Parafenômeno de Efeitos Físicos

O parafenômeno de efeitos físicos é a ação, efeito, fato ou ocorrência parapsíquica sobre a matéria, através da exteriorização ectoplásmica pelo sensitivo ou da manipulação do ectoplasma pelas consciex ou conscin projetada, promovendo manifestações palpáveis na dimensão intrafísica.

Você, leitor ou leitora, já vivenciou parafenômeno de efeitos físicos?

      PARAFENÔMENO DE EFEITOS FÍSICOS
                                (PARAFENOMENOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O parafenômeno de efeitos físicos é a ação, efeito, fato ou ocorrência parapsíquica sobre a matéria, através da exteriorização ectoplásmica pelo sensitivo ou da manipulação do ectoplasma pelas consciex ou conscin projetada, promovendo manifestações palpáveis na dimensão intrafísica.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição para vem do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O termo fenômeno deriva do idioma Latim, phaenomenon, “fenômeno; aparição”, e este do idioma Grego, phainómenon, “coisa que aparece”. Surgiu no Século XVII. A palavra efeito vem igualmente do idioma Latim, effectum, “efeito; produto de alguma causa”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo físico provém do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Parafenômeno objetivo. 2. Parafenômeno observável; parafenômeno tangível. 3. Parafenômeno de efeitos materiais.
          Neologia. As 3 expressões compostas parafenômeno de efeitos físicos, parafenômeno de efeitos físicos comum e parafenômeno de efeitos físicos raro são neologismo técnicos da Parafenomenologia.
          Antonimologia: 1. Parafenômeno subjetivo. 2. Parafenômeno mentalsomático. 3. Parafenômeno impressivo. 4. Parafenômeno telepático.
          Estrangeirismologia: o período clássico de l’éctoplasmie; o modismo do tabuleiro ouija; os shows parapsíquicos; as psicokinesis nos fenômenos de poltergeist; o be alert consciencial; o accident proneness.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à utilização do ectoplasma para assistência.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal parafenomênico; o holopensene parapsíquico; a Pensenologia Parapsíquica; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nosopensenes; a nosopensenidade; os exopensenes; a exopensenidade; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene das sessões de efeitos físicos; o holopensene das paracirurgias; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a metapsíquica objetiva; as sessões públicas parapsíquicas realizadas no Século XIX; o Século XIX sendo a Era de Ouro dos parafenômenos de efeitos físicos; as fraudes parafenomênicas; os experimentos de efeitos físicos sob vigilância ou controle de pesquisadores; o fato de os sensitivos de efeitos físicos serem examinados antes das sessões para evitar fraudes; os experimentos controlados comprovando os parafenômenos de efeitos físicos; os desvios da programação existencial (proéxis) dos parapsíquicos ectoplastas gerados pela vaidade, exibicionismo e ganância financeira; a influência do ectoplasta no estado emocional das pessoas presentes no mesmo ambiente; a queda repentina de pratos ou talheres das mãos do sensitivo; a queima ou estouro de lâmpadas; os ruídos de pancadas em madeira ou metal; a casa malassombrada; o travamento do computador; a interferência no microfone; o estouro de fio da rede elétrica sem motivo aparente; o cabo de segurança partido nos esportes radicais mesmo com todas as medidas de segurança; a brincadeira irresponsável do jogo do copo; a atuação das crianças ou adolescentes enquanto epicentros de efeitos físicos; a desorganização consciencial do ectoplasta predispondo acidentes de percurso; o ato de entortar talheres através do ectoplasma; a hipótese do macrossoma especializado em parafenômenos de efeitos físicos.
