Interesse Extraterrestre

O interesse extraterrestre é a predisposição relativa às ideias, conceitos, estruturas, objetos e atividades existentes fora do planeta Terra, consideradas relevantes pela conscin, homem ou mulher, incluindo as interrelações conscienciais, multidisciplinares, científicas, e filosóficas.

Você, leitor ou leitora, já identificou algum tipo de interesse pessoal extraterrestre? Qual o impacto dessa análise autocrítica na automundividência?

      INTERESSE EXTRATERRESTRE
                                 (EXTRATERRESTRIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O interesse extraterrestre é a predisposição relativa às ideias, conceitos, estruturas, objetos e atividades existentes fora do planeta Terra, consideradas relevantes pela conscin, homem ou mulher, incluindo as interrelações conscienciais, multidisciplinares, científicas, e filosóficas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo interesse vem do idioma Latim, interest, “importar, ser do interesse de”. Surgiu no Século XV. O prefixo extra deriva também do idioma Latim, extra, “na parte de fora; além de; por exceção”. O termo terrestre procede do mesmo idioma Latim, terrestris, “relativo a ou próprio da Terra”. Apareceu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Exoterrestriofilia. 2. Afinidade extraterrestre. 3. Extraterrestriofilia. 4. Curiosidade extraterrestre.
          Neologia. As 4 expressões compostas interesse extraterrestre, interesse extraterrestre eletronótico, interesse extraterrestre esotérico e interesse extraterrestre conscienciológico são neologismos técnicos da Extraterrestriologia.
          Antonimologia: 1. Desinteresse extraterrestre. 2. Indiferença extraterrestre. 3. Cosmofilia. 4. Fastio extraterrestre.
          Estrangeirismologia: a exotheology; a exobiology; a exopolitics; a exopsychology.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à realidade extraterrestre.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Há enigmas ultrapassados. Consideremos as diferenças.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas em ordem alfabética pertinentes ao tema:
          1. “Autocosmovisão. Aquele que olha para todos os lados é quem alcança maiores autocognições evolutivas, pois, assim, nascem a atenção dividida, a autotaquirritmia, a pangrafia e a autocosmovisão”.
          2. “Conteúdos. Todos nós pensenizamos de maneira igual, porém apresentando conteúdos diferentes. “Quais os seus conteúdos evolutivos?”.
          3. “Interesse. O interesse pessoal aprofunda as autorretrocognições”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Extraterrestriologia; o holopensene pessoal da Cosmovisiologia; o holopensene da Cosmonáutica; os curiosopensenes; a curiosopensenidade; o holopensene das Ciências Espaciais; o holopensene fisicalista; o holopensene conscienciológico; os rastropensenes; a rastropensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os xenopensenes ficcionistas; a xenopensenidade; os fobopensenes; a fobopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os autopensenes com predominância no sen; o holopensene obscurantista; o holopensene ufológico; o holopensene do colecionismo; a diversificação holopensênica extraterrestriofílica; o abertismo neopensênico; a autexpansão pensênica focada na vastidão do Cosmos.
          Fatologia: o interesse extraterrestre; a ampliação da automundividência; as ciências astronômicas descortinando o minúsculo cenário do planeta Terra; a observação do Cosmos pelas comunidades primitivas desde a Antiguidade; os programas para busca de vida extraterrestre; a pesquisa de sinais de rádio de origem extraterrestre artificial (SETI); as placas Pionner enviadas para fora do Sistema Solar com intenção de serem interceptadas por extraterrestres; a descoberta do Códice de Dresden; a Máquina de Anticítera; a estimativa probabilística do número de civilizações extraterrestres na Via Láctea calculada pela Equação de Drake; a Escala de Kardashev; a intenção futura de colonização do Sistema Solar; o grupocarma ampliado; a compreensão do Universo enquanto palco evolutivo; o interesse pelo assunto a partir da Internet; as exposições temáticas; o interesse crescente e progressivo pelo tema; a interface de linhas de pesquisa e os diversos ângulos da abordagem extraterrestre; a articulação conceitual de diferentes comunidades científicas; o interesse de caráter efêmero e passageiro; o desinteresse pela Extraterrestriologia ainda por grande parte dos terráqueos; a indústria mediúnica ufológica; as seitas ancoradas em elementos ufológicos; o abertismo consciencial dos participantes do Colégio Invisível da Extraterrestriologia; as especialidades conscienciológicas capazes de elucidar casos de fenômenos extraterrestres; a Extraterrestriologia promotora do estudo da consciência sob a ótica da holodiversidade evolutiva no Cosmos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a importância do desenvolvimento do parapsiquismo na autoverificação das realidades extraterrestriológicas; a comunicação interassistencial com consciexes extraterrestres; o estudo dos diferentes padrões de energias interconscienciais; a experiência da cosmoconsciência; os parafenômenos esclarecedores; a equipex de extraterrestres; a tranquilidade no paracontato com extraterrestres.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Extraterrestriologia-Pararreurbanologia.
