Princípio da Equanimidade

O princípio da equanimidade é a base, fundamento, ideologia, política, racionalização, lógica e cosmoética, da estruturação e encaminhamento das ações, decisões, resoluções, determinações da consciência, intra ou extrafísica, na condição evoluída de equidade, moderação, imparcialidade, neutralidade, retidão e benevolência, com a finalidade de alcançar o melhor para todos.

Você, leitor ou leitora, emprega de modo autoconsciente a equanimidade no convívio diário? Pauta as ações, atitudes, resoluções e decisões objetivando o melhor para todos ou apenas a satisfação pessoal?

      PRINCÍPIO DA EQUANIMIDADE
                                  (COSMOETICOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O princípio da equanimidade é a base, fundamento, ideologia, política, racionalização, lógica e cosmoética, da estruturação e encaminhamento das ações, decisões, resoluções, determinações da consciência, intra ou extrafísica, na condição evoluída de equidade, moderação, imparcialidade, neutralidade, retidão e benevolência, com a finalidade de alcançar o melhor para todos.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo princípio deriva do idioma Latim, principium, “princípio; começo; primeiro que tudo; prelúdio; exórdio; fundamento; origem; primazia”. Surgiu no Século XIV. O vocábulo equanimidade procede também do idioma Latim, aequanimitas, “justiça benévola; igualdade de ânimo”. Apareceu no Século XVIII.
         Sinonimologia: 1. Princípio da equidade. 2. Princípio do respeito à igualdade. 3. Preceito da retidão. 4. Princípio da imparcialidade. 5. Senso pessoal de justiça holocármica. 6. Consciência exata da justiça plena.
         Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo equanimidade: equânima; equânime; equanimemente; equanimização; equânimo.
         Neologia. As duas expressões compostas princípio da equanimidade humana e princípio da equanimidade multidimensional são neologismos técnicos da Cosmoeticologia.
         Antonimologia: 1. Ditame da parcialidade. 2. Julgamento apriorístico. 3. Iniquidade. 4. Inflexibilidade. 5. Egocentrismo. 6. Conflitividade.
         Estrangeirismologia: o agir aequo animo; o arbitrium regulatum; o princípio do in dubio pro reo; o balizador in medio consistit virtus; o julgamento ex aequo et bono; a mental calmness; o self-control; a bondadosa templanza habitual; o Zhong Yong.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade na vivência diária da Cosmoética.
         Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Equanimidade: coerência cosmoética.
         Coloquiologia. Eis expressão popular relativa ao assunto: – Fazer o bem, sem olhar a quem.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmoeticologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os racionopensenes; a racionopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os megapensenes; a megapensenidade.
         Fatologia: a priorização da Cosmoética nas relações interpessoais; a retidão no julgamento de si mesmo e dos outros; a defesa incondicional do direito de todas as consciências e de todos os seres; a ausência de conveniências pessoais, protecionismos ou favoritismos no exercício de qualquer categoria de poder; as garantias fundamentais do cidadão previstas na Constituição Federal; o princípio da presunção de inocência no Direito Criminal; o direito à ampla defesa; os Direitos da Criança e do Adolescente; os Direitos Humanos; os Direitos dos Animais; os Direitos do Consumidor; o Estatuto do Idoso; a mediação de conflitos; a Justiça Restaurativa; o respeito à igualdade de direitos de cada consciência; o respeito às individualidades; a política de acessibilidade às pessoas com deficiência; o não pensar mal de outrem; o pensamento puro; a conduta ética; a Comunicação Não Violenta (CNV) de Marshall B. Rosenberg (1934–); a empatia; o colocar-se no lugar do outro; o diálogo pacificador; a construção da paz entre os povos; a extirpação dos preconceitos; o olho no olho; a lealdade no trato com as pessoas; o sentimento de simpatia pela tragédia pessoal de outrem e o desejo de minorá-la; o impulso altruísta; o universalismo vivenciado; a autoincorruptibilidade; o bom senso; a retidão de caráter; a lisura na maneira de proceder; o rigor na consecução do melhor para todos; a ponderação sobre os fatos da vida; a medida exata para a apreciação dos valores opostos; a evitação das atitudes extemporâneas decorrentes da falta de reflexão e distanciamento crítico; o desapego ao ego; o equilíbrio íntimo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desassédio interconsciencial; as retrocognições evocando as responsabilidades pré-ressomáticas; a prática diária da tenepes; as reurbanizações extrafísicas; as transmigrações interplanetárias.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo despersonalismo pessoal–exercício efetivo do policarma.
