Megafoco Autoral

O megafoco autoral é a decisão e manutenção da priorização teática e monopolizadora da escrita conscienciológica, pela conscin, homem ou mulher, intermissivista lúcida, assentada na autorganização, antidispersão e maxiconvergência proexológica, objetivando o atendimento às demandas evolutivas pessoais e grupais.

Você leitor ou leitora pratica o planejamento grafoproexológico para se engajar no megafoco autoral? Quais frutos evolutivos vem obtendo a partir dessa atitude?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i e n c i o lo g i a                                               1
                                         MEGAFOCO AUTORAL
                                   (CONSCIENCIOGRAFOLOGIA)


                                                      I. Conformática

             Definologia. O megafoco autoral é a decisão e manutenção da priorização teática e monopolizadora da escrita conscienciológica, pela conscin, homem ou mulher, intermissivista lúcida, assentada na autorganização, antidispersão e maxiconvergência proexológica, objetivando o atendimento às demandas evolutivas pessoais e grupais.
             Tematologia. Tema homeostático.
             Etimologia. O primeiro elemento de composição mega vem do idioma Grego, mégas, megale, “grande; grandemente; muito”. Surgiu, na Linguagem Científica Internacional, no Século XIX. A palavra foco deriva do idioma Latim, focus, “lume; fogão; fogo”. Apareceu no Século XVII. O termo autoral deriva também do idioma Latim, auctor, “produtor; gerador; fundador; inventor; escritor; preceptor”. Apareceu no mesmo Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Centramento autoral. 2. Megafoco conscienciografológico. 3. Confluência grafoproexológica. 4. Antidispersividade autoral.
             Neologia. As 3 expressões compostas megafoco autoral, megafoco autoral gesconográfico e megafoco autoral megagesconográfico são neologismos técnicos da Conscienciografologia.
             Antonimologia: 1. Dispersividade autoral. 2. Megafoco artístico. 3. Desperdício interassistencial ideativo. 4. Autassédio autoral.
             Estrangeirismologia: o leitmotiv gesconográfico; o estado de flow gesconográfico; o ikigai autoral; o Mentalsomarium; o Verponarium.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à interassistência conscienciografológica.
             Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – “Escrevo para provocar e para questionar também: quem somos e como vivemos – como convivemos, sobretudo?” (Lya Luft, 1938–).
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Autofixação. A intenção é o propósito. A meta é o megafoco”.
             2. “Conscienciografologia. Quer retribuir a fartura de oportunidades que recebeu em sua existência? Escreva sem esmorecimento, colocando o seu ego a serviço da assistência mentalsomática”.
             3. “Grafopensene. Pela repercussão da tarefa do esclarecimento se mensura o legado evolutivo. A maior honestidade grafopensênica é a conscin autora escrever sobre o que vivenciou”.


                                                        II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da conscienciografia; o megafoco autopensênico; a descoberta do materpensene no holopensene pessoal; os lateropensenes; a lateropensenidade convergindo para a meta prioritária; o megafoco pensênico inalterável pelas circunstâncias externas; o autopensene carregado no pen; a retilinearidade autopensênica confluindo para o megafoco megagesconológico; a autopensenidade mentalsomática; os ortopensenes; a ortopensenidade; o fortalecimento do holopensene autoral; as assinaturas pensênicas individuais e grupais; a potencialização do holopensene da escrita na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), a partir dos campos de escrita grupais nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
             Fatologia: o megafoco autoral; o autodesassédio autoral; o autoposicionamento autoral; o autenfrentamento evolutivo a partir da escrita da gescon; o megafoco da interassistencialidade conscienciográfica; o autodiscernimento no ajuste das ações ao megafoco autoral pessoal; o alvo prioritário mantido sem desvios nas extrapautas e adversidades; o megafoco no essencialismo evolutivo; a direção megafocal homeostática; a sincronicidade confirmando o megafoco pesqui2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a sístico; a atualização do Manual Pessoal de Prioridades (MPP) com a lista das autogescons; a criação de obrigações pessoais mentaissómaticas e conscienciográficas; a agenda gesconográfica viável; o produto mínimo viável (MVP) gesconográfico; a concentração no progresso mínimo viável; a fixação do diário mentalsomático a partir da escrita de autopensatas; a identificação do megafoco pesquisístico; o atendimento à demanda evolutiva prioritária; a valorização das neoideias; a fixação do neoego autoral; o