A marcha evolutiva é o ritmo determinado pela própria consciência quanto à cadência e velocidade da evolução pessoal, de maneira inevitável, ao longo dos milênios, individual e intransferível, perante a Cosmoética e a Evoluciologia.
Você, leitor ou leitora, já avaliou o ritmo evolutivo impresso na atual existência? Quais recursos conscienciais utiliza para agilizá-lo?
MARCHA EVOLUTIVA (AUTODETERMINOLOGIA) I. Conformática Definologia. A marcha evolutiva é o ritmo determinado pela própria consciência quanto à cadência e velocidade da evolução pessoal, de maneira inevitável, ao longo dos milênios, individual e intransferível, perante a Cosmoética e a Evoluciologia. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O termo marchar vem do idioma Francês, marcher, “pisar; percorrer a pé; marchar”, e este do idioma Frâncico, markôn, “deixar a marca de algum passo”. Apareceu no Século XVII. O vocábulo evolutivo procede também do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenvolver”. Surgiu em 1873. Sinonimologia: 1. Caminhada evolutiva. 2. Ritmo evolutivo. 3. Cadência evolutiva. 4. Compasso evolutivo. Neologia. As 3 expressões compostas marcha evolutiva, marcha evolutiva moderada e marcha evolutiva acelerada são neologismos técnicos da Autodeterminologia. Antonimologia: 1. Inércia evolutiva. 2. Paralisia evolutiva. 3. Recuo evolutivo. 4. Retrocesso evolutivo. 5. Tresandar evolutivo. 6. Descaminho evolutivo. 7. Marcha à ré evolutiva. Estrangeirismologia: a Conscienciologia influindo em futuro Zeitgeist cosmoético catalisador da marcha evolutiva. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autodeterminação intransferível no estabelecimento do ritmo evolutivo. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Marcha evolutiva: continuísmo. Coloquiologia: o ato de dar 1 passo depois do outro ou 1 passo de cada vez. Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – Não encontre defeitos. Encontre soluções. Qualquer um sabe queixar-se (Henry Ford, 1863–1947). II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da aceleração da marcha evolutiva; os taquipensenes; a taquipensenidade; o holopensene da catálise evolutiva; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene da recéxis; o holopensene da invéxis; o alívio holopensênico proporcionado pela prática da assistência diária da tarefa energética pessoal. Fatologia: a marcha evolutiva; a contínua necessidade de caminhar na evolução; os contrafluxos no caminhar evolutivo; os territórios impróprios da anticosmoética perante a evolução; a superação dos pecadilhos da juventude na aceleração da marcha evolutiva; o fato de a velocidade da marcha evolutiva ser determinada pela própria consciência; a priorização de hábitos saudáveis e rotinas úteis; a realidade da transcendência do ritmo evolutivo do grupo; os Serenões na condição de exemplos silenciosos da aceleração evolutiva; a Consciencioterapia instrumentalizando a consciência para acelerar a evolução pessoal; a Autoconsciencioterapia; a intransferibilidade da responsabilidade evolutiva; o uróboro evolutivo reinterpretado pelas lentes corretas da Cosmoética; a superação da baixa autestima intelectual impulsionando o ritmo evolutivo individual; o lema esclarecedor de a evolução se dar em grupo, mas ser responsabilidade individual, intransferível e irrevogável; o piso e o contrapiso dos alicerces evolutivos; o timing da evolução pessoal; a escrita do timeline da autevolução sem borrões; a autocorreção cosmoética, enquanto exercício da aceleração evolutiva; o Manual de Prioridades Pessoais (MPP) agilizando a marcha evolutiva; a docência itinerante, qual recurso acelerador da evolução; a aplicação da técnica da invéxis na condição potencializadora da evolução desde tenra idade; o senso de urgência intermissivista; a recin enquanto profilaxia às melins e melexes; o completismo existencial antecipado do triatleta conscienciológico exitoso de realização proéxica; a autodesperticidade, enquanto meta factível na atual vida humana; a instantaneidade da mudança pessoal para melhor; as confluências positivas do momento da megadecisão influindo na marcha evolutiva pessoal; a teática das verpons conscienciológicas; os autesforços na busca pela holomaturidade; a gazua advinda da vivência do duplismo evolutivo; o autoverponarium alimentando as gescons pessoais; a tarefa do esclarecimento (tares) acelerando a marcha evolutiva pessoal. Parafatologia: a autodefesa pelo estado vibracional (EV) profilático funcionando qual salvo-conduto na viagem da vida humana; a participação em Curso Intermissivo (CI), enquanto demarcador na celeridade da marcha evolutiva; a Pré-Intermissiologia determinando a liderança interassistencial cosmoética às conscins exitosas; a possibilidade extrafísica de as retrocognições sadias acelerarem a autevolução; a assistência dos amparadores extrafísicos na catálise evolutiva; a aceleração da para-história pessoal; a atuação multidimensional no grupocarma; as reconciliações extrafísicas promovidas com os assistidos da tenepes; a melhoria constante da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a eliminação dos bagulhos energéticos dos ambientes da conscin intermissivista catalisando a autolucidez; a Inteligência Evolutiva (IE) aplicada à vida crítica; a magnoproéxis desvendando novo patamar evolutivo; as projeções conscientes aplicadas à recuperação de cons; a marcha à ré da vivência religiosa ao intermissivista parapsíquico lúcido; a retrocognição na condição de repositório da Para-História e vacina às automimeses dispensáveis; a parapreceptoria aflorando a heterocognição do preceptorando; o aumento da autoconfiança nos amparadores extrafísicos na autossuperação dos contrafluxos da proéxis; as sincronicidades tornando evidentes os paradeveres da consciência; o Paradireito atuante no livre arbítrio para se autorreconstruir. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo amparador-amparando na aceleração da marcha evolutiva pessoal. Principiologia: o princípio de ocorrer o melhor para todos; o princípio da afinidade evolutiva; o princípio aplicado de as ideias estarem acima das pessoas; o princípio de a postura científica antidogmática catalisar a evolução pessoal. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) na condição de catálise grupal na evolução. Teoriologia: a teoria da invéxis; a teoria da Aceleração da História Humana; a teoria da recéxis; a teoria da recin; a teoria da tridotação consciencial; a teoria da reurbex; a teoria das retrocognições. Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente; as técnicas de autenfrentamento autolúcido agilizando as recins; a técnica bioenergética no aumento da autolucidez multidimensional; a técnica de pensar positivamente sobre tudo e todos; a técnica da tenepes; a técnica do arrastão interassistencial; as técnicas da verbetografia; a técnica de pensenizar corretamente. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico repercurtindo na evolução pessoal; os resultados advindos das ações coletivas do voluntariado conscienciológico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Parapedagogia; o laboratório conscienciológico radical da Heurística (Serenarium); o laboratório conscienciológico da Pensenologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Paradireitologia. Efeitologia: o efeito catalítico do contato com consciências mais avançadas na evolução; o efeito acelerador da evolução ao viver em Cognópolis; o efeito pró-autevolutivo da vivência a 2 no duplismo. Neossinapsologia: as neossinapses da evolução autoconsciente; a contínua evolução da consciência, gerando neossinapses voltadas à autolucidez. Ciclologia: o ciclo autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação no aumento do ritmo autevolutivo; o ciclo ressoma-dessoma marcando cenários da evolução; o ciclo da interassistência acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento à marcha evolutiva do assistido; o ciclo da atividade predominante na vida da conscin intermissivista; a marcha e a contramarcha do ciclo multiexistencial grupocármico. Enumerologia: a evolução instintual; a evolução autoconsciente; a tenepes; a aceleração evolutiva; a desperticidade; a ofiex; o serenismo. Binomiologia: o binômio fato-parafato; o binômio ciência-parapercusciência; o binômio vontade-autodeterminação na conduta autabsolutista pela evolução; o binômio aprender-ensinar na evolução; o binômio decisão cosmoética–consecução alinhada à Paracronologia; o binômio tactismo-paralelismo nas descobertas pessoais evolutivas; o binômio autopensenidade linear–despertometria; o binômio admiração-discordância na vivência sadia em grupo; o binômio autoimperdoador-heteroperdoador. Interaciologia: a interação invéxis-tenepes-desperticidade acelerando o crescimento consciencial; a interação amparador-amparando; a interação comunin-comunex; a interação retrovida incidental–vida crítica atual do intermissivista; a interação proexista-proéxis na completude da caminhada evolutiva. Crescendologia: o crescendo cognição-paracognição na escala evolutiva; o crescendo (marcha evolutiva) lenta–moderada–acelerada; o crescendo autorreflexão-autolucidez-autodiscernimento empenhado na ritmação da evolução; o crescendo evolutivo interprisão-recomposição-libertação; o crescendo biopsicossocial infância–adolescência–adultidade–melhor idade influindo na marcha evolutiva. Trinomiologia: o trinômio motivação-trabalho-lazer na realização do necessário à evolução; o trinômio saber-compreender-exercer (integrados) no estabelecimento do ritmo evolutivo; o trinômio autorretratação-heterorretratação-intercompreensão fortalecendo o alcance da desperticidade. Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma aplicado à autevolução consciente. Antagonismologia: o antagonismo anticosmoética / evolução; o antagonismo materialismo crônico / autoconscientização multidimensional (AM); o antagonismo procrastinação / aceleração da marcha evolutiva; o antagonismo irreflexão / autorreflexão. Paradoxologia: o paradoxo do prejuízo financeiro cosmoético; o paradoxo da omissuper ao longo da caminhada evolutiva; o paradoxo de sair de si para entrar em si e acelerar a evolução; o paradoxo interassistencial na catálise evolutiva; o paradoxo da derrota vitoriosa ressignificando o ato de ter razão. Politicologia: a parapsicocracia; a Parapoliticologia Evolutiva; a política da neointermissão; a política da autopensenização focada na resolução; a política da interassistencialidade acelerando a vida do intermissista; a política da autolucidez aplicada ao convívio cosmoético nos grupos evolutivos; a política da vida crítica indicando os próximos passos na intermissão. Legislogia: a superação da lei de talião pelo aprendizado da maxifraternidade; a lei do maior esforço contribuindo para a marcha evolutiva; as leis cosmoéticas; a lei de causa e efeito na marcha e contramarcha evolutiva. Filiologia: a neofilia; a reciclofilia; a gesconofilia; a compreensiofilia; a mentalsomatofilia; a autolucidofilia; a grupocarmofilia. Fobiologia: a decidofobia retardando acerto grupocármico e a agilidade da marcha evolutiva; a neofobia; a recinofobia; a voliciofobia; a parapsicofobia; a pesquisofobia; a proexofobia. Sindromologia: a síndrome do perdularismo evolutivo; a superação da síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do infantilismo; a síndrome de Poliana dificultando a auto e heterocrítica cosmoética. Mitologia: o mito da perfeição; o mito de toda calmaria parecer positiva. Holotecologia: a invexoteca; a cosmovisioteca; a teaticoteca; a despertoteca; a cosmoeticoteca; a determinoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Autodeterminologia; a Evoluciologia; a Autotaquirritmologia; a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Holomemoriologia; a Taristicologia; a Experimentologia; a Descrenciologia; a Proexologia; a Parafenomenologia; a Extrapolacionismologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o neoverbetógrafo; o autor; o escritor; o autopesquisador; o docente conscienciólogo itinerante; o voluntário; o intermissivista; o comunicólogo; o inversor; o reciclante existencial; o tenepessista; o evoluciólogo; o tertuliano. Femininologia: a neoverbetógrafa; a autora; a escritora; a autopesquisadora; a docente consciencióloga itinerante; a voluntária; a intermissivista; a comunicóloga; a inversora; a reciclante existencial; a tenepessista; a evolucióloga; a tertuliana. Hominologia: o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens orthopensenicus. V. Argumentologia Exemplologia: marcha evolutiva moderada = o ritmo da evolução pessoal e grupal estabelecido pela descoberta e autovivência cotidiana das neoideias da Conscienciologia; marcha evolutiva acelerada = o ritmo da evolução pessoal e grupal estabelecido pela vivência cotidiana da autotaquirritmia evolutiva. Culturologia: a cultura da Invexologia; a cultura da aceleração evolutiva; a cultura da Autopesquisologia; a cultura da Autotaquirritmologia; a cultura da Recexologia; a cultura do aproveitamento do tempo; a cultura da escrita catalisadora da interassistencialidade. Taxologia: De acordo com a Evoluciologia, eis, em ordem crescente na escala de evolução das consciências, 3 categorias pelas quais a aceleração da marcha evolutiva pode se dar: 1. Pré-desperto: a propulsão da condição de pré-serenão vulgar, passível de sofrer intrusões conscienciais assediadoras e inconscientes, para o desafio evolutivo da desperticidade. 2. Desperto: a propulsão da condição evolutiva de ser desperto, já tendo excluído as interferências assediadoras de modo permanente e total na vida humana, para o patamar de evoluciólogo. 3. Evoluciólogo: a propulsão da condição de evoluciólogo para o estado de serenidade do Homo sapiens serenissimus, vislumbrando o próximo desafio evolutivo, o ciclo mentalsomático. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a marcha evolutiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abertismo consciencial: Evoluciologia; Homeostático. 02. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático. 03. Acronologia da recin: Autotaquicogniciologia; Neutro. 04. Amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático. 05. Ano invexológico: Invexologia; Neutro. 06. Autodidatismo: Parapedagogiologia; Neutro. 07. Catalisador: Evoluciologia; Neutro. 08. Conduta cosmoética: Conviviologia; Homeostático. 09. Instantaneidade consciencial: Instantaneologia; Homeostático. 10. Intermissivista: Intermissiologia; Homeostático. 11. Maximização: Evoluciologia; Neutro. 12. Megadesafio do intermissivista: Maxiproexologia; Homeostático. 13. Momento da megadecisão: Recexologia; Neutro. 14. Priorologia: Evoluciologia; Neutro. 15. Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro. A MARCHA EVOLUTIVA É ASSUNTO INEVITÁVEL, A SER AUTOPESQUISADO PELO INTERMISSIVISTA AUTOLÚCIDO, VISANDO A PRIORIZAÇÃO DOS RECURSOS CONSCIENCIAIS E A CATÁLISE DA ATUAL VIDA INTRAFÍSICA CRÍTICA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já avaliou o ritmo evolutivo impresso na atual existência? Quais recursos conscienciais utiliza para agilizá-lo? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 2.000 itens; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 100 títulos das folhas de avaliação; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 78 e 122. M. D. S.