Instância de Avaliação

A instância de avaliação é o local, instituição ou realidade na qual a conscin ou determinado contexto podem ser avaliados evolutivamente, segundo os princípios da Conscienciologia.

Você, leitor ou leitora, já recorreu a alguma instância de avaliação conscienciológica? Qual? Por qual razão?

      INSTÂNCIA DE AVALIAÇÃO
                              (CONSCIENCIOMETROLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A instância de avaliação é o local, instituição ou realidade na qual a conscin ou determinado contexto podem ser avaliados evolutivamente, segundo os princípios da Conscienciologia.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo instância deriva do idioma Latim, instantia, “proximidade; ação de apertar, de apressar; instar; assiduidade; veemência; solicitação”. Surgiu no Século XIV. O prefixo a provém do idioma Grego, a, “negação; privação”. A palavra valer vem do idioma Latim, valere, “ser forte; valente; vigoroso; ter força; ter crédito; exceder; levar vantagem; ter bom resultado; ser eficaz; valer (com respeito ao dinheiro); ter significação”. Apareceu no Século XII. O vocábulo avaliar surgiu no Século XIV. O termo avaliação apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Instância de avaliação evolutiva. 2. Instância de avaliação conscienciológica.
          Neologia. As duas expressões compostas instância de avaliação consciencial e instância de avaliação institucional são neologismos técnicos da Conscienciometrologia.
          Antonimologia: 1. Instância de avaliação jurídica. 2. Instância de avaliação política.
          Estrangeirismologia: o Autopensenarium; a intelligentsia interdimensional; a awareness; a penetralia mentis; o superior power da consciência; o parabrainpower; a cleverness para evoluir; a open mind; a coniunctio; o strong profile.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da Autoconscienciometrologia.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do equilíbrio consciencial; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; a autopensenização criteriosa.
          Fatologia: a instância de avaliação; a instância de avaliação conscienciológica; a instância avaliativa como sendo o conjunto dos juízos hierarquicamente organizados a fim de conhecer determinado contexto e alcançar a definição cosmoética, prioritária, ideal, para o momento evolutivo; os laboratórios conscienciológicos na condição de instâncias de avaliação consciencial pessoal; o comitê de ajuizamento; o foro decisório; o grupo de especialistas; a perspectiva singularizada sobre a consciencialidade; as diferentes diretrizes, manifestações processuais e valorações; os pareceres congruentes ou divergentes; os pareceres revogáveis ou irrevogáveis; as múltiplas facetas da conscin poliédrica; o incremento do autoconhecimento por intermédio das apreciações de diversas instâncias.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o beneplácito dos amparadores extrafísicos nas avaliações cosmoéticas; a suprema parainstância avaliativa sendo o encontro pós-dessomático com o evoluciólogo.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das unidades de medida da Conscienciometrologia; o sinergismo cosmovisiológico generalismo-especialismo.
          Principiologia: o princípio da descrença; os princípios do paradigma consciencial; o princípio da cobaiagem mútua; o princípio das energias conscienciais denunciarem a realidade intraconsciencial; o princípio da hierarquia cognitiva e vivencial.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) regrando as intervenções autodepurativas; o código grupal de Cosmoética (CGC) instituindo a isenção nos julgamentos conscienciais.
          Teoriologia: a teoria da avaliação da consciência; a teoria da medida consciencial; o modelo evolutivo na teoria do Homo sapiens serenissimus.
          Tecnologia: a teática conscienciológica; as técnicas otimizadoras da autevolução; as técnicas do detalhismo e da exaustividade aplicadas ao exame consciencial; as paratécnicas de medidas conscienciais; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica autoconscienciométrica da conscin-cobaia.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciométrico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
          Efeitologia: os efeitos evolutivos das autorreflexões antes das megadecisões; os efeitos autolibertadores da transparência consciencial; os efeitos autopotencializadores da autoconstatação do próprio nível evolutivo real; os efeitos do compromisso grupal com a evolução de todos.
          Neossinapsologia: as neossinapses autopesquisísticas.
          Ciclologia: o ciclo medição-avaliação-intervenção; o ciclo prevenção-Terapêutica; o ciclo recin intermissiva–recin intrafísica dinamizando a autevolução.
          Enumerologia: a demanda assistencial; o exame acurado; a observação técnica; o raciocínio criterioso; a opinião fundamentada; o parecer consensual; a assessoria evolutiva.
          Binomiologia: o binômio fatos-parafatos embasando as medições conscienciológicas; o binômio autocrítica-autossinceridade fundamentando os autexames conscienciométricos; o binômio autengano-heterocrítica; o binômio minitrafor-megatrafar; o binômio minitalentos-megavícios; o binômio qualidade aparente–defeito disfarçado; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação autodiscernimento-acerto; a interação autotestagens-heterotestagens; a interação avaliações perceptivas–avaliações paraperceptivas.
          Crescendologia: o crescendo evolutivo gradual na precisão autavaliativa.
          Trinomiologia: o trinômio acerto-autenticidade-Justiça; o trinômio trafores-trafarestrafais; o trinômio cognições-habilidades-atitudes; o trinômio volição-intencionalidade-autorreciclabilidade; o trinômio autoconceito-autoimagem-autestima; o trinômio dissecção-detalhamento-exaustividade; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistencialidade; o trinômio retrocognitor–formador de opinião–produtor de conhecimentos; o trinômio megaatributo-megatrafor-megapensene; o trinômio assistencial avaliação-deliberação-orientação.
          Polinomiologia: o polinômio aferimétrico intensidade-frequência-duração-amplitude dos fenômenos conscienciológicos; o polinômio avaliativo obtenção-organização-análise-interpretação dos dados conscienciométricos; o polinômio diagnóstico medição-categorização-comparação-ponderação-determinação.
          Antagonismologia: o antagonismo consciência atratora / consciência refratária; o antagonismo consciência amplificada / consciência reprimida; o antagonismo sábio / tolo; o antagonismo atrator de assediadores / atrator de amparadores; o antagonismo instância avaliativa permanente / instância avaliativa circunstancial; o antagonismo foro particular / foro público.
          Paradoxologia: o paradoxo da consciência curiosa esquivando-se do autoconhecimento.
          Politicologia: a democracia pura; a meritocracia evolutiva indisfarçável. A política grupal de constituição de instâncias da avaliação consciencial cosmoética.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; as leis da análise da personalidade.
           Filiologia: a intelectofilia; a evoluciofilia; a cogniciofilia; a discernimentofilia; a perceptofilia; a comunicofilia; a logicofilia.
           Holotecologia: a pedagogoteca; a cognoteca; a evolucioteca; a parapsicoteca; a pesquisoteca; a consciencioteca; a mentalsomatoteca.
           Interdisciplinologia: a Conscienciometrologia; a Intrafisicologia; a Evoluciologia; a Sociologia; a Politicologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Consciencioterapia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Recexologia; a Invexologia; a Definologia; a Determinologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
           Hominologia: o Homo sapiens conscientiometra; o Homo sapiens autoconscientialis; o Homo sapiens fundator; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens despertus.


