Primeira Ação

A primeira ação é a postura ou ato inicial evolutivamente prioritário e desencadeador de outras ações no mesmo contexto evolutivo.

Você, leitor ou leitora, se preocupa com os efeitos imediatos das próprias ações? Você calcula as consequências dos próprios atos antes de executá-los?

      PRIMEIRA AÇÃO
                               (AUTEXPERIMENTOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A primeira ação é a postura ou ato inicial evolutivamente prioritário e desencadeador de outras ações no mesmo contexto evolutivo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo primeiro deriva do idioma Latim, primarius, “o primeiro (em posição); de primeira ordem”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo ação procede do mesmo idioma Latim, actio, “ação; movimento; feito; obra; negócio; direito de proceder judicialmente; processo; auto; discurso; enredo”, de agere, “obrar; agir”. Apareceu igualmente no Século XIII.
          Sinonimologia: 01. Primeiro ato. 02. Primeira manifestação. 03. Primeira iniciativa. 04. Primeira atitude. 05. Primeira postura. 06. Primeira reação. 07. Primeira abordagem. 08. Primeiro enfoque. 09. Primeiro passo. 10. Primeiro interesse.
          Neologia. As duas expressões compostas primeira ação inconsciente e primeira ação autoconsciente são neologismos técnicos da Autexperimentologia.
          Antonimologia: 01. Segunda ação. 02. Terceira ação. 03. Segunda atitude. 04. Segunda reação. 05. Segunda abordagem. 06. Segunda iniciativa. 07. Segunda postura. 08. Segundo enfoque. 09. Segunda manifestação. 10. Segundo passo.
          Estrangeirismologia: o ato ad cautelam; o alea jacta est.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade evolutiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da retilinearidade autopensênica; as decorrências positivas da retilinearidade dos pensenes; a autopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a primeira ação; a primeira reação interpessoal; a ação preliminar; o primeiro passo na direção correta; o primeiro ato fundamental; o ato precedendo outros em tempo, lugar ou importância; o preâmbulo da grande conquista; a introdução ao novo patamar; o primeiro impacto; a primeira ação conscientemente integrada com as próximas; a ação com prospectiva; a ação de primeira classe; o primeiro ato da peça no teatro da vida humana; o primeiro episódio da série proexológica; o lance inicial; o primeiro socorro interassistencial; o processo da ação intencional; as ações críticas; o primeiro ato da série de outros entrosados da mesma ordem; o alinhamento dos interesses; a prioridade da ordem das ações; a ação refletida; a ação pesando as consequências; o juízo de valor das coisas; a ação de autodiscernimento; a autoconsciência quanto ao fluxograma das ações pessoais próximas; a ação calculadamente desenvolvida; a ação interassistencial; a ação cosmoeticamente frutífera; a pessoa habituada a executar a ação correta desde o início; o primeiro passo correto da longa caminhada; a direção acertada; a intenção cosmoética; a retilinearidade cosmoética; a trilha correta; a abertura mentalsomática; a evitação inteligente das ações secundárias; a reação em cadeia das ações; o raio de ação da própria ação; a ação virtuosa; o ato nobilitante; a ação pessoal; a ação grupal; a sincronização dos atos pessoais; as autopriorizações evolutivas; a agilização da eficácia pessoal; a prevenção lúcida; a fase preparatória da vida intrafísica; o exercício da sabedoria; a Prospectiva Teática.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a assimilação simpática (assim); a desassimilação simpática (desassim); a busca multidimensional do compléxis; o prelúdio para a Interlúdio.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo vontade-intenção-realização a partir da primeira ação.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio das prioridades evolutivas.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da primeira ação perdoadora e a prática da primeira ação amparadora.
          Tecnologia: a técnica, estratégia ou logística da primeira ação; a técnica de pensenizar, com autoconsciência, antes de falar.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Experimentologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Proexologia.
          Efeitologia: o planejamento autoconsciente dos efeitos da ação.
          Ciclologia: o ciclo natural das ações pessoais interativas.
          Enumerologia: a ação preventiva; a primeira ação correta; a ação da abertura para o melhor; a ação evolutiva calculadamente desenvolvida; a ação com prospectiva; a ação aceleradora do compléxis; a ação na hora certa, no lugar certo e na maneira certa.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio autocrítica-heterocrítica.
          Interaciologia: a interação consciente das ações pessoais; a interação ação local–visão global; a interação ponteiro consciencial–autodecisão.
          Crescendologia: o crescendo na qualificação dos passos pessoais.
          Trinomiologia: o trinômio (aliteração) simpatia-sintonia-sinergia; o trinômio vontade-decisão-deliberação.
          Antagonismologia: o antagonismo cálculo / impulso; o antagonismo ação / inação; o antagonismo iniciativa / acabativa; o antagonismo direção certa / contramão.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Legislogia: a lei de ação e reação.
          Filiologia: a disciplinofilia; a neofilia; a determinofilia.
          Holotecologia: a correlacionoteca; a sincronoteca; a cronoteca; a prioroteca; a experimentoteca; a analiticoteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Autexperimentologia; a Autodiscernimentologia; a Autocogniciologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Autocriteriologia; a Autocoerenciologia; a Intrafisicologia; a Multidimensiologia; a Paraprofilaxiologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o antenado mentalsomático.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a antenada mentalsomática.
          Hominologia: o Homo sapiens primactor; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autologicus; o Homo sapiens prioritarius.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: primeira ação inconsciente = o primeiro ato da série de outros, executado sem refletir na sequência das manifestações; primeira ação autoconsciente = o primeiro ato da série de outros, executado refletidamente em relação à sequência das manifestações.
          Culturologia: a cultura da retilinearidade pensênica.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a primeira ação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro.
          03. Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
          04. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
          05. Calculismo cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          06. Iniciativa pessoal: Voliciologia; Neutro.
          07. Primeira impressão: Autodiscernimentologia; Neutro.
          08. Primeira onda: Experimentologia; Neutro.
          09. Primeira preocupação: Autexperimentologia; Neutro.
          10. Visão: Autodiscernimentologia; Neutro.
 A PRIMEIRA AÇÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO NÃO TRIVIAL NEM ROTINEIRA, MERECE ESPECIAL ATENÇÃO POR
  PARTE DA CONSCIN LÚCIDA TENDO EM VISTA OS DIVIDENDOS OU PREJUÍZOS EVOLUTIVOS IMEDIATOS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, se preocupa com os efeitos imediatos das próprias ações? Você calcula as consequências dos próprios atos antes de executá-los?