Operação

A operação é o complexo de meios operativos combinados com aplicação de medidas supostamente necessárias para a obtenção de resultado específico, seja positivo ou negativo, evolutivo ou regressivo, pacífico ou belicoso, de natureza política, militar, social, financeira ou empresarial.

Você participa de alguma operação permanente? Já foi envolvido em alguma operação das autoridades?

      OPERAÇÃO
                                  (EXPERIMENTOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A operação é o complexo de meios operativos combinados com aplicação de medidas supostamente necessárias para a obtenção de resultado específico, seja positivo ou negativo, evolutivo ou regressivo, pacífico ou belicoso, de natureza política, militar, social, financeira ou empresarial.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo operação vem do idioma Latim, operatio, “ação de trabalhar; trabalho; obra; sacrifícios”. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Empreendimento em equipe. 2. Esquema de trabalho grupal. 3. Força-tarefa. 4. Campanha pública. 5. Programa público. 6. Esforço concentrado. 7. Mutirão. 8. Ajuntamento operativo
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 15 cognatos derivados do vocábulo operação: inoperante; operabilidade; operacional; operacionalidade; operacionalismo; operacionalização; operacionalizador; operacionalizar; operacionismo; operador; operadora; operando; operante; operatório; operatriz.
          Neologia. As duas expressões compostas minioperação pública e megaoperação pública são neologismos técnicos da Experimentologia.
          Antonimologia: 1. Trabalho rotineiro. 2. Tarefa pessoal. 3. Trabalho individual isolado.
          Estrangeirismologia: a blitz aplicada no trânsito da cidade; o tour de force; o Administrarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especificamente do autodiscernimento psicomotriz.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene ambiental do teatro de operações.
          Fatologia: a operação; a variável da Conscienciologia; a operação integrada; a operação racional; a operação anunciada; a operação de surpresa; a operação intrusiva; o transtorno público; o impacto da operação; a operação repetitiva de rotina; a operação como sendo seleção e resolução de problemas; a mobilização das pessoas para a operação; o embasamento técnico; o auxílio do voluntariado; a abrangência da operação; o esquema; o sistema; o arrastão técnico oficial; a surpreendência da operação; a operação profilática da vacinação infantil; a vida citadina do urbanita; a operação Condor, mortífera, no Chile e outros países sulamericanos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da coesão; o princípio da responsabilidade grupal.
          Teoriologia: a teoria da globalização.
          Tecnologia: a técnica do foco da demanda.
          Binomiologia: o binômio rotina-progresso.
          Interaciologia: a interação líder-liderado; a interação problema-solução; a interação individualidade-grupalidade; a interação divisão de esforços–multiplicação de resultados; a interação Estado-Socin; a interação eficiência-eficácia; a interação operação-paroperação; a interação ação intrafísica–ação extrafísica.
          Trinomiologia: o trinômio interesse-meta-evolução.
          Antagonismologia: o antagonismo contorno / enfrentamento; o antagonismo iniciativa / acabativa; o antagonismo projeto aberto / obra acabada; o antagonismo saúde / doença; o antagonismo atacadismo / varejismo; o antagonismo acerto grupal / interprisão grupocármica; o antagonismo feitos cosmoéticos / façanhas belicistas; o antagonismo mobilização / desmobilização.
          Politicologia: a tecnocracia; a automotocracia; a belicosocracia.
          Legislogia: a lei da oferta e procura.
          Filiologia: a laborfilia.
          Sindromologia: a síndrome da debilidade mental da coletividade.
          Holotecologia: a experimentoteca; a assistencioteca; a socioteca; a energoteca; a eticoteca; a gregarioteca; a reurbanoteca.
          Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Intrafisicologia; a Grupocarmologia; a Conviviologia; a Sociologia; a Interassistenciologia; a Civilizaciologia; a Reurbanologia; a Sinergisticologia; a Catalisologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; o grupo profissional; a equipe técnica; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens operator; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens vulgaris; o Homo sapiens bellicosus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minioperação pública = a do Banco Central comprando dólares no mercado financeiro; megaoperação pública = a do Departamento de Trânsito ajudando na prevenção de bandalhas, na educação e conscientização geral da população quanto ao tráfego nas cidades e rodovias.
          Culturologia: as reconfigurações culturais.
