Pensenosfera

A pensenosfera é a atmosfera pensênica ou ambiente intrafísico ou extrafísico fixador do conjunto de pensenes agregados ou consolidados, seja da conscin apenas ou de todo o grupo evolutivo.

Você, leitor ou leitora, vive em pensenosfera sadia? Todo dia? O dia todo?

      PENSENOSFERA
                                        (PENSENOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A pensenosfera é a atmosfera pensênica ou ambiente intrafísico ou extrafísico fixador do conjunto de pensenes agregados ou consolidados, seja da conscin apenas ou de todo o grupo evolutivo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo pensamento procede do idioma Latim, pensare, “pensar; cogitar; formar alguma ideia; pesar; examinar; considerar; meditar”. Surgiu no Século XIII. A palavra sentimento deriva também do idioma Latim, sentimentum, através do idioma Francês, sentiment, “sentimento; faculdade de receber as impressões físicas; sensação; conhecimento; fato de saber qualquer coisa; todo fenômeno da vida afetiva; emoção; opinião; bom senso”. Apareceu no Século XIV. O termo energia provém do idioma Francês, énergie, derivado do idioma Latim, energia, e este do idioma Grego, enérgeia, “força em ação”. Surgiu no Século XVI. O elemento de composição sfera vem do idioma Latim, sphaera, “esfera; globo”, e este do idioma Grego, sphaîra, “todo corpo redondo; bola para jogar; esfera; objetos diversos em forma redonda; globo terrestre”. O vocábulo esfera apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 01. Esfera de ação da autopensenidade. 02. Atmosfera pensênica. 03. Ambiente pensênico. 04. Agregado pensênico. 05. Gravitação pensênica. 06. Contexto pensênico. 07. Holopensene pessoal. 08. Holopensene grupal. 09. Zona pensênica. 10. Psicosfera.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 36 cognatos derivados do vocábulo esfera: aerosfera; atmosfera; biosfera; ecosfera; energosfera; esférica; esfericarpo; esfericidade; esférico; esferista; esferistério; esferística; esferístico; esferócito; esferocitose; esferográfica; esferoidal; esferoide; esferoideo; esferométrico; esferômetro; esferoplasto; esferorradiano; esférula; esferulita; esferulítica; esferulítico; geosfera; hemisfério; hidrosfera; Holosfera; microsfera; pensenosfera; psicosfera; semiesfera; talassosfera.
          Neologia. O vocábulo pensenosfera e as 3 expressões compostas pensenosfera egocármica, pensenosfera grupocármica e pensenosfera policármica são neologismos técnicos da Pensenologia.
          Antonimologia: 1. Comunex. 2. Vida extraterrestre. 3. Estação espacial. 4. Base interplanetária. 5. Espaço intergalático. 6. Colônia bacteriana.
          Estrangeirismologia: o Pensenarium; o Neopensenarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autopensenização.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: a pensenosfera; o holopensene pessoal; o holopensene grupal; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; a retilinearidade autopensênica; as fixações pensenosféricas; a pressão pensenosférica; os grupopensenes; a grupopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os intrusopensenes; a intrusopensenidade; os xenopensenes; a xenopensenidade.
          Fatologia: o fato do pensamento ser contínuo na consciência.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a energosfera como produto da pensenosfera pessoal; o desafio evolutivo de aprimorar a pensenosfera pessoal para interligá-la à Central Extrafísica da Verdade (CEV).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo paracérebro-cérebro na pensenosfera homeostática; o sinergismo entre pensenosferas na coautoria; o sinergismo pensenosfera da conscin-sensitiva cosmoética–pensenosfera da consciex-amparadora na produção de neoverpons; o sinergismo evolutivo pensenosfera-Holosfera (Cosmos) harmonizadas.
          Principiologia: o princípio da autevolução ser a autodepuração cosmoética da pensenosfera pessoal; o princípio dos contágios holopensênicos.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando evolutivamente a pensenosfera.
          Teoriologia: a teoria da indissociabilidade do pensene; a teoria do pensene ser a unidade de manifestação prática da consciência.
          Tecnologia: a técnica conscienciométrica de identificação da autopensenidade padrão; a técnica desassediadora de identificação dos xenopensenes; a técnica da retilinearidade autopensênica.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pensenologistas.
          Efeitologia: os efeitos da pensenosfera no espaço circundante, intra e extrafísico, afetando direta ou indiretamente outras pensenosferas.
