Poupança Existencial

A poupança existencial é a técnica de saber aplicar teaticamente os bens, aportes, achegas, subsídios, rendimentos, acréscimos, vantagens e patrimônios evolutivos, intra e extraconscienciais, recebidos para a consecução da proéxis pessoal, ao nível econômico, racional, prioritário e exato entre receitas, despesas e reservas.

Como vive você, leitor ou leitora, com a própria poupança existencial?

      POUPANÇA EXISTENCIAL
                                     (INTRAFISICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A poupança existencial é a técnica de saber aplicar teaticamente os bens, aportes, achegas, subsídios, rendimentos, acréscimos, vantagens e patrimônios evolutivos, intra e extraconscienciais, recebidos para a consecução da proéxis pessoal, ao nível econômico, racional, prioritário e exato entre receitas, despesas e reservas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo poupar deriva provavelmente do idioma Latim, palpare, “tocar levemente com a mão; acariciar; afagar; abrandar; acalmar”. Segundo Antenor Nascentes (1886–1972), a ideia de gastar moderadamente provém “das cautelas de quem apalpa”. Surgiu no Século XIII. A palavra poupança apareceu no Século XIX, em princípio com a acepção “sovinice”, e posteriormente significando “ato de deixar de gastar (um bem)”. O vocábulo existencial procede do mesmo idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no Século XIX.
          Sinonimologia: 01. Economia Consciencial. 02. Poupança somática. 03. Poupança bioenergética. 04. Poupança prioritária. 05. Antiperdularismo pessoal. 06. Autempenho prioritário. 07. Antiesbanjamento consciencial. 08. Evitação de desperdícios. 09. Profilaxia de esbanjamentos. 10. Técnica da poupança evolutiva.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 17 cognatos derivados do vocábulo poupança: despoupança; poupa; poupa-boubela; poupado; poupador; poupadora; poupadura; poupão; poupar; pouparela; poupártia; poupa-solas; pouperia; poupinha; poupo; poupona; poupudo.
          Neologia. As 4 expressões compostas poupança existencial, poupança existencial aquisitiva, poupança existencial executiva e poupança existencial distributiva são neologismos técnicos da Intrafisicologia.
          Antonimologia: 01. Perdularismo pessoal. 02. Desperdício proexológico. 03. Gastança pessoal. 04. Antieconomia pessoal. 05. Esbanjamento do tempo. 06. Autodesperdício de oportunidades. 07. Autodissipação de cons. 08. Autocorrupcionismo. 09. Perdologia. 10. Incompléxis pessoal.
          Estrangeirismologia: o Planejamentarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao emprego dos instrumentos recebidos para a consecução da autoproéxis.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Consumismo, não. Poupança.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das prioridades aplicadas à autoproéxis; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade; o investimento na ortopensenidade rendendo a construção de determinada fôrma holopensênica homeostática.
          Fatologia: a poupança existencial; a poupança consciencial conforme a idade física da conscin; os métodos para formação da própria poupança; os mecanismos de proteção das economias pessoais em geral; a estipulação de limites para os gastos pessoais; o saber gastar proveitosamente; os investimentos autevolutivos; os benefícios evolutivos do poupar e do gastar inteligente; o método do pesquisador independente; a Era da Fartura do Terceiro Milênio; o aproveitamento do espaço; a teática da poupança pessoal no ponto certo; a defesa da megagescon; a construção do pé-de-meia a fim de existir menor preocupação com o vil metal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as energias conscienciais (ECs) bem aplicadas.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo funcionalidade-proficiência.
          Principiologia: o princípio da prioridade compulsória; o princípio do “sabendo gastar não vai faltar”; o princípio do guardar para ter quando precisar; o princípio da Economia com qualidade de vida.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da evolutividade consciencial.
          Tecnologia: as técnicas de consecução da autoproéxis; as técnicas de poupança; as técnicas de entesouramento consciencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da proéxis.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Holomaturologia.
          Efeitologia: o efeito reciclador na intraconsciencialidade das novidades inerentes a cada vida intrafísica.
          Neossinapsologia: o acúmulo de neossinapses rendendo a geração de outras neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo intrafísico fase preparatória–fase executiva da programação existencial; o ciclo criatividade-manutenção; o ciclo poupar-gastar gerenciado pelo autodiscernimento evolutivo.
          Binomiologia: o binômio custo-benefício; o binômio metas proexológicas–economias prioritárias; o binômio poupança existencial–enriquecimento evolutivo.
          Interaciologia: a interação tacon-tares; a interação receita-despesa; a interação crédito-débito.
          Crescendologia: o crescendo passado-presente-futuro; o crescendo autovivências-autorreflexões-autotares; o crescendo da acumulação pessoal no mesmo holopensene.
          Trinomiologia: o trinômio interesse-meta-evolução; o trinômio econômico receita-despesa-reserva; o trinômio autoprioridade-autorganização-frugalidade; o trinômio investimento em recursos conscienciais–aplicação cosmoética–rendimento evolutivo.
          Polinomiologia: o polinômio Economia-Política-Cultura-Socin; o polinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo (autorrevezamento multiexistencial).
          Antagonismologia: o antagonismo poupança existencial / esbanjamento consciencial; o antagonismo poupança / Perdularismo; o antagonismo conscin large / conscin miserê.