          Teaticologia. Pela Cosmoeticologia, toda operação exige a máxima atenção inicial. Premissas insuficientes levam a conclusões inconclusivas. Raciocínio sobre hipóteses será sempre abstração. Se o primeiro passo é torto, há sempre a possibilidade do caminhante acabar no acostamento. Na teática, o 1% da teoria, embora reduzido, é indispensável e decisivo a fim de se manter a Cosmoeticologia nas operações evolutivas.
          Proexologia. Sob a ótica da Evoluciologia, a árvore é monumento vivo da Natureza. Toda estátua é natimorta. Monumento é tumba com epitáfio. As praças das metrópoles estão repletas de canteiros de cemitérios. Evitemos fazer curativos em cadáveres. A vida humana é transitória, mas tem valor evolutivo específico e não deve, racionalmente, ser menosprezada. O tempo urge. O passado já era. Importa estruturar a operação para executar a proéxis pessoal.
          Taxologia. Conforme a Experimentologia, eis, por exemplo, 7 características básicas, listadas em ordem funcional, explicitando de modo mais amplo o universo das operações mais comuns na vida consciencial moderna:
          1. Movimentos públicos: a Sociologia; o Estado; o governo local.
          2. Sistema: o universo específico de aplicação.
          3. Esquemas: o método aplicado; a divulgação; a Logística; a Estratégia.
          4. Limites da operação: a infraestrutura; as prospectivas.
          5. Megaoperações: de ampla abrangência; a cooperação dos segmentos sociais.
          6. Instrumentalidade: os recursos técnicos; as implementações.
          7. Saldos: a eficácia do trabalho; os resultados finais; a repetição da operação.
          Liberologia. Dentro da Intrafisicologia, praticamente todas as pessoas são obrigadas a fazer negócios ou operações na Socin. O primeiro negócio honrado obrigando a consciex renascida a fazer é com a família consanguínea, em função da grupocarmalidade. O compléxis, a euforin, a primener e a serenidade começam por este primeiro passo, aparentemente tão simples e comum, mas crucial e decisivo, representando liberdade ou prisão.
          Vivenciologia. De acordo com a Proexologia, conceber é fácil, executar é difícil. Também começar é fácil, manter é difícil em qualquer operação humana mais complexa.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a operação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Autaplicação evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          03. Bairrismo: Intrafisicologia; Neutro.
          04. Dardanologia: Intrafisicologia; Nosográfico.
          05. Defeito desfeito: Autorrecexologia; Homeostático.
          06. Experiência compartilhada: Experimentologia; Neutro.
          07. Gargalo operacional: Experimentologia; Homeostático.
          08. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          09. Surpreendência: Conviviologia; Neutro.
          10. Vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
    A QUALIDADE DO HOLOPENSENE PESSOAL APARECE
 NA RAZÃO DIRETA DOS COMPONENTES PACIFICADORES
     OU BELIGERANTES. OS INSTRUMENTOS QUALIFICAM
      O NÍVEL COSMOÉTICO DAS OPERAÇÕES EM GERAL.
            Questionologia. Você participa de alguma operação permanente? Já foi envolvido em alguma operação das autoridades?
            Bibliografia Específica:
            01. A Gazeta do Iguaçu; Redação; Megaoperação e as Feridas Descobertas; Editorial; Tabloide; Diário; Ano 13; N. 3.826; Seção: Opinião; Foz do Iguaçu, PR; 11.06.01; página 2.
            02. A Gazeta do Iguaçu; Redação; Operação Centro Tranquilo será Intensificada; Tabloide; Diário; Ano 11; N. 3.351; Caderno: 1; Seção: Cidade; 1 foto; Foz do Iguaçu, PR; 02.12.99; página 7.
            03. A Gazeta do Iguaçu; Redação; PM faz Balanço da Operação Verão (Litoral do Estado do Paraná); Tabloide; Diário; Ano 13; N. 3.691; Caderno: 1; Seção: Litoral; Foz do Iguaçu, PR; 04.01.01; página 29.
            04. Bacarin; Raquel; Polícia começa a Operação Carnaval; Gazeta do Povo; Jornal; Diário; Seção: Rodovias; 1 foto; Curitiba, PR; 03.03.2000; página 4.
