Técnica Ortopensatográfica

A técnica ortopensatográfica é a composição de procedimentos redacionais aplicados pela conscin, homem ou mulher, na elaboração textual tarística em forma de sentenças, máximas, parêmias, frases, axiomas, a partir de cosmoideário, neoparaconstructos e omniexperiências de epicentro consciencial veterano.

Você, leitor ou leitora, já pensou em elaborar as próprias técnicas ortopensatográficas? Já havia refletido a respeito?

      TÉCNICA          ORTOPENSATOGRÁFICA
                                        (PAREMIOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A técnica ortopensatográfica é a composição de procedimentos redacionais aplicados pela conscin, homem ou mulher, na elaboração textual tarística em forma de sentenças, máximas, parêmias, frases, axiomas, a partir de cosmoideário, neoparaconstructos e omniexperiências de epicentro consciencial veterano.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Surgiu no Século XIX. O primeiro elemento de composição orto deriva do idioma Grego, orthós, “reto; direto; correto; normal; justo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O termo pensata procede do idioma Latim, pensatus, “examinado, compensado, pago”, oriundo de penso, pensare, “examinar, considerar atentamente, pensar”. O segundo elemento de composição grafia provém do idioma Grego, graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”.
          Sinonimologia: 1. Técnica redacional de ortopensatas. 2. Procedimento redacional ortopensatográfico. 3. Fórmula redacional de ortopensatas. 4. Técnica aplicada à ortopensatografia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 35 cognatos derivados do vocábulo pensata: arquipensata; autopensata; Autopensatologia; benignopensata; cosmopensata; evoluciopensata; heteropensata; hiperpensata; meganeopensata; megapensata; Megapenastologia; minipensata; neopensata; nexopensata; ortopensata; ortopensatógrafa; ortopensatografia; ortopensatográfica; ortopensatográfico; ortopensatógrafo; Ortopensatologia; parapsicopensata; pensatogenia; pensatogênica; pensatogênico; pensatógrafa; pensatógrafo; pensatóloga; Pensatologia; pensatólogo; pensator; prioropensata; repensata; retropensata; taquipensata.
          Neologia. As 3 expressões compostas técnica ortopensatográfica, técnica ortopensatográfica formal e técnica ortopensatográfica conteudística são neologismos técnicos da Paremiologia.
          Antonimologia: 1. Aleatoriedade ortopensatográfica. 2. Atecnia ortopensatográfica. 3. Técnica de redação convencional. 4. Técnica de redação textual.
          Estrangeirismologia: a open mind para a equipex; a expertise conquistada pela prática diária; a teática de nulla dies sine linea (nenhum dia sem única linha).
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao desempenho ortopensatográfico.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ortopensata: complexidade explicitativa. Ortopensata: análise sintética.
          Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 3 subtítulos:
          1. “Autoradologia. A conscin autora veterana, já possuindo técnicas redacionais e estilísticas automáticas, apresenta tal linearidade e fluidez a ponto de nem perceber que as aplicam constantemente durante a produção intelectual grafopensênica”. “A experiência autoral intensiva cria macetes redacionais”.
          2. “Conformaticologia. O maior problema de quem escreve é casar harmonicamente os conteúdos com as formas. Os fatos são machos e as palavras são fêmeas”.
          3. “Ortopensatas. A técnica da elaboração de pensatas constitui o encantoamento das ideias nobilitantes no fulcro do microuniverso da conscin pensadora”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal conscienciográfico favorecendo o exercício da ortopensatografia; a pensenidade mentalsomática preponderante nas práticas redacionais de ortopensatas; o materpensene bibliográfico do epicentro consciencial favorecendo o rapport com a equipex; a pensenografia; o holopensene mentalsomático do Tertuliarium; os exopensenes inspiradores; a exopensenidade; os neopensenes derivados das neoideias; a neopensenidade.
          Fatologia: as anotações de ortopensatas durante as Minitertúlias Conscienciológicas; o suporte para a grafotares; a liberdade redacional para a expansão ideativa; a associação de ideias do conteúdo ouvido nas Minitertúlias com a autocognição do ortopensatógrafo; a escrita direta no papel ao invés do computador como fator gerador das tarefas ortopensatográficas; o fato de as ortopensatas serem sintéticas, mesmo abordando temas complexos; a assessoria conscienciográfica ao epicon-docente impedido de anotar as próprias ideias no momento do Curso das Respostas; a tares fundamentando a ortopensatografia; a confiança conquistada; a autocognição evidenciada pelo dicionário cerebral pessoal na colocação das palavras apropriadas e assertivas.
