Melin Dominical

A melin dominical é o estado patológico de tristeza indefinida e desânimo da conscin, homem ou mulher, em relação à vida, ocorrido aos domingos, com maior agudez entre 18 e 21 horas.

Você, leitor ou leitora, vivencia com alguma frequência a melancolia dominical? Já procurou avaliar a condição proexológica pessoal?

      MELIN DOMINICAL
                                       (PROEXOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A melin dominical é o estado patológico de tristeza indefinida e desânimo da conscin, homem ou mulher, em relação à vida, ocorrido aos domingos, com maior agudez entre 18 e 21 horas.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo melancolia deriva do idioma Grego, melagkholía, “condição de terbile negra; humor negro; melancolia”, através do idioma Latim, melancholia, “cólera negra”. Apareceu no Século XIII. O prefixo intra procede do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior de; no intervalo de”. O vocábulo físico vem do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu também no Século XIII. A palavra dominical provém também do idioma Latim, dominicalis, “relativo ou pertencente ao senhor”. Apareceu no Século XV.
          Sinonimologia: 1. Melancolia intrafísica dominical. 2. Neurose de domingo. 3. Depressão de domingo. 4. Angústia de domingo. 6. Tédio de domingo.
          Neologia. As 3 expressões compostas melin dominical esporádica e melin dominical regular são neologismos técnicos da Proexologia.
          Antonimologia: 1. Motivação dominical. 2. Felicidade dominical. 3. Satisfação com a vida. 4. Alegria dos domingos. 5. Euforin. 6. Primener. 7. Compléxis.
          Estrangeirismologia: o Glommy Sunday.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente da falta de autodiscernimento quanto à proéxis.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do vazio existencial; o holopensene pessoal patológico; o holopensene pessoal da desconexão proexológica; o holopensene mesológico desfavorável; o holopensene da estagnação evolutiva; os pensenes inócuos; o holopensene pessoal da proexidade.
          Fatologia: a melin dominical; a sensação de inutilidade no domingo; a tarde de domingo prostrado no sofá; a angústia do término do fim de semana; a segunda-feira desmotivante; a inércia dominical; a abstenção das distrações e afazeres robotizadores da vida humana; a vivência de breve momento de introspecção, permitindo constatar o desajuste quanto à programação existencial (proéxis); a dificuldade em manter o bom humor no dia a dia; a falta de vitalidade; a sensação de solidão; a depressão; os afazeres improdutivos do ponto de vista evolutivo; o malestar inexplicável devido à desconexão com a proéxis; o vazio existencial; a crise dos 40 anos; a melancolia intrafísica; a fuga através da drogadição; a fuga através do alcoolismo; a fuga através da promiscuidade; a fuga através do consumismo; a fuga através dos esportes; a fuga através do mundo virtual da Internet; a fuga através dos games; a fuga pela compulsão alimentar; a fuga pela vigorexia; a fuga pelo workaholism; a fuga de momentos de introspecção; a fuga da realidade; a ignorância quanto à existência da proéxis; a falta de autenfrentamento; a falta de autoconhecimento; a falta de autenticidade; a falta de dupla evolutiva (DE); o comodismo; o porão consciencial; o incompléxis; o suicídio; a ideia de não ser possível a felicidade sem realizar a proéxis; a busca pela felicidade; a noção íntima de se ter algo a realizar; a crise existencial; o autenfrentamento do desconforto introspectivo; a busca pelo propósito de vida; a noção de proéxis; a coragem para evoluir; as reciclagens intraconscienciais (recins); o altruísmo; a convicção íntima da necessidade de ajudar as outras consciências; a inclinação para a interassistência; a inteligência evolutiva (IE); o reconhecimento dos aportes existenciais; o protagonismo; a assunção da responsabilidade pelas próprias escolhas; o encontro com o grupo evolutivo; o delineamento da proéxis; a lucidez; a priorização evolutiva; o uso produtivo dos trafores; a identificação da identidade interassistencial; o aproveitamento produtivo do domingo; o megafoco proexológico.
          Parafatologia: a descompensação energética gerada pela angústia do domingo à noite; o autassédio potencializado pelo heterassédio das consciências extrafísicas (consciexes) afins à melin dominical; a iscagem inconsciente; a assimilação simpática (assim) sem adequada desassimilação simpática (desassim); o desconhecimento da existência do próprio energossoma; a ignorância quanto ao paradigma consciencial; a melex anunciada; o parapsiquismo subdesenvolvido; a desvalorização da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a desvalorização das sincronicidades multidimensionais; as projeções semiconscientes assistenciais; o contato com o amparador extrafísico de função relacionado à proéxis; o domínio e vivência plena do estado vibracional (EV) profilático e homeostático; a recuperação de cons; a rememoração do Curso Intermissivo (CI); a blindagem energética da alcova; a vivência da mutidimensionalidade.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico melancolia intrafísica–vitimização; o sinergismo homeostático EV–início da consecução da proéxis.
          Tecnologia: a técnica do EV; a técnica da inversão existencial (invéxis); a técnica da reciclagem existencial (recéxis); a técnica da reciclagem intraconsciencial (recin); a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico auxiliando na recuperação de cons e contato com amparador de função relacionado à proéxis.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; os laboratórios conscienciológicos enquanto locais otimizados para o desenvolvimento da energossomática pessoal.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: os efeitos elucidativos gerados pelos cursos introdutórios do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); o efeito de realinhamento da proéxis gerado pelo curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 1 (ECP1) do IIPC; o efeito otimizador gerado pelo curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2) do IIPC; o efeito do esclarecimento proéxico gerado pelo curso Identificação das Diretrizes da Proéxis da Associação Internacional da Programação Existencial (APEX); o efeito de conscientização proéxica gerado pelo curso Balanço Existencial da APEX.