                                            V. Argumentologia

           Exemplologia: instância de avaliação consciencial = local, instituição ou realidade na qual a conscin pode ser sopesada evolutivamente, segundo os princípios da Conscienciologia; instância de avaliação institucional = local, instituição ou realidade na qual determinado contexto, pode ser sopesado evolutivamente, segundo os princípios da Conscienciologia.
           Culturologia: a Multiculturologia da Conscienciologia.
           Taxologia. Sob a ótica da Conscienciometrologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 21 instâncias de avaliações conscienciometrológicas, em geral, existentes na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), ou no Bairro Cognópolis, de Foz do Iguaçu, no Paraná:
           01. ACOPLAMENTARIUM: laboratório conscienciológico; CEAEC; avaliação da clarividência; Curso Conscienciológico.
          02. APEX: Associação Internacional da Programação Existencial: avaliação proexogramática; proexograma; autoproéxis; maxiproéxis.
          03. ASSINVÉXIS: Associação Internacional de Inversão Existencial: avaliação da inversão existencial; invexograma.
          04. AVA: Apoio a Voluntários e Alunos; CEAEC.
          05. CEAEC: Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia; avaliação conscienciológica; debates; tertúlias do Tertuliarium.
          06. CIAJUC: Conselho Internacional de Assistência Jurídica à Conscienciologia; avaliação jurídica conscienciológica.
          07. CINEO: Conselho Internacional de Neologia; avaliação de neologismos.
          08. Colégio Invisível da Dessomatologia: avaliação da pré-dessoma.
          09. CONSCIUS: Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial; avaliação conscienciométrica; conscin-cobaia.
          10. Conselho de Epicons: avaliação do epicentrismo consciencial.
          11. Conselho dos 500: Cognópolis; avaliação da Politicologia Democrática.
          12. EDITARES: Associação Internacional; avaliação do livro conscienciológico.
          13. EVOLUCIN: Associação Internacional de Conscienciologia para a Infância; avaliação da educação da criança.
          14. IC: Instituição Conscienciocêntrica; acareação cosmoética.
          15. LONGEVITÀ: a Associação Internacional de Longevidade; a avaliação da quarta idade intrafísica.
          16. OIC: Organização Internacional de Consciencioterapia; avaliação consciencioterápica; evoluciente.
          17. PL (Projetabilidade Lúcida): IIPC; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia; avaliação da autoprojetabilidade consciente.
          18. REAPRENDENTIA: Associação Internacional de Parapedagogia e Reeducação Consciencial; avaliação da erudição.
          19. Revista Conscientia; CEAEC; avaliação do artigo conscienciológico.
          20. UNICIN: União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais; avaliação de IC.
          21. UNIESCON: União Internacional de Escritores da Conscienciologia; avaliação de obra escrita.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a instância de avaliação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
          03. Autevolução: Evoluciologia; Homeostático.
          04. Autocentramento consciencial: Conscienciometrologia; Homeostático.
          05. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
          06. Autossuficiência evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          07. Base da Conscienciologia: Conscienciometrologia; Neutro.
          08. Catalisador: Evoluciologia; Neutro.
          09. Categoria de consciência: Conscienciometrologia; Neutro.
          10. Condição conscienciológica: Evoluciologia; Homeostático.
          11. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
          12. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
          13. Postura conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          14. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
        15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
  A INSTÂNCIA DE AVALIAÇÃO É RECURSO INTERASSISTENCIAL VALIOSO PARA QUEM – CONSCIÊNCIA OU INSTITUIÇÃO – NECESSITA DE ORIENTAÇÃO COSMOÉTICA,
  EVOLUTIVA, PARA O CONTEXTO PRIORITÁRIO CRÍTICO.
        Questionologia. Você, leitor ou leitora, já recorreu a alguma instância de avaliação conscienciológica? Qual? Por qual razão?