A postura conscienciológica é o jeito avançado de ser, explicitado pela autovivência exemplar dos princípios da Conscienciologia, aplicando a Cosmoeticologia, a Evoluciologia, a Teaticologia e a Verbaciologia.
A Conscienciologia vem enriquecendo você quanto ao bem-estar, à evolução consciencial e à automotivação profissional? Você mantém as pesquisas conscienciométricas com o próprio discernimento teático existencial?
POSTURA CONSCIENCIOLÓGICA (AUTODISCERNIMENTOLOGIA) I. Conformática Definologia. A postura conscienciológica é o jeito avançado de ser, explicitado pela autovivência exemplar dos princípios da Conscienciologia, aplicando a Cosmoeticologia, a Evoluciologia, a Teaticologia e a Verbaciologia. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo postura vem do idioma Latim, positura, “fadiga; trabalho de assentar; colocar (Arquitetura); arranjamento; disposição; ordem; lugar; sinais de pontuação”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo consciência deriva também do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu também no Século XIII. O elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Técnica conscienciólogica de viver. 2. Jeito conscienciológico de ser. 3. Conduta conscienciológica. 4. Emprego teático da inteligência evolutiva. Neologia. As 3 expressões compostas postura conscienciológica, postura conscienciológica elementar e postura conscienciológica avançada são neologismos técnicos da Autodiscernimentologia. Antonimologia: 1. Modo vulgar de viver. 2. Jeito mundano de ser. 3. Comportamento humano comum. Estrangeirismologia: o neomodus faciendi cosmoético e conscienciológico; o know-how evolutivo; o neomodus operandi da Paratecnologia. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento teático do comportamento pessoal. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal conscienciológico; as posturas pensênicas conscienciológicas. Fatologia: a postura conscienciológica; o modo de pensenizar conscienciológico; o ponto de vista da Conscienciologia vivido; o posicionamento cosmoético exemplificado; o argumento vivencial; a autopensenização racional, ousada mas factível; o aprofundamento da Higiene Consciencial; a condição de sempre fazer algo a mais, mesmo pouco; o descarte dos surtos megalomaníacos; o ato de pensar grande e fazer de imediato para o momento evolutivo sem preocupação com os projetos do futuro; a busca da produtividade a partir dos recursos existentes sem esperar a condição ideal chegar de fora; o uso do melhor jeito de fazer explicitando racionalmente a técnica empregada; a valorização da continuidade dos holopensenes especializados cultivados. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático. III. Detalhismo Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da proéxis. Binomiologia: o binômio Conscienciometrologia-Consciencioterapia. Trinomiologia: o trinômio posicionamento-comportamento-exemplificação; o trinômio voluntariado-autodisponibilidade-ativismo; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistencialidade; o trinômio profissional-veterano-líder; o trinômio palestras-cursos-congressos. Polinomiologia: o polinômio social por favor–obrigado–desculpe–com licença; o polinômio postura-olhar-voz-gesto. Antagonismologia: o antagonismo assistencialidade / assedialidade; o antagonismo atividade / passividade; o antagonismo autoritarismo / liberdade; o antagonismo estadista / populista; o antagonismo informador / persuasor; o antagonismo iniciativa / acabativa; o antagonismo projeto aberto / obra acabada; o antagonismo lucidez / obscurantismo; o antagonismo otimismo / pessimismo. Politicologia: a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a proexocracia (Cognópolis). Filiologia: a conscienciofilia; a evoluciofilia; a parapsicofilia. Mitologia: o descarte dos mitos eletronóticos. Holotecologia: a consciencioteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca; a conscienciometroteca. Interdisciplinologia: a Autodiscernimentologia; a Cosmoeticologia; a Evoluciologia; a Etologia; a Homeostaticologia; a Experimentologia; a Paratecnologia; a Autopesquisologia; a Conscienciometrologia; a Paradireitologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens democraticus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens proexologus. V. Argumentologia Exemplologia: postura conscienciológica elementar = a do voluntário, homem ou mulher, recém-chegado às pesquisas da comunidade conscienciológica; postura conscienciológica avançada = a do epicon lúcido veterano, homem ou mulher, sempre observado como exemplo. Caracterologia. Sob a ótica da Autodiscernimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 posturas próprias do conscienciólogo, homem ou mulher: 01. Acessibilidade. Oferecer acesso pessoal franco a qualquer conscin, sem barreiras nem tecnolatrias. 02. Acolhimento. Predispor-se permanentemente para acolher, sem pré-requisitos excessivos, cada conscin, com encaminhamento dos casos críticos capazes de gerar problemas para a própria pessoa assistida. 03. Adaptabilidade. Estar sempre pronto para permanecer coerente para o resto da vida e estar, ao mesmo tempo, pronto para mudar instantaneamente com reciclagem para melhor, sem apego doentio, sabendo largar o osso. 04. Anticapitalismo. Manter a anticomercialização total própria da pessoa large. Por exemplo: papéis e canetas livres no Holociclo; aulas e verbetes gratuitos, sem pré-requisitos, nas tertúlias conscienciológicas. Nada de cobrar para tudo no universo do voluntariado. 