          Parafatologia: os parafenômenos de efeitos físicos; os efeitos físicos assediadores gerando o desequilíbrio emocional do sensitivo ectoplasta; o fato de os parafenômenos de efeitos físicos complexos serem mais raros; a existência de efeitos físicos frequentes;o parafato de os raps, quando inteligentes, não serem devidos a estalos ocasionados pela umidade da madeira; os raps representando letras do alfabeto no tabuleiro de ouija; o movimento de objetos a distância; o aumento ou diminuição do peso dos objetos; a movimentação de objetos pesados e volumosos sem o contato físico; a formação de hastes ectoplásmicas e fios fluídicos pelo sensitivo de efeitos físicos; a utilização do ectoplasma pelas consciexes para mover os objetos; o parafenômeno de efeitos físicos produzido através da projeção da consciência (PC); os sons produzidos no ar; os instrumentos musicais tocando sozinhos; a impressão de marcas e imagens, entre elas, impressões digitais, palmas de mãos, punhos, pés e rostos em material moldável; o voo de objetos ou pedras; as correntes de ar; o bater de portas; as marcas, riscos, desenhos e escritos em paredes e assoalhos; a aparição de fantasmas; os acidentes de percurso; a blindagem energética evitando a auto ou heterodessoma em acidente graves; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático promovendo a remissão de minidoenças; a remissão de doenças graves através da paracirurgia; a heterajuda através da doação de ectoplasma; a exteriorização de energias revigorantes; o efeito físico promovido através da elongação do psicossoma; os partos de bebês e cirurgias realizadas através do parafenômeno da bilocação física pelo sensitivo Eurípedes Barsanulfo (1880–1918); o parafato de os fenômenos de efeitos físicos poderem ocorrer na claridade; a chuva promovida através da exteriorização de energias conscienciais (ECs); o parafenômeno de efeitos físicos sendo prova da imortalidade da consciência; a desmaterialização de armas pela Serenona Monja.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo parafenômeno de efeitos físicos–mensagem extrafísica; o sinergismo projetivo energossoma–psicossoma lastreado; o sinergismo patológico riscomania-ectoplasmia.
          Principiologia: o princípio da autenticidade cosmoética; o princípio do omniquestionamento pesquisístico; o princípio da prevalência conteudística nos parafenômenos de efeitos físicos; o princípio da aplicabilidade dos parafenômenos cosmoéticos; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da imortalidade da consciência; o princípio da interassistencialidade fraterna.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à prática dos parafenômenos de efeitos físicos.
          Teoriologia: a teoria espírita; a teoria da Metapsíquica; a explicação deficitária dos parafenômenos através das teorias materialistas; a teoria e prática do parapsiquismo; a teoria do paradigma consciencial.
          Tecnologia: a técnica da exteriorização de ectoplasma; as técnicas paracirúrgicas; as técnicas de pesquisa dos parafenômenos de efeitos físicos; as técnicas de anotação e interpretação dos parafenômenos de efeitos físicos; as técnicas de desenvolvimento do autoparapsiquismo; a técnica do autoparapsiquismo assistencial; a técnica da soltura energossomática; a técnica de encapsulamento energético.
          Voluntariologia: o voluntariado interdimensional das sessões de efeitos físicos; o sensitivo de efeitos físicos epicon voluntário nas paracirurgias; o voluntariado doador de ectoplasma; os voluntários da Conscienciologia ectoplastas; os voluntários da Associação Internacional de Parapsiquismo Interassistencial (ASSIPI); os voluntários da Associação Internacional de Pesquisa Laboratorial em Ectoplasmia e Paracirurgia (ECTOLAB).
          Laboratoriologia: o labcon resultante da teática pesquisística em parafenômenos de efeitos físicos; o laboratório conscienciológico da Ectoplasmologia; os estudos e aplicações da fitoectoplasmia enquanto laboratório consciencial (labcon) pessoal; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Paraprofilaxia; o Colégio Invisível da Paratecnologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia.
          Efeitologia: os paraefeitos de aniquilamento; os paraefeitos biológicos; os paraefeitos de combustão; os paraefeitos eletromagnéticos; os paraefeitos eletroquímicos; os paraefeitos estruturais; os paraefeitos fotogênicos; os paraefeitos mecânicos; os paraefeitos químicos; os paraefeitos sonoros; o efeito impactante do parafenômeno de efeitos físicos; o efeito Hulk; o efeito concreto das cirurgias invisíveis; o efeito da maturidade parapsíquica nos parafenômenos de efeitos físicos avançados.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas do estudo teático dos parafenômenos de efeitos físicos; as neossinapses exigidas pelos parafenômenos de efeitos físicos; a doação de neuroectoplasma do assistente predispondo à criação de neossinapses no assistido; as neossinapses geradas pelas sessões de efeitos físicos.
          Ciclologia: o ciclo exteriorização de ectoplasma–manipulação do ectoplasma pela consciex–parafenômeno de efeitos físicos; o ciclo vivência do parafenômeno de efeitos físicos–interpretação do conteúdo; o ciclo entorpecimento físico–descoincidência do holossoma–desmaterialização do soma–rematerialização do soma–retorno da sensibilidade orgânica; o ciclo desmaterialização do sensitivo–materialização de formas temporárias–rematerialização do sensitivo; o ciclo parafenômeno de efeitos físicos vivenciado–parafenômeno de efeitos físicos criticadoconteúdo compreendido.
