Movimentação Migratória

A movimentação migratória é a mobilização intrafísica, social, geopolítica, de consciência, individualmente, ou de consciências intrafísicas em grupo, viajando da cidade natal para outra comunidade, cidade, estado, país, continente, seja temporariamente, em excursão técnica, ou de modo definitivo, mudando de residência ou domicílio.

Você, leitor ou leitora, vem participando das mobilidades sociais do Terceiro Milênio? Quais foram os resultados autoproexológicos de tais comportamentos?

      MOVIMENTAÇÃO MIGRATÓRIA
                                        (SOCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A movimentação migratória é a mobilização intrafísica, social, geopolítica, de consciência, individualmente, ou de consciências intrafísicas em grupo, viajando da cidade natal para outra comunidade, cidade, estado, país, continente, seja temporariamente, em excursão técnica, ou de modo definitivo, mudando de residência ou domicílio.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra movimento vem do idioma Francês, mouvement, “movimento”, constituída pelo termo do idioma Latim, movere, “por em movimento; mover-se; agitar-se”, e pelo sufixo do idioma Latim Vulgar, mentu, formador de substantivos derivados de verbos. Apareceu no Século XIV. O vocábulo movimentação surgiu em 1899. O termo migração provém do idioma Latim, migratio, “emigração; passagem de determinado lugar para outro”, derivado de migrare, “emigrar; ir para outra parte; mudar de morada; mudar-se”. Apareceu no Século XIX. O sufixo orio procede também do idioma Latim, orius, formador de adjetivos e / ou substantivos cultos.
          Sinonimologia: 1. Mobilização social. 2. Mobilização geopolítica.
          Neologia. As duas expressões compostas movimentação migratória patológica e movimentação migratória sadia são neologismos técnicos da Sociologia.
          Antonimologia: 1. Interiorose. 2. Neofobia. 3. Autismo.
          Estrangeirismologia: o boom migratório.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência das prioridades proexológicas.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da reciclagem evolutiva; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade.
          Fatologia: a movimentação migratória; a mobilidade social; a sociabilidade; a Duplologia; a convivialidade moderna; os múltiplos fatores pró-mobilidade social; o automóvel pessoal; as conduções coletivas baratas; as aerovias modernas; o antitradicionalismo; as mobilizações coletivas; o fenômeno social migratório global e universal; a propensão migratória humana manifesta da antiguidade à contemporaneidade; as distribuições e redistribuições populacionais no planeta ao longo da História; a onda migratória do momento; a busca de novos horizontes; o estresse da mudança de domicílio; os translados permanentes nas regiões de fronteira; a International Organization for Migration (IOM); as migrações pessoais no curso da vida humana; a integração social; a relação sociedade acolhedora–comunidade aberta; a miscigenação social; os espaços de convivência; os projetos comuns; a paz interconsciencial; a desagregação social; a relação sociedade antimigrantista–comunidade fechada; a clivagem social; a segregação espacial; os guetos; o conflito intergrupal evitável.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a projetabilidade lúcida (PL) estimulando as movimentações migratórias.