          Principiologia: o princípio da equanimidade; o princípio fundamental do universalismo; o princípio da igualdade de direitos; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da Cosmoeticologia; o princípio da megafraternidade; o princípio da não violência; o princípio fundamental do Universalismo; o princípio da autosserenidade da Serenologia; os princípios do Paradireito.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) como orientador da equanimidade.
          Teoriologia: a teoria da personalidade cosmoética autoconsciente; a teoria da evolução consciencial; a teoria do Homo sapiens serenissimus.
          Tecnologia: a técnica de separar a pessoa do problema; a técnica da escuta ativa; a técnica da inversão de papéis; a técnica de resolução de conflitos; a técnica de não desejar ao outro o não desejado a si próprio; a técnica da desdramatização; a técnica de afastar-se do problema e olhá-lo de fora.
          Voluntariologia: o voluntariado interassistencial pessoal; o paravoluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório da práxis jurídica; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito pacificador íntimo da intencionalidade sadia; o efeito libertário dos acertos pessoais.
          Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas pela vivência da equanimidade.
          Enumerologia: a filosofia do meio; o bom senso; o balizador das interrelações; a serenidade de ânimo; o entendimento do fluxo do cosmos; o sentimento de retidão; a consciência dos limites pessoais.
          Binomiologia: o binômio serenidade-benignidade; o binômio discernimento-neutralidade; o binômio imparcialidade–compreensão fraterna.
          Interaciologia: a interação Direito-Paradireito.
          Crescendologia: o crescendo equanimidade-maxifraternidade-serenismo.
          Polinomiologia: o polinômio exemplarismo pessoal–nível de fraternismo–assistencialidade–qualidade da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP)–autoridade moral.
          Antagonismologia: o antagonismo equidade / egocentrismo; o antagonismo racionalidade / apriorismo; o antagonismo equilíbrio / impulsividade; o antagonismo perdão / ressentimento; o antagonismo flexibilidade / extremismo; o antagonismo apego / desapego; o antagonismo autocrítica / autocorrupção; o antagonismio hiperacuidade / embotamento; o antagonismo justiça / corporativismo; o antagonismo pacificação / disputa; o antagonismo universalismo / sectarismo; o antagonismo conhecimento da verpon / comportamento automimético.
          Paradoxologia: o paradoxo de perdas necessárias poderem ser ganhos evolutivos.
          Politicologia: a democracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a lucidocracia; a discernimentocracia; a despertocracia; a evoluciocracia; a serenocracia.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei da reciprocidade; a lei da interdependência consciencial; a lei do maior esforço evolutivo; a lei da megafraternidade assistencial; a lei Suprema; as leis do Cosmos.
          Filiologia: a cosmoeticofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia; a neofilia; a teaticofilia; a coerenciofilia; a conscienciofilia.
          Fobiologia: a decidofobia; a voliciofobia.
          Sindromologia: a síndrome do justiceiro; a síndrome do apriorismo.
          Maniologia: o fim da egomania.
          Mitologia: o mito de a lei ser sempre justa; o mito de a lei resolver tudo.
          Holotecologia: a cosmoeticoteca; a evolucioteca; a experimentoteca; mentalsomatoteca; a paradireitoteca; a juridicoteca; a autopesquisoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmoeticologia; a Conflitologia; a Conviviologia; a Discernimentologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Intencionologia; a Equilibriologia; a Evoluciologia; a Harmoniologia; a Ortopensenologia; a Pacifismologia; a Paradireitologia; a Policarmologia; a Serenologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência paradireitóloga; a consciência cosmoética; a consciência ética; a consciência justa; a consciência vivenciadora do Paradireito e do Paradever; a consciência equânime.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o juiz; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a juíza; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens principiologus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens maxilucidus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens serenissimus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: princípio da equanimidade humana = o preceito da igualdade de todos perante a lei intrafísica; princípio da equanimidade multidimensional = o preceito da igualdade de todos perante a Paradireitologia.
