Instantâneo Evolutivo

O instantâneo evolutivo é o ato ou efeito da ação taquipsíquica relampagueante da consciência, em determinados contextos e dimensões existenciais, em função da condição da instantaneidade da dinâmica intraconsciencial.

Você, leitor ou leitora, já percebeu os próprios instantâneos evolutivos?

      INSTANTÂNEO EVOLUTIVO
                                  (INSTANTANEOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O instantâneo evolutivo é o ato ou efeito da ação taquipsíquica relampagueante da consciência, em determinados contextos e dimensões existenciais, em função da condição da instantaneidade da dinâmica intraconsciencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo instantâneo deriva do idioma Latim Medieval, instantaneu, “instantâneo”. Surgiu no Século XVIII. O termo evolutivo procede do idioma Francês, evolutif, de évolution, e este do idioma Latim, evolutio, “ação de percorrer, de desenrolar”. Apareceu em 1873.
          Sinonimologia: 1. Instantâneo paraperceptivo. 2. Manifestação relampagueante. 3. Ação superrápida.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 8 cognatos derivados do vocábulo instantâneo: instantaneizador; instantaneizadora; instantânea; instantaneamente; instantaneidade; Instantaneologia; instantanizar; instante.
          Neologia. As 3 expressões compostas instantâneo evolutivo, instantâneo evolutivo somático e instantâneo evolutivo paraperceptivo são neologismos técnicos da Instantaneologia.
          Antonimologia: 1. Inércia regressiva. 2. Ação lenta. 3. Ato bradipsíquico.
          Estrangeirismologia: o Despertarium; o flash; o insight; o turning point.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da parapercuciência taquipsíquica.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Inexistem instantes iguais.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal das parapercepções avançadas; os taquipensenes; a taquipensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; o ato de pensenizar manifestado simultaneamente como ação dinâmica, comunicativa e de translado; o desenvolvimento das paraperceptibilidades aprofundando a cognição instantânea dos holopensenes das pessoas; a capacidade de mudar instantaneamente o conjunto de regras de pensenizar no momento; a autopensenização atilada ao presente.
          Fatologia: o instantâneo evolutivo; o senso autocrítico instantâneo; o ato em cima do lance; a instantaneidade consciencial; a contração dos músculos do crânio como sendo reação de autodefesa instantânea; o senso crítico instantâneo; a instantaneidade intra e extraconsciencial; as manifestações máximas do taquipsiquismo; a transmissão instantânea, consciência a consciência, da ideia básica em bloco; o taquipsiquismo ou a elaboração intelectiva instantânea; a geração instantânea de neoideia; as automanifestações relampagueantes; a vivência com os cons magnos da hiperacuidade pessoal; a instantaneidade da dinâmica intraconsciencial da consciência; a neutralização possível das influências do cerebelo e da psicomotricidade; a mudança instantânea do megafoco da consciência; a informação instantânea da intuição; a descoberta instantânea da serendipitia; a pensenização, a comunicação e a ação pessoais entrosadas e relampagueantes do princípio consciencial desenvolvido na estrutura das realidades do Cosmos; a inteligência da reparação instantânea da falha ou do erro; o processo da reciclagem instantânea da Impactoterapia; a imersão instantânea na autorreflexão silenciosa; a ação reflexa; o estado de alerta; o presente sendo o único tempo passível de controle pela consciência; a fuga à imaginação sendo tentativa vã de burlar a instantaneidade existencial; o realinhamento súbito da consciência ao momento presente nas adversidades.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional profilático instantâneo; os efeitos instantâneos do EV; a desassim instantânea; a atuação instantânea da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a assistência extrafísica instantânea; a instantaneidade do reforço energético; o arco voltaico craniochacral eliminando instantaneamente os bloqueios energéticos encefálicos; o autencapsulamento energético instantâneo; a descoincidência instantânea no parafenômeno da fuga projetiva; a conquista da instantaneidade paraperceptiva antes da maturidade física; as parapercepções instantâneas do holopensene; as extrapolações parapsíquicas instantâneas promovidas por amparadores extrafísicos de função; os diagnósticos parapsíquicos instantâneos da Consciencioterapia; a higienização holopensênica e o megarrevigoramento consciencial instantâneo pela megaeuforização; o parafenômeno da visão panorâmica instantânea; as autotransfigurações instantâneas do psicossoma; o fato extraordinário de a consciência e as energias conscienciais atuarem além das variáveis do tempo e do espaço; a sintonia holossomática ao fluxo cósmico permitindo desempenhos instantâneos; a autorregeneração imediata; a natureza instantânea da psicosfera pessoal; a autodesassedialidade mantida instante a instante; a taquirritmia consciencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo retilinearidade autopensênica–instantaneidade consciencial; o sinergismo instantaneizador das ações conscienciais convergentes com o fluxo cósmico; o sinergismo atenção-concentração-tranquilidade; o sinergismo aguçamento dos sentidos–atilamento do intelecto–presteza na ação.
          Principiologia: o princípio da instantaneidade da dinâmica intraconsciencial; o princípio existencial da sucessão de instantes irrepetíveis; o princípio da instantaneidade da Parafenomenologia.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) instaurando a incorruptibilidade continuada.
          Tecnologia: as neotecnologias buscando implantar a instantaneidade comunicativa na intrafisicalidade; a técnica da mudança pacífica e instantânea do bloco de automanifestações; a técnica de viver lucidamente em todos os instantes existenciais.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da cosmoconsciência.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: a surpreendência dos efeitos energéticos instantâneos promovidos pela consciex evoluída; o efeito revigorante instantâneo do estado vibracional; o efeito energético instantâneo da autoevocação; o efeito tarístico instantâneo da neoverpon impactante; os efeitos profiláticos da percepção imediata de desconforto holossomático; os efeitos consciencialmente lentificadores da fuga às realidades presentes.
          Ciclologia: a autoprontidão inteligente no ciclo assim-desassim; o ciclo ação-reação instantâneo; a eficácia autevolutiva do ciclo erro-retificação-acerto realizado de imediato.
          Enumerologia: o instante de atenção ou de devaneio; o instante de lucidez ou automatização; o instante de hipervigilância ou relaxe; o instante de ponderação ou ação; o instante de acerto ou erro; o instante produtivo ou inócuo; o instante calculado ou imprevisto.
          Binomiologia: o binômio sensibilidade perceptiva–sensibilidade paraperceptiva.
          Interaciologia: a interação autocontrole-autoconfiança-autoprontidão.
          Crescendologia: o crescendo relampagueante pensar-agir na extrafisicalidade evoluída.
          Trinomiologia: o trinômio agilidade-rapidez-eficiência; o trinômio da autodesperticidade reconhecer-rechaçar-neutralizar de imediato as paraintrusões patológicas; o trinômio aqui-agora-já; a apreciação sensória fugaz do trinômio aroma-saber-textura.
          Polinomiologia: o polinômio vontade-intenção-decisão-ação; a conexão ao presente pelo polinômio perceber a respiração–acalmar as emoções–serenar a mente–aquietar as bioenergias.
          Antagonismologia: o antagonismo bradipsiquismo / taquipsiquismo.
          Politicologia: a democracia pura; a política existencial de considerar cada instante ocasião especial.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada ao aproveitamento máximo de cada instante evolutivo; a derrogação das leis da Física Humana.
          Filiologia: a parapsicofilia; a projeciofilia; a cosmofilia; a priorofilia; a gnosiofilia; a neofilia; a evoluciofilia.
          Mitologia: o mito da criatividade instantânea sem autesforço.
          Holotecologia: a assistencioteca; a parapsicoteca; a conscienciometroteca; a paradoxoteca; a convivioteca; a evolucioteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Instantaneologia; a Autevoluciologia; a Holomaturologia; a Mentalsomatologia; a Priorologia; a Paracomunicologia; a Serenologia; a Cosmoconscienciologia; a Extrafisicologia; a Sociexologia; a Parafatuística; a Parafisiologia; a Paracerebrologia; a Parafenomenologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens repentinus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens cosmoconscientialis; o Homo sapiens evolutivus; o Homo sapiens serenissimus; a Conscientia libera (CL).