            05. Belém, Nilson; “Operação Saturação” revista 16 Mil e prende 120 Pessoas; A Crítica; Jornal; Diário; Ano LI; N. 17.865; Seção: Últimas; 3 fotos; Manaus, AM; 21-22.01.01; primeira página (manchete) e 2.
            06. Carvalho, Sandresa; Operação de Guerra para Prender Homicida; A Gazeta; Jornal; Diário; Ano LXXII; N. 24.787; Seção: Polícia; 2 fotos; Vitória, ES; 25.01.01; primeira página e 23.
            07. Correio do Estado; Editorial; Teatro de Operações; Jornal; Diário; Ano 47; N. 14.192; Seção: Ponto de Vista / Política; Campo Grande, MS; 14.08.2000; página 2 – A.
            08. Correio do Estado; Redação; Operação Boiadeiro será Avaliada Hoje (Entrada de Gado Paraguaio); Jornal; Diário; Ano 47; N. 14.226; Caderno: A; Seção: Economia; Campo Grande, MS; 19.09.2000; página 7 – A.
            09. Dolci, Luís Alfredo; Polícia Militar faz Megaoperação de Desarmamento; Gazeta do Povo; Jornal; Diário; Ano 82; N. 26.022; Seção: Segurança; Curitiba, PR; 19.01.01; página 4.
            10. Folha de S. Paulo; Redação; Operação para Resgatar Submarino tem Problemas; Jornal; Diário; Ano 80; N. 26.209; Seção: Brasil; 1 foto; São Paulo, SP; 04.01.01; página A – 5.
            11. Freire, Aluizio; Operação Baixo Gávea (Rio de Janeiro); Jornal do Brasil; Diário; Ano CIX; N. 265; Seção: Cidade; 1 foto; Rio de Janeiro, RJ; 29.12.99; página 24.
            12. Gazeta do Povo; Redação; Começa Operação para Resgatar Tripulação de Submarino Russo; Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.868; Seção: Mundo; 1 fichário; 1 foto; 1 ilus.; 1 mapa; Curitiba, PR; 16.08.2000; página 35.
            13. Gazeta do Povo; Redação; Furtos e Roubos faz “Operação Limpeza” e prende Sete (Furtos, Assaltos & Receptações); Jornal; Diário; Ano 83; N. 26.040; Seção: Policial; 1 foto; Curitiba, PR; 06.02.01; página 30.
            14. Gazeta do Povo; Redação; Megaoperação para Sequestrar Bens de Nicolau: Governo quer Recuperar Dinheiro desviado do TRT-SP; Reportagem; Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.891; Caderno: Brasil; Seção: Judiciário; 3 fotos; Curitiba, PR; 08.09.2000; página 13.
            15. Gazeta do Povo; Redação; Megaoperação vai Começar pelas Regiões Sul e Leste (Segurança); Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.967; Seção: Segurança; Curitiba, PR; 23.11.2000; primeira página (chamada) e 3.
            16. Gazeta do Povo; Redação; Operação reúne Policiais de Todo o País; Jornal; Diário; Ano 83; N. 26.165; Seção: Segurança; 1 foto; Curitiba, PR; 11.06.01; página 14.
            17. Gonzales, Daniel; Operação Verão começa no Litoral Sul; Jornal da Tarde; Diário; Ano 35; N. 11.084; Seção: Geral; São Paulo, SP; 26.12.2000; página 9 – A.
            18. Luiz, Edson; Megaoperação combate Crime Ambiental na Amazônia; Folha do Paraná; Jornal; Diário; Ano 52; N. 15.169; Seção: Geral; Londrina, PR; 29.05.01; primeira página (chamada) e 8.
            19. Martins, Rui Cardoso; Operação Mãos Lavadas; Reportagem; Público; Revista; Mensário; N. 260; Suplemento; 1 foto; 1 ilus.; Porto; Portugal; 20.05.01; página 18.
            20. Mnyandu, Ellis; Megaoperação visa Salvar Pinguins; O Estado de S. Paulo; Jornal; Diário; Ano 121; N. 38.975; Seção: Ambiente; 1 foto; São Paulo, SP; 03.07.2000; página A – 9.
            21. Monteiro, Carlos; Operação Tapa-bumbum (Outdoors do Rio de Janeiro); Extra; Jornal; Diário; Ano III; N. 990; Seção: Geral; 1 foto; Rio de Janeiro, RJ; 19.12.2000; página 7.
