal coordenado no ciclo circadiano.
          Enumerologia: a abrangência mentalsomática; a acrescência mentalsomática; a esplendência mentalsomática; a excelência mentalsomática; a magnificência mentalsomática; a mundividência mentalsomática; a maturescência mentalsomática.
          Binomiologia: o binômio parapsiquismo-sexualidade; o binômio autoparapsiquismo-interassistencialidade; o binômio paraperceptibilidade-mentalsomaticidade; o binômio Autoconscienciometrologia-Autoparapercepciologia; o binômio Cronêmica-Proxêmica na distribuição das autoprioridades; o binômio soberania pessoal privativa–soberania pessoal pública; o binômio prioridades rígidas–prioridades flexíveis; o binômio qualidade da elaboração mental–qualidade das prioridades pessoais; o binômio megacons-megaprioridades; o binômio Verbetologia-Verbetografia.
          Interaciologia: a interação neoideia-Proxêmica; a interação dos nichos das neoideias; a interação componentes do nicho–desenvolvimento do nicho; a interação Cognópolis-Socin; a interação ICs-ECs; a interação neoparadigma-Neociências; a interação imaginação-verpon; a interação organização mental–organização espacial; a interação Hermeneuticologia-Doxopensenologia; a interação parapedagógica Programa de Aceleração da Erudição (PAE: REAPRENDENTIA)–Curso Formação de Autores da Conscienciologia (UNIESCON); a interação Livraria Epígrafe–Biblioteca Pública–HOLOTECA do CEAEC; a interação cosmograma-conscienciograma.
          Crescendologia: o crescendo retroideia-neoideia; o crescendo conceptáculo da neoideia–nicho da neoideia; o crescendo ideia inata–neoideia; o crescendo sentimentos elevados–racionalidade verponística; o crescendo evolutivo assistencial tacon-tares; o crescendo gradativo de expansão dos limites cosmoéticos da tares; o crescendo compléxis-maximoréxis-euforex; o crescendo Bibliologia-Bibliografia; o crescendo (aliteração) aula-artigo-autorado; o crescendo planejamento-organização-consecução.
          Trinomiologia: o trinômio (prefixos) neoideias-neoverdades-neologismos; o trinômio Debatologia-Refutaciologia-Argumentologia; o trinômio subtópico-tópico-supertópico; o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-multipesquisa; o trinômio concentração mental–atenção fixada–lucidez; o trinômio ideia original–experimentação–síntese; os neovalores existenciais do trinômio multidimensionalidade-multiexistencialidade-cosmoeticidade; o trinômio (trio) autor-revisor-tradutor; o trinômio Bibliomática-Lexicomática-Enciclomática.
          Polinomiologia: o polinômio dicionário cerebral sinonímico–dicionário cerebral antonímico–dicionário cerebral analógico–dicionário cerebral poliglótico.
          Antagonismologia: o antagonismo verpons / dogmatismos; o antagonismo verpon / verdade absoluta; o antagonismo intenção de informar / intenção de convencer; o antagonismo abordagem mentalsomática / abordagem psicossomática; o antagonismo afetividade esclarecedora / afetividade demagógica; o antagonismo informação dosificada pró-assistido / informação dosificada pró-assistente; o antagonismo omissão superavitária (omissuper) / omissão deficitária; o antagonismo neofobia psicossomática / neofilia mentalsomática; o antagonismo economia de males / economia de bens; o antagonismo dopamina / adrenalina; o antagonismo ponderação / psicomotricidade; o antagonismo consciência / corpo.
          Paradoxologia: o paradoxo contrafluxo da Socin Patológica–fluxo cósmico; o paradoxo da verpon mais de ponta problemática ser capaz de produzir o estupro evolutivo evitável.
          Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a cosmoeticocracia; a assistenciocracia; a parapsicocracia; a projeciocracia; a cosmocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço interassistencial evolutivo.
          Filiologia: a raciocinofilia; a neofilia; a criticofilia; a pesquisofilia; a debatofilia; a cognofilia; a verponofilia.
          Sindromologia: a profilaxia das síndromes demenciais gerontológicas.
          Holotecologia: a prioroteca; a evolucioteca; a cronoteca; a proexoteca; a experimentoteca; a recexoteca; a cognoteca.
          Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Autodiscernimentologia; a Proexologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia; a Autocriteriologia; a Autopriorologia; a Autodefinologia; a Decidologia; a Autodeterminologia; a Cosmoeticologia; a Organizaciologia; a Bibliologia; a Gesconologia; a Cosmovisiologia; a Autorrevezamentologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens prior; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens proexologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: priorização mentalsomática intrafísica = a colocação do autodiscernimento, a partir do mentalsoma, nas automanifestações humanas; priorização mentalsomática paraperceptiva = a colocação do autodiscernimento, a partir do mentalsoma, nas automanifestações multidimensionais.
