Inclusão Parassocial

A inclusão parassocial é a ação, atitude, conduta, postura, comportamento, técnica ou meio interassistencial capaz de incluir a consciência extrafísica reurbanizada, predisposta à renovação, no fluxo da dinamização autevolutiva desencadeado pela reurbex.

Você, leitor ou leitora, já vivencia a realidade da inclusão parassocial?

      INCLUSÃO PARASSOCIAL
                                   (PARASSOCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A inclusão parassocial é a ação, atitude, conduta, postura, comportamento, técnica ou meio interassistencial capaz de incluir a consciência extrafísica reurbanizada, predisposta à renovação, no fluxo da dinamização autevolutiva desencadeado pela reurbex.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra inclusão vem do idioma Latim, inclusio, “encerramento; prisão”, e esta de includere, “encerrar; meter; fechar; fazer parar; rodear; cercar; incluir; limitar; terminar”. Apareceu no Século XVII. O elemento de composição para provém do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O vocábulo social procede do idioma Latim, socialis, “relativo aos aliados; de aliado; feito para sociedade; social; sociável; nupcial; conjugal”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Inclusão da consciência reurbanizada. 2. Acolhimento parapsíquico reurbanizatório. 3. Assistência parassocial. 4. Integração consciencial evolutiva.
          Neologia. As 3 expressões compostas inclusão parassocial, inclusão parassocial recompositiva e inclusão parassocial policármica são neologismos técnicos da Parassociologia.
          Antonimologia: 1. Exclusão parassocial. 2. Segregação consciencial. 3. Etnofobia. 4. Apriorismose parassocial.
          Estrangeirismologia: a inclusão da persona non grata; a inclusão parassocial do clochard; o parti-pris conviviológico; o combate ao bullying escolar; a inclusão de consciências com handicaps específicos; a máxima vive la différence aplicada à valorização da diversidade consciencial; a substituição gradativa do melting pot pela paraaculturação; o estudo cuidadoso do approach facilitador da inclusão parassocial; o background do Curso Intermissivo (CI) na condição de facilitador para a inclusão parassocial; o follow up da reinserção parassocial dos recém-incluídos.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade parassociológica.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Reurbex: reeducação inclusiva.
          Coloquiologia: a inclusão parassocial do bode expiatório; a inclusão parassocial da ovelha negra; a eliminação das panelinhas.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da inclusão parassocial; o holopensene da Parassociologia; o holopensene da reeducação consciencial; o holopensene da ressocialização evolutiva; os sociopensenes; a sociopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a autopensenização interassistencial.
          Fatologia: a inclusão social; a inclusão do iletrado; a inclusão do infradotado; a inclusão dos refugiados; a inclusão dos exilados; a inclusão dos repatriados; a inclusão dos deportados; a inclusão do Portador de Necessidades Especiais (PNE); a inclusão do retomador de tarefa; a inclusão do intermissivista inadaptado; a inclusão do dessomante; a inclusão do ressomante; a inclusão do superdotado; a roda dos excluídos; os guetos; os clãs; as minorias; as comunidades em estado de vulnerabilidade social; a discriminação; a segregação; o preconceito; o apriorismo; o racismo; a distopia social refletindo o caos e a exclusão sociais e desencadeando as reciclagens existenciais forçadas; a diversidade cultural; as desigualdades sociais; a responsabilidade social; o tirocínio social básico; a reeducação social; o bom-tom no trato social; os grupos sociais de convívio; o pertencimento a grupo social; a evitação da restrição do convívio apenas aos grupos de referência, ou grupos de pares; a evitação das relações sociais ociosas; a substituição das imagens de classe pela escala evolutiva das consciências; a autoconsciência comunitária; as estruturas de papéis na condição de mecanismos funcionais para a inclusão parassocial de consréus ressomadas; o ato de enxergar, na convivência com as consréus ressomadas, oportunidades de recomposição evolutiva; a reeducação de detentos; a acessibilidade; os projetos de inclusão digital para populações de baixa renda da Rede de Informações para o Terceiro Setor (RITS); a disseminação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); a Língua Gestual Portuguesa (LGP); as redes solidárias; as redes sociais; a Rede de Tecnologia Social (RTS); as Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão Social (CAIS); o Comitê Executivo do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR); o serviço de Apoio a Voluntários e Alunos (AVA); o Holociclo; a Holoteca; o Tertuliarium; as tertúlias conscienciológicas; a transmissão online das tertúlias conscienciológicas; o Conselho de Epicons; a UNICIN; a Cognópolis; o Conselho dos 500; a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); a autoinclusão na microminoria da frente progressiva evolutiva.