          Ciclologia: o ciclo patológico fuga da realidade–crise existencial; o ciclo evolutivo ignorância-negação-aceitação-enfrentamento-superação-assistência; o ciclo patológico ignorância quanto ao energossoma–desequilíbrio holossomático–estagnação evolutiva–melin; o ciclo homeostático autenfrentamento–crise evolutiva.
          Binomiologia: o binômio melin-melex; o binômio incompléxis-melex; o binômio minipeça-maximecanismo; o binômio EV–vivência multidimensional; o binômio autassédio–ganhos secundários; o binômio bem-estar–malestar; o binômio compléxis-euforex.
          Interaciologia: a interação aporte existencial–proéxis; a interação pensene-intenção; a interação autesforço-proéxis; a interação priorização-evolução; a interação intermissivista–amparador de função; a interação estado vibracional–recuperação de cons; a interação convivência-rememoração; a interação programação-realização.
          Crescendologia: o crescendo ectopia consciencial–melin–melex.
          Antagonismologia: o antagonismo promiscuidade / dupla evolutiva; o antagonismo maturidade somática / imaturidade mentalsomática; o antagonismo status social / vazio existencial.
          Paradoxologia: o paradoxo de se ter estabilidade financeira, sucesso profissional, relacionamento estável, saúde somática e mesmo assim vivenciar a melin dominical; o paradoxo da conscin com alta capacidade intelectual porém com baixa lucidez multidimensional; o paradoxo de o intermissivista ter vários aportes existenciais e estar em desconexão proexológica.
         Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei da evolução contínua.
         Fobiologia: a neofobia; a isolofobia.
         Sindromologia: a síndrome do estrangeiro (SEST); a síndrome da dispersão consciencial (SDC); a síndrome da mediocrização; a síndrome da subestimação; a síndrome do ninho vazio.
         Maniologia: a fracassomania; a tristimania; a nostomania; a mania de postergar o autenfrentamento das necessidades evolutivas.
         Holotecologia: a proexoteca; a autopesquisoteca; a energossomatoteca; a evolucioteca.
         Interdisciplinologia: a Proexologia; a Nosografia; a Intrafisicologia; a Desviaciologia; a Parapatologia; a Psicossomática; a Conviviologia; a Recexologia; a Consciencioterapia; a Autopesquisologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin obnubilada; a isca humana inconsciente; a pessoa melancólica; a pessoa sem priorização evolutiva; a pessoa ignorante quanto à multidimensionalidade; a conscin sem rememoração do Curso Intermissivo.
         Masculinologia: o pianista e compositor húngaro Rezso Seress (1899–1968); o pré-serenão vulgar; o robotizado; o compassageiro evolutivo; o intermissivista; o hiperativo; o workaholic; o mal-humorado; o alienado; o superficial; o nostálgico; o incompletista.
         Femininologia: a pré-serenona vulgar; a robotizada; a compassageira evolutiva; a intermissivista; a hiperativa; a workaholic; a mal-humorada; a alienada; a superficial; a nostálgica; a incompletista.
         Hominologia: o Homo sapiens melancholicus; o Homo sapiens materialis; o Homo sapiens roboticus; o Homo sapiens infelix; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens stacionarius; o Homo sapiens autobsidiatus; o Homo sapiens intermissivista.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: melancolia dominical esporádica = o sentimento depressivo de baixa frequência da conscin desconectada do grupo evolutivo, na véspera da segunda-feira, indicando possibilidade de atraso em relação ao cumprimento do cronograma da proéxis; melancolia dominical regular = o sentimento depressivo crônico da conscin, na véspera da segunda-feira, indicando possibilidade de grave atraso em relação ao cronograma da proéxis.
         Culturologia: a cultura da vitimização; a cultura da irreflexão; a cultura conscienciológica; a cultura proexológica; a cultura da Evoluciologia.
         Terapeuticologia. Sob a luz da Recexologia, a suplantação da condição da melin dominical pode ser obtida a partir dos 9 exemplos de recursos otimizadores, em ordem alfabética:
         1. Cognópolis: o reencontro com intermissivistas e grupos evolutivos, possibilitado pelo acesso à Cognópolis, facilitando o reconhecimento da proéxis e a realização correspondente.
         2. EV: a vivência energética propiciada pelo EV, desencadeando possível recuperação de cons e atilamento quanto à proéxis.
         3. Identidade interassistencial: o reconhecimento e desenvolvimento da especialidade pessoal interassistencial.
         4. Manual da Proéxis: a consulta ao livro amplia o entendimento sobre a proéxis, trazendo definição e aprofundamento de vários dos aspectos correspondentes pessoais.
           5. Proéxis: a utilização do Serviço de Apoio Existencial (SEAPEX), da Associação Internacional de Apoio Existencial, disponibilizado gratuitamente às conscins necessitadas de auxílio quanto à identificação da própria proéxis.
           6. Sinalética: o mapeamento da sinalética energética e parapsíquica pessoal, permitindo à conscin desenvolver-se de isca inconsciente para isca consciente.
           7. Tenepes: a realização da tarefa energética pessoal diária, permitindo à conscin praticar assistência de modo regular e profissional, iniciando na condição de minipeça do maximecanismo multidimensional.
           8. Verbetografia: a produção de verbetes oportunizando a realização da tarefa de esclarecimento (tares) no atacado.
           9. Voluntariado: a realização do voluntariado e docência conscienciológica, ferramentas assistenciais facilitadoras da identificação e exercício da especialidade interassistencial.


