A interação essência-acidente é a influência mútua ou ação recíproca entre a essência de órgãos, organismos, corpos, objetos, variáveis, condições e qualidades, e alguma contingência ou acidente interrelacionado e superveniente, a maioria conectada com a consciência.
Você admite a interação apenas temporária entre a própria consciência e o corpo humano? Ou se julga ser o próprio corpo humano?
INTERAÇÃO ESSÊNCIA-ACIDENTE (MENTALSOMATOLOGIA) I. Conformática Definologia. A interação essência-acidente é a influência mútua ou ação recíproca entre a essência de órgãos, organismos, corpos, objetos, variáveis, condições e qualidades, e alguma contingência ou acidente interrelacionado e superveniente, a maioria conectada com a consciência. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. A palavra ação deriva também do idioma Latim, actio, “ação, movimento; feito, obra; negócio; direito de proceder judicialmente, processo, auto; discurso, enredo”; e este de agere, “obrar, agir”. Surgiu no Século XIII. O termo essência, do idioma Latim, essentia, “cerne, elemento nuclear da natureza das coisas”. Apareceu no Século XV. O vocábulo acidente procede também do idioma Latim, accidente, declinação de accidens, “acidente, acontecimento; o que sucede”. Surgiu no Século XIV. Sinonimologia: 1. Interatuação essência-acidente. 2. Interatividade estrutura-detalhe. 3. Intertextualidade âmago-aspecto. 4. Interação consciência-objeto. 5. Ação recíproca. 6. Autoconsciencialidade. Neologia. As 4 expressões compostas interação essência-acidente, interação essência-acidente pessoal, interação essência-acidente grupal e interação essência-acidente coletivo são neologismos técnicos da Mentalsomatologia. Antonimologia: 1. Ação separada da essência. 2. Acontecimento fortuito, em separado, a distância. 3. Ação exterior não relacionada à consciência. 4. Interconsciencialidade. Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos. II. Fatuística Pensenologia: os interpensenes; os ortopensenes; a ortopensenidade. Fatologia: a relação consciência-atributo; a relação ideia-linguagem; a relação intencionalidade-mão; a relação vivência-pesquisa; a relação mensagem-moldura; a relação rotina-imprevisto; a relação regra-exceção; a relação doente-surto; o traumatismo; a operação cirúrgica; a sincronicidade; as teratologias. Parafatologia: a interatividade paracérebro-cérebro; a macro-PK destrutiva; a extrapolação parapsíquica evolutiva. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo no Cosmos. Enumerologia: a anorexia; a anemia; a atonia; a arritmia; a isquemia; a atrofia; a letargia. O conceito indefinido; o constituinte essencial; o elemento essencial; a essência prima; a razão pura; a preposição essencial; a singularidade essencial. Interaciologia: a interação essência-acidente; o interação virtual. Holotecologia: a correlacionoteca; a mentalsomatoteca; a sincronoteca. Interdisciplinologia: a Mentalsomatologia; a Interaciologia; a Genética; a Parapatologia; a Sincronologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin; a consciex; o ser subumano; a planta; a dupla mãe–recém-nascido; as conscins xifópagas. Masculinologia: o cidadão; o mercenário. Femininologia: a cidadã. Hominologia: o Homo sapiens interactivus. V. Argumentologia Exemplologia: interação essência-acidente pessoal = o sinistro com a pessoa isolada; interação essência-acidente grupal = a queda do avião com a dessoma simultânea de todos os 100 passageiros; interação essência-acidente coletivo = a catástrofe do tsunami com milhares de mortos de toda a região. Culturologia: a cultura da vida moderna multifacetada. Tabelologia. No universo da Intrafisicologia, há, por exemplo, na ordem funcional, a tabela de 22 condições interativas, essenciais e acidentais. Tabela – Condições Essenciais e Acidentais Nos Realidades Essenciais Ocorrências Acidentais 01. Essência: consciência em si Acidente: objeto externo 02. Paracérebro: consciex-conscin Cérebro: conscin 03. Consciência I: Energossomatologia Energia consciencial: EC 04. Consciência II: Intrafisicologia Soma: matéria fugaz 05. Ser permanente: consciex Estar temporariamente: conscin 06. Metacentro: concentricidade Periferia: dispersividade 07. Autodiscernimento: égide Capricho: surto regressivo 08. Nível evolutivo: dominado Extrapolação sadia: esporádica 09. Conduta-padrão: básica Conduta-exceção: casualidade 10. Vigília intrafísica: ordinária Sono natural: periódico 11. Condição intrínseca: ínsita Fator superficial: avaria 12. Estrutura natural: pormaior Contingência externa: pormenor 13. Soma I: comum Macrossoma: upgrade 14. Soma II: sadio Lesão: percalço regressivo 15. Cirurgia: rotina Intercorrência: imprevisto 16. Cosmoética: evolutiva Ação anticosmoética: antievolutiva 17. Orgasmo: sexualidade natural Holorgasmo: upgrade sexual Nos Realidades Essenciais Ocorrências Acidentais 18. Lei: regra para todos Privilégio: exceção de poucos 19. Pré-serenão: vulgaridade Ser desperto: singularidade 20. Recin: reciclagem intraconsciencial Invéxis: inversão existencial 21. Maçã: fruta madura Bicho na maçã: particularidade 22. Causa ordinária: comum Efeito extraordinário: raro Pesquisa. Sob a ótica da Experimentologia, na pesquisa do paralelo entre a essência e possíveis acidentes, encontramos, por exemplo, estes 14 fatores mais frequentes, listados na ordem alfabética: acessórios, companhias, contingências, defeitos, desastre, doença, eventualidades, exceção, irregularidade, padrão, permanência, saúde, transitoriedade, upgrades. Taxologia. De acordo com a Mentalsomatologia, na interação essência-acidente, os acidentes podem ser classificados pelas categorias qualitativas, por exemplo, ao modo destes 10 antagonismos, dispostos na ordem alfabética: 01. Absorvidos / Refratados. 02. Atenuantes / Agravantes. 03. Elucidativos / Perturbadores. 04. Evolutivos / Estagnadores. 05. Interfusionais / Mutiladores. 06. Permanentes / Transitórios. 07. Reparáveis / Irreparáveis. 08. Sadios / Patológicos. 09. Separáveis / Inseparáveis. 10. Úteis / Insignificantes. Saudade. Segundo a Psicossomatologia, é paradoxal a conscin lúcida estabelecer interação profunda com a saudade e outros sentimentos incorpóreos ou virtuais, contudo, de fato, a paixão, aparentemente tão abstrata, mata. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes, com temas centrais nosográficos, da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades, evidenciando relação estreita com a interação essência-acidente, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 1. Aberração antifisiológica: Parapatologia. 2. Abuso das energias conscienciais: Energossomatologia. 3. Alucinação: Parapercepciologia. 4. Antissomática: Somatologia. 5. Autassédio: Parapatologia. 6. Riscomania: Parapatologia. 7. Traumatismo: Parapatologia. A INTERAÇÃO DA CONSCIN, LÚCIDA OU INCONSCIENTE, SADIA OU DOENTIA, É POSSÍVEL COM A AUSÊNCIA, A FALTA, A DEFICIÊNCIA, A CARÊNCIA, A PERDA, A SOMBRA, O REFLEXO E ATÉ COM O TRAFAL. Questionologia. Você admite a interação apenas temporária entre a própria consciência e o corpo humano? Ou se julga ser o próprio corpo humano? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 103, 126, 248 e 402. 2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 173 e 226. 3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 206 e 390.