          Principiologia: o princípio de os fatos orientarem a pesquisa; o princípio do descarte do imprestável; o princípio da descrença (PD) embasando as autopesquisas multidimensionais; o princípio de a vida consciencial estar semeada em bilhões de galáxias.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do geocentrismo; a teoria do heliocentrismo; a teoria da panspermia; a teoria da colonização extraplanetária; as teorias cósmicas; a teoria da vida extraterrestre; a teoria dos ciclos multiexistenciais extraterrestres; a teoria do périplo evolutivo; a teoria da paraprocedência extraterrestre.
          Tecnologia: a técnica de mobilização básica de energias (MBE); as tecnologias envolvidas nas pesquisas de expansão espacial; as tecnologias presentes na busca de vida extraterrestre; a técnica da autopensenização cosmovisiológica; as técnicas projetivas e exoprojetivas.
          Voluntariologia: os voluntários pesquisadores independentes da especialidade conscienciológica Extraterrestriologia; os voluntários conscienciológicos de cursos de campo e dinâmicas parapsíquicas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoprojeciologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoparageneticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Extraterrestriologia; o Colégio Invisível da Serenologia; o Colégio Invisível do Paradireito; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: o efeito da autoconstatação da diversidade consciencial no Cosmos; o efeito do colecionismo técnico na autocosmovisão; o efeito esclarecedor da seriéxis.
          Neossinapsologia: as neossinapses desenvolvidas pelo interesse extraterrestre; as neossinapses geradas no estudo da diversidade temática; as neossinapses adquiridas a partir da acumulação de saberes; as neossinapses resultantes do contato com seres extraterrestres extrafísicos.
          Ciclologia: o ciclo das transmigrações planetárias; os ciclos multiexistenciais das consciências terrestres e extraterrestres.
          Enumerologia: a extraterrestriolatria; a ufolatria; a ovnilatria; a antropolatria; a mediunolatria; a iconolatria; a antiidolatria.
          Binomiologia: o binômio misticismo-cientificidade; o binômio paradigma materialista–paradigma conscienciológico.
          Interaciologia: a interação conscin terráquea–conscin extraterrestre.
          Crescendologia: o crescendo habitacional casa-bairro-cidade-país-continente-planeta-galáxia; o crescendo cidadania nacional–cidadania planetária–cidadania cósmica.
          Trinomiologia: o trinômio expansionista egocentrismo-geocentrismo-cosmocentrismo.
          Polinomiologia: o polinômio cinematografia extraterrestre ficcionista–cinematografia extraterrestre belicista–cinematografia extraterrestre pesquisística–cinematografia extraterrestre tarística.
          Antagonismologia: o antagonismo antropocentrismo / biocentrismo; o antagonismo trânsito espacial no Cosmos / trânsito consciencial no Cosmos; o antagonismo fato científico / ficção científica; o antagonismo colecionismo útil / colecionismo inútil.
          Paradoxologia: o paradoxo de Fermi.
          Politicologia: a polimatocracia; a pesquisocracia; a discernimentocracia; a lucidocracia; a exemplocracia; a interassistenciocracia; a transparenciocracia.
          Legislogia: as paraleis cósmicas; a lei do maior esforço pesquisístico; as leis da interprisão grupocármica.
          Filiologia: a cosmopensenofilia; a conscienciofilia; a curiosofilia; a evoluciofilia; a fatofilia; a parafenomenofilia; a pesquisofilia; a taristicofilia.
