A escolha evolutiva é a técnica, teste, operação ou efeito de a consciência, entre duas ou mais opções, selecionar, preferir, decidir e eleger livremente, a melhor, a ideal e evolutivamente produtiva para todos, demonstrando o nível real de autodiscernimento cosmoético (hiperacuidade) vivenciado no momento evolutivo para a aceleração da programação existencial (proéxis).
Você vem encarando as opções oferecidas pela vida humana com autodisposição evolutiva? Já desertou ante alguma escolha compulsória da existência?
ESCOLHA EVOLUTIVA
(EXPERIMENTOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A escolha evolutiva é a técnica, teste, operação ou efeito de a consciência, entre duas ou mais opções, selecionar, preferir, decidir e eleger livremente, a melhor, a ideal e evolutivamente produtiva para todos, demonstrando o nível real de autodiscernimento cosmoético (hiperacuidade) vivenciado no momento evolutivo para a aceleração da programação existencial (proéxis).
Tematologia. Tema central homeostático.
Etimologia. O termo escolher vem do idioma Latim, excolligere, “dar preferência; joeirar”, composto pelo prefixo ex, “indicador de movimento para fora”, e colligere, “reunir, juntar; colher, apanhar”. Apareceu no Século XIII. O vocábulo escolha surgiu no Século XIV. A palavra evolutiva procede do idioma Francês, evolutif. Apareceu em 1873.
Sinonimologia: 1. Escolha inteligente. 2. Livre escolha universalista. 3. Preferência evolutiva. 4. Teste da opção. 5. Técnica da autodecisão. 6. Prova do autodiscernimento. 7. Resolução pessoal.
Neologia. As 3 expressões compostas escolha evolutiva, miniescolha evolutiva e maxiescolha evolutiva são neologismos técnicos da Experimentologia.
Antonimologia: 1. Escolha imatura. 2. Autodecidofobia. 3. Teste da indecisão. 4. Prova do antidiscernimento. 5. Sem opção. 6. Opressão. 7. Murismo.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais.
Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o assunto: – Saibamos escolher bem.
II. Fatuística
Pensenologia: os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade.
Fatologia: a escolha evolutiva; a escolha inteligente; a escolha criteriosa melhor; a escolha ideal; a escolha prioritária fundamentada; o senso de escolha pessoal; a escolha cosmoética; a vontade; a intencionalidade; o autodiscernimento; a inteligência evolutiva (IE); o temperamento; a autocrítica; a capacidade de ajuizar; a habilidade de julgar; o autocentramento técnico; a condição pessoal de decisão; o tino pessoal; o descortino; a aferição científica; a autopercepção das circunstâncias subjacentes; o escrutínio acurado; a dissecção analítica; a cosmovisão ampla; a investigação judiciosa; a tendência à autodeterminação; a tomada de posição; as preferências pessoais; a sinceridade de propósito; a lisura de caráter; a desopção; a ausência de alternativas; a optação medíocre; a escolha de mau gosto; a escolha infeliz; o escolhimento pior; o acriticismo; o antidiscernimento; a atitude antiproéxis; o desviacionismo; o escapismo; a deserção; as soluções disponíveis; a criteriosidade; a alternativa do abertismo.
Parafatologia: a sensibilidade parapsíquica; o peneiramento dos fatos e parafatos.
III. Detalhismo
Principiologia: o princípio da descrença.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
Tecnologia: a técnica da omissão superavitária (omissuper).
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da proéxis.
Enumerologia: o aparato crítico; o ato de colocar na balança; o ato de dar preferência; o fato de ter juízo próprio; o ponto de vista; o destaque do prioritário; o fato de haver por bem.
Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial; o antagonismo atacadismo existencial / varejismo existencial.
Legislogia: a lei do menor esforço.
Filiologia: a decidofilia; a definofilia.
Fobiologia: a decidofobia.
Holotecologia: a definoteca.
Interdisciplinologia: a Experimentologia; a Metodologia; a Eficienciologia; a Decidologia; a Criteriologia; o Opcionismo; a Autopesquisologia; a Conscienciometrologia; a Parapercepciologia; a Proexologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a pessoa corajosa; a conscin covarde; a conscin pontual; a inteligência resolutiva; a personalidade dinâmica.
Masculinologia: o árbitro de si mesmo; o autopesquisador; o voluntário assistencial.
Femininologia: a juíza de si mesma; a autopesquisadora; a voluntária assistencial.
Hominologia: o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens decidophilicus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens methodologus; o Homo sapiens expertus.
V. Argumentologia
Exemplologia: miniescolha evolutiva = o ato pessoal de executar a omissão superavitária; maxiescolha evolutiva = o ato pessoal de buscar executar a realização mais difícil.
Tabelologia. Sob a ótica da Experimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, a tabela de 16 categorias de escolhas evolutivas, magnas e agudas na vida intrafísica, relativas à programação existencial (proéxis pessoal), atos predominantes para o jovem ou o idoso, o homem ou a mulher, o diplomado ou o sem-diploma, em todo lugar, a qualquer momento, em cotejo com a condição específica anticosmoética:
Tabela – Escolhas Evolutivas
Nos Opções Sadias Opções Doentias
01. Autenfrentamento: recin Autocorrupção: fuga
02. Autoparapsiquismo: sinalética Heteroparapsiquismo: gurulatria
03. Autorganização: disciplina pessoal Autodesorganização: indisciplina pessoal
04. Ciência: Refutaciologia Arte: Imagisticologia
05. Completismo existencial: compléxis Incompletismo existencial: incompléxis
06. Euforia intrafísica: euforin Melancolia intrafísica: melin
07. Extroversão: bom humor pessoal Introversão: mau humor pessoal
08. Gestação consciencial: gescon Porão consciencial: regressão
09. Interassistencialidade: tenepessismo Interassedialidade: isca inconsciente
Nos Opções Sadias Opções Doentias
10. Interlúdio: ortopensenidade pessoal Baratrosfera: patopensenidade pessoal
11. Invexologia: inversão existencial Mesmexologia: automimeses descartáveis
12. Neofilia: coragem pessoal Neofobia: covardia pessoal
13. Policarmalidade: megafraternidade Egocarmalidade: egocentrismo infantil
14. Poliglotismo: autovivência expandida Monoglotismo: preguiça mental
15. Tarefa do esclarecimento: tares Tarefa da consolação: tacon
16. Traforismo: megatrafor Trafarismo: megatrafar
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a escolha evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
1. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro.
2. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
3. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático.
4. Continuísmo consciencial: Evoluciologia; Homeostático.
5. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
6. Pesquisador independente: Experimentologia; Homeostático.
7. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
A VIDA MULTIDIMENSIONAL DA CONSCIÊNCIA É CONTÍNUO DESAFIO DE DECISÕES CONSECUTIVAS E INTERMINÁVEIS ENTRE O LIVRE ARBÍTRIO PESSOAL COSMOÉTICO E O DETERMINISMO DO COSMOS SOBRE TODOS.
Questionologia. Você vem encarando as opções oferecidas pela vida humana com autodisposição evolutiva? Já desertou ante alguma escolha compulsória da existência?
Bibliografia Específica:
1. Vieira, Waldo; Manual da Dupla Evolutiva; 208 p.; 40 caps.; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 99.
2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; páginas 386 a 389, 921, 922, 930 e 931.
3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 524, 565, 578 e 719.