          Binomiologia: o binômio ectoplasmia–efeitos físicos; o binômio consciência-EC; o binômio fenômeno anímico–fenômeno parapsíquico; o binômio fenômeno pessoal–fenômeno grupal; o binômio ectoplasmia conjunta–parafenômeno conjunto; o binômio paratécnica–parafenômeno de efeitos físicos; o binômio clarividência-semimaterialização.
          Interaciologia: a interação conscin-consciex; a interação conscin projetada–consciex promotora do parafenômeno; a interação sensitivo de efeitos físicos–consciex manifestante; a interação dos amparadores técnicos no parafenômeno de efeitos físicos; a interação parafenômeno de efeitos físicos–contexto; a interação energia consciencial–ectoplasma; a interação neurectoplasmia-paracirurgias; a interação Dinâmica Interassistencial de Paracirurgia–laboratório conscienciológico da Ectoplasmologia–Rede Interassistencial de Paracirurgia a distância.
          Crescendologia: o crescendo miniparafenômeno de efeitos físicos–maxiparafenômeno de efeitos físicos; o crescendo parafenômeno de efeitos físicos patológico–parafenômeno de efeitos físicos homeostático; o crescendo histórico Espiritismo-Metapsíquica-Parapsicologia-Conscienciologia; o crescendo patológico ectoplasmia descontrolada–acidentes de percurso.
          Trinomiologia: o trinômio parafenômeno de efeitos físicos–realidade–pararrealidade; o trinômio autoparapsiquismo–parafenômeno de efeitos físicos–interpretação; o trinômio acumulação de experiências–acumulação de fatos–acumulação de parafenômenos de efeitos físicos; o trinômio autopesquisas-heteropesquisas-multipesquisas; o trinômio ectoplastia–imaturidade–macro-PK destrutiva; o trinômio ectoplasma–consciex manifestante–efeitos físicos; o trinômio projeção consciente–bilocação física–parateleportação humana.
          Polinomiologia: o polinômio experimento–parafenômeno de efeitos físicos–hipótese–dedução–conclusão.
          Antagonismologia: o antagonismo análise profunda / síntese superficial; o antagonismo parafenômeno de efeitos físicos cosmoético / parafenômeno de efeitos físicos anticosmoético; o antagonismo focagem na essência do parafenômeno de efeitos físicos (mentalsomaticidade)
/ focagem na moldura do parafenômeno de efeitos físicos (psicossomaticidade).
          Paradoxologia: o paradoxo de quanto mais o sensitivo-ectoplasta é controlado nos experimentos menos fenômenos ocorrem; o paradoxo da sutileza e, ao mesmo tempo, da força dos parafenômenos de efeitos físicos; o paradoxo parafenômeno de efeitos físicos–maxidiscrição pessoal do sensitivo cosmoético.
          Politicologia: a política científica; a discernimentocracia; a lucidocracia; a meritocracia; a parapsicocracia; a interassistenciocracia; a conscienciocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a derrogação das leis da física realizada por Seres Serenões; as leis da Cosmoética aplicadas aos parafenômenos de efeitos físicos pró-evolutivos; a ineficácia das leis da física nas análises dos fenômenos paracirúrgicos; a lei do maior esforço aplicada à compreensão conteudística dos parafenômenos de efeitos físicos.
          Filiologia: a assistenciofilia; a evoluciofilia; a parapsiquismofilia; a cogniciofilia; a parafenomenofilia; a neofilia; a conscienciofilia.
          Sindromologia: a síndrome da conscin eletronótica; a síndrome do conflito de paradigmas.
          Mitologia: a desmitificação dos parafenômenos de efeitos físicos.
          Holotecologia: a parapsicoteca; a experimentoteca; a energossomatoteca; a criticoteca; a ciencioteca; a polemoteca; a consciencioterapeuticoteca.
          Interdisciplinologia: a Parafenomenologia; a Conscienciologia; a Metapsíquica; a Parapsicologia; a Parapercepciologia; a Energossomatologia; a Discernimentologia; a Autoimperturbaciologia; a Projecioterapia; a Macrossomatologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin ectoplasta; a consciex materializada; a consciex promotora de parafenômenos de efeitos físicos; a consciex assediadora em fenômenos de poltergeist; o ser interassistencial; o ser desperto.
