Omissuper

A omissuper, ou a omissão superavitária, é a conduta-exceção, seja pessoal ou grupal, de se evitar, profilaticamente, de modo consciente e com autodeterminação, a ação antievolutiva ou anticosmoética, no caso indo explicitamente no contrafluxo ordinário da Socin, ainda patológica, contra os tradicionalismos bolorentos, folclores, mitos, simpatias ancestrais, superstições e idiotismos culturais em vigor, mesmo arrostando a incompreensão da conduta-padrão dos incautos e inconscientes quanto à inteligência evolutiva (IE).

Quais omissões superavitárias mais relevantes você cometeu nesta existência intrafísica? Quais foram as consequências sociais de tais atitudes? Você tem cometido mais omissões superavitárias ou mais omissões deficitárias?

      OMISSUPER
                                   (HOLOMATUROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A omissuper, ou a omissão superavitária, é a conduta-exceção, seja pessoal ou grupal, de se evitar, profilaticamente, de modo consciente e com autodeterminação, a ação antievolutiva ou anticosmoética, no caso indo explicitamente no contrafluxo ordinário da Socin, ainda patológica, contra os tradicionalismos bolorentos, folclores, mitos, simpatias ancestrais, superstições e idiotismos culturais em vigor, mesmo arrostando a incompreensão da conduta-padrão dos incautos e inconscientes quanto à inteligência evolutiva (IE).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo omissão deriva do idioma Latim, omissio, “omissão, falta, lacuna”. Surgiu no Século XV. A palavra superavitária vem igualmente do idioma Latim, superavit, “sobrou”, de superare, “elevar-se acima de; subir ao alto; passar por cima; ultrapassar”. Apareceu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Omissão superavitária. 2. Omissão evolutiva. 3. Profilaxia cosmoética. 4. Prevenção da interprisão grupocármica. 5. Princípio do exemplarismo pessoal (PEP). 6. Superavit evolutivo.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 4 cognatos (neologismos) derivados do vocábulo omissuper: maxiomissuper; miniomissuper; omissuperavitária; omissuperavitário.
          Neologia. Os 3 vocábulos (acrônimos) omissuper, miniomissuper e maxiomissuper e a expressão composta omissão superavitária são neologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 1. Omissão deficitária. 2. Conduta anticosmoética. 3. Interprisão grupocármica. 4. Deficit evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: a melhoria do holopensene institucional; o holopensene democrático; a laxopensenidade.
          Fatologia: a omissuper; a omissão superavitária; a neoomissão lúcida; a omissão superavitária assistencial; a omissão superavitária exigindo coragem; o preço da omissão superavitária; a omissão superavitária pelo silêncio; a omissão evolutivamente rentável; a omissão superavitária incluída no compléxis; a autexclusão evolutiva; as evitações da anticosmoética; as evitações pessoais; as evitações institucionais; a evitação de acidentes; a evitação dos maus hábitos grupais; a evitação do acumpliciamento anticosmoético; a evitação da lavagem de dinheiro; a evitação da lavagem cerebral; a evitação das interprisões grupocármicas; a recusa cosmoética educada; o ônus do não; o superavit evolutivo; o saldo positivo na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a cumplicidade tácita; a omissão deficitária; a inteligência evolutiva (IE); a anticorrupção; os bagulhos energéticos; as tentativas de aliciamentos; os cantos das sereias; as seduções temporais; os envolvimentos espúrios; os recrutamentos das máfias econômico-financeiras; a campanha antiacidentes funcionais; a campanha antitabagista; a campanha antialcoólica; as Instituições Conscienciocêntricas (ICs); a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a Cognópolis.
          Parafatologia: a prática do estado vibracional (EV) profilático.