          Parafatologia: o estado vibracional (EV) profilático necessário antes das tarefas ortopensatográficas; a atuação da equipex na inspiração ideativa e apoio energético na redação de ortopensatas; a expansão ideativa a partir de campo mentalsomático intelectivo; o acesso ao ideário extrafísico; a conexão paracerebral com os amparadores de função; a extrapolação da vivência do fenômeno da pangrafia.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo ortopensatógrafo veterano–ortopensatógrafo iniciante; o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo ambiente apropriado–escrita assertiva.
          Principiologia: o princípio de 1 mais 1 ser superior a 2; o princípio da autodisciplina gerando créditos no saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o princípio da intercooperação; o princípio da liberdade de expressão permeando as tarefas ortopensatográficas; o princípio de haver técnica para tudo; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio de a interassistencialidade ser a base de qualquer ortopensata.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de conduta pessoal.
          Teoriologia: as teorias ortopensatográficas representando a síntese da prática redacional desenvolvida ao longo dos anos; a teoria da colheita intermissiva; a teoria da comunicabilidade cosmoética; a teoria da conformática; a teoria das neoideias; a teoria das neoverpons.
          Tecnologia: a técnica ortopensatográfica; as técnicas conscienciográficas auxiliando na redação de ortopensatas; a técnica da exaustividade; a técnica da circularidade; a técnica do detalhismo; as paratécnicas da equipex; a técnica da segunda redação.
          Voluntariologia: o voluntariado na Equipe da Monitoria das Minitertúlias Conscienciológicas.
          Laboratoriologia: o labcon.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: o efeito halo da atividade ortopensatográfica perante a multidimensionalidade; o efeito recompensador do autesforço.
          Neossinapsologia: a aquisição de neossinapses cotidianamente.
          Ciclologia: o ciclo ouvir explanação–apreender a conteudística–elaborar ortopensatas.
          Enumerologia: a prática; o método; a técnica; a repetição; a expertise; a especialização; o veteranismo.
          Binomiologia: o binômio cérebro-paracérebro; o binômio aprendizagem-doação; o binômio comunicação visual–escrita de ortopensata; o binômio conteúdo-forma; o binômio senso de autossatisfação–senso de autorresponsabilidade; o binômio explanação-redação.
          Interaciologia: a interação ortopensatógrafo–epicentro consciencial–amparador de função.
          Crescendologia: o crescendo atecnia redacional–técnica ortopensatográfica.
          Trinomiologia: o trinômio atos-fatos-parafatos embasando ortopensatas.
          Polinomiologia: o polinômio dedicação-comprometimento-respeito-confiabilidade.
          Antagonismologia: o antagonismo aleatoriedade / tecnicidade.
          Politicologia: a meritocracia; a argumentocracia; a cognocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a heuristicocracia; a lucidocracia; a proexocracia.
          Legislogia: a lei da causa e efeito na retratação dos erros do passado; a lei do maior esforço ortopensatográfico; a lei da afinidade; a lei do exemplarismo.
          Filiologia: a conscienciografofilia; a amparofilia; a grafoassistenciofilia; a cogniciofilia; a comunicofilia; a debatofilia; a evoluciofilia; a verponofilia.
          Fobiologia: a ausência de grafofobia.
          Sindromologia: a ausência de síndromes em geral.
          Mitologia: a eliminação dos mitos pela tares grafopensênica.
          Holotecologia: a lexicoteca.
          Interdisciplinologia: a Paremiologia; a Ortografologia; a Conscienciografologia; a Assistenciologia; a Heuristicologia; a Verponologia; a Comunicologia; a Mentalsomatologia; a Tudologia; a Cosmovisiologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a conscin lúcida; a conscin universalista; a conscin-cobaia exemplarista; a consciex amparadora de função; a equipe de monitores das Minitertúlias Conscienciológicas; a personalidade técnica; a conscin varejista; a conscin docente veterana; a conscin enciclopedista; a conscin atratora cosmoética; a conscin ofiexista.
          Masculinologia: o ortopensatógrafo; o paremiógrafo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o coadjutor; o autor conscienciológico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o debatedor; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conviviólogo; o proexista; o reeducador; o escritor; o intelectual; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o minitertuliano; o voluntário.