                                            III. Detalhismo

           Sinergismologia: o sinergismo da busca do esclarecimento de dúvidas–encontro das respostas por meio dos estudos, pesquisas e autodidaxia.
           Principiologia: o princípio da paraeducação continuada; o princípio da reeducação consciencial; o princípio da descrença; o princípio do omniquestionamento.
           Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) estipulando as posturas pessoais migratórias; o código grupal de Cosmoética (CGC) estipulando as regras de convivência interconscienciólogos.
           Teoriologia: a teoria propondo a Terra como planeta hospital-escola.
           Tecnologia: as técnicas conscienciológicas; as técnicas paradiplomáticas; as neotecnologias de transportes e comunicações favorecendo os translados humanos.
           Voluntariologia: os voluntários conscienciológicos.
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
           Colegiologia: o Colégio Invisível dos Comunicólogos; o Colégio Invisível da Sociometria.
           Efeitologia: os efeitos reveladores da autoconsciencialidade embutidos nos questionamentos pessoais; o efeito-halo das tertúlias conscienciológicas online; o efeito atrator dos grandes centros de comércio e indústria; o efeito repulsor das regiões de guerra, opressão política, pobreza, degradação ambiental, clima inóspito e desemprego; os efeitos dos impactos sociais, econômicos, culturais e demográficos nas regiões de origem e destino migratórios; o efeito favelização dos intensos fluxos migratórios inassimilados socialmente.
           Neossinapsologia: as autaquisições das neossinapses das neoverpons dos neoverbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; as neossinapses derivadas do convívio multicultural.
           Ciclologia: o ciclo observação-participação do estudante da Conscienciologia; os ciclos migratórios; o ciclo diáspora-reagrupamento; o ciclo desestruturações sociais–reestruturações sociais.
           Enumerologia: o trânsito migratório; o contexto migratório; o histórico migratório; o itinerário migratório; o fluxo migratório; o intercâmbio migratório; o saldo migratório.
           Binomiologia: o binômio emigração-imigração; o binômio êxodo rural–aglomeração urbana; o binômio corrente migratória–contracorrente migratória; o binômio autocrítica-heterocrítica patrocinando a evolução pessoal.
           Interaciologia: a interação comunicação-condução; a interação equipe técnica das tertúlias–professor; a interação professor-amparador; a interação professor–Central Extrafísica da Verdade (CEV); a interação consciex visitante do Curso Intermissivo–professor itinerante; a interação entre os cognopolitas por meio do Tertuliarium.
           Crescendologia: o crescendo cognitivo da associação de ideias de ponta.
           Polinomiologia: o polinômio xenofílico aceitar-acolher-conviver-assistir.
           Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial; o antagonismo migração internacional / migração interna; o antagonismo migração voluntária /
migração compulsória; o antagonismo migração regularizada / migração ilegal; o antagonismo assentamento temporário / radicação vitalícia.
           Politicologia: a didaticocracia; a debatocracia; a democracia; a argumentocracia; a assistenciocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia. As políticas internacionais de migração; as políticas nacionais de indução, evitação ou coibição de movimentação migratória; a política de defesa dos direitos humanos.
           Legislogia: a lei do maior esforço autocognitivo; as leis da maxiproéxis grupal; as leis migratórias; as leis de segurança das fronteiras geopolíticas; as leis da sobrevivência intrafísica.
           Filiologia: a pesquisofilia; a leiturofilia; a logicofilia; a discernimentofilia; a evoluciofilia; a cogniciofilia; a proexofilia.
           Fobiologia: a xenofobia dissimulada ou explícita.
           Maniologia: a dromomania.
          Mitologia: o mito da terra prometida.
          Holotecologia: a sociologicoteca; a pesquisoteca; a metodoteca; a polemoteca; a parapedagogoteca; a consciencioteca; a mentalsomatoteca.
          Interdisciplinologia: a Sociologia; a Ressociologia; a Sociometria; a Viajologia; a Demografia; a Comunicologia; a Conviviologia; a Etologia; a Intrafisicologia; a Geopoliticologia; a Evoluciologia; a Intermissiologia; a Autoproexologia; a Grupocarmologia; a Megafocologia; a Autopriorologia; a Autodiscernimentologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o retirante; o imigrante; o exilado; o refugiado; o asilado; o estrangeiro.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a retirante; a imigrante; a exilada; a refugiada; a asilada; a estrangeira.
          Hominologia: o Homo sapiens migrator; o Homo sapiens migrans; o Homo sapiens magister; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens praeceptor; o Homo sapiens reeducator; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens refutator; o Homo sapiens communicologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: movimentação migratória patológica = quando promovida pela dispersão consciencial da conscin desorganizada; movimentação migratória sadia = quando promovida pela conscin lúcida com a intenção de evoluir através da interassistencialidade e da autoproéxis.
