Inversão Assistencial

A inversão assistencial é a atitude, ato ou efeito de a conscin jovem, rapaz ou moça, direcionar os autesforços em prol da vivência precoce da interassistencialidade, prioritriamente a partir da tares, em conexão intrínseca com a aplicação da técnica da invéxis, fundamentada na inteligência evolutiva (IE).

Você, leitor ou leitora, inversor ou inversora, mantendo autocrítica máxima, qual percentual do tempo pessoal dedica à interassistencialidade? Vem buscando qualificar o autodesempenho interassistencial?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 1
                                    INVERSÃO ASSISTENCIAL
                                                 (INVEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A inversão assistencial é a atitude, ato ou efeito de a conscin jovem, rapaz ou moça, direcionar os autesforços em prol da vivência precoce da interassistencialidade, prioritriamente a partir da tares, em conexão intrínseca com a aplicação da técnica da invéxis, fundamentada na inteligência evolutiva (IE).
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo inversão vem do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar o avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. Surgiu no Século XIX. O termo assistência deriva também do idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”, e este de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar presente; comparecer; assistir em juízo; assistir à cabeceira; estar ao pé do leito; estar à porta de alguém”. Apareceu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Inortodoxia inversiva assistencial. 2. Priorização precoce da interassistencialidade. 3. Vivência da tares desde a juventude.
             Neologia. As 4 expressões compostas inversão assistencial, inversão assistencial caloura, inversão assistencial intermediária e inversão assistencial avançada são neologismos técnicos da Invexologia.
             Antonimologia: 1. Ortodoxia assistencial. 2. Priorização tardia da interassistencialidade. 3. Assistência consoladora.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento precoce quanto à Evoluciologia.
             Megapensenologia. Eis 8 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Interassistência desfaz interprisões. Invéxis: interassistência precoce. Qualifiquemos a interassistência. Priorizemos a interassistencialidade. Evolução: interdependência interassistencial. Foquemos no prioritário. Interassistência: vacina Antibaratrosfera. Assistencialidade: megaforturna consciencial.
             Coloquiologia: quanto mais cedo melhor; gentileza gera gentileza; o pau da barraca.
             Proverbiologia. Eis 2 provérbios relativos ao tema: – “Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”. “Muito ajuda quem não atrapalha”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistência antecipada; o holopensene pessoal da Invexologia; o holopensene pessoal da autorganização; o holopensene pessoal tarístico; o holopensene pessoal do acolhimento; o holopensene pessoal da empatia; o holopensene pessoal do Curso Intermissivo (CI); o holopense pessoal da resiliência; o holopensene pessoal do acolhimento; o holopensene pessoal da intercompreensão; o holopenense pessoal do aproveitamento útil do tempo de vida intrafísica; o megafoco autopensênico da inversão assistencial; os pacipensenes; a pacipensenidade; os vibropensenes; a vibropensenidade; os vincopensenes; a vincopensenidade; os invexopensenes; a invexopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade.
             Fatologia: a inversão assistencial; a característica essencial da invéxis; a manifestação precoce do perfil assistencial; a antecipação interassistencial; a antecipação da tenepes; a preparação para a tenepes a partir de entrevistas com tenepessistas veteranos; a saída da casa dos pais; a autorresponsabilidade evolutiva; a assunção da responsabilidade pelos próprios atos; a postura antivitimização do adolescente; a assistência à família nuclear; a liderança familiar precoce; o autoposicionamento do inversor; a dupla evolutiva de inversores; o bom humor; o otimismo; 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a o atilamento interassistencial; a atenção dividida; o taquipsiquismo; a disponibilidade assistencial; o despertamento parapsíquico precoce; a vivência da tridotação consciencial; a bilibertação inversora; a autorganização diária; o maxiplanejamento invexológico; a viagem pesquisística na juventude; a publicação de artigos na adolescência; a superação do porão consciencial; a identificação e aplicação precoce do megatrafor; a identificação do megafoco da proéxis na juventude; a força do exemplarismo pessoal assistencial; a escolha autoconsciente das companhias intrafísicas; a aplicação das inspirações extrafísicas na vida cotidiana; a convivência prioritária com o grupo evolutivo; o curso Invexarium da Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS); o Grupo de Inversores Existenciais (Grinvex); a itinerância docente do Grinvex; o Simpósio Interno do Grinvex (SIG); o Congresso Internacional de Inversão Existencial (CINVEXIS); a Semana da Invéxis; a Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); a Associação Internacional de Programação Existencial (APEX); a aplicação do invexograma; a aplicação do conscienciograma; o extrapolacionismo na assistência; a vivência precoce da assistência sem retorno.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático diuturnamente; o domínio do estado vibracional na adolescência; a projeção assistencial na adolescência; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a recuperação precoce de cons magnos; as ideias inatas pró-assistência; a iscagem extrafísica lúcida; a assistência extrafísica anônima ao enfermo; o domínio da assim e desassim; a interação lúcida precoce com o amparador extrafísico.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo inversão assistencial–docência consciencológica–inversão existencial; o sinergismo inversão assistencial–tenepes; o sinergismo exemplarismo-tares.