            22. Niebieskikiurat, Natasha; Huellas de la Operación Cóndor; Reportagem; Clarín; Tabloide; Diário; Ano LV; N. 19.290; Seção: Internacionales; 1 foto; Buenos Aires; Argentina; 09.10.99; página 46.
            23. O Paraná; Redação; Megaoperação contra-ataca em Foz (Antiviolência & Segurança Pública); Jornal; Diário; Ano XXV; N. 7.426; Seção: Policial; 4 fotos; Cascavel, PR; 31.01.01; primeira página (manchete) e 12.
            24. O Paraná; Redação; Operação Carnaval será lançada na Sexta; Jornal; Diário; Ano XXV; N. 7.444; Seção: Policial; Curitiba, PR; 21.02.01; página 11.
            25. O Paraná; Redação; Operação do BC fracassa e Dólar dispara (Desvalorização do Real); Jornal; Diário; Ano XXV; N. 7.492; Seção: Nacional; 1 foto; Cascavel, PR; 21.04.01; primeira página (manchete) e 8.
            26. O Paraná; Redação; Operação Tapa-buracos inicia na Terça-feira; Jornal; Diário; Ano XXV; N. 7.418; Seção: Fronteira; 1 foto; Cascavel, PR; 21.01.01; página 15.
            27. O Paraná; Redação; Operação Verão prejudica Interior do Paraná; Jornal; Diário; Ano XXV; N. 7.418; Seção: Policial; 1 foto; Cascavel, PR; 21.01.01; página 11.
            28. O Paraná; Redação; Policiais iniciam “Operação Tiradentes”; Reportagem; Jornal; Diário; Ano 23; N. 7.189; Caderno: Policial; Seção: Prevenção; 1 foto; Cascavel, PR; 20.04.01; página 11.
            29. Pennafort, Roberta; Polícia repete Megaoperação na Bolsa do Rio; Reportagem; O Estado de São Paulo; Jornal; Diário; Ano 121; N. 39.115; Seção: Economia; 1 foto; 1 planta; São Paulo, SP; 20.11.2000; página B – 3.
            30. Sekles, Flavia; Operação Anti-racismo (Taxistas que recusam Negros); Jornal do Brasil; Diário; Ano CIX; N. 218; Seção: Internacional; 2 fotos; Rio de Janeiro, RJ; 12.11.99; página 7.
           31. Vendrame, Sonia Inês; Itaipu prorroga “Operação Socorro” (Recorde de Produção de Energia Elétrica); Reportagem; Gazeta do Iguaçu; Tabloide; Diário; Ano 11; Caderno: 1; Seção: Cidade; 3 fotos; Foz do Iguaçu, PR; 30.11.99; página 5.
           32. Vidal, Gilberto; Megaoperação fecha Fronteira por 4h; A Gazeta do Iguaçu; Tabloide; Diário; Ano 13; N. 3.733; Seção: Polícia; 4 fotos; Foz do Iguaçu, PR; 22.02.01; primeira página (manchete) e 31.
           33. Vidal, Gilberto; PF inicia Operação Lança-perfume (Aduana Argentina & Carnaval); A Gazeta do Iguaçu; Tabloide; Diário; Ano 11; N. 3.398; Caderno: 1; 3 fotos; Foz do Iguaçu, PR; 28.01.2000; página 31.
           34. Vidal, Gilberto; Polícia faz Arrastão para Conter a Violência; A Gazeta do Iguaçu; Tabloide; Diário; Ano 13; N. 3.696; Caderno: 1; 5 fotos; Foz do Iguaçu, PR; 10.01.01; primeira página (manchete) e 29.
           35. Vidal, Gilberto; Polícia vai Desencadear “Operação Madrugada” (Bares & Boates Clandestinas na Periferia de Foz do Iguaçu: Antiviolência); A Gazeta do Iguaçu; Tabloide; Diário; Ano 13; N. 3.714; Caderno: 1; 2 fotos; Foz do Iguaçu, PR; 31.01.01; capa (chamada) e página 31.
           36. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 147, 149, 736, 740, 763, 918, 936 a 938.
           37. Wassermann, Rogerio; Operação Condor leva 1o Ex-ditador à Prisão; Folha de S. Paulo; Jornal; Diário; Ano 81; N. 26.397; Seção: Mundo; 1 foto; São Paulo, SP; 11.07.01; página A – 7.