Perfeccionismo Atravancador

O perfeccionismo atravancador é o traço, postura ou tendência de a conscin, homem ou mulher, manifestar insatisfação com a qualidade do autodesempenho gerando conflito íntimo bloqueador da atividade intelectiva, produtividade escrita e / ou autexposição oral, capaz de levá-la à postergação da acabativa de gestações conscienciais (gescons).

Você, leitor ou leitora, em escala de 1 a 5, apresenta traços de perfeccionismo atravancador? Quais técnicas de reciclagem vem empregando para sanar esse travão evolutivo?

      PERFECCIONISMO ATRAVANCADOR
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O perfeccionismo atravancador é o traço, postura ou tendência de a conscin, homem ou mulher, manifestar insatisfação com a qualidade do autodesempenho gerando conflito íntimo bloqueador da atividade intelectiva, produtividade escrita e / ou autexposição oral, capaz de levá-la à postergação da acabativa de gestações conscienciais (gescons).
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. A palavra perfeccionismo procede do idioma Latim, perfectus, “completo”, particípio passado de perficere, “acabar; terminar; completar”. O termo trava deriva também do idioma Latim, trabs, “trava; viga”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo atravancar apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Perfeccionismo impeditivo. 2. Perfeccionismo dificultador. 3. Perfeccionismo embaraçante. 4. Perfeccionismo obstrutivo.
          Neologia. As 3 expressões compostas perfeccionismo atravancador, perfeccionismo atravancador parcial e perfeccionismo atravancador total são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 1. Atenção ao detalhismo. 2. Detalhismo favorecedor. 3. Antiperfeccionismo desentravante.
          Estrangeirismologia: o receio do feedback; a manutenção do status quo; o photoshop intelectivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência do detalhismo evolutivo.
          Citaciologia. Eis duas citações referentes ao tema: – Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingi-la (Salvador Dali, 1904–1989). O perfeccionismo é um perigoso estado de espírito em um mundo imperfeito (Robert Hillyer, 1895–1961).
          Proverbiologia: – O que os outros percebem em nós nem sempre é aquilo que estamos querendo mostrar. Se lês e relês a página mais perfeita, terminarás por achá-la ridícula. Não há nada tão bom que não possa melhorar. Acertar é humano, permanecer no acerto é o que se espera.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do perfeccionismo; o holopensene pessoal carregado no sen; o holopensene pessoal rígido; os bagulhos autopensênicos; os nosopensenes; a nosopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os estagnopensenes; a estagnopensenidade; os intrusopensenes; a intrusopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os antipensenes; a antipensenidade; os taquipensenes; a taquipensenidade; o desperdício de energias com pensenes negativos.
          Fatologia: o perfeccionismo atravancador; a insatisfação com o desempenho pessoal; a ansiedade; o medo da heterocrítica; o orgulho; os autoconflitos; a timidez; a postergação; a imaturidade; o insucesso; a falsa qualidade; a criticidade patológica; a singularidade; a falta de flexibilidade; a autocobrança levando ao estresse crônico; a eficiência excessiva; o radicalismo; a ausência de autoconfiança; o abandono de tarefas; o travão na escrita; a moderação; o temperamento da conscin; a dificuldade em aceitar elogios; o capricho na apresentação dos trabalhos; a perda de tempo refazendo tarefas já concluídas; as autorreciclagens do temperamento perfeccionista; as habilidades inatas; o cuidado na apresentação; a busca do aperfeiçoamento homeostático; a exaustividade; o detalhismo; o desenvolvimento da autestima sadia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a herança paragenética a ser superada; a deficiência das autodefesas energéticas; o travão paragenético do perfeccionismo prejudicando a acalmia íntima.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo perfeccionismo-imutabilidade; o sinergismo perfeccionismo-frustração; o sinergismo autocriticidade-autossinceridade.
          Principiologia: o princípio do autorrespeito aos limites intelectuais; o princípio da descrença (PD); o princípio da autocrítica aplicada ao prioritário.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) objetivando a superação do perfeccionismo atravancador.
          Teoriologia: a teoria da autocoerência.
          Tecnologia: as técnicas do detalhismo e da exaustividade; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica da assim e desassim; a técnica do EV; a técnica da autorreflexão de 5 horas.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico enquanto potencializador das autorreciclagens do perfeccionismo.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia.
          Efeitologia: os efeitos regressivos do perfeccionismo impedindo as gescons.