          Principiologia: o princípio cosmoético de o menos doente assistir o mais doente; o princípio de ninguém evoluir sozinho; o princípio da responsabilidade interassistencial; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio do megafoco interassistencial; o princípio do aproveitamento máximo da vida humana; o princípio da interassistencialidade enquanto valor.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código pessoal da interassistencialidade.
          Teoriologia: a teoria da inversão existencial; a teoria da inversão energética; a teoria da inversão da maturidade.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da imobilidade física vígil; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica das 50 vezes mais; a técnica dos 50 dicionários; a técnica da escuta ativa; a técnica da assimilação simpática; a técnica da desassimilação simpática; a técnica da higiene mental; a técnica da dupla evolutiva (DE).
          Voluntariologia: o voluntariado na Assinvéxis; o voluntariado conscienciológico; o voluntariado na Holoteca; o voluntariado no Holociclo.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Serenarium; a autassistência precoce enquanto laboratório conscienciológico; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da dupla evolutiva.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Invexologia.
          Efeitologia: o efeito da assistência sem retorno; o efeito da megafocagem interassistencial; o efeito da interação com os amparadores; o efeito do acúmulo de vivências interassistenciais.
          Neossinapsologia: as neossinapses derivadas da vivência da autorresponsabilização evolutiva; as paraneossinapses construídas na interação ombro-a-ombro com amparadores técEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                3 nicos; as neossinapses das recins individuais; as neossinapses derivadas do trafor do assistido; as paraneossinapses geradas pela cosmovisão das vivências interassistenciais.
             Binomiologia: o binômio autocompreensão-heterocompreensão; o binômio assim-desassim.
             Crescendologia: o crescendo tacon-tares; o crescendo conhecimento-erudição.
             Trinomiologia: o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio disponibilidade–intencionalidade–discernimento.
             Polinomiologia: o polinômio invéxis–inversão assistencial–compléxis–megagescon.
             Antagonismologia: o antagonismo amparador / assediador; o antagonismo dispersividade consciencial / megafoco consciencial; o antagonismo carpe diem / inversão assistencial.
             Paradoxologia: o paradoxo afastamento familiar–interassistência familiar, o paradoxo independência financeira precoce–inversão assistencial.
             Politicologia: a assistenciocracia.
             Legislogia: a lei do megafoco assistencial; a lei do maior esforço evolutivo desde a juventude.
             Mitologia: o mito de ser necessário saber tudo para depois assistir aos outros; o mito da perfeição.
             Holotecologia: a invexoteca; a evolucioteca; a logicoteca; a prioroteca; a assistencioteca; a discernimentoteca; a proexoteca; a traforoteca; a projecioteca; voluntarioteca.
             Interdisciplinologia: a Invexologia; a Recexologia; a Evoluciologia; a Proexologia; a Megafocologia; a Cosmoeticologia; a Interassistenciologia; a Parapercepciologia; a Tenepessologia; a Gesconologia; a Grinvexologia; a Duplologia.


                                                     IV. Perfilologia

             Elencologia: a consciex candidata à invéxis; a conscin interassistencial; a conscin lúcida; a conscin inversora; a consciex amparadora; as amizades intermissivas; a isca humana insconsciente; a conscin tenepessável; a isca humana lúcida; a conscin cosmoética; o ser desperto; a conscin enciclopedista.