          Masculinologia: o sensitivo de efeitos físicos; o pesquisador-sensitivo de efeitos físicos; o parapsíquico ectoplasta; o sensitivo de paracirurgia; o paracirurgião; o infante epicentro de parafenômenos de efeitos físicos; o pesquisador de parafenômenos de efeitos físicos; o esterilizador de parafenômenos; o fraudador de parafenômenos de efeitos físicos; o tenepessista; o projetor consciente; o ofiexista; o evoluciólogo; o Serenão; o sensitivo escocês Daniel Dunglas Home (1833–1886); o sensitivo brasileiro Eurípedes Barsanulfu; o sensitivo brasileiro Carmine Mirabelli (1889–1951); o sensitivo brasileiro José Arigó (1922–1971).
          Femininologia: a sensitiva de efeitos físicos; a pesquisadora-sensitiva de efeitos físicos; a parapsíquica ectoplasta; a sensitiva de paracirurgia; a paracirurgiã; a infante epicentro de parafenômenos de efeitos físicos; a pesquisadora de parafenômenos de efeitos físicos; a esterilizadora de parafenômenos; a fraudadora de parafenômenos de efeitos físicos; a tenepessista; a projetora consciente; a ofiexista; a evolucióloga; a Serenona; a sensitiva italiana Eusápia Palladino (1854–1918); a sensitiva inglesa Elizabeth d`esperance (1855–1918); a sensitiva inglesa Florence Cook (1856–1904); as irmãs sensitivas estadunidenses Catherine “Kate” Fox (1837–1892), Margaret “Maggie” Fox (1833–1893) e Leah Fox (1814–1890).
          Hominologia: o Homo sapiens paraphaenomenologicus; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens energossomaticus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens semiextraphysicus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: parafenômeno de efeitos físicos comum = os raps; parafenômeno de efeitos físicos raro = a desmaterialização e rematerialização do sensitivo em local distante (parateleportação humana).
          Culturologia: a cultura da Parafenomenologia; a cultura do parapsiquismo assistencial cosmoético; a cultura da Pesquisologia; a cultura da Interassistenciologia Lúcida; a evitação da cultura do fenômeno pelo fenômeno; a cultura paracientífica da Conscienciologia; a cultura da criticidade cosmoética.
        Fenômenos. Concernente à Parafenomenologia, eis, em ordem alfabética, 58 exemplos de parafenômenos de efeitos físicos produzidos pela manipulação do ectoplasma por meio de conscins e consciexes:
        01. Agênere.
        02. Aparição intervivos.
        03. Arco voltaico.
        04. Autocombustão espontânea.
        05. Autodessoma cardíaca e umbilical.
        06. Autotransfigurações.
        07. Bilocação física.
        08. Desmaterialização de objetos.
        09. Escrita direta.
        10. Estigmas somáticos ou chagas.
        11. Exteriorização da motricidade.
        12. Exteriorização da sensibilidade.
        13. Falsa chegada.
        14. Feto ectoplásmico.
        15. Grafoectoplastia.
        16. Incombustibilidade.
        17. Interferência em eletroeletrônicos (Micro-PK).
        18. Levitação de objetos.
        19. Levitação do sensitivo.
        20. Macropsicocinesia (Macro-PK destrutiva).
        21. Materialização de consciex.
        22. Materialização de objetos.
        23. Materialização de pontos luminosos.
        24. Materialização de projetor projetado.
        25. Materialização parcial.
        26. Meia-materialização.
        27. Mesas girantes.
        28. Multilocação física.
        29. Olorização.
        30. Paracirurgia projetiva.
        31. Paracirurgia sem instrumentos físicos.
        32. Paracirurgia utilizando-se instrumentos físicos rústicos.
        33. Para-hemostasia.
        34. Parapirogenia.
        35. Parassepsia.
        36. Parateleportação humana.
        37. Perda de peso do sensitivo durante as sessões de materialização.
        38. Pneumatofonia.
        39. Pneumatofonia projetiva (Voz direta).
        40. Poltergeist.
        41. Poltergeist projetivo.
        42. Possessão interconsciencial.
        43. Projeção do adeus.
        44. Projeção sonora.
        45. Psicofonia projetiva.
        46. Psicofonia.
        47. Raps.
        48. Raps projetivos.
        49. Regeneração somática.
        50. Semidesmaterialização do sensitivo.
           51.   Semimaterialização de consciex.
           52.   Semimaterialização do projetor projetado.
           53.   Sensibilização de fotografias por consciex.
           54.   Telecinesia.
           55.   Telecinesia projetiva.
           56.   Transcomunicação.
           57.   Transporte de objetos.
           58.   Trilocação física.


                                                        VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o parafenômeno de efeitos físicos, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Agênere: Ageneticologia; Neutro.