          Parafatologia: a inclusão parassocial; a inclusão da consréu; a inclusão do transmigrado; o apedeutismo energossomático; a ignorância parapsíquica; a dificuldade pós-dessomática; a recepção pós-dessomática; o comitê de pararrecepção; o serviço de encaminhamento da consciência dessomada; a admissão de consciexes nos Cursos Intermissivos; a parapsicoteca; a parexcursão interplanetária; o tirocínio parassocial básico; a inclusão do recém-chegado ao novo patamar evolutivo; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a paradiscriminação de consciexes atuando aos moldes de projeção lúcida vexaminosa; o destravamento do autoparapsiquismo; a projetabilidade lúcida; as vivências extrafísicas; a abordagem bioenergética; as 40 manobras com as energias conscienciais (ECs); a iscagem lúcida; os insights advindos do amparador extrafísico; o encapsulamento parapsíquico assistencial; o resgate extrafísico; a desassedialidade inclusiva; a desassim; a ação de realinhamento evolutivo; a superação das interprisões grupocármicas; a paraidentidade social; a neoidentidade evolutiva; a identidade extra; a inteligência evolutiva (IE) vivenciada; a responsabilidade parassocial do intermissivista; o programa\s Parassociais do IIPC; os alunos extrafísicos não detectados; os paratestemunhos; a força presencial acolhedora do tenepessista; o pertencimento parassocial a alguma comunex; as parassociedades extrafísicas; as comunexes de transição; a ressocialização evolutiva; a projeção consciente reurbanizadora; a assistência extrafísica instantânea; a tenepes; a ofiex; a inclusão do parapsiquismo interassistencial na consecução da maxiproéxis grupal; a comunex Interlúdio; a Comunidade Conscienciológica Cosmoética Extrafísica (CCCE); a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a Sociex; as reurbexes.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo interconsciencial; o sinergismo empatia-compreensão; o sinergismo inclusão parassocial diuturna–ampliação dos trabalhos interassistenciais tenepessológicos; o sinergismo amparador-assistente.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio da reciprocidade; o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da empatia evolutiva; o princípio da convivialidade sadia; o princípio da interassistencialidade; o princípio da evolução consciencial em grupo.
          Codigologia: o código pessoal de conduta; os códigos sociais de conduta; a qualidade do código pessoal de Cosmoética (CPC) definindo a abrangência da inclusão parassocial; os códigos grupais de Cosmoética (CGCs) das Instituições Conscienciocêntricas (ICs), promotores da inclusão parassocial de intermissivistas e não-intermissivistas nos cursos de Conscienciologia.
          Teoriologia: a teoria da inclusão social; a teoria da socialização; a teoria das dificuldades recíprocas; a teoria dos Cursos Intermissivos; a teoria da paraaculturação; a teoria das reurbexes; a teoria da ressocialização evolutiva.
          Tecnologia: a técnica da sociabilidade cosmoética; a técnica interassistencial da acareação cosmoética; a técnica da projetabilidade lúcida (PL); a técnica da desassedialidade direta; a técnica da observação participante parapsíquica; a técnica do detalhismo nas abordagens extrafísicas; a tecnópole evoluída da Paratecnologia – Cognópolis, na condição de fulcro de assistencialidade avançada para as consréus ressomadas.
          Voluntariologia: a rede de voluntariado taconístico; a rede de voluntariado tarístico; o voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas; o laboratório conscienciológico da grupalidade; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da sinalética energética; o laboratório conscienciológico do EV; o laboratório conscienciológico das retrocognições.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoética; o Colégio Invisível da Dessomatologia; o Colégio Invisível da Extraterrestriologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível dos Sociólogos.
          Efeitologia: o efeito do conservantismo impedindo a inclusão parassocial; o efeito ricochete das recomposições grupocármicas acertadas; o efeito halo da interassistencialidade vivenciada; os efeitos intrafísicos das reurbanizações extrafísicas.
          Neossinapsologia: a assistência diligente aos dramas de consciência do assistido gerando neossinapses para-humanitárias no assistente.