          Fobiologia: a astrofobia; a cometofobia; a cosmofobia; a espaçofobia; a escopofobia; a extraterrestriofobia; a neofobia.
          Sindromologia: a síndrome do estrangeiro (SEST); a síndrome do colecionismo doentio.
          Maniologia: as manias esotéricas, místicas e dogmáticas automiméticas milenares.
          Mitologia: o mito de as verdades serem absolutas; os mitos criados pelas seitas ufológicas; os mitos midiáticos; a Antimitologia.
          Holotecologia: a geoteca; a astronauticoteca; a astronomoteca; a hiperespaçoteca; a parapsicoteca; a projecioteca; a raroteca; a ufoteca.
          Interdisciplinologia: a Extraterrestriologia; a Cosmologia; a Exobiologia; a Astrobiologia; a Exopaleontologia; a Bioastronomia; a Xenobiologia; a Cosmovisiologia; a Evoluciologia; a Intermissiologia; a Parafenomenologia; a Parageografologia; a Projeciologia; a Serenologia; a Tudologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin autodidata; a conscin curiosa; a conscin pesquisadora; a conscin exploradora espacial; a conscin manipuladora; a conscin aberta; a conscin parapsíquica lúcida; a personalidade interassistencial.
          Masculinologia: o extraterrestriólogo conscienciológico; o exobiólogo; o astrofísico; o ufólogo; o astrônomo; o astrólogo; o radioastrônomo; o cosmonauta; o antropólogo; o paracosmonauta; o agente retrocognitor; o amparador extraterrestre; o cosmólogo; o cosmovisiólogo; o leitor temático; o escritor temático; o turista espacial; o exoprojetor consciente; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o proexista; o reeducador; o epicon lúcido; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o sistemata; os evoluciólogos; o escritor de ficção científica e bioquímico estadunidense Isaac Asimov (1920–1992); o engenheiro aeroespacial e astronauta estadunidense Neil Alden Armstrong (1930–2012); o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen William Hawking (1942–2018); o ufólogo e editor brasileiro Ademar José Gevaerd (1962–).
           Femininologia: a extraterrestrióloga conscienciológica; a exobióloga; a astrofísica; a ufóloga; a astrônoma; a astróloga; a radioastronoma; a cosmonauta; a paracosmonauta; a antropóloga; a agente retrocognitora; a amparadora extraterrestre; a cosmóloga; a cosmovisióloga; a leitora temática; a escritora temática; a turista espacial; a exoprojetora consciente; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a proexista; a reeducadora; a epicon lúcida; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a sistemata; a evolucióloga; a sacerdotisa, filósofa, astrônoma e poetisa sumeriana En’hedu’anna (2285–2250 a.e.c.); a astrônoma grega Aglaonice da Tessália (1100 a.e.c.); a astrônoma germano-britânica Caroline Herschel (1750–1848).
           Hominologia: o Homo sapiens fanaticus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens planetarius; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens cosmicus.


                                         V. Argumentologia

           Exemplologia: interesse extraterrestre eletronótico = aquele expresso por temas pautados no paradigma fisicalista, materialista e mecanicista; interesse extraterrestre esotérico = aquele expresso por temas permeados de simbologia, dogmatismo e ritualismo obscurantista; interesse extraterrestre conscienciológico = aquele expresso por temas pesquisados e analisados sob a ótica do paradigma consciencial.
           Culturologia: a cultura astronômica das civilizações ancestrais; a cultura da pesquisa da Tudologia; a cultura de crenças e crendices anacrônicas; a pluralidade cultural influenciando diversas visões sobre a realidade; a cultura da Autodidaticologia.
           Taxologia. Segundo a Fatuisticologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 13 abordagens ou vieses do interesse extraterrestre:
           01. Astronômico: os calendários astronômicos das civilizações ancestrais; a chuva de meteoro; a passagem de cometa; o eclipse lunar e solar; o movimento dos astros; o buraco negro; o planetarium; o polo astronômico; o asteroide; o exoplaneta; as lunetas astronômicas; o telescópio; os observatórios; o Universo observável; a Astronomia.
           02. Cinematográfico: os filmes de ficção científica; o super-herói; as exposições de personagens extraterrestres épicos; o extraterrestre bélico, invasor e destruidor; a série televisiva; o filme de comédia; o jogo eletrônico; a filmografia pesquisística; a série Cosmos (1980); a Imageticologia.
