Metanálise Verbetográfica

A metanálise verbetográfica é o método pesquisístico aplicado à combinação dos resultados dos diferentes estudos publicados (artigos, verbetes e livros) sobre a teática do verbetorado, ampliando a cosmovisão sobre a conteudística enciclopédica conscienciológica.

Você, leitor ou leitora, já utilizou a técnica da metanálise nas próprias pesquisas, ampliando a visão de conjunto sobre o tema? Quais os resultados cognitivos auferidos?

      METANÁLISE VERBETOGRÁFICA
                                 (COSMANALITICOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A metanálise verbetográfica é o método pesquisístico aplicado à combinação dos resultados dos diferentes estudos publicados (artigos, verbetes e livros) sobre a teática do verbetorado, ampliando a cosmovisão sobre a conteudística enciclopédica conscienciológica.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo meta provém do idioma Grego, metá, “no meio de, entre; atrás; em seguida, depois; com; de acordo com; segundo; durante; interposição; intermediação”. O termo análise vem do idioma Francês, analyse, derivado do idioma Latim, analysis, e este do idioma Grego, analysis, “dissolução; decomposição do todo nas partes componentes; método de resolução; em oposição à síntese”, do verbo analyo, “desligar; dissolver; soltar; separar; libertar; analisar; examinar”. Surgiu no Século XVIII. O termo verbo deriva do idioma Latim, verbum, “palavra; vocábulo; termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Surgiu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, apareceu no Século XV. A palavra verbete surgiu em 1881. O elemento de composição grafia provém do idioma Grego, graphe, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”.
          Sinonimologia: 1. Paranálise verbetográfica. 2. Metarreflexão verbetográfica. 3. Análise da análise verbetográfica. 4. Metadissecção verbetográfica.
          Neologia. As 3 expressões compostas metanálise verbetográfica, metanálise verbetográfica inicial e metanálise verbetográfica avançada são neologismos técnicos da Cosmanaliticologia.
          Antonimologia: 1. Metanálise sociológica. 2. Metanálise epidemiológica. 3. Análise estatística convencional.
          Estrangeirismologia: o Verbetarium; o Pesquisarium; a meta-analysis.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Omnipesquisologia Verbetográfica.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das sínteses analíticas; o holopensene pessoal da amplitude pesquisística; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; o holopensene dos pesquisadores da Verbetografia; o materpense da consciência enciclopedista.
          Fatologia: a metanálise verbetográfica; a combinação de resultados de diferentes estudos; a estimativa metanalítica resumindo os estudos abordados; as reflexões sobre a produção dos verbetes; a importância da visão de conjunto das publicações sobre a Verbetografia; o detalhamento das abordagens analíticas sobre o verbetorado conscienciológico; as autexperiências do verbetógrafo transformadas em artigo científico; o livro pessoal constituído a partir do tema e da estrutura do verbete; as técnicas estatísticas aplicadas na metanálise; a compilação dos estudos já realizados sobre temáticas similares; os artigos de revistas científicas; os livros; os anais de congressos; os relatórios científicos; a Verbetomática enquanto ferramenta de pesquisa; a união dos resultados de diferentes estudos; a cosmossíntese verbetográfica; a revisão sistemática das publicações sobre a Verbetologia; as temáticas recorrentes; o Programa Verbetografia contribuindo com a formação de neoverbetógrafos; a retribuição dos verbetógrafos expressa na gescon sobre o processo enciclopédico; os diferentes padrões de temperamento encontrados na Elencologia de autores de verbetes; a metanálise dos 50 ou mais verbetes do mesmo redator, indicando as dileções e especialidades proéxicas; a Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); a Ciência Conscienciologia embasada em evidências e paraevidências.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as paraevidências de pesquisa; a assimilação energética do metanalista ao pesquisar as gescons sobre a produção verbetográfica; a necessidade de profissionalismo nas pesquisas multidimensionais; o amparo extrafísico técnico de função dos parametanalistas.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das pesquisas conscienciológicas; o sinergismo dos neoverbetógrafos; o sinergismo dos autores da Conscienciologia; o sinergismo Estatística–meganálise verbetográfica; o sinergismo dos verbetes sobre a teática verbetográfica.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) aplicado a qualquer publicação científica; o princípio de toda investigação iniciar com a pergunta de pesquisa; o princípio cosmoético de ler a produção científica dos compassageiros evolutivos; o princípio de não plagear a pesquisa alheia.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC), norteando as pesquisas dos investigadores comprometidos com a tares; os códigos de ética em pesquisa.
