Ortopensatologia

A Ortopensatologia é a Ciência aplicada aos estudos técnicos e sistemáticos do universo das parêmias contendo abordagem tarística, neoverponológica, cosmovisiológica acerca da evolução da consciência, da Multidimensiologia e da Tudologia do Cosmos, quando embasadas pelo paradigma consciencial.

Você, leitor ou leitora, já dedicou tempo para analisar livros e dicionários paremiológicos? E quanto ao Léxico de Ortopensatas?

      ORTOPENSATOLOGIA
                                      (EVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A Ortopensatologia é a Ciência aplicada aos estudos técnicos e sistemáticos do universo das parêmias contendo abordagem tarística, neoverponológica, cosmovisiológica acerca da evolução da consciência, da Multidimensiologia e da Tudologia do Cosmos, quando embasadas pelo paradigma consciencial.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição orto vem do idioma Grego, orthós, “reto; direto; correto; normal; justo”. Surgiu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O vocábulo pensata deriva do idioma Latim, pensatus, “examinado, compensado, pago”, oriundo de penso, pensare, “examinar, considerar atentamente, pensar”. O segundo elemento de composição logia procede do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. A palavra Ortopensatologia surgiu em 2014.
          Sinonimologia: 1. Pensatologia Conscienciológica. 2. Paremiologia Conscienciológica. 3. Ciência das Ortopensatas.
          Neologia. O vocábulo Ortopensatologia e as duas expressões compostas Ortopensatologia Elementar e Ortopensatologia Avançada são neologismos técnicos da Evoluciologia.
          Antonimologia: 1. Paremiologia convencional. 2. Proverbiologia. 3. Ciência da Sabedoria Popular.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos estudos da Evoluciologia.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ortopensata: complexidade explicativa. Ortopensata: cosmovisão intelectual.
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética pertinentes ao tema:
          1. “Ortopensatas. O acesso ao acervo do neoideário cosmovisiológico sobre a manifestação da consciência leva a profundas reflexões sobre a imaterialidade da autopensenidade, a sutileza do autodiscernimento, a depuração mentalsomática cosmoética do Código Pessoal de Cosmoética (CPC) e a sofisticação da complexidade do nível mais elevado dos pensenes. Somente entender este processo não é o suficiente, sendo necessário explicitar através de ortopensatas, e exemplificar teaticamente o que foi compreendido.”
          2. “Paremiologia. O corpus da Conscienciologia é a grande novidade no universo da Paremiologia, nesta Era da Reurbanologia.”


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Ortopensatologia favorecendo a expansão consciencial; os grafopensenes recinológicos; a grafopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a pensenografia; os lateropensenes inspiradores; a lateropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
          Fatologia: a Ortopensatologia enquanto elemento de amplificação do nível de erudição das conscins intermissivistas e pré-intermissivistas; o Léxico de Ortopensatas enquanto principal obra de referência sobre a Ortopensatologia; o estudo da Paremiologia enquanto suporte da visão de conjunto da escrita de parêmias e provérbios ao longo da História Humana; o estudo das ortopensatas promovendo megarrecins; as entrelinhas das ortopensatas compreendidas pelas conscins com maior grau de acuidade; a autocognição expandida; a base conceitual da Conscienciologia e da Evoluciologia sintetizada em ortopensatas; a Seção Ortopensatologia nos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia (EC); o aumento das sincronicidades resultante da atuação com foco na mentalsomática promovida pela Ortopensatologia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a parerudição catalisada pela Ortopensatologia; a recuperação de megacons advinda dos estudos das ortopensatas; a parapercuciência aplicada e desenvolvida; o abertismo às inspirações extrafísicas à conscin ortopensatógrafa; a captação ideativa a partir das experiências com Consciex Livre (CL) enquanto píncaro de amplificação e profundidade conteudística; a Parelencologia presente em campos mentaissomáticos geradores de ortopensatas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o megassinergismo equipex–ortopensatógrafo veterano.
          Principiologia: os princípios libertários da Conscienciologia; o princípio da evolutividade permanente; os princípios da Autorrevezamentologia.
          Codigologia: o código existencial pessoal (CEP).
          Teoriologia: as teorias conscienciológicas redigidas de modo sucinto.