           03. Conscienciológico: o paradigma consciencial; a cosmoeducação; a Cosmoética; o Universalismo; a holobiodiversidade evolutiva; o paratrânsito consciencial cósmico; a parexpedição; a paratransmigração interplanetária; a flora extraterrestre; a fauna extraterrestre; os Serenões; a Consciex Livre; a Reubexologia; a Extraterrestriologia; a Conscienciologia.
           04. Cosmológico: a estrutura, a expansão, a idade, a origem e a evolução; o futuro do Universo; a Cosmologia.
           05. Esotérico / Religioso: a astrologia; a seita ufológica; a hipótese dos “deuses astronautas” da Ufologia arqueológica; a Ufologia “bíblica”; a religião OVNI; o guru suicida incentivando a dessoma em massa; o santuário extraterrestre; o nomadismo dos grupos de extraterrestriólatras para áreas com relatos de avistamentos de OVNIS; a seita platilista; a Subcerebrologia.
           06. Espacial: a exploração espacial; o artefato espacial; a Estação Espacial Internacional (EEI); o turismo espacial; as viagens à Lua; o foguete; a sonda espacial; o satélite artificial; o evento espacial; as pesquisas em Marte; o astronauta; a Astronáutica; a Cosmonáutica.
           07. Literário: as produções didático-pedagógicas; as histórias infantis; os almanaques; os gibis de super-heróis; o gênero space opera; os livros de aventuras futuristas; a produção literária científica; os artigos científicos; a Revista Galileo; a Revista UFO; os livros ufológicos; a literatura ufológica esotérica; os livros espíritas de temática extraterrestre; a Comunicologia; a Grafologia.
          08. Mercantilista: o interesse empresarial; os comerciais com personagens extraterrestres; os souvenirs; as cidades de turismo ufológico; a construção de monumentos temáticos; os megaeventos; os congressos; os leilões milionários de memorábilia de artefatos espaciais; a Sociologia.
          09. Midiático sensacionalista: as reportagens jornalísticas investigativas; a maquilagem ou manipulação fotográfica; os vídeos na Internet; a manipulação da informação; os fatos exagerados; as manchetes duvidosas; a extraterrestriofobia causada na estreia da obra radiofônica A Guerra dos Mundos (1938); a Anticosmoeticologia; a Midiologia.
          10. Parafenomenológico: as exoprojeções; as percepções de consciex extraterrestre em campo energético; a clarividência viajora de ambientex extraterrestre; a Pré-mãe; a equipex extraterrestre; as parexcursões interplanetárias; a paracomunicabilidade; a Autoparapercepciologia; a Experimentologia; a Parafenomenologia.
          11. Político: a exopolítica; o direito espacial; a política de uso do espaço sideral; os cursos de Exopolítica e Diplomacia galáctica; o acordo de resgate; a convenção de responsabilidade; a convenção de registro; as futuras colônias extraterrestres; o Estado Mundial; a criação em 1959 do Comitê das Nações Unidas para Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS); o Tratado de Proibição Parcial de Ensaios; o Tratado da Lua; o Tratado do Espaço Sideral; a Politicologia.
          12. Ufoarqueológico: os mitos; as lendas, as construções, os artefatos, os geoglifos, as escritas, as mumificações e os conhecimentos tecnológicos atribuídos aos extraterrestres; os achados arqueológicos relacionados a extraterrestres; a Ufoarqueologia.
          13. Ufológico: os objetos voadores não identificados (OVNIs); o museu ufológico; as abduções; as teorias de visitação, observação e interferência de extraterrestres no planeta Terra; a hipótese de experimentos genéticos interespécies; os acobertamentos e as conspirações governamentais; os avistamentos; os agroglifos ou crop circle; a Ufologia.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o interesse extraterrestre indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autoconscientização cosmológica: Cosmovisiologia; Neutro.
