Minissincronicidade

A minissincronicidade é a qualidade da realidade sincrônica ocorrendo, existindo ou se apresentando ao mesmo tempo, simultânea, concomitante, homócrona, tautócrona, contemporânea, interconectada, inclusive em lugares diferentes, ao modo de mínima coincidência de determinado acontecimento com outro.

Você, leitor ou leitora, se recorda de alguma minissincronicidade relevante na própria vida? Em qual setor da existência humana?

      MINISSINCRONICIDADE
                                 (MINISSINCRONOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A minissincronicidade é a qualidade da realidade sincrônica ocorrendo, existindo ou se apresentando ao mesmo tempo, simultânea, concomitante, homócrona, tautócrona, contemporânea, interconectada, inclusive em lugares diferentes, ao modo de mínima coincidência de determinado acontecimento com outro.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição mini vem do idioma Latim, mininus, “muito pequeno; o menor de todos; ínfimo; mínimo”. Surgiu principalmente em palavras compostas da área de Publicidade e Propaganda e produtos comerciais, a partir de 1950, por influência da redução do termo no idioma Inglês. O termo síncrono deriva do idioma Latim Tardio, synchronus, e este do idioma Grego, súgkhronos, “contemporâneo”, composto pelo prefixo sún, “juntamente; ao mesmo tempo; além disso; com; do lado de; em favor de; de acordo com; por meio de”, e pelo elemento de composição khrónos, “tempo”. Surgiu no Século XVIII. A palavra sincronicidade apareceu no Século XX.
          Sinonimologia: 01. Sincronicidade mínima. 02. Pequena sincronicidade. 03. Minissincronia. 04. Minissincronismo. 05. Minissincronização. 06. Mininteratividade. 07. Mininterrelação. 08. Minissimultaneidade. 09. Minitautocronia. 10. Ínfima sincronicidade.
          Neologia. As duas expressões compostas minissincronicidade percebida e minissincronicidade despercebida são neologismos técnicos da Minissincronologia.
          Antonimologia: 01. Megassincronicidade. 02. Sincronicidade máxima. 03. Parassincronicidade. 04. Assincronicidade. 05. Assincronia. 06. Assincronismo. 07. Assincronização. 08. Dessincronização. 09. Diacronia. 10. Causalidade.
          Estrangeirismologia: a Bamburriologia pocket size.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às realidades do Cosmos.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das minissincronicidades; os fluxopensenes; a fluxopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade.
          Fatologia: a minissincronicidade; a sincronicidade mínima; as sincronicidades em geral; a complexidade dos fenômenos das sincronicidades; as pesquisas das megassincronicidades a partir das sincronicidades mínimas; as bissociações cognitivas sutis; a capicua; os cognatos; as comorbidades; a homofonia; os imprevistos; os miniacidentes; o encontro da agulha no palheiro; o ato de ter duas residências com o mesmo número, compradas em épocas e locais diferentes; o guarda florestal atingido por 7 raios (7 vezes); o filho nascer de parto normal no dia do aniversário da mãe; o ato de acordar momentos antes de tocar o despertador; a flor desabrochando no dia do aniversário de quem, meses antes, presenteou o vaso da planta; o fato de duas pessoas adultas se conhecerem na megacidade e descobrirem terem vindo do mesmo município do Interior; as minicorrelações onomásticas; o casal constituído de pessoas do mesmo nome: Jacy e Jacy; Márcio e Márcia; a existência de 2 irmãos cunhados ou cujas respectivas esposas são irmãs; as tênues relações da História presente com a Historiografia passada; as relações sutis entre Numerologia-Simbolologia-Fatologia; a sincronicidade do surgimento da Matemática e da Acústica, aproximadamente 6 séculos antes da era comum, período no qual a Ciência não possuía caráter experimental; o surgimento do cálculo infinitesimal na Matemática ser contemporâneo à introdução da notação literal em Álgebra; as sutilezas das reciprocidades Filosofia-Filologia.
          Parafatologia: as sincronicidades parapsíquicas mais complexas; as minissincronicidades multidimensionais; a serendipitia; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; os banhos energéticos aparentemente insignificantes; os miniacoplamentos energéticos; as miniocorrências da ectoplastia; a atração das minissincronicidades; as minivinculações indiretas; as coincidências paracronológicas; os miniacidentes de percurso parapsíquicos; o extrapolacionismo parapsíquico.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: os minissinergismos das ondas cerebrais entre emissor–receptor telepático; o sinergismo entre os fenômenos e os parafenômenos no Cosmos.
          Principiologia: o princípio da sincronicidade interdimensional; o princípio da afinidade interconsciencial.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da sincronicidade.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo.