             Masculinologia: o jovem participante de Grinvex; o inversor existencial; o inversor professor de Invexologia; o inversor professor de Conscienciologia; o invexólogo; o proexólogo; o intermissivista; o intelectual; o cognopolita; o agente retrocognitor inato; o amparador intrafísico; o duplista; o autexemplificador; o autor de gescon; o traforologista; o triatleta consciencial; o epicon; o tenepessista; o parapsíquico; o projetor consciente; o ofiexista; o evoluciólogo.
             Femininologia: a jovem participante de Grinvex; a inversora existencial; a inversora professora de Invexologia; a inversora professora de Conscienciologia; a invexóloga; a proexóloga; a intermissivista; a intelectual; a cognopolita; a agente retrocognitora inata; a amparadora intrafísica; a duplista; a autexemplificadora; a autora de gescon; a traforologista; a triatleta consciencial; a epicon; a tenepessista; a parapsíquica; a projetora consciente; a ofiexista; a evolucióloga.
             Hominologia: o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens professor; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens cosmoethicus.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: inversão assistencial caloura = aquela expressa pelo exemplarismo esclarecedor, o voluntariado e a docência conscienciológica na adolescência; inversão assistencial intermediária = aquela expressa pela iscagem lúcida, a tenepes e o epicentrismo de cursos de 4                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a campo na adultidade; inversão assistencial avançada = aquela expressa pela desperticidade assistencial, o ofiexismo e a produção de gescons avançadas na meia-idade.
          Culturologia: a cultura da Interassistenciologia; a cultura invexológica; a cultura proexológica; a cultura da fraternidade; a cultura do contrafluxo social na invéxis; a cultura da evolutividade.
          Objetivo. A inversão assistencial existe para acelerar a marcha evolutiva da consciência em direção à maxifraternidade e à holomaturidade.
          Libertação. Concernente à Assistenciologia, a evolução consciencial ocorre em regime de interdependência consciencial, centrada na assistência libertária aos outros e a si mesmo.
          Autotares. A partir da Evoluciologia, a tarefa assistencial do esclarecimento produz mais resultados autevolutivos se comparada à tarefa da consolação. A autocompreensão teática da natureza multidimensional e holossomática da consciência é a autotares primária necessária à vivência da inversão assistencial.
          Antidogmatismo. Pelo enfoque da Experimentologia, a vivência da tares expande o entendimento sobre a autorresponsabilidade evolutiva, contrapondo a visão vitimizadora do assistencialismo da tacon, notadamente o paradigma religioso salvacionista, através de crenças e dogmas (coleiras do ego), limitando a compreensão e análise da autevolução. A autexperimentação e a autocrítica são antídotos ao assistencialismo, especialmente indicados ao jovem intermissivista ainda vinculado a holopensenes autovitimizadores.
          Interassistencialidade. A vivência da interassistencialidade libertadora da tares desde a juventude amplia a autolucidez evolutiva e rompe com o egocentrismo e os microinteresses, ainda na fase preparatória da proéxis.
          Megaoportunidade. A inversão assistencial é a estratégia convergente para o melhor aproveitamento das oportunidades interassistenciais deste momento de aceleração da História do Planeta, onde há fartura de energias conscienciais (ECs) e de consciências intrafísicas.
          Autabnegação. A aplicação máxima dos atributos e recursos conscienciais em prol da interassistencialidade é o materpensene da inversão assistencial.
          Maxifraternidade. As ações diuturnas de interassistência denunciam o nível de maxifraternismo da conscin.
          Recursos. A partir da Experimentologia, eis, em ordem alfabética, 17 recursos técnicos conscienciológicos úteis aos interessados na vivência da inversão assistencial:
          01. Amparadores. O envolvimento precoce com ações assistenciais esclarecedoras promove rapport com os amparadores extrafísicos técnicos. A sutileza da sinceridade tarística dos amigos evolutivos contribui para o ajuste da bússola evolutiva interassistencial.
          02. Autoimperdoamento. A postura de autoimperdoador leva à depuração constante da intencionalidade e qualifica as ações cotidianas de interassistência.