          Culturologia: a cultura da Ressociologia; o choque cultural; a Multiculturologia; a cultura universalista.
          Movimentações. À luz da Intrafisicologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 categorias das movimentações migratórias básicas no Terceiro Milênio:
          01. Movimentação migratória celular: a metástase.
          02. Movimentação migratória clandestina: a indústria da migração ilegal.
          03. Movimentação migratória colonizadora: o assentamento em território ocupado.
          04. Movimentação migratória educacional: o êxodo estudantil para capacitação profissional.
          05. Movimentação migratória emergencial: a retirada de moradores em área de risco.
          06. Movimentação migratória garimpeira: a corrida do ouro no sonho da fortuna fácil.
          07. Movimentação migratória humanitária: o deslocamento de equipes de ajuda para regiões em calamidade ou flageladas.
          08. Movimentação migratória interdimensional: a ressoma e dessoma em grupo.
          09. Movimentação migratória interplanetária: a transmigração extrafísica.
          10. Movimentação migratória juvenil: a turma de mochileiros em busca de aventura.
          11. Movimentação migratória laboral: a peregrinação na oferta de empregos em massa.
          12. Movimentação migratória maxiproexológica: o reagrupamento grupocármico para o labor tarístico conjunto.
          13. Movimentação migratória perene: o translado de povos nômades e apátridas.
          14. Movimentação migratória subumana: a jornada por alimentação e / ou reprodução.
          15. Movimentação migratória urbanizadora: o povoamento inicial da região.
          Taxologia. Sob a ótica da Sociologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 5 atividades desencadeadoras de mobilidades sociais, geopolíticas, de várias causas ou naturezas, a partir da Conscienciologia, em tese, sempre sadias:
          1. Cursos: a viagem do estudante da Conscienciologia para fazer determinado curso sobre tema conscienciológico em outra cidade ou capital.
          2. Dromomania: a dromomania sadia do professor itinerante da Instituição Conscienciocêntrica (IC).
          3. Enturmações: a mudança de residência dos conscienciólogos se enturmando com os compassageiros evolutivos da maxiproéxis, por exemplo, nas Cognópolis e na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) de Foz do Iguaçu, no Paraná.
          4. Eventos: os congressos, seminários e outras reuniões regionais, nacionais e internacionais dos voluntários da Conscienciologia.
          5. Saídas: a busca da saída de casa correspondente à saída da interiorose do conscienciólogo da minicidade de 5 mil habitantes.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a movimentação migratória, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          02. Coabitante: Parassociologia; Neutro.
          03. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
          04. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
          05. Curso Intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
          06. Experiência compartilhada: Experimentologia; Neutro.
          07. Migração intratertuliária: Tertuliologia; Neutro.
          08. Paraaculturação: Parassociologia; Homeostático.
          09. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
          10. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático.
          11. Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
          12. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
          13. Técnica tertuliária: Tertuliologia; Homeostático.
           14. Teletertuliano: Infocomunicologia; Neutro.
           15. Tertúlia conscienciológica: Parapedagogiologia; Neutro.
  O FENÔMENO DA MOVIMENTAÇÃO MIGRATÓRIA OU MOBILIDADE SOCIAL ESTÁ CADA VEZ MAIS INCREMENTADO
   PELAS SUPERCOMUNICAÇÕES E PELOS TRANSPORTES
    FÁCEIS E ACESSÍVEIS DA GLOBALIZAÇÃO INEVITÁVEL.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, vem participando das mobilidades sociais do Terceiro Milênio? Quais foram os resultados autoproexológicos de tais comportamentos?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Redação; Waldo Vieira e a Cognópolis: Bairro do Conhecimento; Revista; Mensário; Bilíngue; Ano V; Ed. 41; Seção: Capa / Conscienciologia; 8 fotos; 3 websites; Foz do Iguaçu, PR; Fevereiro, 2009; páginas 07, 24 a 28.
           2. Conde, Miguel; Bairro do Saber; Conscienciologia; Projeto do Megacomplexo Cultural Holoteca; Tertuliarium; Reportagem; O Globo; Jornal; Diário; Revista O Globo; Semanário; Ano 5; N. 222; 1 abrev.; 1 endereço; 13 fotos; Rio de Janeiro, RJ; 26.10.08; páginas 5 (chamada), 20 a 22 e 24.
           3. Fernandes, Marcio; Terra do Nunca (A Pluralidade Étnica de Foz do Iguaçu revela a Globalização da Tríplice Fronteira); Rolling Stone Brasil; Revista; Mensário; N. 6; Seção: Conexão Brasilis; 1 fotomontagem; 15 fotos; São Paulo, SP; Março, 2007; páginas 44 a 51.