A indisciplina é a falta de observância, constância e firmeza em relação a normas, preceitos e obrigações característica da conscin vulgar, deseducada, desorganizada e sem comedimento na vida dia a dia.
A indisciplina, de algum modo, ainda afeta você, leitor ou leitora?
INDISCIPLINA
(PARAPATOLOGIA)
I. Conformática
Definologia. A indisciplina é a falta de observância, constância e firmeza em relação a normas, preceitos e obrigações característica da conscin vulgar, deseducada, desorganizada e sem comedimento na vida dia a dia.
Tematologia. Tema central nosográfico.
Etimologia. O termo indisciplina procede do idioma Latim, indisciplina, “falta de instrução; ausência de disciplina”. Surgiu no Século XVII.
Sinonimologia: 01. Indisciplinação. 02. Antidisciplina. 03. Desorganização. 04. Antiorganização. 05. Anomia. 06. Anarquia. 07. Deseducação; desordem. 08. Desarrumação; descumprimento. 09. Rebeldia. 10. Caos; desgoverno; ilegalidade.
Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 40 cognatos derivados do vocábulo disciplina: autodisciplina; autoindisciplina; codisciplinaridade; disciplinação; disciplinada; disciplina-de-freira; disciplinado; disciplinador; disciplinadora; disciplinamento; disciplinante; disciplinar; disciplinaridade; disciplinatório; disciplinável; disciplinofilia; disciplinofobia; Disciplinologia; heterodisciplina; indisciplina; indisciplinabilidade; indisciplinar; indisciplinoso; interdisciplinar; interdisciplinaridade; Interdisciplinologia; monodisciplinar; monodisciplinaridade; multidisciplinar; multidisciplinaridade; Multidisciplinologia; neodisciplina; pluridisciplinar; pluridisciplinaridade; subdisciplina; subdisciplinar; transdisciplinar; transdisciplinaridade; Transdisciplinologia; tridisciplinar.
Neologia. As 3 expressões compostas indisciplina grosseira, indisciplina superficial e indisciplina parapsíquica são neologismos técnicos da Parapatologia.
Antonimologia: 01. Disciplina; disciplinação. 02. Disciplinologia. 03. Organização; Organizaciologia. 04. Adestramento; educação; ordem; ordenação; polidez. 05. Método; Metodologia; regulamento. 06. Sistemática. 07. Arrumação; cumprimento. 08. Equilíbrio. 09. Acerto; legalidade; lei. 10. Harmonia; Harmoniologia.
Estrangeirismologia: o hollow profile.
Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Holomaturologia.
Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Indisciplina é autorretrocesso.
II. Fatuística
Pensenologia: o holopensene pessoal da autodesorganização; os patopensenes; a patopensenidade; a indisciplina autopensênica.
Fatologia: a indisciplina; a indisciplina pessoal; a indisciplina somática; a indisciplina emocional; a indisciplina intelectual; a indisciplina social; a indisciplina profissional; a indisciplina crônica; a indisciplina institucional; a indisciplina escolar; a indisciplina no trânsito; a desorganização; a autodesorganização; a existência desordenada; a vida indisciplinada; o amadorismo existencial; a falta de liderança; o relaxamento dos hábitos; a vida pessoal desestruturada; a deseducação da conscin apedeuta; a impontualidade; a falsa liberdade; a descortesia; a irresponsabilidade; a fuga aos compromissos; o desmandamento; os atos infracionais; os destemperos; as áreas de tensão social; a baderna; o desgoverno; o cheque estourado; o sujismundismo; o acriticismo; o mau senso; o perdularismo; a antianálise; a ectopia existencial; a entropia estabanada; as rotinas inúteis; o parêntese patológico; as crises de excentricidade; a falha de educação; a falta de Higiene Consciencial; a irreflexão milenar; a irracionalidade íntima; as medidas socioeducativas; a objeção de consciência; a desobediência civil; a inversão existencial; a autorreciclagem existencial; o autodidatismo multidisciplinar; a autorreciclagem intraconsciencial.
Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático.
III. Detalhismo
Principiologia: a negação do princípio da autoridade; o princípio filosófico do anarquismo.
Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
Teoriologia: a teoria política do autodesenvolvimento emancipado da tutela governamental; a teoria do megafoco profissional; a teoria e vivência da Teaticologia.