          03. Autoparapsiquismo. O desenvolvimento do autoparapsiquismo qualifica e aprofunda os efeitos das ações interassistenciais. O registro dos minifenômenos diários transformam as conjecturas iniciais do jovem em autoconhecimento parapsíquico, e são úteis à parapercepção e ocorrência dos fenômenos parapsíquicos interassistenciais de maior complexidade.
          04. Autopesquisa. O registro das autexperimentações diárias dão pistas dos mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos de manifestação da consciência. A autorreflexão e autocrítica auxiliam a identificação precoce dos trafores e habilidades individuais, fortalecendo a teática da interassistencialidade do jovem intermissivista e o atilamento consciencial em relação à manifestação dos trafares acelera as recins.
          05. Bioenergias. O autodomínio do estado vibracional, a chave da autevolução.
          06. Carreira profissional. A escolha da carreira profissional alinhada à assistência pode ser adjuvante à inversão assistencial, mas a profissão não é a autoproéxis. A abrangência das vivências holobiográficas e os talentos da conscin intermissivista transcendem as características de qualquer profissão. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  5
             07. Conhecimento. O mentalsoma superintende e qualifica a assistência. O cotejo entre o estudo técnico, as vivências interassistenciais e o registro das experiências pessoais sistematizam o conhecimento, expandem o dicionário cerebral e geram neoverpons.
             08. Conscienciometria. A aplicação do conscienciograma aumenta a autocognição autevolutiva e expõe a realidade intraconsciencial, requisito básico para o desenvolvimento da intercompreensão.
             09. Consciencioterapia. A consciencioterapia é recurso passível de expandir a autopesquisa e acelerar a recin. O despojamento e abertismo consciencial ditam a extensão dos resultados, e põem em evidência o nível da inteligência evolutiva pessoal.
             10. Criticofilia. A busca pelo apreço e hábito de interpretar os fatos e parafatos a partir de abordagem cosmovisiológica, científica e cosmoética qualifica a interassistência. A autocrítica máxima sobre as irracionalidades, incoerências e atitudes anacrônicas pessoais é o primeiro passo para as reciclagens intraconscienciais.
             11. Docência invexológica. O autoposicionamento e a assunção conjunta da condição de agente retrocognitivo inato e agente retrocognitor propicia a interação com amparadores técnicos na Evoluciologia. A precocidade da docência contribui para a eliminação do porão consciencial.
             12. Dupla evolutiva (DE). A constituição da dupla evolutiva propicia vivência da afetividade sadia, e contrapõe o holopensene da promiscuidade comum na juventude. A aplicação da técnica da dupla evolutiva testa o nível da interassistência do casal, na qual cada membro sempre será assistente e assistido. A dupla evolutiva de inversores existenciais, em tese, catalisa os resultados da inversão assistencial.
             13. Ideias inatas. O restringimento intrafísico afeta a memória do período intermissivo. Na infância e juventude algumas ideias desse período aparecem de modo fragmentado. As ideias inatas homeostáticas podem ser pistas mnemônicas da autoproéxis e podem ser expandidas pelas vivências interassistenciais.
             14. Proéxis. A identificação precoce da especialidade proexológica potencializa as ações interassistenciais e acelera a autevolução. A precocidade do megafoco expõe o nível da invexibilidade da conscin.
             15. Tecnicidade. A pensenidade científica deve direcionar as autexperimentações interassistenciais diárias, a partir da listagem técnica de hipóteses, do registro das parapercepções e reverificações, conduzindo à análise e síntese das neoautoverpons.
             16. Temperamento. A identificação das raízes do temperamento pessoal aprofunda a compreensão dos trafores e trafares sendo útil para o autajuste das ações interassistenciais cotidianas.
             17. Voluntariado. A dedicação efetiva e eficaz ao trabalho voluntário, ainda na juventude, em instituição dedicada à tarefa do esclarecimento é excelente laboratório para a vivência da inversão assistencial.