                                          III. Detalhismo

          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: as técnicas cosmoéticas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da grupalidade.
          Paradoxologia: o paradoxo da omissão acrescentadora.
          Holotecologia: a cosmoeticoteca; a eticoteca; a evolucioteca; a maturoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a prioroteca.
          Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Proexologia; a Paraprofilaxiologia; a Homeostaticologia; a Consciencioterapia; a Parassociologia; a Grupocarmologia; a Conviviologia; a Conscienciocentrologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a isca humana inconsciente; a conscin heterocrítica; a conscin comunitária; a conscin omissa superavitária; a conscin minipeça interassistencial.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o tabagista; o alcoólatra; o bagulhista; os golpistas sociais; o interpresidiário inconsciente; o voluntário conscienciológico; o maxidissidente; o tenepessista; o epicon lúcido.
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a tabagista; a alcoólatra; a bagulhista; as golpistas sociais; a interpresidiária inconsciente; a voluntária conscienciológica; a maxidissidente; a tenepessista; a epicon lúcida.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens conscientiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: miniomissuper =a abstenção pessoal na dúvida; maxiomissuper = a renúncia pessoal cosmoética.
          Evitações. Sob a ótica da Proexologia, a conscin executa a programação existencial (proéxis) não só pelas realizações evolutivas – o saber fazer –, mas também pela evitação dos atos anticosmoéticos sedutores, envolventes e tentadores – o saber não-fazer –, a omissuper na vida humana.
          Campanhas. Dentro da Conscienciocentrologia, a fim de esclarecer aos interessados, homens e mulheres em geral, vale registrar as omissões superavitárias nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs), por exemplo, no Campus CEAEC, em Foz do Iguaçu, objetivando a Profilaxia, a Homeostaticologia e a Conviviologia, através do fato de não disporem nas dependências intrafísicas, sem qualquer mau hábito, superstição ou culto ao misticismo, instalações e objetos inconvenientes ou potencialmente patológicos, ao modo destes 12, dispostos na ordem alfabética, realidades estas incluídas como objetivos de campanhas sociais, pacíficas, governamentais ou particulares:
          01. Adega: campanha antialcoólica.
          02. Bar: campanha antialcoólica.
          03. Cabos aéreos: campanha antiacidentes funcionais.
          04. Cinzeiros: campanha antitabagista.
          05. Enoteca: campanha antialcoólica.
          06. Escadas: campanha antiacidentes funcionais.
          07. Fumódromo: campanha antitabagista.
          08.  Hoploteca: campanha do desarmamentismo universal.
          09.  Incensos: campanha antitabagista.
          10.  Sala Vip: campanha pró-megafraternidade (democracia).
          11.  Suntuosidade: campanha pró-megafraternidade (democracia).
          12.  Tabacaria: campanha antitabagista.
          Renúncia. A necessidade de a conscin vivenciar a omissão superavitária (ou a autorrenúncia) aparece mais frequentemente na vida humana em relação ao nível de autoconsciencialidade vigente. Em geral, expressa algum teste na consecução da proéxis, quando as tentações e os envolvimentos espúrios aparecem de onde menos se espera. Às vezes é o gargalo a vencer no caminho evolutivo. Nesta hora crítica vale repetir mentalmente o princípio: – “Isso não é para mim”.
          Comunicologia. No âmbito da Grupocarmologia, importa considerar, ainda, por exemplo, na ordem alfabética, 3 categorias de omissões superavitárias, baseadas na concessão cosmoética de oportunidades de comunicação aos companheiros e companheiras de evolução, quando os trabalhos da conscin veterana já alcançaram elevado patamar de fixação da auto ou maxiproéxis:
          1. Dedicatoriologia: evitar de dar autógrafos nos livros publicados, depois de ter editado dezenas de obras pessoais, mas apenas assinar na folha de rosto da obra, a fim de não bloquear a heterocrítica dos leitores.
          2. Entrevistologia: evitar de dar entrevistas às rádios emissoras por telefone em função da incompletude e obscuridade da comunicação, mas preferir as interlocuções diretas ou gravadas pessoalmente.
          3. Prefaciologia: evitar de redigir prefácios para novas obras a serem lançadas, depois de já ter prefaciado dezenas de livros, através das décadas, a fim de oferecer oportunidade para outros companheiros prefaciarem, aparecerem e se firmarem intelectual e comunicativamente.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a omissuper, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Anomalia: Parafenomenologia; Neutro.
          2. Desamarração: Conviviologia; Neutro.
          3. Extraconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
          4. Intencionologia: Holomaturologia; Neutro.
          5. Limite cosmoético: Cosmoeticologia; Homeostático.
          6. Pesquisador independente: Experimentologia; Homeostático.
          7. Princípio do posicionamento pessoal: Autodefinologia; Homeostático.
  A CARACTERÍSTICA BÁSICA DA VIVÊNCIA PESSOAL OU
   GRUPAL DA OMISSÃO SUPERAVITÁRIA É A DISCRIÇÃO
   COSMOÉTICA, OBJETIVANDO O MELHOR PARA TODOS,
    SEM AFETAÇÃO, ELITISMO OU OSTENTAÇÃO SOCIAL.
          Questionologia. Quais omissões superavitárias mais relevantes você cometeu nesta existência intrafísica? Quais foram as consequências sociais de tais atitudes? Você tem cometido mais omissões superavitárias ou mais omissões deficitárias?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 188.
           2. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 341, 400 e 757.
           3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 509.