          Femininologia: a ortopensatógrafa; a paremiógrafa; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a coadjutora; a autora conscienciológica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a debatedora; a comunicóloga; a consciencióloga; a convivióloga; a proexista; a reeducadora; a escritora; a intelectual; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a minitertuliana; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens cognographus; o Homo sapiens orthopensenor; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens communicologus; o Homo sapiens coadjutor; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens epicentricus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: técnica ortopensatográfica formal = a desenvolvida com o foco no modo redacional e estilístico; técnica ortopensatográfica conteudística = a desenvolvida com o foco na essência ideativa.
          Culturologia: a cultura da ortopensatografia implantada a partir das Minitertúlias Conscienciológicas; a cultura mentalsomática; a cultura da conscienciografia.
          Forma. Atinente à Estilisticologia, eis 12 fórmulas redacionais, com foco na forma, do confor, aplicadas na elaboração de ortopensatas nas Minitertúlias Conscienciológicas a partir das ideias expostas por autor, enciclopedista e lexicógrafo conscienciológico, dispostas de acordo com o desenvolvimento da prática conscienciográfica, relacionadas em ordem funcional de desenvolvimento paremiológico:
         01. Transcrição. Anotação literal do conteúdo ideativo explanado.
         02. Vocábulo. Anotação do exposto, com modificação apenas de preposições, conjunções ou verbos.
         03. Megapensene. Conversão de ideias sintéticas em megapensenes trivocabulares.
         04. Epígrafe. Destinação de título díspar ao conteúdo apresentado verbalmente.
         05. Tematologia. Destinação de título com a conteudística explanada, sendo a redação da pensata o arremate redacional não verbalizado.
         06. Generalização. Produção textual generalista dos fatos e parafatos relatados, ampliando a validação da experiência dos personagens para outros contextos.
         07. Síntese. Sintetização do ideário apresentado.
         08. Análise. Composição redacional pormenorizada de ideário exposto sinteticamente.
         09. Complemento. Redação com acréscimos à ideia original, de modo a ampliar o tema tratado verbalmente.
         10. Neologismo. Elaboração de terminologia original de acordo com o contexto ideativo exposto.
         11. Autonomia. Redação de modo distinto ao exposto, mantendo a essência da ideia, porém, com grafia totalmente autônoma.
         12. Observação. Composição textual a partir do exame de fatos e comportamentos verificados no ambiente.
         Conteudística. De acordo com a Conscienciografologia, eis 58 fórmulas redacionais com foco no conteúdo, do confor, aplicadas na elaboração de ortopensatas nas Minitertúlias Conscienciológicas a partir das ideias expostas por autor, enciclopedista e lexicógrafo conscienciológico, dispostas em ordem funcional:
         01. Afirmação. Teor paremiológico de caráter afirmativo.
         02. Negação. Teor paremiológico de caráter negativo.
         03. Questionamento. Teor paremiológico de caráter interrogativo.
         04. Brado. Teor paremiológico de caráter exclamativo.
         05. Algarismo. Teor paremiológico de caráter numeral.
         06. Étimo. Teor paremiológico de caráter etimológico.