                                                 VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a melin dominical, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Aporte existencial: Proexologia; Homeostático.
           02. Atitude antiproéxis: Proexologia; Nosográfico.
           03. Ausência energética: Energossomatologia; Neutro.
           04. Autolucidez proexológica: Proexologia; Homeostático.
           05. Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
           06. Crescendo melin-autossuperação: Autorrecexologia; Neutro.
           07. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático.
           08. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico.
           09. Efeito fênix: Reciclologia; Homeostático.
           10. Estado vibracional: Energossomatologia; Homeostático.
           11. Lei da proéxis: Proexologia; Homeostático.
           12. Melancolia acadêmica: Desviologia; Nosográfico.
           13. Melin: Parapatologia; Nosográfico.
           14. Priorização da proéxis: Proexologia; Homeostático.
           15. Tédio: Parapatologia; Nosográfico.
      A AUTOPERCEPÇÃO DA MELIN DOMINICAL PERMITE
 À CONSCIN O AUTODIAGNÓSTICO QUANTO À DESCONEXÃO PROEXOLÓGICA, PODENDO SER SUPERADA A PARTIR DE NOVAS ESCOLHAS E PRIORIZAÇÕES EVOLUTIVAS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, vivencia com alguma frequência a melancolia dominical? Já procurou avaliar a condição proexológica pessoal?
           Filmografia Específica:
           1. A Vida em Preto e Branco. Título Original: Pleasantville. País: EUA. Data: 1998. Duração: 108 min. Gênero: Comédia Dramática. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção / Produção & Roteiro: Gary Ross. Elenco: Tobey Maguire; Reese Witherspoon; Jeff Daniels; Joan Allen; William H. Macy; J.T. Walsh; Don Knotts; Marley Shelton; & Jane Kaczmarek. Música: Randy Newman. Figurino: Judianna Makovsky. Cinematografia: John Lindley. Edição: Willian Goldenberg. Companhia: Larger Than; & Life Productions. Distribuidora: New Line Cinema; & Larger Than Life Productions. Sinopse: Nos anos 90 David é jovem solitário e foge da realidade assistindo determinado seriado na TV onde tudo é monótono, repetitivo e confortável. Em dado momento, o jovem e a irmã acabam dentro do seriado. David quer manter tudo como está, porém a irmã acaba quebrando regras e modificando todo o seriado. O evento conduz a outro e de repente a rosa vermelha cresce, mais regras são quebradas e surgem novas cores. Inicialmente nem todos gostam de tais mudanças.
            Bibliografia Específica:
            1. Loche, Laênio; Identidade Interassistencial: Modelo para Identificação da Proéxis; Artigo; I e II Congresso Internacional dos Intermissivistas; 22-24.07.11; 12-14.07.13; Foz do Iguaçu, PR; Ed. Especial; Vol. 16; N. 3; 1 E-mail; 20 enus.; 1 microbiografia; 5 tabs.; 7 técnicas; 9 refs.; Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2012; páginas 274 a 285.
            2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 53, 71, 75, 227 e 230.
            3. Idem; Manual da Dupla Evolutiva; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Graça Razera; 212 p.; 40 caps.; 15 E-mails; 88 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 teste; 2 websites; 16 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 126.
            4. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; revisoras Erotides Louly; & Helena Araújo; 164 p.; 40 caps.; 18 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 16 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 5ª Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 11, 43 a 47, 65, 112, 123, 125 e 140.
            5. Idem; Manual da Tenepes: Tarefa Energética Pessoal; revisoras Erotides Louly; Helena Araújo; & Julieta Mendonça; 154 p.; 34 caps.; 147 abrevs.; 17 E-mails; 52 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 teste; 16 websites; glos. 282 termos; 5 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 14, 49, 58 e 99.
            6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 604, 607 e 609 a 615.


                                                                                                                      V. S. B.