Momento Inesquecível

O momento inesquecível é o instante marcante da vida da conscin, homem ou mulher, do qual a lembrança se mantém vívida, de modo espontâneo, sem ter havido esforços para a retenção mnemônica.

Você, leitor ou leitora, já avaliou os momentos inesquecíveis pessoais?

      MOMENTO INESQUECÍVEL
                                (MNEMOSSOMATOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O momento inesquecível é o instante marcante da vida da conscin, homem ou mulher, do qual a lembrança se mantém vívida, de modo espontâneo, sem ter havido esforços para a retenção mnemônica.
         Tematologia. Tema central neutro.
         Etimologia. O termo momento vem do idioma Latim, momentum, “impulso; movimento; mudança; causa de alguma decisão; motivo; curto espaço de tempo; circunstância; importância”. Apareceu no Século XV. O prefixo in deriva do mesmo idioma Latim, in, “privação; negação”. O vocábulo esquecer procede também do idioma Latim, excadescere, de excadere, “cair para fora”, constituído pelo prefixo ex, “fora de”, e cadere, “cair; escorregar; abaixar-se; desfalecer; perecer”. Surgiu no Século XIII. A palavra esquecimento apareceu no Século XIV.
         Sinonimologia: 1. Momento inesquecido. 2. Instante inolvidável. 3. Átimo inesquecível. 4. Momento memorável. 5. Lembrança inapagável.
         Antonimologia: 1. Momento esquecido. 2. Instante olvidado. 3. Lembrança perdida.
         Estrangeirismologia: os unforgettable moments; o momentum criticus; a hora do turning point; o replay mental da retrovivência; o flash retrocognitivo recorrente.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à memória.
         Coloquiologia. Eis 5 expressões populares relativas ao tema: não cai no esquecimento; não entra no rol dos esquecidos; não sai da memória; não desaparece da lembrança; o tempo não apaga.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da pesquisa autocognitiva; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a autopensenização racional, crítica e criteriosa sobre o momento inesquecido.
         Fatologia: o momento inesquecível; o momento pinçado dentre o manancial de momentos experienciados; o momento fixado espontaneamente na memória; a lembrança mantida vívida; o repasse involuntário na mente da cena do passado; o fato de alguma vivência poder se tornar inesquecível, de momento para outro; o evento afetivo considerado corriqueiro tornado memorável; o episódio intelectual aparentemente usual tornado inolvidável; o estudo das repercussões do evento a posteriori; o atilamento quanto às possíveis falsas memórias; a confirmação posterior da nítida lembrança de outros envolvidos sinalizando a notoriedade do momento compartilhado; a ponderação sobre a relevância autevolutiva do momento inesquecido.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o instante parafenomênico supostamente simples tornado inesquecível; as ortoenergizações durante a recordação favorecendo a dissipação de possíveis patoenergias associadas à retrovivência; o exame do contexto multidimensional do instante de forte retenção mnemônica; a análise da possibilidade de paraintervenção amparadora no momento inesquecido.


                                          III. Detalhismo

         Principiologia: o princípio pessoal de tornar cada dia relevante à autevolução.
          Efeitologia: os efeitos da força energética, emocional e / ou intelectual do presente favorecendo a intensa fixação mnemônica; o efeito psicológico de o tempo parecer parar durante a vivência do momento inesquecido.
          Neossinapsologia: as neossinapses sobre si próprio formadas a partir do estudo dos momentos inesquecíveis pessoais.
          Ciclologia: o ciclo lembrar-esquecer.
          Enumerologia: o instante especial; o instante crítico; o instante crucial; o instante glorioso; o instante mágico; o instante sublime; o instante significativo. O momento de comoção ou razão; o momento de desagrado ou satisfação; o momento de constrangimento ou conforto; o momento de degradação ou engrandecimento; o momento de calamidade ou festejo; o momento de obnubilação ou hiperlucidez; o momento de tristeza ou felicidade.
          Binomiologia: o binômio existencial bons momentos–maus momentos.
          Interaciologia: a interação memória-emoção.
          Crescendologia: o crescendo infinito de autoconhecimento.
          Polinomiologia: o polinômio gestos-olhares-palavras-silêncios reeditado espontaneamente na tela mental.
          Antagonismologia: o antagonismo memória de elefante / hipomnésia.
          Paradoxologia: o paradoxo de o momento poder ser vivenciado sem os envolvidos darem-se conta de o mesmo vir a ser inesquecível.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada ao autoconhecimento.
          Filiologia: a autopesquisofilia; a mnemofilia; a lucidofilia; a criticofilia; a raciocinofilia; a cogniciofilia; a neofilia.
          Holotecologia: a holomnemoteca; a retrocognoteca; a historioteca; a encicloteca; a documentoteca; a decidoteca; a recexoteca; a cronoteca.
          Interdisciplinologia: a Mnemossomatologia; a Memoriologia; a Automnemônica; a Autopesquisologia; a Autopriorologia; a Autodiscernimentologia; a Voliciologia; a Intencionologia; a Holobiografologia; a Mentalsomatologia.