          Ciclologia: os miniciclos de interatividades; o ciclo das sincronicidades do sensitivo ectoplasta.
          Binomiologia: o binômio sincronicidade-sinergismo.
          Interaciologia: a interação sincronicidade-coincidência.
          Crescendologia: o crescendo sincronicidade mínima–sincronicidade máxima.
          Trinomiologia: o trinômio (aliteração) simpatia-sincronia-sinergia; o trinômio grupalidade-planificação-sincronismo; o trinômio conexionismo-interacionismo-sincronismo; o trinômio eutimia-protimia-primener; o trinômio acasos-coincidências-sincronicidades; o trinômio observação-análise-constatação.
          Polinomiologia: o polinômio contingência-relatividade-sincronia-diacronia; o polinômio momento certo–lugar adequado–companhia correta–conteúdo apropriado.
          Antagonismologia: o antagonismo sincronia / assincronia; o antagonismo plágio consciente / coincidência criativa.
          Paradoxologia: o paradoxo de quanto maior a rede mundial, menor o mundo.
          Politicologia: a democracia.
          Legislogia: as leis da sincronicidade universal; as leis das probabilidades.
          Filiologia: a evoluciofilia.
          Holotecologia: a cronoteca; a sincronoteca; a correlacionoteca; a sinergeticoteca; a encicloteca; a gregarioteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Minissincronologia; a Minifenomenologia; a Miniparafenomenologia; a Minirretrocogniciologia; a Minissimulcogniciologia; a Cosmologia; a Cosmovisiologia; a Conexologia; a Interaciologia; a Vinculologia; a Confluenciologia; a Paradigmologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens minisynchronicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens coperquisitor; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens comparticipans; o Homo sapiens communitarius; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minissincronicidade percebida = a sincronia, mesmo sutil, detectada pela conscin atenta; minissincronicidade despercebida = a sincronia sutil, mas passando batida por parte da pessoa desatenta.
          Culturologia: a Multiculturologia do Universalismo.
          Taxologia. Sob a ótica da Minissincronologia, eis, por exemplo, na ordem lógica, 4 categorias de sincronicidades mínimas no âmbito das intercorrências diárias, nesta dimensão, capazes de surgirem como alertas ou indicadores para a conscin atenta:
          1. Higiene: você encontra, em pouco tempo, por exemplo, de manhã, pelos nos óculos, na pia do banheiro e no teclado do computador. É inteligente observar a própria saúde.
          2. Comunicação: você repara a palavra intercâmbio na fala do entrevistado do programa de televisão, na comunicação do personagem do filme e na página aberta no início da leitura do livro, todas as 3 ocorrências apenas no ínicio da noite. É bom pesquisar os próprios relacionamentos.
          3. Natureza: você se depara com 3 aranhas em 3 locais diversos – na cozinha, na porta da casa e no passeio da rua – tão somente no espaço de meia hora, em certa mudança da estação. É interessante dar alguma atenção às realidades da própria residência em relação às nuanças da Natureza.
          4. Parapsiquismo: pela manhã, você pensou na pessoa, residente em distante cidade; à tarde, recebe o E-mail do amigo referindo-se à tal pessoa; à noite, chega o parente trazendo o exemplar do livro de autoria daquela mesma pessoa, obra desconhecida por você, até ignorando ser o dito cujo autor de livro. É racional investigar o texto da obra escrita.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a minissincronicidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aglutinação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
          02. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          03. Bamburriologia: Proexologia; Neutro.
          04. Carga da convivialidade: Conviviologia; Neutro.
          05. Conexão interdimensional: Conexologia; Neutro.
          06. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
          07. Dia da incompletude: Assincronologia; Nosográfico.
          08. Megassincronicidade: Megassincronologia; Neutro.
         09. Pluriprospectividade: Cosmovisiologia; Neutro.
         10. Pseudoerro: Parapercepciologia; Neutro.
         11. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
         12. Sincronicidade: Cosmoconscienciologia; Neutro.
    AS OCORRÊNCIAS DAS MINISSINCRONICIDADES SÃO
  PARADOXAIS: AS MAIS FÁCEIS DE SEREM DETECTADAS
   E, AO MESMO TEMPO, AS MAIS DIFÍCEIS EM FUNÇÃO
  DA TRIVIALIDADE DOS CONTEÚDOS DOS FENÔMENOS.
         Questionologia. Você, leitor ou leitora, se recorda de alguma minissincronicidade relevante na própria vida? Em qual setor da existência humana?