          Neossinapsologia: as neossinapses desassediadoras oriundas dos autenfretamentos do comportamento perfeccionista; as neossinapses das reciclagens intraconscienciais.
          Ciclologia: o ciclo de reflexões autocríticas; o ciclo erro-retificação-acerto; o ciclo observação-análise-constatação.
          Enumerologia: o travão; a autorrigidez; a autoinsegurança; o medo; a autocrítica excessiva; a intolerância; os erros antievolutivos.
          Binomiologia: o binômio perfeccionismo-aperfeiçoamento; o binômio admiração-discordância; o binômio perfeccionismo-insegurança; o binômio perfeccionismo-criatividade; o binômio perfeccionismo-ansiedade; o binômio perfeccionismo–atenção aos detalhes; o binômio autoconhecimento–desapego ao perfeccionismo.
          Interaciologia: a interação perfeccionismo-inflexibilidade; a interação perfeccionismo-autassédio-heterassédio; a interação perfeccionismo–cobranças excessivas.
          Crescendologia: o crescendo homeostático erro-acerto.
          Trinomiologia: o trinômio autoconstatação-autorreflexão-autoposicionamento.
          Polinomiologia: o polinômio perfeccionismo-irracionalidade-antiprodutividade-antievolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo perfeccionismo / zelo; o antagonismo perfeccionismo / qualidade final; o antagonismo perfeccionismo / detalhismo.
          Paradoxologia: o paradoxo de a conscin perfeccionista nunca poder ser perfeita.
          Politicologia: a autocracia.
          Filiologia: a materiofilia; a mimeticofilia; a emocionofilia.
          Fobiologia: a recinofobia; a heterocriticofobia; a fobia com o erro.
          Sindromologia: a síndrome da perfeição; a síndrome da subestimação; a síndrome do ansiosismo; a síndrome da dispersão consciencial.
          Maniologia: a mania de se achar perfeita(o); a fracassomania; a religiomania; a megalomania.
          Mitologia: o mito de a perfeição gerar felicidade; o mito de Narciso.
          Holotecologia: a psicossomatoteca; a analiticoteca; a psicoteca; a recinoteca; a biografoteca; a culturoteca; a historicoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Organizaciologia; a Autoconscienciometrologia; a Conviviologia; a Holomaturologia; a Sociologia; a Ressomatologia; a Consciencioterapia; a Assistenciologia; a Intrafisicologia; a Falaciologia; a Autodiscernimentologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin intolerante; a conscin impaciente; a conscin arrogante.
          Masculinologia: o perfeccionista; o insatisfeito; o controlador; o inflexível; o exigente; o narcisista; o apriorista; o exibicionista; o extremista; o inseguro; o ansioso; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a perfeccionista; a insatisfeita; a controladora; a inflexível; a exigente; a narcisista; a apriorista; a exibicionista; a extremista; a insegura; a ansiosa; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens imperfectus; o Homo sapiens automimeticus; o Homo sapiens disperditius; o Homo sapiens deviatus; o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens narcissus; o Homo sapiens acriticus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: perfeccionismo atravancador parcial = a insatisfação temporária com o autodesempenho levando a conscin intermissivista à inércia grafopensênica e comunicativa; perfeccionismo atravancador total = a insatisfação permanente com o autodesempenho levando a conscin intermissivista à improdutividade grafopensênica constante e consequente perda de oportunidade proéxica autorrevezamental.
          Culturologia: a cultura das aparências; a falsa cultura da perfeição.
          Taxologia. Sob a ótica da Etologia, eis por exemplo, duas categorias de perfeccionismo atravancador explicitadas por manifestações distintas das conscins envolvidas, em ordem alfabética:
          1. Extrínseco. Não apresentam baixa autestima, porém não confiam nas habilidades ou capacidades dos outros e, por isso, não conseguem delegar. Exigem das pessoas a perfeição desejada para si mesmos.
          2. Intrínseco. Apresentam pouca autestima e confiança. Sentem qualquer erro como algo terrível e supõem não contar com a aprovação dos outros. Nunca estão satisfeitos consigo.
          Contextualização. É comum pessoas descritas como sendo perfeccionistas entrarem em depressão por pequenas falhas. Muitas vezes, não se trata da busca pelo primor ou excelência, mas simplesmente a falta de erros, em processo vicioso e repetitivo. Em suma, o objetivo é ser perfeito.