          Ciclologia: o primado da pensenosfera no ciclo mentalsomático.
          Binomiologia: o binômio pensenosfera-energosfera; o binômio pensenosfera–assinatura pensênica.
          Interaciologia: a interação autopensene-pensenosfera.
          Crescendologia: o crescendo pensenosfera infantil–pensenosfera adulta.
          Polinomiologia: o polinômio neopensenes-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
          Antagonismologia: o antagonismo pensenosfera homeostática / pensenosfera nosográfica; o antagonismo pensenosfera organizada / pensenosfera caótica; o antagonismo pensenosfera defendida / pensenosfera indefesa.
          Politicologia: a lucidocracia.
          Legislogia: a lei da autopensenização ininterrupta.
          Filiologia: a cosmopensenofilia.
          Sindromologia: a pensenosfera intoxicada na síndrome da patopensenidade.
          Mitologia: o mito da privacidade pensênica.
          Holotecologia: a pensenoteca; a grafopensenoteca.
          Interdisciplinologia: a Pensenologia; a Holopensenologia; a Materpensenologia; a Grafopensenologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Parapercepciologia; a Intencionologia; a Autodiscernimentologia; a Mesologia; a Extrafisicologia; a Sociologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
         Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
         Hominologia: o Homo sapiens holopensenicus; o Homo sapiens holopensenor; o Homo sapiens holopensenologus; o Homo sapiens holopensenocreator; o Homo sapiens inductorpensenicus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens epicentricus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: pensenosfera egocármica = a da consciência egocêntrica; pensenosfera grupocármica = a da equipe de trabalho em andamento; pensenosfera policármica = a da ofiex pessoal ativa.
         Culturologia: a cultura da Pensenologia.
         Interrelaciologia. Sob a ótica da Holomaturologia, importa considerar nas pesquisas da pensenosfera, por exemplo, 50 categorias de realidades ou conceitos relacionados, com aproximações simples, aqui dispostos na ordem alfabética:
         01. Ambiente.
         02. Ambientex.
         03. Amplitude.
         04. Área.
         05. Atmosfera.
         06. Aura.
         07. Bairro.
         08. Campo.
         09. Cenário.
         10. Cenografia.
         11. Circuito.
         12. Clima.
         13. Comunex.
         14. Comunidade.
         15. Contexto.
         16. Contingenciamento.
         17. Conurbação.
         18. Cosmorama.
         19. Distrito.
         20. Domínio.
         21. Ecologia.
         22. Egrégora.
         23. Energosfera.
         24. Espaço.
         25. Holopensene.
         26. Horizonte.
         27. Instância.
         28. Locação.
          29. Lugar.
          30. Meio.
          31. Mundo.
          32. Ofiex.
          33. Órbita.
          34. Paisagem.
          35. Palco.
          36. Panóptico.
          37. Panorama.
          38. Parâmetro.
          39. Periferia.
          40. Psicosfera.
          41. Quarteirão.
          42. Recinto.
          43. Sítio.
          44. Sociex.
          45. Socin.
          46. Subúrbio.
          47. Teatro.
          48. Terreno.
          49. Universo.
          50. Zona.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a pensenosfera, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Agenda de autopensenização: Pensenologia; Homeostático.
          02. Assinatura pensênica: Pensenologia; Neutro.
          03. Autopensenização polifásica: Pensenologia; Neutro.
          04. Carregamento na pensenidade: Pensenologia; Neutro.
          05. Energosfera pessoal: Energossomatologia; Neutro.
          06. Grupopensene: Materpensenologia; Neutro.
          07. Holopensene: Holopensenologia; Neutro.
          08. Holopensene saturado: Holopensenologia; Neutro.
          09. Indutor holopensênico: Holopensenologia; Homeostático.
          10. Linearidade da autopensenização: Autopensenologia; Homeostático.
          11. Materpensene: Materpensenologia; Neutro.
          12. Materpensene predominante: Materpensenologia; Neutro.
          13. Neopensene: Neopensenologia; Neutro.
          14. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
          15. Sintonia holopensênica: Holopensenologia; Neutro.
   A AUSCULTAÇÃO PERIÓDICA DA QUALIDADE DA PRÓPRIA PENSENOSFERA É PROVIDÊNCIA INTELIGENTE
    PARA TODA CONSCIN LÚCIDA QUANDO INTERESSADA
     NA DINAMIZAÇÃO DA AUTEVOLUÇÃO CONSCIENCIAL.
       Questionologia. Você, leitor ou leitora, vive em pensenosfera sadia? Todo dia? O dia todo?