             Taxologia. As conquistas evolutivas podem ocorrer em qualquer faixa etária, sendo aqui utilizadas para demarcar o nível da antecipação da inversão assistencial. Consoante a Invexologia, eis 16 referenciais interassistenciais a serem alcançados a partir da invéxis, agrupados em 4 etapas de desenvolvimento cronológico ascendente, em ordem alfabética:
             A.    Adolescência.
             01.   Autoria de verbete da Enciclopédia da Conscienciologia.
             02.   Docência invexológica.
             03.   Liderança de área do voluntariado em Instituição Conscienciocêntrica.
             04.   Liderança do Grinvex.
             B. Pós-adolescência.
             05. Autorado interassistencial.
             06. Docência itinerante de curso autoral. 6                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          07. Identidade proexológica interassistencial.
          08. Tenepessismo.
          C.  Adultidade.
          09. Epicentrismo de cursos de campo.
          10. Iscagem interconsciencial lúcida.
          11. Projetabilidade consciente assistencial.
          12. Minipeça interassistencial autoconsciente.
          D.  Meia-idade.
          13. Desperticidade assistencial.
          14. Epicentrismo consciencial lúcido.
          15. Ofiexismo.
          16. Uso da Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).
          Trafores. Eis, em ordem alfabética, 25 trafores úteis à aplicação da inversão assistencial:
          01. Abnegação.
          02. Autorganização.
          03. Altruísmo.
          04. Assertividade.
          05. Audácia.
          06. Autoimperdoamento.
          07. Cientificidade.
          08. Constância.
          09. Cosmoeticidade.
          10. Criticidade.
          11. Desapego.
          12. Determinação.
          13. Disponibilidade.
          14. Empatia.
          15. Empreendedorismo.
          16. Epicentrismo.
          17. Exemplarismo.
          18. Foco.
          19. Heteroperdoamento.
          20. Intelectualidade.
          21. Logicidade.
          22. Paciência.
          23. Pontualidade.
          24. Resiliência.
          25. Solidariedade.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a inversão assistencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Aceleração da História Pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
          02. Agente retrocognitivo inato: Invexologia; Homeostático.
          03. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Binômio invéxis-Conscienciometria: Invexologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                          7
             05.   Crescendo invéxis-desperticidade: Evoluciologia; Homeostático.
             06.   Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
             07.   Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
             08.   Inversor veterano: Invexologia; Homeostático.
             09.   Invexograma: Invexometrologia; Neutro.
             10.   Megafocalização precoce: Invexologia; Homeostático.
             11.   Minipeça interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             12.   Nulificação da infância: Autevoluciologia; Homeostático.
             13.   Técnica da invéxis: Invexologia; Homeostático.
             14.   Trinômio invéxis-tenepes-autodesperticidade: Predespertologia; Homeostático.
             15.   Whole pack invexológico: Invexologia; Homeostático.
       A PRECOCIDADE, A ABRANGÊNCIA E OS EFEITOS
         PRÁTICOS DA INVERSÃO ASSISTENCIAL REVELAM
     O NÍVEL DA INVEXIBILIDADE DO INVERSOR EXISTENCIAL, INTERMISSIVISTA DETERMINADO DESDE JOVEM.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, inversor ou inversora, mantendo autocrítica máxima, qual percentual do tempo pessoal dedica à interassistencialidade? Vem buscando qualificar o autodesempenho interassistencial?
             Bibliografia Específica:
             1. Costa, João Paulo; & Rossa, Dayane; Manual da Conscin Cobaia; pref. João Aurélio Bonassi; revisores Roberto Otuzi; Helena Alves Araújo; & Erotides Louly; 200 p.; 5 seções; 26 caps.; 1 cronologia; 22 E-mails; 69 enus.; 2 fotos; 2 gráfs.; 3 ilus.; 2 minicurrículos; 4 tabs.; 20 websites; glos. 183 termos; 45 refs.; 1 apênd.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 119 a 134 e 157 a 160.
             2. Nonato, Alexandre; et al; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus.; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 1 a 304.
             3. Nonato, Alexandre; Invexograma: Auto-Avaliação da Invéxis; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 4; 3 enus.; 1 tab.; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2007; páginas 77 a 81.
             4. Vieira, Waldo; Manual da Proéxis; revisores Alexander Steiner; & Cristiane Ferraro; 172 p.; 40 caps.; 15 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 2 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); 1998; Rio de Janeiro, RJ; páginas 29 a 37 e 55 a 58.
             5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 73, 77, 79, 80, 689, 690 e 700.
                                                                                                                     A. M. O.