Meio

O meio é o recurso intermediário para se alcançar o fim, objetivo ou desiderato determinado pela vontade e escolhido pela intenção.

Você, leitor ou leitora, sabe distinguir, sem dúvida, os meios reais para atingir os próprios objetivos? Este contexto é completamente explícito e justo?

      MEIO
                                   (AUTOPROEXOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O meio é o recurso intermediário para se alcançar o fim, objetivo ou desiderato determinado pela vontade e escolhido pela intenção.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo meio vem do idioma Latim, medius, “que está no meio; centro; espaço intermediário; intervalo de tempo; metade; neutralidade; ordinário; trivial; comum; mediano; moderado”, conexo ao vocábulo do idioma Grego, mésos, “situado no meio”. Surgiu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Pré-requisito do empreendimento. 2. Tarefa interposta.
          Neologia. As duas expressões compostas meio lícito e meio ilícito são neologismos técnicos da Autoproexologia.
          Antonimologia: 1. Fim. 2. Objetivo. 3. Desiderato. 4. Meta.
          Estrangeirismologia: o curriculum vitae.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à evolutividade proexológica.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autoproéxis; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; o holopensene do empreendedorismo; os pensenes férteis; a autopensenização produtiva.
          Fatologia: o meio; os fins; a programação existencial pessoal; as fases da existência humana; a fase preparatória da autoproéxis; a fase executiva da autoproéxis; os meios corretos; os meios escusos; os expedientes anticosmoéticos; os degraus intermediários para se alcançar o objetivo; a linha sinuosa de autesforços; a linha reta cosmoética; a carreira profissional; os passos intermediários para se atingir as realizações existenciais; os recursos; os haveres; as reservas; a acumulação das possibilidades evolutivas; a acumulação de desempenhos; a acumulação sistemática de conhecimentos libertários; a acumulação de dados; a acumulação de argumentos; a acumulação de dinheiro; o limite da acumulabilidade; a maturação intelectual; os artefatos do saber; as coisas reunidas para constituir os meios; a iniciativa sempre mais fácil; o meio, na condição de manutenção, sempre mais difícil se comparado à acabativa ou ao fim; a depuração dos meios pessoais; a abastança de meios na vida moderna; os multimeios exigindo maior atenção.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a fartura de energias conscienciais (ECs) na atualidade.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo da autocoerência cosmoética nos meios e nos fins.
          Principiologia: o princípio dos fins não justificarem os meios; o princípio de “se o atalho fosse sempre bom, seria o caminho principal”; o princípio de “se algo não é bom, não adianta fazer maquilagem”; o princípio cosmoético “dos males, o menor”; o princípio de “na dúvida, abstenha-se”.
          Codigologia: o código de qualidade; a seleção dos meios embasada no código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da qualidade; a teoria da interprisão grupocármica.
          Tecnologia: a técnica da omissuper; a técnica da elaboração e acompanhamento de projetos; o binômio técnica do detalhismo–técnica da exaustividade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Proexologia.
          Efeitologia: o efeito dos meios nos fins; o efeito halo do somatório de conhecimentos libertários.
          Ciclologia: o ciclo empreendedor princípio-meio-fim.
          Binomiologia: o binômio autorreflexão-acerto; o binômio tentativa-erro; o binômio tentativa-acerto; o binômio imprecisão-erro; o binômio ambiguidade-indecidibilidade; o binômio vacuidade-imprecisão; o binômio meios intraconscienciais–meios extraconscienciais; o binômio recursos cerebrais–recursos paracerebrais; o binômio fluxograma-cronograma.
          Interaciologia: a interação cosmovisão-megafoco; a interação otimização dos meios–qualificação dos fins.
          Crescendologia: o crescendo erro-correção; o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo de etapas e respectivos meios para se alcançar as metas.
          Trinomiologia: o trinômio planejamento-providência-operação.
          Polinomiologia: o polinômio estabelecer-instrumentalizar-sustentar-realizar; o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade.
          Antagonismologia: o antagonismo acerto / desacerto; o antagonismo meiocerto / cláusula pétrea; o antagonismo mãos livres / mãos atadas.
          Paradoxologia: o paradoxo do erro corretor; o paradoxo de muitas facilidades serem patrocinadas pelos assediadores extrafísicos.
          Politicologia: a democracia.
          Legislogia: a lei de ação e reação; a lei do recebimento demandar retribuição; a lei do maior esforço proexológico.
          Filiologia: a pesquisofilia.
          Fobiologia: a decidofobia.
          Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome do ansiosismo atropelando etapas e comprometendo a qualidade dos resultados almejados.
          Holotecologia: a criticoteca; a decidoteca; a determinoteca; a mentalsomatoteca; a metodoteca; a qualitoteca; a traforoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoproexologia; a Intrafisicologia; a Evoluciologia; a Sociologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Autodeterminologia; a Autodecidologia; a Mentalsomatologia; a Autocriteriologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a consciência realizadora; a conscin teática; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens mediatus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens materialis; o Homo sapiens biophilicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens completista.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: meio lícito = a ação cosmoeticamente correta para se atingir o fim colimado; meio ilícito = a ação anticosmoética para se atingir o fim colimado.
          Culturologia: a cultura da Proexologia; a Multiculturologia da Era da Fartura.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o meio, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Alerta consciencial: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          02. Autocontingenciamento: Intrafisicologia; Neutro.
          03. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
          04. Autovivência: Intrafisicologia; Neutro.
          05. Cláusula pétrea: Proexologia; Homeostático.
          06. Cognopolita: Intrafisicologia; Homeostático.
          07. Descarte dos resquícios: Recexologia; Homeostático.
          08. Direção megafocal: Proexologia; Neutro.
          09. Fartura: Intrafisicologia; Neutro.
          10. Incompletude: Holomaturologia; Neutro.
          11. Interação dos recebimentos: Proexologia; Homeostático.
          12. Meiocerto: Holopercucienciologia; Neutro.
          13. Meio de sobrevida: Intrafisicologia; Neutro.
          14. Planejamento milimétrico: Autoproexologia; Homeostático.
          15. Vida humana: Intrafisicologia; Neutro.
  É DE ALTA RELEVÂNCIA A IDENTIFICAÇÃO CLARA DOS
  MEIOS LÍCITOS, SEM CONFUNDIR MEIOS COM FINS, PARA SE CHEGAR À META DO COMPLETISMO SATISFATÓRIO NA CONSECUÇÃO DA PROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, sabe distinguir, sem dúvida, os meios reais para atingir os próprios objetivos? Este contexto é completamente explícito e justo?