          Teoriologia: as teorias analíticas conscienciológicas.
          Tecnologia: a técnica das 50 vezes mais; a técnica dos 50 dicionários; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica do confor verbetográfico; a técnica da revisão sistemática; a técnica do verbete mensal; a técnica da Revisiologia Verbetográfica.
          Voluntariologia: os voluntários verbetógrafos; o voluntariado da Paratecnologia das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Tertuliarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia; o Colégio Invisível dos Verbetógrafos; o Colégio Invisível dos Metanalistas.
          Efeitologia: o efeito das publicações tarísticas; o efeito das meganálises; o efeito da visão panorâmica sobre a produção verbetográfica; o efeito da lupa pesquisística na ampliação do corpus de conhecimento da Conscienciologia; o efeito de escrever sobre a grafia de verbetes.
          Ciclologia: o ciclo da pesquisa participativa.
          Enumerologia: as análises; as sínteses; as correlações; as estatísticas; as inferências; as hipóteses; as metanálises.
          Binomiologia: o binômio revisão sistemática–combinação dos resultados; o binômio pesquisador-autor; o binômio fato-parafato; o binômio periódico científico–revista de divulgação científica; o binômio cosmanálise-metanálise.
          Interaciologia: a interação parte-todo.
          Crescendologia: o crescendo das análises exaustivas e detalhistas.
          Trinomiologia: o trinômio comparação-cotejo-contraste.
          Polinomiologia: o polinômio pesquisar-analisar-sintetizar-publicar.
          Antagonismologia: o antagonismo pesquisa no paradigma materialista / pesquisa no paradigma consciencial; o antagonismo Arte / Ciência; o antagonismo descritores da Ciência Eletronótica / descritores da Ciência Conscienciologia.
          Politicologia: as políticas de publicação dos periódicos científicos; as políticas públicas de fomento à pesquisa.
          Legislogia: a lei do maior esforço na busca pela cosmovisão verbetográfica.
          Filiologia: a verbetofilia; a enciclopediofilia; a pesquisofilia; a metodofilia; a neofilia; a raciocinofilia; a tecnofilia.
          Fobiologia: a superação da pesquisofobia; a ultrapassagem da raciocinofobia; o rompimento com as neofobias; o fim da disciplinofobia; o desmonte da intelectofobia; a autocura da bibliofobia; a profilaxia da gnosiofobia.
          Holotecologia: a grafoteca; a pensenoteca; a cognoteca; a comunicoteca; a prioroteca; a argumentoteca; a metodoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmanaliticologia; a Verbetografologia; a Analiticologia; a Enciclopediologia Conscienciológica; a Verbetologia; a Estatística; a Heuristicologia; a Verponologia; a Gesconologia; a Grafopensenologia; a Evoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin pesquisadora profissional.
          Masculinologia: o metanalista; o paranalista; o revisor verbetográfico; o verbetógrafo; o autopesquisador; o autor de artigos científicos; o autorando; o articulista; o orientador de pesquisa; o orientando; o verbetólogo.