          Ciclologia: o ciclo da recomposição grupocármica; o ciclo da libertação grupocármica; o ciclo de reeducação autodidática das condutas pessoais nos grupos evolutivos; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
          Enumerologia: a reeducação inclusiva; a reeducação compensatória; a reeducação participativa; a reeducação diversificante; a reeducação igualitária; a reeducação democrática; a reeducação para-humanística; a reeducação parapsíquica.
          Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio extroversão-interlocução; o binômio conscin-consciex; o binômio parapsiquismo interassistencial–inclusão parassocial; o binômio Socin-Sociex; o binômio reurbex-reurbin; o binômio reeducação-ressocialização.
          Interaciologia: a interação atos sociais–atos parassociais; a interação amparador-amparando; a interação Humanidade–Para-Humanidade.
          Crescendologia: o crescendo inclusão social–inclusão parassocial; o crescendo tenepes-ofiex; o crescendo autoparapercepciologia ideal–megafenomenologia na desperticidade.
          Trinomiologia: o trinômio empatia-inclusão-assistência; o trinômio convivência-aprendizagem-reciclagem; o trinômio bioenergética-parassociabilidade-evolutividade; o trinômio Cosmoética–autoconsciência interassistencial–desenvolvimento parapsíquico; o trinômio discernimento–senso para-humanitário–tares; o trinômio troposfera–paratroposfera–comunidades extrafísicas evoluídas; o trinômio reurbanização-reeducação-ressocialização.
          Polinomiologia: o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento.
          Antagonismologia: o antagonismo inclusão / exclusão; o antagonismo altruísmo / egoísmo; o antagonismo cordialidade / hostilidade; o antagonismo relação transformadora / interprisão grupocármica; o antagonismo inclusão parassocial / opressão social; o antagonismo fusão social / segregação social; o antagonismo intencionalidade inclusiva / intencionalidade excludente.
          Paradoxologia: o paradoxo da vivência da inclusão parassocial implicar em maior seletividade no convívio social; o paradoxo da inclusão das consciências reurbanizadas por meio das transmigrações interplanetárias.
          Politicologia: a conscienciocracia; a assistenciocracia; a cosmocracia; a cosmoeticocracia; a proexocracia; a projeciocracia; a democracia direta.
          Legislogia: a lei de diretrizes e bases (LDB) brasileira; as leis para a inclusão dos deficientes; as leis para a igualdade de direitos; a lei de ação e reação; a lei da interdependência consciencial; a lei da interassistencialidade; a lei da inseparabilidade grupocármica.
          Filiologia: a xenofilia; a conscienciofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a parassociofilia; a parapsicofilia; a assistenciofilia.
          Fobiologia: a aclofobia; a sociofobia; a conviviofobia; a xenofobia; a homofobia; a etnofobia; a projeciofobia.
          Sindromologia: a síndrome da exclusão; a evitação da síndrome da apriorismose no convívio interconsciencial; o acolhimento do portador da síndrome do estrangeiro; as dificuldades de inclusão social da conscin com a síndrome de abstinência da baratrosfera; a síndrome sociogênica coletiva; a autexclusão proexológica do intermissivista inadaptado, vítima da síndrome da subestimação; a autexclusão social da vítima da síndrome do ostracismo (SO).
          Mitologia: o mito infantil da religião includente e universalista; o mito patológico da raça superior.
          Holotecologia: a consciencioteca; a convivioteca; a socioteca; a assistencioteca; a pedagogoteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Parassociologia; a Sociologia; a Sociometria; a Extrafisicologia; a Paradireitologia; a Consciencioterapia; a Interconscienciologia; a Interassistenciologia; a Reeducaciologia; a Ofiexologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu transmigrada; a consréu ressomada; a consbel; a conscin baratrosférica; o satélite de assediador; as consciexes-órfãs dos megassediadores; a conscin eletronótica; a conscin subcognitiva; a conscin lúcida; a consciência atratora; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o megassediador; o guia amaurótico; o acompanhante parapsíquico; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o intermissivista; o proexista; o proexólogo; o assistente parassocial; o reeducador parassocial; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o paraetologista; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o parecerista do Paradireito; o inclusivista; o evoluciólogo; o Serenão.
          Femininologia: a megassediadora; a guia amaurótica; a acompanhante parapsíquica; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a intermissivista; a proexista; a proexóloga; a assistente parassocial; a reeducadora parassocial; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a paraetologista; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a parecerista do Paradireito; a inclusivista; a evolucióloga; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens reurbanisatus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens interdimensionalis; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens serenissimus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: inclusão parassocial recompositiva = o acolhimento interassistencial tenepessista às antigas vítimas da roda dos excluídos; inclusão parassocial policármica = o acolhimento interassistencial ofiexista às consciências transmigradas.