                                                IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens investigator; o Homo sapiens reflexivus; o Homo sapiens chronemicus; o Homo sapiens holomnemonicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: momento inesquecível individual = a ocasião fixada na memória de apenas 1 dos envolvidos; momento inesquecível compartilhado = a ocasião fixada na memória de mais de 1 dos envolvidos.
          Culturologia: a cultura da Autopesquisologia.
          Singularidade. O destaque do momento existencial é processo singular, onde cada indivíduo, a partir de mundividência particular imprime maior ou menor significado ao vivenciado. Desse modo, momentos compartilhados podem se tornar inesquecíveis apenas para parte dos envolvidos.
          Taxologia. Entretanto, para fins didáticos, eis, em ordem alfabética, por exemplo, 20 momentos com potencial para tornarem-se memoráveis:
          01. Adverso: o momento da situação traumática.
          02. Amparado: o momento da paraintervenção amparadora.
          03. Autossuperador: o momento da recin efetiva.
          04. Direcionador: o momento da decisão de destino.
          05. Disruptivo: o momento da despedida.
          06. Fascinante: o momento de encantamento.
          07. Heurístico: o momento da captação de neoideia.
          08. Iluminador: o momento da compreensão útil.
          09. Impactante: o momento da recepção de notícia inesperada.
          10. Jubiloso: o momento da comemoração.
          11. Ortorreferencial: o momento da pacificação íntima inaudita.
          12. Parapsíquico: o momento da vivência parafenomênica indubitável.
          13. Realizador: o momento da concretização de meta pré-estabelecida.
          14. Recompositor: o momento de alívio após tensão emocional.
          15. Reunificador: o momento do reencontro existencial.
          16. Revelador: o momento da descoberta da verdade.
          17. Saboreante: o momento da realização de desejo.
          18. Sinérgico: o momento da harmonia interconsciencial ímpar.
          19. Supremo: o momento de expansão consciencial parapatrocinada.
          20. Vitorioso: o momento da conquista aguardada.
          Singeleza. Há momentos singelos, aparentemente banais, tornados inesquecíveis. Pesquisá-los, em busca da possível razão para os mesmos terem sido retidos tão intensamente na memória, pode informar sobre as prioridades, as motivações e os valores pessoais, bem como indicar possíveis concausas extrafísicas em circunstâncias existenciais pregressas.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o momento inesquecível, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adversidade: Holocarmologia; Nosográfico.
          02. Autoevocação: Mnemossomatologia; Neutro.
          03. Autorretrocognição: Mnemossomatologia; Neutro.
          04. Clímax existencial: Ressomatologia; Homeostático.
          05. Data relevante: Paracronologia; Neutro.
          06. Despedida: Psicossomatologia; Neutro.
          07. Distorção mnemônica: Mnemossomatologia; Nosográfico.
        08.  Hipomnésia: Mnemossomatologia; Nosográfico.
        09.  Holomnemônica: Mnemossomatologia; Homeostático.
        10.  Memória básica: Holomnemônica; Neutro.
        11.  Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro.
        12.  Momento evolutivo: Paracronologia; Neutro.
        13.  Nódulo holomnemônico: Holomnemossomatologia; Neutro.
        14.  Potencializador da memória: Mnemossomatologia; Homeostático.
        15.  Status momentosus: Autevoluciologia; Neutro.
  A VIDA É CONSTITUÍDA DE SUCESSÃO DE MOMENTOS
 ÚNICOS. O EXAME DOS INESQUECÍVEIS PRODUZ DADOS
  PARA CONHECER-SE E AUMENTAR A LUCIDEZ QUANTO
   AOS CONTEXTOS MULTIDIMENSIONAIS VIVENCIADOS.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já avaliou os momentos inesquecíveis pessoais?
Quais proveitos obteve com tal avaliação?
                                                                                          A. L.