adestramento psicossomático na fixação do megafoco autoral; a reeducação mentalsomática; o descortínio dos atributos mentaissomáticos; a testagem dos temas gesconográficos; as apresentações autorais pesquisísticas reveladoras das demandas evolutivas; o amadurecimento autoral; a autoridade moral do autor ou autora teáticos; o autenfrentamento da recin a partir do aprofundamento da autopesquisa; o saldo evolutivo grupal dos investimentos aparentemente individuais; o cultivo da amizade entre autores e autorandos; o aproveitamento das atividades e cursos com foco na escrita da gescon oferecidos pela União Internacional de Escritores da Conscienciologia (UNIESCON); a escrita continuada de verbetes para a Enciclopédia da Conscienciologia; a confluência estrutural-cognitiva proporcionada pela Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); as inúmeras estruturas para o aprofundamento das pesquisas, oferecidas pelo Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); a meta exequível da publicação na Associação Internacional EDITARES; o antidesperdício autoral; a autoconfiança autoral; a autonomia autoral.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autossustentação holossomática requerida para a megafocagem autoral; a blindagem holossomática; a blindagem energética do ambiente; o estofo energético para a manutenção do megafoco autoral; a afinização com a equipex especializada na conscienciografia; o reconhecimento e a gratidão da parceria com a equipex parapreceptora; a conexão com os amparadores extrafísicos gesconográficos; a confluência multidimensional das atividades parapedagógicas e gesconográficas; a paracaptação ideativa; a manutenção do transe intelectual; a paraconfluência pancognitiva; a insinuação pangráfica; a conexão com a Central Extrafísica da Verdade (CEV); a conexão com o corredor heurístico; a doação da megaeuforização e do bem estar a partir das ideias.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo objetivo prioritário–megafoco autoral; a megafocagem autoral alicerçada no sinergismo autevolutivo comunicabilidade-intelectualidade-paraperceptibilidade; o sinergismo autor-revisor-leitor; o sinergismo determinação-versatilidade fixador do megafoco autoral; o sinergismo megatrafor-materpensene-megafoco.
          Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da abnegação mentalsomática; o princípio do megafoco evolutivo prioritário; o princípio do megafoco mentalsomático; a vivência do princípio da descrença (PD); os princípios pessoais adotados para se viver; o princípio da verpon; o princípio da evolução interassistencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio cosmoético de objetivar o melhor para todas as consciências.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); as cláusulas gesconográficas do CPC.
          Teoriologia: a teoria do megafoco profissional.
          Tecnologia: a técnica da escolha megafocal; a técnica da tridotação consciencial; a técnica da escrita diária de autopensatas; as inúmeras grafotécnicas publicadas na revista SCRIPTOR.
          Voluntariologia: o voluntariado convergente com o megafoco autoral; o voluntariado na UNIESCON.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Conscienciografologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Comunicologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i e n c i o lo g i a                                                   3
             Efeitologia: o efeito evolutivo da assunção do megafoco autoral interassistencial; o efeito otimizador proexológico da fixação do megafoco autoral; o efeito gesconográfico do investimento nos dicionários cerebrais sinonímico, antonímico, analógico e poliglótico.
             Neossinapsologia: a necessidade da criação de neossinapses do carregamento do pen na autopensenidade.
             Ciclologia: o ciclo megafocal aquisição-vigilância-consolidação-qualificação; o ciclo de desenvolvimento pessoal da Heuristicologia à Hermenêutica.
             Enumerologia: o megafoco na autorrecuperação de cons magnos; o megafoco na autorresponsabilidade grafoproéxica; o megafoco na escrita das gescons pessoais; o megafoco na grafotares atacadista; o megafoco no autorrevezamento autoral; o megafoco na escrita da megagescon; o megafoco no completismo autoral.
             Binomiologia: o binômio liberdade-limite; o binômio megafoco-maxiconvergência; o binômio autodecisão-autodesassédio; o binômio autossinalética-autodesassédio; o binômio autodesassédio-antidispersividade; o binômio paraperceptibilidade-mentalsomaticidade.
             Interaciologia: a interação autopesquisa-recins-gescons; a interação potencializadora do TGV evolutivo Tenepessologia–Gesconologia–Central Extrafísica da Verdade (CEV).
             Crescendologia: o crescendo gescon pessoal–gescon grupal; o crescendo (aliteração)
aula-artigo-autorado; o crescendo planejamento-organização-consecução.