          Tecnologia: as técnicas ortopensatográficas; as técnicas pensenográficas.
          Voluntariologia: os benefícios auridos pelos voluntários da CCCI com as neoverpons conscienciológicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grafopensenologia.
          Binomiologia: o binômio cognição-autoconsciencialidade; o binômio Intermissiologia-Intrafisicologia; o binômio teoria-prática.
          Interaciologia: a interação equipex inspiradora–ortopensatógrafo–estudioso da Ortopensatologia.
          Trinomiologia: o trinômio autocognição-neoverpon-autorreciclagem.
          Politicologia: a Parageopolítica.
          Legislogia: a derrogação de leis cósmicas promovida pelas Consciexes Livres, ainda incompreendida pela grande maioria das conscins neste Planeta.
          Filiologia: a leiturofilia.
          Holotecologia: a aforismoteca.
          Interdisciplinologia: a Ortopensatologia; a Evoluciologia; a Paremiologia; a Tudologia; a Cosmovisiologia; a Neoverponologia; a Conscienciografologia; a Megafraternologia; a Conscienciologia; a Cosmoeticologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lexicóloga; a conscin enciclopedista; a equipe de monitores das Minitertúlias Conscienciológicas; a conscin universalista; a conscin-cobaia exemplarista; a consciex-cobaia exemplarista; a conscin tarística; a conscin docente veterana; a conscin ofiexista; a consciex amparadora de função.
          Masculinologia: o paremiólogo; o paremiógrafo; o escritor; o redator; o pesquisador; o docente; o epicentro; o monitor; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o coadjutor; o autor conscienciológico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o debatedor; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conviviólogo; o proexista; o reeducador; o intelectual; o parapercepciologista; o sistemata; o minitertuliano; o voluntário.
          Femininologia: a paremióloga; a paremiógrafa; a escritora; a redatora; a pesquisadora; a docente; a epicentro; a monitora; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a coadjutora; a autora conscienciológica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a debatedora; a comunicóloga; a consciencióloga; a convivióloga; a proexista; a reeducadora; a intelectual; a parapercepciologista; a sistemata; a minitertuliana; a voluntária.
         Hominologia: o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens eruditus; o Homo sapiens heuristicus; o Homo sapiens polymathicus; o Homo sapiens verponologus; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens encyclopaedicus; o Homo sapiens investigator; o Homo sapiens scientificus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: Ortopensatologia Elementar = a aplicada ao universo das autopensatas com base na autocognição de conscin intermissivista ou pré-intermissivista; Ortopensatologia Avançada = a aplicada ao universo das ortopensatas com base no cosmoideário de conscin ortopensatógrafa veterana e megaerudita.
         Culturologia: a ausência da cultura de estudar e redigir ortopensatas.
         Curiosologia. O termo pensata foi aplicado como sinônimo de parêmia, de maneira inédita no idioma Português, pelo propositor da Conscienciologia. Com o mesmo sentido, há vocábulo homográfico no idioma Italiano.
         Analogia. No âmbito da Paremiologia, há diversos termos, cujo sentido pode ser exato ou analógico à pensata, como por exemplo, os 4 abaixo dispostos por ordem funcional de relevância e aproximação:
         1. Equivalência. Sinônimos diretos: adágio; apotegma; axioma; brocardo; máxima; megapensene trivocabular; ortopensata; parêmia; pensata; prolóquio.
         2. Variáveis. Sentido popular: aforismo; anexim; ditado popular; dito popular; pensamentos; provérbio; sentença.
         3. Harmonia. Formato ritmado: apólogo; epodo; dístico.
         4. Nocividade. Sentido negativo: cantilena; chacota; dichote; drama; paródia; pasquim; pasticho; rifão; sátira.
         Variação. No Brasil, embora não conste na quinta e última edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, publicado em 2009, o termo pensata tem sido utilizado enquanto “pensamento em ata” (pens: pensamento; ata: registro; documento), porém, não em forma de parêmias, mas em textos longos com caráter de posicionamento pessoal.
         Utilização. No meio jornalístico, pensatas são comentários à notícia, opiniões e visam atender a expectativa do público, mas também servem para direcionar a pauta de informações a serem publicadas. Há colunas em jornais de renome, cujo título é Pensata.