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: instantâneo evolutivo somático = a ação relampagueante da consciência empregando predominantemente o soma, os sentidos físicos e os atributos mentais; instantâneo evolutivo paraperceptivo = a ação relampagueante da consciência empregando predominantemente as percepções extrassensoriais.
          Culturologia: a Multiculturologia da Parapercepciologia das Consciências; a cultura da extrafisicalidade avançada; a cultura vivenciada em comunexes evoluídas.
          Taxologia. Sob a ótica da Instantaneologia, eis, por exemplo, na ordem natural, as 3 categorias dos tempos existenciais básicos, ou instantes diversificados, e respectivas características:
          1. Instante passado: o agora revivido; a lembrança; o apego; a mágoa; o ressentimento; o imperdoamento; o arrependimento; a culpa; a saudade; a mimese; a causa do instante atual.
          2. Instante presente: o agora vivido; a realidade; a vida propriamente dita; a atuação; a autodecisão; a recomposição do passado; a transformação do futuro; o instante de colher e de semear.
          3. Instante futuro: o agora imaginado; a projeção mental; a expectativa; a promessa; o medo; a ansiedade; a preocupação; a postergação; a esperança; a resposta ao instante anterior.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o instantâneo evolutivo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autodesassedialidade: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          02. Autoimunidade consciencial: Despertologia; Homeostático.
          03. Autopredisposição extraordinária: Autopensenologia; Homeostático.
          04. Autoprontidão: Recexologia; Homeostático.
          05. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
          06. Chispa discernidora: Interassistenciologia; Homeostático.
          07. Conscienciês: Paracomunicologia; Homeostático.
          08. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
          09. Despertamento parapsíquico precoce: Parapercepciologia; Neutro.
          10. Eclosão criativa: Heuristicologia; Homeostático.
          11. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático.
          12. Instantaneidade consciencial: Instantaneologia; Homeostático.
          13. Megaeuforização: Homeostaticologia; Homeostático.
          14. Status momentosus: Autevoluciologia; Neutro.
          15. Parapsiquismo intelectual: Parapercepciologia; Homeostático.
  OS INSTANTÂNEOS EVOLUTIVOS SE EXPANDEM NA RAZÃO DIRETA DA PROGRESSÃO DO AUTODISCERNIMENTO
 COSMOÉTICO, TEÁTICO, DA CONSCIÊNCIA LÚCIDA, SEJA
  QUANDO CONSCIN OU CONSCIEX, EM TODA DIMENSÃO.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já percebeu os próprios instantâneos evolutivos?
Você consegue promovê-los pela ação da própria vontade?