Périplo Evolutivo

O périplo evolutivo é a viagem de transformação do princípio consciencial desde o surgimento do ser mínimo, de insignificante vida microscópica, até alcançar à condição de grandiosa pujança de sabedoria, ainda inimaginável para o pré-serenão vulgar, própria da Consciex Livre.

Você, leitor ou leitora, já assimilou a estrutura evolutiva da própria evolução? Desde quando?

      PÉRIPLO EVOLUTIVO
                                      (EVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O périplo evolutivo é a viagem de transformação do princípio consciencial desde o surgimento do ser mínimo, de insignificante vida microscópica, até alcançar à condição de grandiosa pujança de sabedoria, ainda inimaginável para o pré-serenão vulgar, própria da Consciex Livre.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo périplo deriva do idioma Grego, períploos ou períplous, “circunavegação”, constituído por peri, “em torno de”, e plóos, “navegação”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo evolutivo procede do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer; de desenrolar”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Timeline evolutivo. 2. Gradiente evolutivo. 3. Megaviagem evolutiva. 4. Destinação consciencial.
          Neologia. As duas expressões compostas périplo evolutivo inconsciente e périplo evolutivo autoconsciente são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 1. Périplo humano. 2. Programação existencial. 3. Princípio consciencial regressivo. 4. Conscin evolutivamente estagnada.
          Estrangeirismologia: o valor do lifetime; o right timing evolutivo; o full time interassistencial.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da inteligência evolutiva (IE).


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da evolução; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade.
          Fatologia: o périplo evolutivo; a viagem da circunavegação da evolução do princípio consciencial no Cosmos; o périplo da competência evolutiva; o périplo ideológico desde o centramento no umbigo pessoal à cosmovisão no megafoco interassistencial do Cosmos; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); os ganhos evolutivos; as gestações evolutivas; as garantias evolutivas; as imitações evolutivas; os maxidissidentes evolutivos; os objetivos evolutivos; o primado evolutivo; as prioridades evolutivas; o viveiro evolutivo; a propulsão da vontade na autevolução; os tempos evolutivos; o senso de urgência na evolução consciencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da prioridade compulsória.
          Codigologia: o código do exemplarismo pessoal (CEP) quanto ao tempo em relação ao tempo alheio.
          Tecnologia: a técnica do crescendo proexológico.
          Voluntariologia: o fator tempo incidente no voluntariado interassistencial pessoal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Paracronologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: os efeitos do tempo na qualidade das realizações pessoais.
          Ciclologia: o ciclo biológico infância–adolescência–meia-idade–maturidade; o ciclo evolutivo pessoal.
          Enumerologia: o vírus; o jequitibá; o leão; a consciênçula; o pré-serenão; o ser desperto; a Consciex Livre.
          Binomiologia: o binômio Cronologia-Evoluciologia.
          Crescendologia: o périplo do crescendo do poço ao píncaro da hiperacuidade; o crescendo sadio do autorrendimento evolutivo inserido ponderadamente na grade de horário pessoal; o crescendo evolutivo cronológico.
          Trinomiologia: o trinômio evolutivo glória de ser humano–grandeza da autodesperticidade–triunfo da Consciex Livre (CL); o trinômio prioridade-objetividade-produtividade.
          Polinomiologia: o polinômio temporal manhã-tarde-noite-madrugada; o polinômio sazonal primavera-verão-outono-inverno; o polinômio das fases do autodesenvolvimento primeiro tempo–segundo tempo–terceiro tempo–quarto tempo.
          Antagonismologia: o antagonismo tempo de prosperidade (vacas gordas) / tempo de escassez (vacas magras).
          Paradoxologia: os megaparadoxos evolutivos; o paradoxo autoconsciência máxima–tempo existencial mínimo.
          Politicologia: a democracia pura.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a evoluciofilia; a proexofilia.
          Holotecologia: a cronoteca; a evolucioteca; a metodoteca; a recexoteca; a cosmoeticoteca; a proexoteca; a consciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Evoluciologia; a Paracronologia; a Seriexologia; a Experimentologia; a Economiologia; a Autodiscernimentologia; a Autodecidologia; a Autodeterminologia; a Autopriorologia; a Perdologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens evolutionarius; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens autossufficiens; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens efficax; o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens orthopensenicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: périplo evolutivo inconsciente = o estágio de desenvolvimento do princípio consciencial ainda sem lucidez mais ampla; périplo evolutivo autoconsciente = o estágio de desenvolvimento do princípio consciencial com lucidez quanto à condição de quem realmente é, de onde veio e para onde está indo.
          Culturologia: a cultura da evolução consciencial.
          Caracterologia. Sob a ótica da Evoluciologia, eis, por exemplo, na ordem cronológica, o périplo evolutivo do princípio consciencial na megaviagem em 7 estágios básicos, através dos trilhões de evos da eviternidade:
          1. Ressomatologia Botânica: os úteros ultramicroscópicos multivariados.
          2. Autopensenização Zoológica: as formas holopensênicas elementares; os jogos de domínio das energias conscienciais (ECs).
          3. Hominologia Primária: o egocentrismo da conscin vulgar; a interiorose; o autismo; os jogos de domínio do psicossoma, o paracorpo dos desejos.
          4. Lucidez Tenepessológica: a conquista pouco a pouco da oficina extrafísica (ofiex)
pessoal; os jogos de domínio da interassistencialidade por meio do mentalsoma, o paracorpo do autodiscernimento.
          5. Domínio da autodesperticidade: a evolução específica do evoluciólogo; a Holofilosofia; o Internacionalismo; o poliglotismo; o Cosmopolitismo; os jogos de domínio do Universalismo Puro da Intercompreensiologia.
          6. Serenologia do Serenão-consciex: a interassistencialidade a continentes; a consciência pré-CL.
          7. Autoconsciencialidade da CL: a desativação do psicossoma; a Cosmologia; a interassistencialidade a sistemas planetários e galáxias; o mentalsoma purificado em ação em nível ainda incompreensível aos pré-serenões.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o périplo evolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Autaplicação evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          03. Autevolução: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Autoprevisão existencial: Autevoluciologia; Homeostático.
          05. Autopromoção evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          06. Autorrendimento evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
          07. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          08. Ciclo evolutivo pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          09. Consciex Livre: Evoluciologia; Homeostático.
          10. Cronoevoluciologia: Autevoluciologia; Neutro.
          11. Eficácia evolutiva: Evoluciologia; Neutro.
          12. Faixa conscienciológica: Evoluciologia; Neutro.
          13. Maxiconvergência incessante: Evoluciologia; Homeostático.
          14. Obscuridade: Holomaturologia; Neutro.
          15. Ultrexegética: Exegeticologia; Neutro.
  A ESCALA EVOLUTIVA DAS CONSCIÊNCIAS É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA A CONSCIN LÚCIDA SE SITUAR NA CRONOLOGIA DA VIDA ANTE OS SERES COMPASSAGEIROS DE DESTINO NO ÂMAGO DO COSMOS.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já assimilou a estrutura evolutiva da própria evolução? Desde quando?