          Culturologia: a evitação da cultura da pobreza; a cultura da inclusão parassocial interassistencial; a cultura da inclusão do parapsiquismo lúcido interassistencial na cotidianidade.
          Exclusões. Segundo a Parapatologia, eis, em ordem alfabética, 5 exemplos de exclusões sociais e parassociais, baratrosféricas e antiassistenciais:
          1. Exclusão etnocêntrica: o Holocausto promovido pelos nazistas, durante a II Guerra Mundial, especificamente no período entre 1939 e 1945, com o assassinato de milhões de pessoas.
          2. Exclusão geográfica: a construção de muros isoladores de populações vizinhas. São exemplos o muro de 700 quilômetros construído por Israel na Cisjordânia, cortando serviços básicos necessários à comunidade palestina (Ano-base: 2011); o muro do México ou muro do Império, construído pelo governo estadunidense, na fronteira dos Estados Unidos com o México, para impedir a entrada de imigrantes – mais de 2.000 pessoas morreram ao tentar atravessar a fronteira entre os dois países, no período entre 1994 e 2004; o antigo muro de Berlim, construído pela extinta República Democrática Alemã, durante a Guerra Fria, para dividir, política, social e financeiramente, a cidade de Berlim ao meio, entre 1961 e 1989.
          3. Exclusão racial: a política do Apartheid, sistema de separação social rígido e opressivo, vigente na África do Sul, desde o início do Século XX, até 1994, quando ocorreram as primeiras eleições nacionais multirraciais.
          4. Exclusão religiosa: as expedições militares sanguinárias (Cruzadas) realizada pela Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), entre os Séculos XI e XIII, com o objetivo de conquistar mais territórios, mais poder e ampliar o patrimônio clerical a qualquer custo.
          5. Exclusão socioeconômica: o rígido sistema social de castas ainda vigente na Índia (Ano-base 2011), segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1 bilhão de habitantes de acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), no qual as pessoas ressomam sem possibilidade de mudança social.
          Diretrizes. Eis, 4 diretrizes, citadas em ordem cronológica, elaboradas e divulgadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Século XX, com o objetivo de subsidiar e orientar as políticas de inclusão social:
          1. Declaração Universal dos Direitos do Homem: documento para promoção dos direitos e liberdades individuais, notadamente através do ensino e da educação (1948).
          2. Declaração Universal dos Direitos da Criança: declaração exaltando o respeito aos direitos à liberdade, ao estudo, ao ato de brincar e ao convívio social das crianças (1959).
          3. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: declaração enfatizando a necessidade da satisfação das necessidades básicas de aprendizagem (1990).
          4. Declaração da Salamanca: documento apresentando princípios, políticas e práticas para a equalização de oportunidades para pessoas portadoras de deficiências (1994).
          Decreto. A ONU decretou 1981 o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), considerando os portadores de necessidades especiais merecedores dos mesmos direitos dos outros cidadãos.
          Inclusões. Segundo a Sociologia, eis, na ordem alfabética, 7 exemplos de inclusões sociais, potencializadoras da teática da interassistencialidade:
          1. Inclusão cultural: o livre acesso à cultura; as bibliotecas públicas; a acessibilidade aos livros incentivando o desenvolvimento da leitura e permitindo a ampliação do mundo pessoal.
          2. Inclusão digital: a alfabetização digital; o Comitê para Democratização da Informática (CDI); o Observatório Nacional de Inclusão Digital (ONID); o programa de inclusão digital, Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC); a disseminação dos softwares livres.
          3. Inclusão dos gerontes: os grupos e instituições de apoio e cuidado às pessoas da terceira e quarta idades; as aulas de ginástica grupais; as atividades sociais reintegradoras.
          4. Inclusão dos homossexuais: a conquista da união homossexual legalizada; os direitos sociais adquiridos.
          5. Inclusão dos portadores de deficiências: o Movimento Apaeano (rede das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEs); a facilitação do acesso à educação para os portadores de deficiências.
          6. Inclusão escolar: a escola inclusiva; as atividades do contraturno; as atividades extracurriculares organizadas pelas Organizações Não Governamentais (ONGs); as atividades gratuitas.