          Femininologia: a metanalista; a paranalista; a revisora verbetográfica; a verbetógrafa; a autopesquisadora; a autora de artigos científicos; a autoranda; a articulista; a orientadora de pesquisa; a orientanda; a verbetóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens syntheticus; o Homo sapiens argumentator; o Homo sapiens scriptor.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: metanálise verbetográfica inicial = o método de pesquisa aplicado aos 50 primeiros verbetes escritos sobre a própria Verbetografia; metanálise verbetográfica avançada
= o método de pesquisa aplicado aos 500 verbetes redigidos sobre a própria Verbetografia.
          Culturologia: a cultura da erudição; a cultura da matematização verbetográfica; a cultura enciclopédica.
          Taxologia. Segundo a Teaticologia, eis em ordem alfabética, 3 modalidades de proles verbetográficas (Data-base: novembro de 2013), com diversificadas temáticas relativas à teática do enciclopedismo conscienciológico, seguidas dos 34 títulos das respectivas publicações, dos autores e, no caso dos verbetes, iniciais dos redatores.
          A. Artigos:
          01. Autopesquisologia Verbetográfica: Dulce Daou e Rosa Nader.
          02. Crescendo Verbetógrafo-Maxiproexista: Assumindo a Identidade Interassistencial. Eliana Manfroi.
          03. Enciclopedismo Conscienciológico: Adriana Lopes e Cristiane Ferraro.
          04. Parapedagogia Verbetográfica: Dulce Daou e Rosa Nader.
          B. Livros:
          05. Autenticidade Consciencial: Tony Muskopf. Gescon inspirada na estrutura do verbete da Enciclopédia da Conscienciologia.
          06. Manual de Verbetografia da Enciclopédia da Conscienciologia: Rosa Nader (organizadora). Livro técnico constituído a partir do verbete Verbete e das experiências do curso Programa Verbetografia.
          07. Síndrome do Ostracismo: Maximiliano Haymann. Inspirado no verbete homônimo da Enciclopédia.
         C. Verbetes:
         08. Acabativa Verbetográfica. A. L.
         09. Autoconsciencioterapia Verbetográfica. A. A. L.
         10. Autoinclusão Verbetográfica. R. N.
         11. Ciclo Autoverbetográfico. P. F.
         12. Continuísmo Verbetográfico. E. M. M.
         13. Crescendo Escriba-Neoverbetógrafo. P. F.
         14. Crescendo Verbetógrafo-Maxiproexista. E. M. M.
         15. Cultura Tertuliana. A. L.
         16. Década Tertuliana. A. L.
         17. Defesa do Verbete. P. C. A.
         18. Efeito do Verbetorado. A. L.
         19. Enciclopediologia. W. V.
         20. Enciclopediometria. W. V.
         21. Escolha do Título Verbetográfico. D. D.
         22. Gratidão Verbetográfica. M. D. S.
         23. Meganálise Verbetográfica. J. P.
         24. Parapedagogia Verbetográfica. R. N.
         25. Personalização da Enciclopédia. W. V.
         26. Remissão Enciclopédica. N. C.
         27. Técnica da Qualificação dos Verbetes. W. V.
         28. Técnica Tertuliária. W. V.
         29. Verbetarium. D. D.
         30. Verbete. W. V.
         31. Verbete-Chave. W. V.
         32. Verbetografia Conscienciológica. R. N.
         33. Verbetógrafo Conscienciológico. L. L.
         34. Verbetorado Conscienciológico. W. V.
         Teaticologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 20 temáticas desenvolvidas na produção verbetográfica sobre a própria práxis enciclopédica conscienciológica, indicativas das experiências, reflexões e análises dos autopesquisadores-autores da megagescon grupal:
         01. Análise cosmovisiológica do verbete.
         02. Argumentação verbetográfica.
         03. Autocognição enciclopédica.
         04. Autoinclusão maxiproexológica.
         05. Autorganização pró-verbetográfica.
         06. Coautoria da Enciclopédia da Conscienciologia.
         07. Evolução autoral interexistencial.
         08. Finalização do verbete.
         09. Maceteamento enciclopédico.
         10. Materialização gráfica da maxiproéxis.
         11. Medida da qualidade verbetográfica.
         12. Megaverbete.
         13. Metodologia de qualificação verbetográfica.
         14. Opção de entrada enciclopédica.
         15. Paradidática verbetográfica.
         16. Persistência verbetográfica.
         17. Resultado do verbetorado.
         18. Sentimento gratulatório.
         19. Subsunção enciclopédica.
         20. Terapia autoconscienciográfica.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a metanálise verbetográfica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Análise tendenciosa: Cosmoeticologia; Nosográfico.
           02. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
           03. Banco de dados: Mentalsomatologia; Neutro.
           04. Cosmossíntese: Mentalsomatologia; Homeostático.
           05. Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           06. Exaustão conceitual: Megafocologia; Neutro.
           07. Ferramenta de análise: Autopesquisologia; Neutro.
           08. Lei do maior esforço: Holomaturologia; Homeostático.
           09. Megaenfoque: Megaenfocologia; Neutro.
           10. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
           11. Olho clínico: Autodiscernimentologia; Neutro.
           12. Partilha do saber: Seriexologia; Homeostático.
           13. Rastro textual: Grafopensenologia; Homeostático.
           14. Síntese: Mentalsomatologia; Neutro.
           15. Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
   A METANÁLISE VERBETOGRÁFICA AMPLIA A COSMOVISÃO SOBRE A PRODUÇÃO GESCONOLÓGICA DOS AUTORES DA CCCI, DOS TEMAS PRIORIZADOS E DAS RECICLAGENS FEITAS DURANTE A ESCRITA DO VERBETE.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já utilizou a técnica da metanálise nas próprias pesquisas, ampliando a visão de conjunto sobre o tema? Quais os resultados cognitivos auferidos?
           Bibliografia Específica:
           1. Daou, Dulce; & Nader, Rosa; Autopesquisologia Verbetográfica; Artigo; II Congresso Internacional de Autopesquisologia; 15-17.11.13; Foz do Iguaçu, PR; Conscientia; Revista; V. 17; N. 2; Seção: Artigo Original; 2 E-mails; 18 enus.; 1 ref.; Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2013; páginas 189 a 203.
           2. Idem; Parapedagogia Verbetográfica; Artigo; Anais da V Jornada de Educação Conscienciológica; 0709.10.11; Foz do Iguaçu, PR; Revista de Parapedagogia; Ano 1; N. 1; 2 E-mails; 12 enus.; 2 microbiografias; 1 ref.; Associação Internacional de Parapedagogia e Reeducação Consciencial (REAPRENDENTIA); Foz do Iguaçu, PR; Outubro, 2011; páginas 58 a 64.
           3. Ferraro, Cristiane; & Lopes, Adriana; Enciclopedismo Conscienciológico; Artigo; I e II Congresso Internacional dos Intermissivistas; 22-24.06.11 e 12-14.06.13; Foz do Iguuaçu, PR; Conscientia; Revista; Trimestral; V. 16; N. 3; Seção: Artigo Original; 1 cronologia; 2 E-mails; 6 enus.; 4 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2012; páginas 267 a 273.
           4. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo: Mecanismos e Autossuperação; pref. Waldo Vieira; revisoras Erotides Louly; Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 134 enus.; 2 fluxogramas; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; glos. 152 termos; 5 filmes; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 11 a 152.
           5. Manfroi, Eliana; Crescendo Verbetógrafo-Maxiproexista: Assumindo a Identidade Interassistencial; Artigo; II Congresso Internacional de Autopesquisologia; 15-17.11.13; Foz do Iguaçu, PR; Conscientia; Revista; V. 17; N. 2; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 14 enus.; 3 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2012; páginas 180 a 188.
           6. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Claudio Lima; et al.; 376 p.; 6 seções; 107 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 23 a 262.
                                                                                                                E. M. M.