05. Antipusilanimidade. Jamais recuar em situações críticas por pusilanimidade, sabendo reconstruir onde alguém destruiu, levantando os ânimos e minimizando os percalços. 06. Aproveitabilidade. Não descartar algo por ser embasado em pensamento divergente, seja na Arte, Eletronótica ou Religião, com resgate de palavras e expressões e melhoria do paisagismo, buscando eliminar preconceitos, apriorismos e sectarismos. 07. Assistencialidade. Exemplificar a paciência e a manutenção assistencial personalizada para desassediar a pessoa carente até a mesma se erguer por si própria. 08. Atuação. Limitar a raia de atuação, consultando os especialistas e respeitando o critério de afinidade, fazendo algo bem feito sem copiar os modismos do momento ou do Zeitgeist. Nada de exagerar a autocompetência quanto a todos os instrumentos somente porque se saiu bem em determinado setor. 09. Autodisponibilidade. Priorizar a autovivência das atividades interassistenciais por momento único, com autodedicação total, deixando o resto como sendo secundário, demonstrando autodisponibilidade constante no voluntariado. 10. Didática. Vivenciar as práticas pedagógicas do contato direto (chacra a chacra) com os alunos como sendo primordial em função do intercâmbio das energias conscienciais (ECs) e da força presencial, descartando, quando possível, o excesso da parafernália de multimeios com perda da interação. 11. Discrição. Ser discreto, nos locais frequentados, quanto à Conscienciologia, sem expor a própria qualificação a fim de não comprometer a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) e nem ser inoportuno, extemporâneo, deslocado ou intrusivo. 12. Inovação. Prosseguir com as inovações esclarecedoras, contudo sem exibicionismos ou cabotinismos, enfatizando sempre o mais relevante, ou seja: as conscins em volta. 13. Invisibilidade. Saber a hora de aparecer publicamente e de deixar os outros aparecerem ou de aparecer junto para mais, para menos e de igual para igual. 14. Orientabilidade. Identificar o fator mais assistencial no contexto de vida e no momento evolutivo da pessoa assistida, de modo universalista, sem facciosismo e nem o mau hábito de receitar a Conscienciologia como solução absolutista. 15. Personalidade. Manter o padrão pessoal com aperfeiçoamento dos detalhes, somente fazendo renovações pontuais com objetivo específico, sustentando o confor com aprimoramentos e evitando a instabilidade das mudanças a todo momento (mudança do visual, síndrome do diploma, síndrome do nouveau riche). 16. Potencialidade. Saber empregar tecnicamente a autovivência do poder temporário relativo, de qualquer natureza, sem causar constrangimentos, suntuosidades ou superproduções, porém de maneira silenciosa. 17. Presencialidade. Manter alta a força presencial por estilo personalíssimo cultivado, mantido e desenvolvido ao longo do tempo, evidenciando a coerência estilística simultaneamente da virilidade (yang) e da feminilidade (yin) usada de modo cosmoético. 18. Sanidade. Viver sem brincar com a saúde alheia, cortando todas as receitas ou experimentos levianos ou impulsivos. 19. Sustentabilidade. Sustentar a tarefa em andamento, marcando presença, batendo ponto no holopensene defendido sem dispersão, solução de continuidade nas tarefas e nem mudanças incessantes e desnecessárias na equipe e nos trabalhos. 20. Voluntariado. Buscar inserir todos indistintamente no esforço em equipe ou no grupo da maxiproéxis, procurando ajudar cada qual a melhorar, evitando trabalhar somente com quem já é veterano. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a postura conscienciológica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 1. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático. 2. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático. 3. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático. 4. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático. 5. Holofilosofia: Holomaturologia; Homeostático. 6. Policonscienciologia: Policarmologia; Neutro. 7. Princípio conscienciocêntrico: Holomaturologia; Homeostático. A CONSCIENCIOLOGIA EMBASA O DISCERNIMENTO DA CONSCIN COM O MELHOR MODO DE VIVER A SEMPRE DIFÍCIL EXISTÊNCIA HUMANA, A PARTIR DA AUTOCRÍTICA E DA CONSCIENCIOMETROLOGIA TEÁTICA PESSOAL. Questionologia. A Conscienciologia vem enriquecendo você quanto ao bem-estar, à evolução consciencial e à automotivação profissional? Você mantém as pesquisas conscienciométricas com o próprio discernimento teático existencial? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; revisores: Equipe de Revisores do Holociclo – CEAEC; 772 p.; 80 abrevs.; 1 biografia; 1 CD-ROM; 240 contrapontos; cronologias; 35 E-mails; 4 endereços; 961 enus.; estatísticas; 2 filmografias; 1 foto; 240 frases enfáticas; 5 índices; 574 neologismos; 526 perguntas; 111 remissiologias; 12 siglas; 15 tabs.; 6 técnicas; 12 websites; 201 refs.; 1 apênd.; alf.; estrang.; geo.; ono.; tab.; 28 x 21 x 4 cm; enc.; Ed. Protótipo Avaliação das Tertúlias; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 16, 302, 562 e 630. 2. Idem; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 242, 537, 808, 887 e 939. 3. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 243 e 433. 4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 80 e 607.