          7. Inclusão profissional: as novas oportunidades de trabalho; a inclusão do jovem no mercado de trabalho; a autoinclusão da conscin empreendedora.
          Reurbexes. Conforme as pesquisas da Conscienciologia, eis 5 exemplos, em ordem alfabética, de inclusões parassociais, atinentes aos trabalhos de interassistência das reurbanizações extrafísicas:
          1. Autorado: a inclusão parassocial desencadeada e sustentada a partir do autorado holocármico.
          2. Conscienciometria: a abertura de caminhos autocognitivos através da auto e heteranálises conscienciométricas; o exemplo interassistencial da conscin-cobaia cosmoética.
          3. Consciencioterapia: as desamarrações conscienciais sadias alcançadas a partir da aplicação das técnicas consciencioterápicas pelo evoluciente.
          4. Docência conscienciológica itinerante: a disponibilização da informação autevolutiva de ponta (verpons); o auxílio na recuperação de cons; o desassédio tarístico.
          5. Tenepessismo: a abertura gradativa da conta-corrente holocármica através da qualificação perseverante e diária da tenepes.
          Ressocialização. No contexto da inclusão parassocial, a aplicação das Paratecnologias da Reeducaciologia constitui meio ímpar para a ressocialização evolutiva, ao apresentar, com lógica e racionalidade, às consciências interessadas, novas possibilidades cosmoéticas para a recomposição e o soerguimento evolutivamente produtivos.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a inclusão parassocial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acolhimento assistencial extrafísico: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          02. Ato social: Sociologia; Neutro.
          03. Autexclusão cosmoética: Cosmoeticologia; Nosográfico.
          04. Autexemplificação: Cosmoeticologia; Neutro.
          05. Desbarbarização da Humanidade: Reeducaciologia; Homeostático.
          06. Distopia social: Sociologia; Nosográfico.
          07. Hiperacuidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          08. Ilegalidade segregada: Sociologia; Nosográfico.
          09. Imiscigenação: Parassociologia; Nosográfico.
          10. Papel social: Sociologia; Neutro.
          11. Paraetologia: Parassociologia; Neutro.
             12.  Paratarefa do amparador: Amparologia; Homeostático.
             13.  Reeducação social: Reeducaciologia; Homeostático.
             14.  Relação transformadora: Conviviologia; Homeostático.
             15.  Transmigraciologia Extrafísica: Extrafisicologia; Neutro. A VIVÊNCIA DA INCLUSÃO PARASSOCIAL EXPANDE A INTERASSISTENCIALIDADE DO INTERMISSIVISTA, ATRAVÉS
 DA TENEPES E DA PROJEÇÃO LÚCIDA, NO ÂMBITO DAS
  REURBEXES E DA PARARRESSOCIALIZAÇÃO EVOLUTIVA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivencia a realidade da inclusão parassocial?
Já desencadeou reciclagens intraconscienciais pessoais a partir das autorreflexões sobre os desafios quanto à reeducação evolutiva das consciências reurbanizadas?
             Filmografia Específica:
             1. Nenhum a Menos. Título Original: Yi Ge Dou Bu Neng Shao (chinês); Not One Less (inglês). País: China. Data: 1999. Duração: 100 min. Gênero: Drama. Idade (censura): livre. Idioma: Cantonês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; & Português (em DVD). Direção: Zhang Yimou. Elenco: Wei Minzhi; Zhang Huike Tian; Zhenda Gao; Enman Sun; Zhimei Feng Yuying; Li Fanfan; Zhang Yichang; Xu Zhanqing & Liu Hanzhi. Companhia: Columbia Tristar. Outros Dados: Vencedor do prêmio Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1999. Sinopse: As dificuldades encontradas pela menina de 13 anos quando tem de substituir o professor ausente devido à viagem para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota a não deixar nenhum aluno abandonar a escola enquanto estiver ausente. Quando 1 garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre a partida dele do vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos do professor, ela vai atrás do aluno.