Tecnologia: a técnica da autorganização consciencial; a técnica do tenepessismo; a técnica de mais 1 ano de vida; a técnica dos 10 dias de isolamento; a técnica da priorização do mais relevante; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da invéxis.
Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Proéxis; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Paraeducação.
Enumerologia: o autodesregramento; a autocomplacência; a autodisplicência; a autoindisciplina; a autodespriorização; o autassédio; a antiproexologia.
Binomiologia: o binômio indisciplina da mente–indisciplina do corpo; o binômio vontade fraca–vida indisciplinada.
Interaciologia: a interação estímulo-resposta; a interação nociva autodisplicência-antissegurança; a interação Patologia-Parapatologia; a interação libertária câmara de reflexão–dinâmica operativa.
Trinomiologia: o trinômio patológico promiscuidade-libertinagem-licenciosidade; o trinômio Filosofia-Politicologia-Sociologia; o trinômio autodidático Conformática-Poliglotismo-Multidisciplinaridade.
Antagonismologia: o antagonismo autodisciplina / autoindisciplina; o antagonismo preguiça / organização; o antagonismo essencial / supérfluo; o antagonismo disciplina da Ciência / indisciplina da Arte; o antagonismo disciplina mental do computador / indisciplina mental da Internet; o antagonismo ordem-progresso / indisciplina-retrocesso; o antagonismo harmonia / entropia; o antagonismo maria-vai-com-as-outras / rebelde sem causa; o antagonismo omissão superavitária / omissão deficitária; o antagonismo fraternismo / hedonismo.
Politicologia: a assediocracia.
Legislogia: a lei do menor esforço.
Fobiologia: a disciplinofobia.
Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da mediocrização; a síndrome da insegurança; a síndrome da borboleta; a síndrome do deficit de atenção; a síndrome da ansiedade; a síndrome da alteração do humor; a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
Maniologia: a riscomania.
Holotecologia: a idiotismoteca; a patopensenoteca; a psicossomatoteca; a metodoteca; a atencioteca; a prioroteca; a proexoteca.
Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Nosografia; a Holomaturologia; a Evoluciologia; a Autopesquisologia; a Autocoerenciologia; a Autocriteriologia; a Autopriorologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia.
IV. Perfilologia
Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a isca humana inconsciente.
Masculinologia: o compassageiro evolutivo; o pré-serenão vulgar; o evoluciente; o desô; o bedel; o cerra-fila; o atlóteta.
Femininologia: a compassageira evolutiva; a pré-serenona vulgar; a evoluciente; a desô.
Hominologia: o Homo reptilianus; o Homo sapiens indisciplinatus; o Homo sapiens inordinatus; o Homo sapiens desaequilibratus; o Homo sapiens consreu; o Homo sapiens maniacus; o Homo sapiens abusor; o Homo sapiens anxiosus.
V. Argumentologia
Exemplologia: indisciplina grosseira = a da conscin toxicômana; indisciplina superficial
= a da conscin apedeuta; indisciplina parapsíquica = a da vítima dos acidentes de percurso cronicificados, em cadeia.
Culturologia: a cultura da desordem.
VI. Acabativa
Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a indisciplina, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
01. Acrasia: Experimentologia; Nosográfico.
02. Anomia: Intrafisicologia; Nosográfico.
03. Antifisiologia humana: Parafisiologia; Nosográfico.
04. Antissomática: Somatologia; Nosográfico.
05. Autocorrupção: Parapatologia; Nosográfico.
06. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
07. Autopostura viciada: Etologia; Nosográfico.
08. Interrelações interdisciplinares: Mentalsomatologia; Homeostático.
09. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
10. Técnica do bloco tridisciplinar: Parapedagogiologia; Neutro.
A INDISCIPLINA PESSOAL SOLAPA TODOS OS ESFORÇOS E DESEMPENHOS EVOLUTIVOS DA CONSCIN, SEJA
HOMEM OU MULHER, EM QUALQUER IDADE FÍSICA,
LOCAL DE EXPERIÊNCIA OU FORMAÇÃO CULTURAL.
Questionologia. A indisciplina, de algum modo, ainda afeta você, leitor ou leitora?
Quais recursos criativos aplica você no aumento e na manutenção da autorganização evolutiva?