ORTOPENSATA (ORTOPENSATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A ortopensata é a composição textual breve e holofilosófica, variando de megapensene trivocabular até 10 linhas digitadas, com abordagem conscienciológica, estilística multiforme e conteudística abarcando autorreflexões, fatuísticas, parafatuísticas, manifestações conscienciais, perquirições, paraconstructos, neoideários e neoverpons transcendentes, capaz de levar ao Universalismo da intelectualidade e à cosmovisão da conscin leitora, homem ou mulher. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição orto vem do idioma Grego, orthós, “reto, direto, correto; normal; justo”. Surgiu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O vocábulo pensata deriva do idioma Latim, pensatus, “examinado; compensado; pago”, oriundo de pensare, “examinar; considerar atentamente; pensar”. Sinonimologia: 1. Pensata conscienciológica. 2. Parêmia conscienciológica. 3. Pensamento conscienciográfico correto; pensamento conscienciográfico direto; pensamento conscienciográfico direito; pensamento conscienciográfico justo; pensamento conscienciográfico reto. 4. Máxima conscienciológica. 5. Sentença conscienciológica. 6. Ortopensene paremiológico. Neologia. O vocábulo ortopensata e as 4 expressões compostas ortopensata intrafisicológica, ortopensata intraconscienciológica, ortopensata neoverponológica e ortopensata cosmovisiológica são neologismos técnicos da Ortopensatologia. Antonimologia: 1. Provérbio. 2. Ditado popular. 3. Sabedoria popular. 4. Frases imponderadas. 5. Expressão oral do pensamento. 6. Reflexão sem técnica ortopensatográfica. Estrangeirismologia: o pensator autoconsciente das responsabilidades proexológicas na área da Conscienciografologia; o ambiente otimizado do Pensatorium. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos estudos da Ortopensatologia. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Ortopensatas: autopensenes grafados. Ortopensatas: sentenças interconectadas. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos: 1. “Ortopensata. A ortopensata mais eficiente constitui a simplificação da complexidade”. 2. “Ortopensatas. As ortopensatas objetivam a saída da consciência da monovisão egoica para a cosmovisão evolutiva da Policarmologia”. “O acesso ao acervo do neoideário cosmovisiológico sobre a manifestação da consciência leva a profundas reflexões sobre a imaterialidade da autopensenidade, a sutileza do autodiscernimento, a depuração mentalsomática cosmoética do Código Pessoal de Cosmoética (CPC) e a sofisticação da complexidade do nível mais elevado dos pensenes. Somente entender este processo não é o suficiente, sendo necessário explicitar através das ortopensatas, e exemplificar teaticamente o que foi compreendido”. Filosofia: as ortopensatas holofilosóficas abarcam a Tudologia do universo da Conscienciologia. Unidade: a unidade de medida da ortopensata é a retilinearidade grafoassistencial. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da ortopensatografia; o holopensene dos escritórios e ambientes de escrita; o holopensene do camarim do Tertuliarium; o holopensene do Holociclo do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); os grafopensenes em forma de ortopensata; a grafopensenidade; os autopensenes grafados; a pensenografia em forma de ortopensata; os neopensenes derivados da captação ideativa; a neopensenidade; os ortopensenes enquanto sinônimo das ortopensatas; a ortopensenidade; os megapensenes trivocabulares sendo a fórmula mínima redacional de ortopensata; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os lateropensenes; o fenômeno da lateropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os exopensenes; a exopensenidade. Fatologia: a ortopensata; o ineditismo da Ortopensatologia; a extração da essência conteudística das obras conscienciológicas; as neoverpons para composição textual em forma de ortopensatas; a releitura conscienciológica de provérbios da Humanidade, obras e dicionários específicos; os entrelinhamentos servindo de senha ao ortopensatógrafo; o “Roteiro para Ampliar as Pensatas Alheias”, elaborado pelo precursor da ortopensatografia, posteriormente afixado no Tertuliarium com o título modificado para “Roteiro do Quadro Sinóptico”; a redação de ortopensatas a partir da explanação do epicentro consciencial das Minitertúlias Conscienciológicas do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia; a