         Academia. Também chamada de position paper, no meio acadêmico pensata tem o intuito de divulgar o pensamento do autor. É utilizada para textos opinativos, argumentações com julgamento pessoal, resenhas críticas, análises, ensaios teóricos ou reflexões lógicas. Difere do artigo o qual necessita ser isento da opinião do autor.
         Revista. Em outubro de 2011, em Guarulhos, SP, foi publicada a primeira edição da Pensata: Revista dos Alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UNIFESP, Universidadade Federal de São Paulo, impressa e divulgada por meio digital.
         Instituição. A Associação Internacional de Paremiologia (AIP; International Association of Paremiology, IAP), é instituição sem fins de lucro dedicada ao estudo científico das parêmias com sede em Tavira, Algarve, Portugal, considerada a única do mundo com essa finalidade. Desde 2007 realiza Colóquios Interdisciplinares sobre Provérbios (ICPs) e em 2016 conquistou assinatura de protocolo com a Unesco para criação de Clubes UNESCO de Paremiologia.
         Qualificativo. No contexto da Conscienciologia, na fase inicial das Minitertúlias Conscienciológicas, os termos mais utilizados eram máximas e parêmias. Posteriormente, o vocábulo pensata passou a ser empregado de modo recorrente e, somente após milhares terem sido redigidas, o neologismo ortopensata foi proposto e consolidado, adquirindo megaqualificativos, embora em alguns contextos, ainda permaneça como sinônimo de pensata.
         Especialidades. Atinente à Tecnologia Ortopensatográfica, há 4 ramos de Ciências dedicadas ao estudo de pensatas e respectivos significados, dispostos em ordem alfabética:
         1. Autopensatologia: Ciência aplicada aos estudos das autopensatas.
         2. Megapensatologia: Ciência típica da essência do Cosmos.
         3. Ortopensatologia: Ciência aplicada aos estudos das ortopensatas.
         4. Pensatologia: Ciência aplicada aos estudos das pensatas.
         Expertise. Segundo a Caracterologia, há 5 categorias, dispostas em ordem alfabética, de pesquisadores em pensatas:
         1. Ortopensatógrafo(a): conscin redatora de ortopensata.
         2. Ortopensatólogo(a): especialista em ortopensatas.
         3. Pensatógrafo(a): conscin redatora de pensata.
         4. Pensatólogo(a): especialista em pensatas.
         5. Pensator: redator de pensatas ou ortopensatas.
         Taxologia. De acordo com a Ortopensatologia, há 18 categorias de pensatas e respectivos significados, dispostas em ordem alfabética:
         01. Arquipensata: elaborada quando há exaustividade das automegaconcepções.
         02. Autopensata: específica da conscin pensatógrafa.
         03. Benignopensata: específica da benevolência.
         04. Cosmopensata: de caráter ou abrangência cósmica.
         05. Evoluciopensata: típica de temas relacionados à evolução da consciência.
         06. Heteropensata: alheia; de outrem.
         07. Hiperpensata: de caráter superior.
         08. Meganeopensata: de relevância neoverponológica de âmbito cósmico.
         09. Megapensata: de relevância conteudística acerca do Cosmos.
         10. Minipensata: de conteúdo reduzido. As menores são os megapensenes trivocabulares.
         11. Neopensata: de caráter original.
         12. Nexopensata: com vinculação de diferentes temáticas.
         13. Parapsicopensata: específica das acessadas nas parapsicotecas.
         14. Pensata: sínteses da essência do enciclopedista; produto básico da máquina da autopensenidade.
         15. Prioropensata: focadas nas prioridades evolutivas.
         16. Repensata: típicas das ortopensatas reescritas.
         17. Retropensata: específicas da Passadologia.
         18. Taquipensata: com caráter de celeridade.
         Adendo. No rol de cognatos da Pensatologia, podem ainda ser elencados 6 termos, na ordem alfabética:
         1. Ortopensata: manifestação do autoposicionamento da consciência perante o Cosmos; multidetalhismo supercognitivo.
         2. Ortopensatografia: ato de redigir tecnicamente ortopensatas.
         3. Ortopensatográfico(a): característico da ortopensatografia.
         4. Pensatogenia: processo criativo ou ideativo anterior à redação de pensatas.
         5. Pensatogênico(a): característico da pensatogenia.
         6. Pensatorium: ambiente propício ao exercício da pensatografia ou da ortopensatografia.
         Temática. A conteudística das ortopensatas pode contemplar ou permear, por exemplo, os 19 objetos de estudo, dispostos por ordem alfabética:
         01. Autorreflexão: indagações intraconscienciais.
         02. Cientificidade: detalhamento de especialidades conscienciológicas.
         03. Comunexes: pararrealidades das Comunexes Avançadas.
         04. Consciência: estudo sobre a fisiologia e holoanatomia da consciência.
         05. Cosmovisão: abordagens cosmovisiológicas.
         06. Diagnose: diagnósticos e prescrições sobre a manifestação consciencial.
         07. Exemplos: episódios acerca de personalidades públicas.
         08. Fatuística: fatos e casuísticas, generalizadas para tornarem-se impessoais.
         09. Multidimensionalidade: paraocorrências multidimensionais.
         10. Originalidade: curiosidades ou abordagens inovadoras.
         11. Parapercepciologia: estudo da Parafenomenologia.
         12. Perquirição: análises ou conclusões acerca de publicações diversas.
         13. Pesquisa: hipóteses pesquisísticas.
         14. Postulado: neoideários e neoverpons.
         15. Teorização: aprofundamento dos estudos, hipóteses e teorias próprias.
         16. Thesaurus: neoparaconstructos do corpus da Conscienciologia.
         17. Traços: perfis e temperamentos de consciencialidade.
         18. Transcendência: extrapolacionismos paraperceptivos e parafenomenológicos.
         19. Vivências: universo do cotidiano da vida intrafísica.


                                          VI. Acabativa

         Remissiologia. Pelos critérios da Evoluciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Ortopensatologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
         01. Aplicação da neoideia: Heuristicologia; Neutro.
         02. Base da Conscienciologia: Conscienciometrologia; Neutro.
         03. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
         04. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
         05. Epiconscienciologia: Evoluciologia; Homeostático.
         06. Megapensene trivocabular: Megapensenologia; Neutro.
         07. Megaverpon: Verponologia; Homeostático.
         08. Neoverpon: Heuristicologia; Homeostático.
         09. Ortopensatografia: Ortopensatologia; Homeostático.
         10. Pensenografia: Conscienciografologia; Neutro.
         11. Provérbio mundial: Comunicologia; Neutro.
         12. Redação de autopensata: Autopensatologia; Neutro.
         13. Síntese da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
         14. Técnica ortopensatográfica: Paremiologia; Homeostático.
         15. Transverpon: Transverponologia; Homeostático.
      O ESTUDO DA ORTOPENSATOLOGIA REPRESENTA
       APORTE COGNITIVO E RECINOLÓGICO À CONSCIN
    INTERMISSIVISTA INTERESSADA EM AGILIZAR A EVOLUÇÃO PESSOAL E TORNAR-SE PENSATÓGRAFA.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, já dedicou tempo para analisar livros e dicionários paremiológicos? E quanto ao Léxico de Ortopensatas?
            Bibliografia Específica:
            1. Tavares, Frederico Mello B.; & Schwaab, Reges.; Orgs; A Revista e seu Jornalismo; 34 p.; 17,5 x 25 cm, enc.; Ed. Penso; Porto Alegre, RS, 2003.
            2. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 214, 340, 380, 1.183, 1.185 e 1.257.
            3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas léxicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 11 a 28, 216, 466, 624, 730, 1.053, 1.183, 1.185, 1.186 e 1.275 a 1.277.
            Webgrafia Específica:
            1. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Pensata; Revista dos Alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Unifesp; PDF; Semestrário; Vol.1; N. 1; 198 p.; 1 entrevista; 1 tab.; 2 enus.; 1 website; 148 refs.; 35 notas; UNIFESP; São Paulo, SP; Outubro, 2011; página 1 a 196; disponível em:<www2.unifesp.br/revisas/
pensata/>; acesso em 30.10.17.
                                                                                                              R. S. R.