         07. Aliteração. Teor paremiológico de caráter consonantal, com repetição de letras consoantes.
         08. Assonância. Teor paremiológico de caráter vogal, com repetição de letras vogais.
         09. Parônimos. Teor paremiológico de caráter fonêmico, com semelhantes fonemas.
         10. Onomatopeia. Teor paremiológico de caráter sonoro, com imitação de sons.
         11. Anástrofe. Teor paremiológico de caráter vocabular, com inversão de palavras nas frases.
         12. Hipérbole. Teor paremiológico de caráter amplificativo, com pseudoexagero intencional.
         13. Anáfora. Teor paremiológico de caráter duplicativo, com repetição de palavras.
         14. Sinédoque. Teor paremiológico de caráter sinonímico, com substituição de vocábulos por expressão figurativa.
         15. Rima. Teor paremiológico de caráter harmonioso, com fonemas formando verso.
         16. Prosopopeia. Teor paremiológico de caráter ilustrativo, com atribuição humana a algo não humano.
         17. Caricatura. Teor paremiológico de caráter representativo.
         18. Metáfora. Teor paremiológico de caráter figurado.
         19. Provérbio. Teor paremiológico de caráter popular.
         20. Irreverência. Teor paremiológico de caráter pitoresco.
         21. Humorismo. Teor paremiológico de caráter cômico.
          22. Originalidade. Teor paremiológico de caráter curioso.
          23. Contradição. Teor paremiológico de caráter paradoxal.
          24. Acuidade. Teor paremiológico de caráter sutilizado.
          25. Eufemismo. Teor paremiológico de caráter atenuado.
          26. Realce. Teor paremiológico de caráter enfático.
          27. Premissa. Teor paremiológico de caráter argumentativo.
          28. Explicação. Teor paremiológico de caráter elucidativo.
          29. Taxologia. Teor paremiológico de caráter classificativo.
          30. Megafoco. Teor paremiológico de caráter centrado.
          31. Analogia. Teor paremiológico de caráter associativo.
          32. Simplicidade. Teor paremiológico de caráter elementar, básico.
          33. Heterogeneidade. Teor paremiológico de caráter complexo, multifacetado.
          34. Contemporaneidade. Teor paremiológico de caráter atual.
          35. História. Teor paremiológico de caráter arqueológico.
          36. Conjectura. Teor paremiológico de caráter prospectivológico.
          37. Progressão. Teor paremiológico de caráter ascendente.
          38. Descensão. Teor paremiológico de caráter descendente.
          39. Confluência. Teor paremiológico de caráter convergente.
          40. Contrapartida. Teor paremiológico de caráter contrastual.
          41. Cotejo. Teor paremiológico de caráter comparativo.
          42. Peremptoriedade. Teor paremiológico de caráter determinante.
          43. Circularidade. Teor paremiológico de caráter reiteracional.
          44. Fatuística. Teor paremiológico de caráter factual.
          45. Empirismo. Teor paremiológico de caráter experimental.
          46. Incentivo. Teor paremiológico de caráter motivacional.
          47. Brandura. Teor paremiológico de caráter ameno.
          48. Tares. Teor paremiológico de caráter impactoterápico.
          49. Incisão. Teor paremiológico de caráter cirúrgico, categórico.
          50. Prescrição. Teor paremiológico de caráter recomendativo.
          51. Agudez. Teor paremiológico de caráter paroxístico, culminativo.
          52. Espelho. Teor paremiológico de caráter exemplarista.
          53. Renovação. Teor paremiológico de caráter recinológico.
          54. Reflexão. Teor paremiológico de caráter autorreflexivo.
          55. Repercussão. Teor paremiológico de caráter reverberativo.
          56. Mundividência. Teor paremiológico de caráter cosmovisiológico.
          57. Pararrealidade. Teor paremiológico de caráter multidimensional.
          58. Vanguardismo. Teor paremiológico de caráter neoverponológico.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a técnica ortopensatográfica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
          02. Cognografia: Cogniciologia; Neutro.
          03. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Comunicação assertiva: Comunicologia; Neutro.
          05. Conformática: Comunicologia; Neutro.
          06. Conscienciografia: Comunicologia; Neutro.
          07. Conscienciologia profunda: Intraconscienciologia; Neutro.
          08. Ferramenta de comunicação: Comunicologia; Neutro.
          06. Megatares: Autopriorologia; Homeostático.
           10.    Pensenografia: Conscienciografologia; Neutro.
           11.    Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
           12.    Técnica: Intrafisicologia; Neutro.
           13.    Técnica conscienciográfica: Conscienciografologia; Neutro.
           14.    Técnica do autovivenciograma: Autopesquisologia; Homeostático.
           15.    Tecnicidade comunicativa: Comunicologia; Neutro.
   AS TÉCNICAS ORTOPENSATOGRÁFICAS REPRESENTAM
 A SÍNTESE DA PRÁTICA REDACIONAL DIÁRIA E AFEREM
 A APTIDÃO COGNITIVA, REDACIONAL, MENTALSOMÁTICA
 E IDEATIVA DA CONSCIN ESCRIBA CONSCIENCIOLÓGICA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já pensou em elaborar as próprias técnicas ortopensatográficas? Já havia refletido a respeito?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 56, 57, 193, 214, 340, 390, 391 e 744.
           2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 9, 23, 86, 216, 217, 233, 394, 466, 1.183 a 1.186, 1.275, 1.277 e 1.315.
                                                                                                                R. S. R.