atividade debatológica também chamada de Curso das Respostas; a ortopensatografia cotidiana; o período antelucano otimizador para ortopensatografia; as estatísticas e pontoações quanto à produtividade ortopensatográfica; a estilística ortopensatográfica; as “pilhas de pensatas”; a liberdade de expressão e pensamento; a Seção Ortopensatologia nos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; o Léxico de Ortopensatas, súmula do thesaurus da Ciência Conscienciologia, megagescon e senha para o ortopensatógrafo pioneiro acessar em futura vida intrafísica; os 652 conceitos analógicos relacionados no Léxico de Ortopensatas. Parafatologia: a instalação do estado vibracional (EV) profilático antes, durante e após a redação de ortopensatas; a inspiração dos amparadores extrafísicos; a recuperação de megacons viabilizando a autocognição e o autoideário acessados pela expansão mentalsomática; a Parelencologia das Minitertúlias Conscienciológicas; a conexão paracérebro do ortopensatógrafo com os paracérebros da equipex; a captação de parafatos por meio de registro pangráfico; os extrapolacionismos parapsíquicos; os parafenômenos das ideias labirínticas, do corredor de lucidez, da grafoectoplasmia, do pico de lucidez e da cosmolucidez; as parassincronicidades; as visitas às comunexes avançadas e as reuniões de cúpula da equipex. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo pancognição-grafotares; o sinergismo ortopensatógrafo-equipex; o sinergismo conscienciografia-grafotares. Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da descrença (PD); o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da interassistencialidade; o princípio do autorrevezamento interassistencial; o princípio do posicionamento pessoal (PPP). Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado à ortopensatografia; o código de conduta pessoal do ortopensatógrafo; o código de prioridades pessoais. Teoriologia: as teorias ortopensatográficas; as teorias conscienciológicas em forma de ortopensatas; as teorias neoverponológicas. Tecnologia: as técnicas ortopensatográficas; as técnicas conscienciográficas; as técnicas pensenográficas; as técnicas evolutivas; a técnica do entrelinhamento ideativo; a técnica da associação de ideias; a técnica da exaustividade; a técnica do detalhismo; a técnica da circularidade; a técnica das 50 vezes mais; a técnica da evitação de cacófatos; a técnica da escrita diária de pensatas; a técnica de autorreflexão de 5 horas; a técnica da tábula rasa favorecendo a conexão com a equipex da Parelencologia. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico na ortopensatografia. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Conscienciografologia; o laboratório conscienciológico da Grafopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Cosmovisiologia; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o labcon pessoal do ortopensatógrafo. Colegiologia: o Colégio Invisível da Pensenologia; os Colégios Invisíveis da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia. Efeitologia: o efeito tarístico das ortopensatas para a Humanidade e Para-Humanidade; o efeito da grafotares sucinta e profunda; o efeito da impactoterapia ortopensatográfica; o efeito das neoideias e neoverpons; o efeito das ortopensatas para o ortopensatógrafo. Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas com as expansões ideativas, inspirações amparológicas ou recuperação de cons por parte da conscin ortopensatógrafa; as neossinapses geradas para a conscin no momento da leitura, estudo ou pesquisa em ortopensatas. Ciclologia: o ciclo das associações de ideias gerando neoideias. Enumerologia: a autorreflexão; o neoideário; a leitura; a analogia; a ortopensatografia; a revisão; a publicação. Binomiologia: o binômio autolucidez multidimensional–responsabilidade conscienciográfica; o binômio grafotares-grafoassistência; o binômio autorreflexão-ortopensatografia; o binômio ortopensene-ortopensata; o binômio conscienciografia-ortopensatografia. Interaciologia: a interação conscin ortopensatógrafa–equipex. Crescendologia: o crescendo gescon-megagescon; o crescendo Paremiologia-Ortopensatologia. Trinomiologia: o trinômio autorreflexão-pensenografia-ortopensatografia. Polinomiologia: o polinômio artigo-verbete-livro-megagescon com achegas ortopensatográficas. Antagonismologia: o antagonismo tacon paremiográfica / tares ortopensatográfica. Paradoxologia: o paradoxo de a complexidade dos constructos conscienciológicos poder ser sintetizada em forma de ortopensata. Politicologia: a conscienciocracia; a argumentocracia; a heuristicocracia; a cognocracia; a evoluciocracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a política da glasnost intelectiva. Legislogia: as leis de direitos autorais patrimoniais; as leis intrafísicas regulando os plágios; as leis cósmicas e evolutivas registradas em ortopensatas. Filiologia: a redaciofilia; a conscienciografofilia; a grafoassistenciofilia; a comunicofilia; a verponofilia; a cogniciofilia; a evoluciofilia; a assistenciofilia. Sindromologia: a evitação da síndrome da dispersão consciencial. Maniologia: a grafomania. Mitologia: o mito da perfeição sendo impedidor da liberdade redacional. Holotecologia: a aforismoteca; a paremioteca; a lexicoteca. Interdisciplinologia: a Ortopensatologia; a Paremiologia; a Grafopensenologia; a Conscienciografologia; a Conscienciologia; a Neoverponologia; a Cosmovisiologia; a Heuristicologia; a Mentalsomatologia; a Ortografologia; a Comunicologia; a Interassistenciologia; a Taristicologia; a Tudologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin enciclopedista; a conscin agente ideativa; a conscin sábia; a conscin-cobaia exemplarista; a consciex-cobaia exemplarista; a conscin universalista; a conscin lúcida; a conscin tarística; a consciex amparadora de função; a equipe de monitores das Minitertúlias Conscienciológicas; a conscin universalista; a conscin minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a personalidade técnica; a conscin varejista; a conscin atratora cosmoética. Masculinologia: o ortopensatógrafo; o ortopensatólogo; o paremiógrafo; o paremiólogo; o lexicólogo; o escriba conscienciológico; o autor conscienciológico; o atacadista consciencial; o pesquisador; o docente conscienciológico; o agente retrocognitor; o epicentro consciencial; o ofiexista; o intermissivista; o docente veterano; o monitor; o cognopolita; o comunicólogo; o conscienciólogo; o debatedor; o intelectual; o amparador intrafísico; o coadjutor; o proexista; o minitertuliano; o voluntário. Femininologia: a ortopensatógrafa; a ortopensatóloga; a paremiógrafa; a paremióloga; a lexicóloga; a escriba conscienciológica; a autora conscienciológica; a atacadista consciencial; a pesquisadora; a docente conscienciológica; a agente retrocognitora; a epicentro consciencial; a ofiexista; a intermissivista; a docente veterana; a monitora; a cognopolita; a comunicóloga; a consciencióloga; a debatedora; a intelectual; a amparadora intrafísica; a coadjutora; a proexista; a minitertuliana; a voluntária. Hominologia: o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens orthopensenor; o Homo sapiens eruditus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens polymathicus; o Homo sapiens verponologus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens encyclopaedicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens cognographus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens coadjutor; o Homo sapiens communicologus. V. Argumentologia Exemplologia: ortopensata intrafisicológica = a redigida sobre as manifestações da consciência na vida intrafísica; ortopensata intraconscienciológica = a redigida sobre perfis, traços e condutas da personalidade; ortopensata neoverponológica = a redigida sobre temas transcendentes e neoparaconstructos; ortopensata cosmovisiológica = a redigida sobre questões evolutivas, interplanetárias e interdimensionais. Culturologia: a cultura da pensenografia na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a cultura da Paremiologia; a cultura ortopensatográfica. Étimo. O termo pensata, embora não dicionarizado, já existe na Lingua Portuguesa, porém, com sentido distinto do empregado pela Ortopensatologia. Origem. Primeiramente, a palavra pensata foi apresentada pelo precursor da ortopensatografia e propositor da Neociência Conscienciologia, posteriormente, adquiriu o qualificativo orto, passando a ser nomeada ortopensata, somente após milhares terem sido redigidas. Acepções. Embora tenha diferentes definições, na apresentação da obra Léxico de Ortopensata, não houve distinção entre pensata e ortopensata no âmbito da conteudística. Sinônimos. Anteriormente ao termo pensata ter sido criado, o ortopensatógrafo precursor utilizava vocábulos