             Trinomiologia: o trinômio ideal megatrafor pessoal–megafoco pessoal–materpensene pessoal; o trinômio interesse-meta-evolução; o trinômio automotivação–trabalho intelectual–lazer criativo; o trinômio ritmo mentalsomático–cadência interassistencial–constância evolutiva.
             Polinomiologia: o polinômio vontade-intenção-autorganização-persistência; o polinômio do autorrevezamento multiexistencial curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo; o polinômio parapesquisístico Holociclo–Holoteca–Laboratórios Concsienciológicos–Dinâmicas Parapsíquicas; o polinômio verdades-ideias-neologismos-verpons; o polinômio estratégico reduzir-eliminar-manter-ampliar.
             Antagonismologia: o antagonismo megafocagem autoral / hiperfocagem autoral alienante; o antagonismo ego artista / ego cientista; o antagonismo atores / autores.
             Paradoxologia: o paradoxo da multifocalização pesquisológica sem perda do megafoco autoral; o paradoxo de o campo gesconográfico poder ser blindado quanto às interferências nosográficas intra e extrafísicas e ao mesmo tempo aberto para a captação de neoideias.
             Politicologia: a meritocracia evolutiva; a lucidocracia; a autodiscernimentocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço na escrita continuada de gescons e megagescons.
             Filiologia: a autopesquisofilia; a gesconofilia; a leiturofilia; a recinofilia; a recexofilia; a verponofilia; a reurbanofilia.
             Fobiologia: a superação da fobia à escrita da megagescon pessoal.
             Sindromologia: a síndrome do impostor.
             Maniologia: a superação da mania de quebrar regras; a superação da megalomania de querer escrever sobre tudo; a autoconscientização quanto à mania de desviar do tema prioritário.
             Mitologia: o mito da gescon perfeita.
             Holotecologia: a autocognoteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a encicloteca; a logicoteca; a cosmoeticoteca; a proexoteca.
             Interdisciplinologia: a Conscienciografologia; a Megafocologia; a Mentalsomatologia; a Autodiscernimentologia; a Autodefinologia; a Grafopensenologia; a Comunicologia; a Interassistenciologia; a Proexologia; a Invexologia; a Autoradologia; a Gesconografologia; a Megagesconografologia; a Autorrevezamentologia; a Evoluciologia.


                                                       IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. 4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Masculinologia: o autor; o conscienciografologista; o verbetógrafo; o revisor; o leitor; o preceptor; o parapreceptor; o editor; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o teletertuliano; o tertuliano; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a autora; a conscienciografologista; a verbetógrafa; a revisora; a leitora; a preceptora; a parapreceptora; a editora; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a teletertuliana; a tertuliana; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens megafocus; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens intellector; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens pancognitor; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens polymathicus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: megafoco autoral gesconográfico = o centramento da conscin escritora nas obras tarísticas de recomposição grupocármica; megafoco autoral megagesconográfico
= o centramento da conscin escritora na obra-prima autorrevezamental policármica.
          Culturologia: a cultura permanente da escrita conscienciológica; a cultura da Priorologia Evolutiva.
          Megafocagem. Eis 12 variáveis e respectivas atitudes evolutivas, em ordem alfabética, para o estabelecimento e a manutenção do megafoco autoral:
          01. Amparabilidade. A atitude de desenvolver e manter a rotina útil da escrita a fim de conquistar a autoconfiança intelectual e a confiança dos amparadores parapreceptores da gesconografia.
          02. Antibagulhismo. A atitude de eliminar todos os bagulhos passíveis de interferir no megafoco autoral, tais como: doméstico, pensênico e cotidiano.
          03. Autopensenidade. A atitude de manter a autopensenidade focada na produtividade mentalsomática interassistencial.
          04. Autopesquisa. A atitude de fazer a convergência da autopesquisa, recins e escrita da gescon.
          05. Companhias. A atitude de desenvolver e manter amizades evolutivas a fim de criar ambiente de interlocução e compartilhamento de neoideias.
          06. Competências. A atitude de desenvolver determinadas competências autorais a fim de qualificar as gescons. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i e n c i o lo g i a                                                   5
             07. Escrita. A atitude de sentar e escrever de fato, se possível todos os dias, a fim de criar o materpensene favorável à escrita e publicação de várias gescons ao longo da vida intrafísica.
             08. Homeostasia. A atitude de manter a saúde holossomática, a fim de conquistar a autodefesa energética de modo contínuo.