           02. Autocrítica parafenomenológica: Autocriticologia; Neutro.
           03. Autolucidez parapsíquica: Autolucidologia; Neutro.
           04. Crescendo Metafísica-Parapsiquismo: Autevoluciologia; Homeostático.
           05. Ectoplasma: Energossomatologia; Neutro.
           06. Fenomenalidade: Fenomenologia; Neutro.
           07. Fenômeno projetivo ambivalente: Parafenomenologia; Neutro.
           08. Inteligência interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           09. Manifestação parapsíquica: Parafenomenologia; Neutro.
           10. Olorização: Parafenomenologia; Neutro.
           11. Paracirurgia: Consciencioterapia; Neutro.
           12. Parapsiquismo: Parapercepciologia; Homeostático.
           13. Racionalidade paracientífica: Holomaturologia; Neutro.
           14. Recurso parapsíquico: Parapercepciologia; Neutro.
           15. Toque paraterapêutico: Paraterapeuticologia; Homeostático.
  O PARAFENÔMENO DE EFEITOS FÍSICOS, RECURSO INTERASSISTENCIAL IMPACTANTE, CHAMA ATENÇÃO PARA
  A REALIDADE MULTIDIMENSIONAL POR MEIO DA PSEUDODERROGAÇÃO DAS LEIS FÍSICAS ENTÃO CONHECIDAS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou parafenômeno de efeitos físicos?
Qual o conteúdo do fenômeno apresentado?
           Bibliografia Específica:
           1. Aksakof, Alexandre; Animismo e Espiritismo (Animismus und Spiritismus); pref. Berthold Sandow; trad. C.S.; 2 Vols.; 712 p.; 1 ilus.; 18 x 13 cm; br.; 5ª Ed.; Federação Espírita Brasileira; Rio de Janeiro, RJ; 1987; páginas 24 a 704.
           2. Doyle, Arthur Conan; História do Espiritismo (The History of Spiritualism); pref. J. Herculano Pires; trad. Júlio Abreu Filho; 500 p.; 25 caps.; 31 enus.; 2 fotos; 4 ilus.; 19 x 13 cm; br.; Pensamento; São Paulo, SP; 2013; páginas 7 a 498.
           3. Palhano Júnior, L.; Eusápia, a Feiticeira; pref. Dalva Silva Souza; revisoras Cláudia Rocha; & Rita Alvez; 174 p.; 21 caps.; 24 enus.; 31 fotos; 11 ilus.; 1 microbiografia; 3 tabs.; glos. 61 termos; 31 refs.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed.; Léon Denis; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 49 a 161.
           4. Pires, J. Herculano; Arigó: Vida, Mediunidade e Martírio; revisor Ademar Lopes Junior; 210 p.; 20 caps.; 12 enus.; 4 fotos; 1 ilus.; 20 refs.; 21 x 14 cm; br.; 4ª Ed.; Paideia; São Paulo, SP; 2008; páginas 123 a 208.
            5. Pugliese, Adilton Santos; Daniel Dunglas Home: O Médium Voador; pref. Miguel Sardano; revisora Rosemarie Giudilli Cordioli; 262 p.; 20 caps.; 1 cronologia; 5 enus.; 2 ilus.; 1 microbiografia; 1 website; 28 refs.; 23 x 16 cm; br.; EBM; Santo André, SP; 2013; páginas 15 a 254.
            6. Richet, Charles; Tratado de Metapsíquica (Traite de Metapsychique); trad. Maria José Marcondes Perreira; & João Teixeira de Paula; 328 p.; 2 fotos; 6 tabs.; alf.; ono.; 21 x 14 cm; enc.; Lake; São Paulo, SP; 2008; páginas 52 a 685.
            7. Rizzini, Jorge; Eurípedes Barsanulfo: O Apóstolo da Caridade; revisor Josias Abdalla Duarte; 142 p.; 10 caps.; 12 citações; 8 enus.; 5 fotos; 3 ilus.; 21 x 14 cm; br.; 9ª Ed.; Edições Correio Fraterno; São Bernardo do Campo, SP; 2004; páginas 67 a 106.
            8. Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 158 a 166, 170 a 174, 181 a 189, 192 a 194 e 195 a 198.
            9. Idem; Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Físico; revisor Alexander Steiner; 224 p.; 60 caps.; 60 cronologias; 1 E-mail; 5 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 questionário projetivo; glos. 24 termos; alf.; 21 x 14 cm; br.; 6ª Ed.; rev.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 189 a 191.
                                                                                                                     A. A. L.