          Culturologia: a cultura da Priorologia Mentalsomática.
          Taxologia. Sob a ótica da Autopriorologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 34 atitudes ou posicionamentos prioritários em face de empenhos menos importantes por parte da conscin lúcida, segundo os princípios da Conscienciologia:
          01. Abordagem atacadista: e não a abordagem varejista.
          02. Acabativa: e não apenas a iniciativa.
          03. Autexperimento: e não o achismo.
          04. Autoconscienciograma: e não a consulta ao horóscopo.
          05. Autocontrole: e não os surtos de irritação.
          06. Autodiscernimento: e não a boa vontade e boa intenção apenas.
          07. Automegafocagem intelectual: e não a automegafocagem artística.
          08. Autopensenização cosmolínea: e não a autorreflexão apenas.
          09. Autorganização: e não a indisciplina generalizada.
          10. Autorreciclagem incessante: e não o apriorismo.
          11. Autorreeducação: e não a instrução convencional.
          12. Autoverbação: e não o projeto apenas.
          13. Cérebro racional: e não o cérebro emocional.
          14. Concentração mental: e não a síndrome da dispersão consciencial.
          15. Conteudística: e não apenas a linguagem.
          16. Debate: e não o mero social.
          17. Enfoque universalista: e não o pontual apriorístico.
          18. Estado vibracional (EV): e não a meditação vulgar.
          19. Evoluciologia: e não a celebridade ou fama humanas.
          20. Holopensene pessoal: e não o grupal apenas.
          21. Holoteca: e não a biblioteca pessoal apenas.
          22. Leitura sistemática: e não a leitura passatempo.
          23. Lifetime: e não o momento evolutivo apenas.
          24. Memória cerebral: e não a memória computacional apenas.
          25. Neoverpon: e não a cognição rebarbativa apenas.
          26. Neurônios: e não a predominância dos músculos.
          27. Parapercepciologia: e não as faculdades mentais apenas.
          28. Princípio da descrença: e não a crença ou crendice.
          29. Profissionalismo: e não o amadorismo.
          30. Semperaprendência: e não a educação formal apenas.
          31. Taquipsiquismo: e não o bradipsiquismo.
          32. Tares: e não a prioridade da tacon.
          33. Trabalho de campo: e não o brainstorming apenas.
          34. Verbetografia: e não a simples leitura da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Realismologia. De acordo com a Multidimensiologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 cotejos de realidades relevantes para a conscin lúcida, homem ou mulher:
          01. Bibliologia. O fato de a holoteca ser superior à biblioteca.
          02. Coloquiologia. O fato de a autorreflexão (palavra íntima) ser superior à fala (palavra falada).
          03. Gesconologia. O fato de o livro publicado ser superior ao curso ministrado.
          04. Histologia. O fato de os pares cranianos serem superiores às fibras miocárdicas.
          05. Interassistenciologia. O fato de a tares ser superior à tacon.
          06. Leiturologia. O fato de a leitura no papel (paper book) ser superior à leitura digital (e-book).
          07. Mentalsomatologia. O fato de o autodiscernimento ser superior à boa vontade.
          08. Registrologia. O fato de o original publicado ser superior ao manuscrito engavetado.
          09. Sensoriologia. O fato de os olhos (visão) serem superiores aos ouvidos (audição).
          10. Somatologia. O fato de a rede sináptica ser superior ao complexo actina-miosina.
          11. Tratadologia. O fato de a leitura técnica ser superior à leitura literária.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a priorização mentalsomática, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autodespriorização: Autodiscernimentologia; Nosográfico.
          02. Autovivência das prioridades: Autopriorologia; Homeostático.
          03. Cláusula pétrea: Proexologia; Homeostático.
          04. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático.
          05. Megaprioridade: Megapriorologia; Homeostático.
          06. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Princípio da prioridade compulsória: Holomaturologia; Homeostático.
          08. Prioridade: Autevoluciologia; Neutro.
          09. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
          10. Prioridade parapsíquica: Autoparapercepciologia; Homeostático.
          11. Prioridade pessoal: Megapriorologia; Homeostático.
          12. Priorização da proéxis: Proexologia; Homeostático.
          13. Priorologia: Evoluciologia; Neutro.
          14. Ranque de prioridade: Autexperimentologia; Homeostático.
          15. Trinômio prioridade-desafio-autossuperação: Recexologia; Homeostático.
   À LUZ DA HIPERCONSCIENCIALIDADE, A PRIORIZAÇÃO
 DO AUTODISCERNIMENTO, GERADO PELO MENTALSOMA,
  DINAMIZA COMPLETAMENTE AS MANIFESTAÇÕES CONSCIENCIAIS NO UNIVERSO DOS ESFORÇOS DA EVOLUÇÃO.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, dinamiza as próprias manifestações por meio da priorização do autodiscernimento, além da boa intenção e da boa vontade? Desde quando?