          Culturologia: a cultura da paz; a cultura do melhor para todos; a eliminação da cultura do olho por olho, dente por dente; o fim da cultura de fazer justiça pelas próprias mãos.
          Autopesquisologia. Sob a ótica da Autopesquisologia, eis, em ordem alfabética, 12 cotejos, no âmbito das especialidades da Conscienciologia, propiciando a avaliação sincera quanto ao grau de predominância da equanimidade como balizadora da postura cosmoética:
          01. Cogniciologia. A inteligência alerta / o poder dos instintos.
          02. Conviviologia. A condição cordata pessoal / a intolerância como hábito da rotina.
          03. Cosmoeticologia. A equanimidade franca / a intransigência sectária.
          04. Discernimentologia. O julgamento auto e heterocrítico lúcido / a apriorismose.
          05. Egologia. O despersonalismo / o egocentrismo infantil.
          06. Fraternismologia. A reciprocidade nas amizades / a satisfação das necessidades egoicas.
          07. Harmoniologia. O otimismo / as amarguras.
          08. Holomaturologia. A holomaturidade vivida / a repetição dispensável.
          09. Interassistenciologia. A compreensão fraterna / as inclemências e inflexibilidades obtusas.
          10. Mentalsomatologia. O domínio da intelectualidade / o emocionalismo.
          11. Pacifismologia. O respeito às diferenças / o preconceito irracional.
          12. Pesquisologia. As pesquisas úteis em favor de todos / as apreciações levianas e precipitadas.
          Obviedades. Sob a ótica da Conviviologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 5 obviedades, alertando para a vivência do princípio da equanimidade nas relações interconscienciais:
          1. Dupla evolutiva: o equilíbrio de vontades é fundamental.
          2. Ecossistema: todos os seres vivos são interdependentes.
          3. Infância: a criança é consciência.
          4. Subordinação: a hierarquia social é sempre precária e temporária.
          5. Velhice: o idoso não volta a ser criança.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o princípio da equanimidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          02. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático.
          03. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Cultura de paz: Pacifismologia; Homeostático.
          05. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
          06. Impessoalização: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Integridade consciencial: Autevoluciologia; Homeostático.
          08. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático.
          09. Medida justa: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          10. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
          11. Paradireito: Cosmoeticologia; Homeostático.
          12. Vácuo cosmoético: Cosmoeticologia; Nosográfico. O PRINCÍPIO DA EQUANIMIDADE EXPRIME IDEAL COSMOÉTICO, DE JUSTIÇA PLENA. SE AUTOVIVENCIADO, COM
      PERSISTÊNCIA, DE MODO INABALÁVEL, TEM EFEITO
   PACIFICADOR, INDICANDO O CAMINHO DO SERENISMO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, emprega de modo autoconsciente a equanimidade no convívio diário? Pauta as ações, atitudes, resoluções e decisões objetivando o melhor para todos ou apenas a satisfação pessoal?
            Bibliografia Específica:
            1. Si, Zi; A Filosofia do Meio (Zhong Young); apres. Antonio Pitaguari; revisores Antonio Pitaguari; et al.; trad. James Legge (Chinês-Inglês); & Elena Kell (Inglês-Português); 80 p.; 33 caps.; 1 E-mail; 4 enus.; 6 websites; 8 notas; 44 refs.; 18 x 12 cm; br.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 21 a 23, 41, 43 a 45, 51 a 53 e 59.
            2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 210 e 211.
            3. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 157, 179, 187, 367, 397 e 794.
            4. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.232 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 1.907 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; página 365.
            5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 526 e 641.


                                                                                                                    V. T. K.