          Terapeuticologia. Do ponto de vista da Recinologia, reconhecer o perfeccionismo em si mesma(o) é caminho para a reciclagem desse traço atravancador, levando em conta as 7 atitudes abaixo, em ordem alfabética:
          1. Abertismo. Estar aberta(o) para acolher e assimilar as heretocríticas evolutivas, com autocontrole emocional, buscando aprender com os próprios erros.
          2. Autenfrentamento. Procurar identificar e reciclar as atitudes e posturas pessoais de cobrança excessiva.
          3. Autestima. Fortalecer a autestima sadia para combater a insatisfação com a própria imperfeição, promovendo o autodesassédio.
          4. Autoconfiança. Utilizar os talentos pessoais para fortalecer a autoconfiança.
          5. Autoposicionamento. Opinar com discernimento sem impor as próprias ideias.
          6. Traforismo. Assumir o trafor do detalhismo evitando o olhar trafarista.
          7. Vontade. Empregar os atributos interassistenciais evitando ideias fixas e radicalismos na superação da insegurança.


                                               VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o perfeccionismo atravancador, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antiperfeccionismo: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          02. Arrogância: Parassociologia; Nosográfico.
          03. Autocontrole: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Autodestravamento: Proexologia; Homeostático.
          05. Autossuperação da competitividade: Autevoluciologia; Homeostático.
          06. Conscin perfeccionista: Parapatologia; Nosográfico.
          07. Crise de crescimento: Recexologia; Neutro.
          08. Detalhismo: Experimentologia; Homeostático.
          09. Fonte de controle: Conviviologia; Neutro.
          10. Hipercriticidade acrítica: Criticologia; Nosográfico.
          11. Imperfectividade: Holomaturologia; Nosográfico.
          12. Opção pela correção: Opciologia; Homeostático.
          13. Orgulho teimoso: Perdologia; Nosográfico.
          14. Reciclagem do temperamento: Temperamentologia; Homeostático.
          15. Recin: Recexologia; Homeostático.
  O PERFECCIONISMO ATRAVANCADOR TEM RAÍZES MULTIEXISTENCIAIS, EXIGINDO AUTOPESQUISAS PROFUNDAS
   CAPAZES DE PROMOVER AUTORRECICLAGENS INTRACONSCIENCIAIS E RECONSTRUIR LAÇOS AUTAFETIVOS.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, em escala de 1 a 5, apresenta traços de perfeccionismo atravancador? Quais técnicas de reciclagem vem empregando para sanar esse travão evolutivo?
          Filmografia Específica:
          1. Melhor é Impossível. Título Original: As Good as it Gets. País: EUA. Data: 1997. Duração: 139 min. Gênero: Comédia romântica. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; Português; Espanhol; & Francês (em DVD). Direção: James L. Brooks. Elenco: Jack Nicholson; Helen Hunt; Greg Kinnear; Cuba, 33 Gooding Jr; Skeet Ulrich; Shirley Knight; Rosso Bleckner; Bibi Osterwald; Lupe Ontiveros; & Yeradley Smith. Produção: James L. Brooks; Bridget Johnson; & Kristi Zea. Desenho de Produção: Bill Brzeski. Direção de Arte: Philip Toolin. Roteiro: Mark Andrus; & James L. Brooks. Fotografia: John Bailey. Música: Hans Florian Zimmer. Montagem: Richard Marks. Cenografia: Clay A. Griffith. Companhia: TriStar Pictures; & Gracie Films. Outros dados: Oscar de Melhor Ator (Jack Nicholson) e de Melhor Atriz (Helen Hunt). Sinopse: Melvin Udall (Jack Nicholson) é escritor com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), grosseiro, sarcástico e isola-se dos vizinhos e de qualquer outra pessoa. O filme mostra a dificuldade do personagem nos relacionamentos sociais, em especial com o artista (Greg Kinnear), o vizinho e a garçonete (Helen Hunt).
            Webgrafia Específica:
            1. Hiilyer, Robert; Quem disse: Mais de 200.000 Frases, Citações e Provérbios atualizados Diariamente para Você; 49 p.; 1464 autores; 1464 fotos; 79 temas de frases; glos. 16.180 termos (provérbios); página 18; disponível em:
< https://quemdisse.com.br/frase/f/12987/>; acesso em 24.02.16; 15h09.
            2. Landim, Fernando; Método; disponível em <http://metodo.srv.br/treinamento-e-desenvolvimento-de-lide res/perfeccionismo-superando-o-pensamento-do-tudo-ou-nada> acesso em 06.09.2016; 14h00.
                                                                                                                   S. F.