referentes aos gêneros textuais analógicos – parêmias, máximas, sentenças e pensamentos – de modo recorrente, tendo sido mantidas, na obra Léxico de Ortopensatas, muitas menções aos significados sinonímicos às pensatas e às ortopensatas. Gênese. Os gêneros embrionários das ortopensatas no mundo ocidental são os epigramas e as epígrafes, com os respectivos significados confundidos entre si e até tidos como sinônimos. A ambos foram conferidos especificidades literárias, mas derivam do epitáfio, cujo sentido original remete às inscrições talhadas em superfícies. Epigramas. Os epigramas são breves textos em forma de prosa ou verso, oriundos do idioma Grego Arcaico, embora haja menções de inscrições nos dialetos jônico e fenício. Originalmente de caráter honorário ou memorial, referem-se às inscrições em objetos, superfícies, estátuas, monumentos e lápides de modo anônimo (epitáfios). Acantologia. Com relevância em Calímaco (Século V a.e.c.), escultor, arquiteto grego e inventor da Ordem Coríntia a partir da planta acanto, o termo Acantologia é empregado não somente enquanto estudo da planta em si, mas do conjunto de epigramas, tornados famosos por ele. Compilação. No período helenístico, o Sylloge Simonidea, compilação de Epigramas Simonídeos, é atribuído a Simonides de Ceos (556–468 a.e.c.), poeta, filósofo e historiador, foi o primeiro a instituir a profissão de escritor, autor pioneiro em receber honorários pelas obras. Também chamado de pai das teorias mnemônicas, a ele também são outorgados os títulos de precursor da teoria das imagens e do gênero epigramático. Epígrafe. A epígrafe é elemento pré-textual, em forma de título, frase introdutória ou breve citação em destaque, representando a síntese do assunto a ser abordado na sequência. Na Enciclopédia da Conscienciologia, nos tratados científicos e em várias obras publicadas pelo precursor da Conscienciologia, são as palavras-chave em negrito no início de cada parágrafo, definindo estilo próprio conscienciológico. Entradas. No Léxico de Ortopensatas, por se tratar de obra lexicográfica, não se pode atribuir a denominação de epígrafe aos temas de cada bloco de pensatas. São denominados entradas ou verbetes. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a ortopensata, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Assinatura pensênica: Pensenologia; Neutro. 02. Cognografia: Cogniciologia; Neutro. 03. Conscienciografia: Comunicologia; Neutro. 04. Conscienciologia profunda: Intraconscienciologia; Neutro. 05. Cornucópia de ortopensatas inéditas: Gesconologia; Neutro. 06. Megatares: Autopriorologia; Homeostático. 07. Megaverpon: Verponologia; Homeostático. 08. Ortopensatografia: Ortopensatologia; Homeostático. 09. Ortopensatógrafo: Ortopensatologia; Homeostático. 10. Ortopensatologia: Evoluciologia; Neutro. 11. Pensenografia: Conscienciografologia; Neutro. 12. Provérbio mundial: Comunicologia; Neutro. 13. Redação de autopensata: Autopensatologia; Neutro. 14. Síntese da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático. 15. Técnica ortopensatográfica: Paremiologia; Homeostático. OS NEOPARACONSTRUCTOS, NEOVERPONS E NEOIDEÁRIOS DAS ORTOPENSATAS SÃO SÍNTESES CONTEUDÍSTICAS DO ARCABOUÇO COSMOVISIOLÓGICO ACERCA DA POLIFISIOLOGIA E HOLANATOMIA DA CONSCIÊNCIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre desenvolver o hábito de redigir ortopensatas regularmente? O Léxico de Ortopensatas está dentre a leitura, estudo e pesquisa cotidianos? Bibliografia Específica: 1. Salles, Rosemary; Ortopensatas das Minitertúlias Conscienciológicas: Panorama da Ortopensatologia de Waldo Vieira & Seleta de 3.125 Ortopensatas Minitertulianas; revisores Anelise Pelissari, et al.; 608 p.; 2 partes, 6 seções; 30 caps.; 6 achegas; 36 citações; 2 entrevistas; 56 enus.; 1 esquema; 12 estatísticas; 4 fichários; 10 fotos; glos. 3.125 ortopensatas inéditas; 10 ilus.; 1 microbiografia; 8 ortopensatas manuscritas; 5 pontoações; 1 tab.; 70 técnicas ortopensatográficas; 1 verbete editado; 1.217 verbetes; 3 epíl.; 18 refs.; alf, geo; ono; 23 x 16 cm; Epígrafe Editora e Livraria; & Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2020, páginas 13 a 15 e 43 a 49. 2. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; CEAEC; & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas a lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019, contracapa e páginas 9, 11 a 28, 1.413 e 1.415. R. S. R.