          Paradoxologia: a identificação e descarte da influência dos paradoxos culturais; o paradoxo da conscin large ser poupadora existencial; o paradoxo da vida simples evolutivamente sofisticadíssima.
          Politicologia: a democracia; a política pessoal de incremento da poupança existencial.
          Legislogia: as leis da Economia Consciencial.
          Filiologia: a evoluciofilia; a proexofilia.
          Mitologia: a esnobação aos mitos derivados da Socin superconsumista.
          Holotecologia: a evolucioteca; a proexoteca; a experimentoteca; a metodoteca; a energeticoteca; a cosmoeticoteca; a convivioteca.
          Interdisciplinologia: a Intrafisicologia; a Experimentologia; a Proexologia; a Evoluciologia; a Coerenciologia; a Autopriorologia; a Autodiscernimentologia; a Autocriteriologia; a Ergonomia; a Consumismologia; a Profilaxia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o poupador.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a poupadora.
          Hominologia: o Homo sapiens existentialis; o Homo sapiens paipator; o Homo sapiens oeconomicus; o Homo sapiens thesaurus; o Homo sapiens bibliotheconomus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autocohaerens; o Homo sapiens dedicator.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: poupança consciencial aquisitiva = a técnica de aplicação dos bens conscienciais a partir da fase preparatória da vida humana; poupança consciencial executiva = a técnica de aplicação dos bens conscienciais na fase executiva da programação existencial; poupança consciencial distributiva = a técnica de aplicação dos bens conscienciais por meio da oficina extrafísica (ofiex) pessoal.
          Culturologia: a cultura da Economia Consciencial.
          Taxologia. Segundo a Intrafisicologia, eis, por exemplo, na ordem lógica, 4 categorias de poupanças básicas:
          1. Poupança monetária: o pé-de-meia; a independência econômico-financeira; a independência pesquisística; o autofinanciamento proexológico.
          2. Poupança somática: a saúde física; a profilaxia; o fôlego produtivo; a longevidade rentável.
          3. Poupança afetiva: a empatia interconsciencial; o cultivo das amizades; a rede de contatos enriquecedores; a interassistencialidade.
          4. Poupança cognitiva: os artefatos do saber; as técnicas pesquisísticas; a liberdade de expressão; o acervo de ideias; a megagescon.
          Caracterologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 8 iniciativas multifacetadas de evitação, profilaxia e poupança existencial da conscin lúcida quanto à autoproéxis ou à evolução consciencial:
          1. Atributos: defender as faculdades mentais, os atributos intelectuais ou a lucidez pessoal, acima de tudo, objetivando o uso prioritário do autodiscernimento, ou da hiperacuidade, na concepção e elaboração da megagescon, a obra-prima ou obra seminal pessoal.
          2. Emocionalismos: evitar os atos e atividades capazes de incrementar o ansiosismo pessoal, por exemplo, o apelo à justiça a todo custo por meio dos tribunais humanos. O ato de empregar com inteligência os acordos, a omissuper e a bioenergética.
          3. Estresses: buscar a evitação das tensões excessivas e mortificadoras em todas as fases da vida humana, anulando a hipertensão arterial e defendendo a Somatologia. O ideal é a conscin, na terceira idade física, caminhar meia hora na esteira aeróbica, na velocidade 5.1 e com pulso de 75 batimentos.
          4. Falas: habituar-se a poupar o emprego do laringochacra ou das cordas vocais tanto no coloquialismo quanto nas múltiplas perorações, conferências, aulas e debates públicos e defendendo a Comunicologia.
          5. Horas-extras: acostumar-se à evitação dos excessos de trabalho, dos serões estafantes ou do workaholism, anulando a hiperatividade adulta.
          6. Leituras: manter o emprego habitual da lupa na leitura de letras minúsculas a fim de poupar a acuidade dos olhos e defendendo a Ergonomia.
          7. Memórias: ter o hábito de limitar o volume intraconsciencial de piadas, anedotas e ocorrências inúteis para não sobrecarregar as rememorações e defendendo a Holomnemônica.
          8. Tóxicos: viver evitando o consumo de todas as categorias de fármacos, bebidas e alimentos tóxicos, até do café, anulando a hiperacidez e defendendo o gastrossoma.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a poupança existencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
          03. Atitude antiproéxis: Proexologia; Nosográfico.
          04. Autesforço convergente: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          05. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático.
          06. Economia da vida consciencial: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          07. Esbanjamento consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
          08. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático.
          09. Fartura: Intrafisicologia; Neutro.
          10. Megaperigo dos efeitos mediatos: Paracronologia; Nosográfico.
          11. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          12. Priorologia: Evoluciologia; Neutro.
          13. Soma: Somatologia; Neutro.
          14. Somatório de esforços: Maxiproexologia; Neutro.
          15. Tesaurização: Autoproexologia; Homeostático.
       A TÉCNICA DA POUPANÇA EXISTENCIAL É INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL PARA TODA CONSCIN LÚCIDA, HOMEM OU MULHER, DEDICADA À CONSECUÇÃO
      AUTOCONSCIENTE DA PROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL.
          Questionologia. Como vive você, leitor ou leitora, com a própria poupança existencial?
Você desenvolve hoje a poupança existencial aquisitiva, executiva ou distributiva?