             09. Lista. A atitude de elaborar lista das gescons a serem escritas até o final da vida intrafísica.
             10. Público. A atitude de identificar quais públicos interassistenciais precisam ser atendidos, elencando a ordem de prioridade, de acordo com a paralógica interassistencial.
             11. Reproéxis. A atitude de reordenar a proéxis em andamento, para adequar e inserir a escrita da gescon e da megagescon como sendo prioridade.
             12. Valores. A atitude de rever os valores existenciais e o CPC a fim de verificar qual o real peso depositado na escrita das gescons e da megagescon.
             Tabelologia. Eis, por exemplo, na ordem lógica, 20 comparações diferenciando atitudes ou posicionamentos pró-dispersividade autoral e pró-megafoco autoral:
           Tabela – Cotejo Pró-Dispersividade Autoral versus Pró-Megafoco Autoral Nos                Dispersividade Autoral                              Megafoco Autoral
         Temperamento artístico: busca de              Temperamento assistencial: busca de atendi01.
         brilhareco pessoal (intelectual)              mento à grupalidade evolutiva
         Emocionalismo: psicossomaticidade             Racionalidade: mentalsomaticidade predomi02.
         predominante                                  nante
         Impulsividade: comportamentos de-             Ponderação: comportamentos ordenados; autor03.
         sordenados; precipitação                      reflexão
         Neofobia: dificuldade de encarar situ-        Neofilia: facilidade de encarar situações novas; 04.      ações novas; manutenção de pro-               solução de problemas.
         blemas
         Antienfrentamento: fuga às respon-            Autenfrentamento: assunção das responsabilida05.      sabilidades intransferíveis da escrita        des intransferíveis da escrita das gescons
         das gescons
         Inconstância: desistência fácil, inaca-       Constância: tenacidade, persistência, continuís06.
         bativa gesconográfica                         mo, operosidade e acabativa gesconográfica
         Murismo: heterocrítico(a) cronicifica-        Autoposicionamento: pesquisador(a) debate07.      do(a); dissidente                             dor(a); professor (a); verbetógrafo(a); autor(a);
                                                       voluntário(a)
         Autodesorganização: falta de plane-           Autorganização: planejamento, objetivos claros 08.      jamento, sem objetivos claros e sem           e plano de ação gesconográfico
         plano de ação gesconográfico
         Autogestão proexológica falha: des-           Autogestão proexológica exitosa: todas as áreas 09.      compasso entre as áreas da vida e as          da vida contemplando as metas evolutivas
         metas evolutivas
         Autopensenidade dispersa: autopen-            Autopensenidade focada: autopensenidade orde10.      senidade saltuária e sem foco especí-         nada e com foco específico
         fico
         Permissividade: falta de autodefesa           Autodefensividade: mapeamento da autossinaléenergética e pensênica; desequilíbrio         tica energoparapsíquica; autodefesa energética 11.
         holossomático; autassédio; concin in-         e pensênica; saúde holossomática; autodesasséfluenciável e assediável                      dio, conscin desassediada
         Individualismo infantil: egocentris-          Grupalidade avançada: interlocução mentalso12.
         mo e manifestação de ciúmes no gru-           mática com as amizades evolutivas 6                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
        po de amigos(as)
        Desperdício do tempo livre: ilusão       Aproveitamento do tempo livre: disciplina 13.
        da liberdade pela falta de limites        pessoal a partir da vontade firme. Nos             Dispersividade Autoral                             Megafoco Autoral
        Carências básicas não atendidas:         Autossuficiência: identificação e atendimento 14.
        terceirização do autatendimento           das necessidades pessoais
        Decisões não planejadas: subversão       Decisões planejadas: manutenção da rotina útil 15.
        rotineira da agenda pessoal              da escrita
        Ambição vulgar: aspiração íntima de      Ambição evolutiva: aspiração íntima de melhoatendimento egoico, ou apenas a deter-   ria para todos seres, senso de universalismo; es16.
        minado grupo específico de interesse;    forço saudável para a conquista da holomaturibairrismo, megalomania                   dade
        Carência de atributos autorais: neo-     Suficiência de atributos autorais: criatividade, 17.     fobia, desatenção, dispersão, hipom-      atenção, concentração mental, memória, autodisnésia, antidiscernimento                  cernimento
        Mimese autopensênica: manutenção         Reeducação autopensênica: megameta evolutiva 18.
        dos quistos emocionais pensênicos
        Hiperfocagem alienante: negligenci-      Megafocagem lúcida: fazer megaconvergência 19.     ar as áreas da vida em função da escri-   entre as áreas da vida em função da prioridade na
        ta, alienação                             escrita
        Incompléxis autoral: saldo grafopro-     Compléxis autoral: saldo grafoproexológico exi20.
        exológico insuficiente, melin / melex     toso
           Autodiagnóstico. O predomínio do posicionamento pessoal pró-dispersividade demonstra necessidade de viragem ou recin quanto ao megafoco autoral.