             2. Campo dos Sonhos. Título Original: Field of Dreams. País: Estados Unidos. Data: 1989. Duração: 106 min. Gênero: Drama. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês & Português (em DVD). Direção: Phil Alden Robinson. Elenco: Kevin Costner; Amy Madigan; Gaby Hoffman; & Ray Liotta. Produção: Charles Gordon e Lawrence Gordon. Fotografia: John Lindley. Música: James Horner. Figurino: Linda M. Bass. Direção de Arte: Leslie McDonald. Roteiro: Phil Alden Robinson, baseado em livro de W.P. Kinsella. Edição: Ian Crafford. Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic. Estúdio: Gordon Company. Companhia: Universal Pictures. Sinopse: O fazendeiro de Iowa, Ray Kinsella (Kevin Costner), ouve a seguinte frase: “se você construir, ele virá”. No início, Ray pensou ser apenas imaginação, pois a esposa, Annie (Amy Madigan), não ouviu nada e a filha deles, Karin (Gaby Hoffman), também nada escutou. Além disto, a voz não explicava a qual construção e quem viria em razão disto. Ray tem algumas visões e entende tratar-se de 1 campo de baseball, fazendo “Shoeless” Joe Jackson (Ray Liotta) voltar a jogar. Porém, Joe não jogava há mais de 50 anos, porque em 1920, juntamente com outros 7 jogadores, foi acusado de entregar o campeonato e impedido de jogar para sempre. Joe nem estava vivo e, mesmo sabendo do prejuízo causado pela construção do campo de baseball na plantação de milho, deixando-o em delicada posição financeira, Ray resolve acatar o pedido da voz. Os resultados desta decisão jamais poderiam ser imaginados por eles.
             Bibliografia Específica:
             1. Balona, Málu; Síndrome do Estrangeiro; pref. Waldo Vieira; revisores Ana Bonfim; et al.; 330 p.; 14 caps.; 13 abrevs.; 1 entrevista; 20 enus.; 5 esquemas; 93 filmografias; 6 ilus.; 4 musicografias; 30 painéis; 5 pinacografias; 42 siglas; 30 tabs.; 12 websites; 380 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 73 a 96.
             2. Corazza, Sandra Mara; História da Infância sem Fim; Coleção Fronteiras da Educação; pref. Rosa Maria Bueno Fischer; 390 p.; 12 caps.; 3 seções; 61 citações; 29 enus.; 1 microbiografia; 1 resumo; 241 refs.; 21 x 14 cm; enc.; Editora Unijuí; Ijuí, RS; 2000; páginas 60 a 114.
             3. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 24 caps.; 33 enus.; 5 filmografias; 1 foto; 1 microbiografia; 5 seções; 202 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 21 x 14 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 21 a 28.
             4. Johnson, Allan G.; Dicionário de Sociologia – Guia Prático da Linguagem Sociológica (The Blackwell Dictionary of Sociology); trad. Ruy Jugmann; 300 p.; 82 ilus.; 106 microbiografias; glos. 781 termos; 1.036 refs.; 1 apênd;. alf.; 21 x 14 cm; enc.; Jorge Zahar Editor; Rio de Janeiro, RJ; 1997; páginas 118, 121, 168, 190 e 212.
             5. Luz, Marcelo da; Onde a Religião termina?; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo; & Valana Ferreira; 486 p.; 17 caps.; 5 seções; 12 documentários e minisséries; 33 enus.; 22 filmografias; 1 foto; 79 infografias; 1 microbiografia; 571 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 21 x 14 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 50 a 70 e 357 a 372.
           6. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 40 ilus.; 7 índices; 3 infografias; 102 sinopses; 25 tabs.; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 35 a 38, 235 a 270, 405 a 420, 491 a 498 e 1.117 a 1.119.
           7. Winner, Ellen; Crianças Superdotadas – Mitos e Realidades (Gifted Children: Myths and Realities); trad. Sandra Costa; 290 p.; 11 caps.; 5 citações; 18 enus.; 46 ilus.; 713 refs.; alf.; 25 x 18 cm; enc.; Artmed; Porto Alegre, RS; 1998; páginas 165 a 185.
           Webgrafia Específica:
           1. RITS – Rede de Informações para o Terceiro Setor; disponível em: <http://www.rits.org.br>; acesso em: 08.05.11.
           2. RTS – Rede de Tecnologia Social; disponível em: <http://www.rts.org.br>; acesso em: 08.05.11.
           3. Inclusão Social; revista eletrônica do IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao>; acesso em: 10.05.11.
           4. Franco, Rogério V.B.A.; et al.; Cartilha do Programa GESAC (Programa de Inclusão Digital do Governo Federal); 28 p.; 2ª Ed.; Ministério das Comunicações; Brasília, DF; 2010; disponível em: <http://www.gesac.gov.br>; acesso em: 10.05.11.
                                                                                                                      A. L. D.