          02. Autopensenização cosmovisiológica: Cosmovisiologia; Homeostático.
          03. Cosmoeducação: Cosmocogniciologia; Homeostático.
          04. Cosmonauta: Intrafisicologia; Neutro.
          05. Cotejo Ufologia-Extraterrestriologia: Extraterrestriologia; Neutro.
          06. Diversificação holopensênica: Holopensenologia; Neutro.
          07. Esoterismo: Desviaciologia; Nosográfico.
          08. Extraterrestriofobia: Extraterrestriologia; Nosográfico.
          09. Fatofilia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          10. Gurulatria: Parapatologia; Nosográfico.
          11. Incompatibilidade Ciência / Religião: Holomaturologia; Homeostático.
          12. Interesse: Autodiscernimentologia; Neutro.
          13. Paralegislogia: Paradireitologia; Homeostático.
          14. Pré-Mãe: Interassistenciologia; Homeostático.
          15. Síndrome do estrangeiro: Consciencioterapia; Nosográfico.
    O INTERESSE EXTRATERRESTRE CONSCIENCIOLÓGICO
    PROPÕE A NEOMUNDIVIDÊNCIA E O DESCORTINO DAS
    REALIDADES E PARARREALIDADES EVOLUTIVAS CÓSMICAS AMPLIANDO A INTRACONSCIENCIALIDADE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou algum tipo de interesse pessoal extraterrestre? Qual o impacto dessa análise autocrítica na automundividência?
            Bibliografia Específica:
            1. Balona, Málu; Síndrome do Estrangeiro: O Banzo Consciencial; pref. Waldo Vieira; revisores Ana Bomfim; et al.; 314 p.; 2 partes; 14 caps.; 55 abrevs.; 32 E-mails; 1 entrevista; 28 enus.; 5 escalas; 1 fluxograma; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 1 questionário; 30 tabs.; 20 websites; posf.; 4 musicografias; 5 pinacografias; 110 filmes; 452 refs.; 15 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3a Ed.; rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 51, 53, 187 a 203 e 205.
            2. Bergier, Jacques; Os Extraterrestres na História (Les Extra-Terrestres dans L’Histoire); trad. Luiz Carlos Teixeira de Freitas; 186 p; 10 cap; 21 x 14 cm; Livraria Editora Hermus; São Paulo, SP, 1970; páginas. 7 a 9.
            3. Picolo, Filipe; Extraterrestriologia e Interassistenciologia Cósmica: Uma Abordagem Exploratória; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Edição Comemorativa; Vol. 15; N. 4; 1 E-mail; 31 enus.; 1 microbiografia; 25 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2011; páginas 546 a 566.
            4. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 604 e 609.
            5. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 424, 527 e 590.
            6. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.;
  a 5 Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 360, 388, 800, 808 e 910.
            Webgrafia Específica:
            1. Carbalho, Maria F.; Alerta UFO: Os Melhores Lugares para um Avistamento - Eu quero Acreditar; 1 E-mail; 29 ilus; fevereiro de 2014; disponível em: <https://www.traveler.es/naturaleza/galerias/alerta-ovni-ufo-los-mejores-lugares-para-un-avistamiento/722/image/35247>; acesso em 23.11.18.
            2. Exame; Leilão de Objetos Espaciais alcança US$ 1 Milhão em Vendas; disponível em: <https://
exame.abril.com.br/ciencia/leilao-de-objetos-espaciais-alcanca-us-1-milhao-em-vendas-em-ny/>; acesso em 23.11.18.
            3. Jaggi, Marlene; Seitas Ufológicas: Grupos Messiânicos movidos pela Crença na Vida Extraterrestre arrebanham seguidores Mundo afora. Alguns tiveram Fim Trágico; Out. 2016; disponível em: <https://super.abril.com.br-
/tecnologia/seitas-ufologicas/> ; acesso em 23.11.18.
            4. Jambon, Albert; Ferro da Idade do Bronze: Meteorito ou não? Uma Estratégia Química; Artigo; Jornal de Ciência Arqueológica; Vol. 88, Dezembro de 2017; páginas 47 a 53; disponível em <https://doi.org/10.1016/j.jas.2017.09.008>; acesso em 23.11.18.
            5. Suenaga, Cláudio Tsuyoshi; Seitas Ufológicas: O Perigo está no Ar; Artigo; Revista UFO; Ed. 51; 4 ilus.; Junho de 1997; disponível em: <https://ufo.com.br/artigos/seitas-ufologicas-o-perigo-esta-no-ar.html>; acesso em: 23.11. 18.
                                                                                                                    C. R. B.