                                           VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o megafoco autoral, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Ambição autoral: Mentalsomatologia; Homeostático.
           02. Antiautointimidação autoral: Grafopensenologia; Homeostático.
           03. Autoindulgência intelectual: Mentalsomatologia; Nosográfico.
           04. Automotivação autoral: Mentalsomatologia; Homeostático.
           05. Autorado despertogênico: Despertologia; Homeostático.
           06. Grafoproéxis: Proexologia; Homeostático.
           07. Megafocalização precoce: Invexologia; Homeostático.
           08. Megafoco autopensênico: Autopensenologia; Neutro.
           09. Megafoco permanente: Megafocologia; Neutro.
           10. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
           11. Princípio do megafoco mentalsomático: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           12. Princípio do posicionamento pessoal: Autodefinologia; Homeostático.
           13. Prioridade da escrita: Comunicologia; Homeostático.
           14. Priorização mentalsomática: Mentalsomatologia; Homeostático.
           15. Taxologia das megagestações: Autoproexologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i e n c i o lo g i a                                                                        7
  O CONTINUÍSMO NO MEGAFOCO AUTORAL POSSIBILITARÁ O ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS EVOLUTIVAS HOLOCÁRMICAS, E CONSEQUENTE AMPLIAÇÃO DA AUTOCOGNIÇÃO, SENDO ESSA O REAL LEGADO SERIEXOLÓGICO.
             Questionologia. Você leitor ou leitora pratica o planejamento grafoproexológico para se engajar no megafoco autoral? Quais frutos evolutivos vem obtendo a partir dessa atitude?
             Bibliografia Específica:
             1. Arakaki, Kátia; Antibagulhismo Autoral; Artigo; Scriptor; Revista; Anuário; Ano 2; N. 2; 1 E-mail; 15 enus.; 1 microbiografia; 3 siglas; 1 tab.; 1 teste; 7 refs.; União Internacional de Escritores da Conscienciologia (UNIESCON); Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 19 a 49.
             2. Brito, José Domingos de; Org.; Por que escrevo?; Mistério da Criação Literária, Coletânia de Depoimentos Célebres e Bibliografia Resumida; Vol. 1; 3ª Edição; 256 p.; 149 minibiografias; Novera Editora; São Paulo, SP; 2007; páginas 145 e 182.
             3. Machado, Cesar Iria; Liderança Intelectual Interassistencial; Artigo; Scriptor; Revista; Anuário; Ano 5; N. 5; 1 E-mail; 3 enus.; 1 microbiografia; 3 siglas; 2 refs.; União Internacional de Escritores da Conscienciologia (UNIESCON); Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 26 a 28.
             4. Manfroi, Eliana; Antidesperdício Consciencial: Escolhas Evolutivas na Era da Fartura;prefácio Mabel Teles; revisores Cáthia Caporalli; et al; 230 p.; 24 cits.; 26 E-mails; 89 enus.; 62 questionários; 9 siglas; 2 tabs.; 25 websites; epil.; 30 notas; 104 refs.; 2 webgrafias; 5 anexos; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu; PR; 2017; páginas 55 a 57, 165 e 166.
             5. Mckeown, Greg; Essencialismo: a Disciplinada Busca por Menos; trad.Beatriz Medina; 266 p.; 20 caps.; 8 ilus.; 8 tabs.; apêndice; 21 x 14 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2015; páginas 76, 77, 207 e 208.
             6. Mogi, Ken; Ikigai: Os cinco Passos para Encontrar seu Propósito de Vida e Ser mais Feliz; trad. Regiane Winarski; 224 p.; 10 caps.; 1 enu.; 12 ilus.; 20 x 13 cm; br.; Astral Cultural; Bauru, SP, 2018; páginas 13 a 30.
             7. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 142 e 143.
             8. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. 1, 2 e 3; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 196, 405 e 764.
                                                                                                                          S. T.