O imigrante cognopolita é a conscin, homem ou mulher, vinda do exterior, com moradia fixa e estabelecida na Cognópolis-Foz, ou Cidade do Conhecimento, Estado do Paraná, Brasil, empenhando-se na realização das reciclagens intraconscienciais (recins) e das interassistências reconciliatórias do passado, contribuindo com eficácia para a consecução da proéxis pessoal e grupal.
Você, leitor ou leitora, na condição de imigrante, reconhece a importância do acolhimento ao recém chegado de outros países? E com o comprometimento assistencial?
IMIGRANTE COGNOPOLITA (DECIDOLOGIA) I. Conformática Definologia. O imigrante cognopolita é a conscin, homem ou mulher, vinda do exterior, com moradia fixa e estabelecida na Cognópolis-Foz, ou Cidade do Conhecimento, Estado do Paraná, Brasil, empenhando-se na realização das reciclagens intraconscienciais (recins) e das interassistências reconciliatórias do passado, contribuindo com eficácia para a consecução da proéxis pessoal e grupal. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo imigrante vem do idioma Latim, immigrans, “que imigra”. Apareceu no Século XIX. O primeiro elemento de composição cogn deriva do idioma Indoeuropeu, gno, “conhecer”. O segundo elemento de composição politana provém do idioma Grego, pólis, “cidade; a cidade por excelência; a parte alta da cidade; reunião de cidadãos; Estado livre; democracia”. Sinonimologia: 1. Cognopolita imigrado. 2. Imigrante domiciliado na Cognópolis-Foz. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 12 cognatos derivados do vocábulo imigrante: imigração; imigracionismo; imigracionista; imigrada; imigrado; imigrador; imigradora; imigrantismo; imigrantista; imigrar; imigratória; imigratório. Neologia. As 3 expressões compostas imigrante cognopolita, imigrante cognopolita com autonomia financeira e imigrante cognopolita sem autonomia financeira são neologismos técnicos da Decidologia. Antonimologia: 1. Emigrante. 2. Brasileiro residente na Cognópolis. Estrangeirismologia: o full time interassistencial; o meeting point cognopolita aconchegante; a friendship; o desenvolvimento da open mind assistenciológica; o principium em outro país; o background do imigrante; o leitmotiv das interações multiculturais; os workshops sobre imigração; a open mind. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente de autodiscernimento quanto às prioridades evolutivas da consciência. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Imigrar é difícil. Todos somos iguais. Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – Sê tolerante porque não tens certeza de nada. Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjetividade (Fernando Pessoa, 1888–1935). Proverbiologia. Eis 3 provérbios contributivos à compreensão do assunto: – Muita fome e desemprego assolam ao imigrante. Todos somos cidadãos do mundo. A globalização rompe fronteiras. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Conviviologia; os holopensenes de acolhida aos diferentes povos vindos do exterior; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; o modo de pensenizar dos imigrantes; o holopensene pessoal do respeito aos imigrantes; a reestruturação pensênica. Fatologia: a imigração dos intermissivistas; a imigração amparada; a mudança para o polo maxiproexológico; a autoconfiança; a decisão pensada; a comunicação assertiva; a convergência na realização da autoproéxis; a nova língua a aprender; a profilaxia contra a ilegalidade inesperada; o olhar para novas soluções; o novo país; as diferenças alimentares; as diferenças sociais; as novas reciclagens pessoais; as dificuldades interconscienciais pelas diferenças de valores, hábitos e idioma; as questões legais na busca do emprego; o planejamento do imigrante minimizando os futuros percalços; a reserva de dinheiro para sobrevivência; a saudade sentida pelo imigrante da vida deixada para trás; o sentimento de não pertencimento; a falta de recursos gerando dificuldades na vida de imigrante; o enfrentamento das questões relacionadas à saúde no país de chegada; a perda de comunicação com familiares; a exaustão; a insegurança; a desproteção; o enfrentamento dos preconceitos contra o estrangeiro; as autorreciclagens necessárias ao imigrante cognopolita; o mérito evolutivo de juntar-se aos intermissivistas; a autoinserção voluntária na maxiproéxis grupal; o mundo de novas possibilidades; o Tertuliarium; a defesa de verbetes; as Dinâmicas Parapsíquicas preparando o participante para o desenvolvimento do parapsiquismo lúcido; a docência permitindo transferir o aprendido; a consulta de dicionários; as enciclopédias; os recortes de jornais e revistas; o Holociclo; os ambientes de estudo e pesquisa; as novas amizades; as novas ocupações; o modus vivendi de recomposição grupocármica; os aportes recebidos pelos imigrantes; as conquistas provienentes das reciclagens; o aumento da lucidez gerando despertamento da consciência; a geração inicial de imigrantes; a escolha vital; o reconhecimento de a Cognópolis estar dentre os melhores lugares para a autevolução; a fixação no local mais chamativo, sendo a alternativa ideal; as reflexões, as autavaliações; a imigração potencializando a autevolução. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o energossoma propiciando a percepção da integração entre as dimensões intrafísica e extrafísica; as sincronicidades ajudando o imigrante a integrar-se na Cognópolis. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo entre paravivências e vivências. Principiologia: o princípio cosmoético de acolhimento aplicado aos imigrantes; o princípio da interassistencialidade; o princípio grupal de juntos se ir mais longe; o princípio da responsabilidade relacionado às questões humanitárias; o princípio “ninguém evolui sozinho”. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC), incluindo a cláusula de assistência ao estrangeiro. Teoriologia: a teoria da igualdade do direito à evolução; a teoria do valor da atual existência. Tecnologia: a técnica do perdão; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da reconciliação. Voluntariologia: o voluntário interassistencial; a escuta qualificada necessária ao voluntariado das Instituições Conscienciocêntricas (ICs). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico de Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico de Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível de Infocomunicologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia. Efeitologia: o efeito espelho; o efeito das reciclagens; o efeito da abertura mental; o efeito de ajudar e permitir ser ajudado. Neossinapsologia: as neossinapses oriundas das mudanças intraconscienciais; as neossinapses geradas pelos neodesafios; as neossinapses geradas a partir da inspiração do amparador extrafísico. Ciclologia: o ciclo refletir-decidir-mudar; o ciclo entender-questionar-fazer; o ciclo planejamento-construção-consecução proéxica; o ciclo evolutivo aprender-ensinar-reaprender. Enumerologia: as reflexões essenciais; as novas situações; as opções certas; os autenfrentamentos; as escolhas; a decisão ortopensênica; os novos desafios. Binomiologia: o binômio país acolhedor–país de origem; o binômio cultura nova–cultura própria; o binômio admiração-discordância; o binômio História Pessoal–História Coletiva; o binômio neoaprendizados-neoexperiências; o binômio educação-respeito. Interaciologia: a interação abertismo-fechadismo; a interação harmônica entre as diferenças culturais; a interação diálogo-empatia; a interação comunicação assertiva–comunicação de contato; a interação entre nações; a interação mundial em benefício de todos; a interação universal; a interação cósmica. Crescendologia: o crescendo mudanças planejadas–mudanças realizadas; o crescendo das informações pertinentes sobre o novo país; o crescendo tomada de decisão–efetivação das resoluções. Trinomiologia: o trinômio informação-reflexão-decisão; o trinômio abertismo-integração-evolução; o trinômio compreensão-amizade-afetividade. Polinomiologia: o polinômio conhecimento-aceitação-resolução-recomposição. Antagonismologia: o antagonismo cultura europeia / cultura latinoamericana; o antagonismo bem-estar / malestar. Paradoxologia: o paradoxo de antecipar as escolhas, em função das evidências serem positivas. Politicologia: a cosmoeticocracia; a conviviocracia. Legislogia: as leis de convivialidade; a lei do maior esforço na sustentação da convivialidade internacional sadia; a lei de empatia. Filiologia: a conviviofilia; a lucidofilia; a sociofilia. Fobiologia: a neofobia; a fobia de sair do país de origem; a fobia de viajar ao novo país, desconhecendo a língua; as atitudes xenofóbicas. Sindromologia: a síndrome geral de adaptação; a síndrome da insegurança. Maniologia: a mania de julgar sem conhecer; a superação da mania de viver siderado no próprio umbigo. Mitologia: os mitos preconceituando o diferente; os mitos demonizando a fraternidade para com os imigrantes. Holotecologia: a comunicoteca; a convivioteca; a geopoliticoteca; a gregarioteca; a socioteca; a proexoteca; a volicioteca; a mentalsomatoteca. Interdisciplinologia: a Decidologia; a Experimentologia; a Conviviologia; a Intercompreensiologia; a Grupocarmologia; a Comunicologia; a Autorrecexologia; a Reciclologia; a Etologia; a Adaptaciologia; a Manutenciologia; a Confrontologia; a Retrocogniciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin imigrante lúcida; a conscin interassistencial; a conscin corajosa; o ser desperto; a conscin compreensiva; a conscin culta; a conscin poliglota; a conscin energizadora. Masculinologia: o imigrante cognopolita; o intermissivista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o escritor; o proexista; o pesquisador; o intelectual; o tertuliano; o teletertuliano; o voluntário; o tenepessista; o verbetógrafo. Femininologia: a imigrante cognopolita; a intermissivista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a escritora; a proexista; a pesquisadora; a intelectual; a tertuliana; a teletertuliana; a voluntária; o tenepessista; a verbetógrafa. Hominologia: o Homo sapiens cognopolita; o Homo sapiens desassediator; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens sapiens; o Homo sapiens humanus; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens cosmicus. V. Argumentologia Exemplologia: imigrante cognopolita com autonomia financeira = aquele liberto de problemas econômicos, livre para investir na autevolução; imigrante cognopolita sem autonomia financeira = aquele necessitando trabalhar, visando à sustentação econômica dos autodesempenhos evolutivos. Culturologia: as diferenças culturais; a cultura da reflexão; a cultura da reciclogenia; a cultura da assistência universal; a cultura da gratidão; a cultura de massa. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o imigrante cognopolita, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático. 02. Cognopolita: Intrafisicologia; Homeostático. 03. Compassageiro evolutivo: Evoluciologia; Neutro. 04. Dupla cidadania funcional: Autexperimentologia; Neutro. 05. Holopensene midiático: Holopensenologia; Neutro. 06. Idiossincrasia cultural: Multiculturologia; Neutro. 07. Inteligência conviviológica: Conviviologia; Homeostático. 08. Intercâmbio profissional internacional: Profissionalismologia; Neutro. 09. Movimentação migratória: Sociologia; Neutro. 10. Neocidadania proexológica: Proexologia; Homeostático. 11. Paraprocedência: Extrafisicologia; Neutro. 12. Pseudofraternidade: Interprisiologia; Nosográfico. 13. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático. 14. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático. 15. Voluntário da Conscienciologia: Assistenciologia; Homeostático. O IMIGRANTE COGNOPOLITA, HOMEM OU MULHER, TEM A RESPONSABILIDADE DE ASSISTIR, ACOLHER, INFORMAR, SER FRATERNO E AUTOCONSCIENTE QUANTO AOS COMPROMISSOS ADQUIRIDOS ANTES DE RESSOMAR. Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de imigrante, reconhece a importância do acolhimento ao recém chegado de outros países? E com o comprometimento assistencial? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 218. M. M. L.