Grupocarmograma

O grupocarmograma é o mapa qualiquantitativo das relações interconscienciais intra e extrafísicas, de determinada personalidade, formado por símbolos, elaborado pela conscin lúcida, homem ou mulher, considerando o paradigma consciencial, com a finalidade de auto ou heterodiagnosticar o curso grupocármico (autoconscientização grupocármica) e assumir a responsabilidade interassistencial teática perante os grupos de convivência (Liderologia Interassistencial).

Você, leitor ou leitora, já elaborou algum tipo de grupocarmograma?

      GRUPOCARMOGRAMA
                              (GRUPOCARMOMETROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O grupocarmograma é o mapa qualiquantitativo das relações interconscienciais intra e extrafísicas, de determinada personalidade, formado por símbolos, elaborado pela conscin lúcida, homem ou mulher, considerando o paradigma consciencial, com a finalidade de auto ou heterodiagnosticar o curso grupocármico (autoconscientização grupocármica) e assumir a responsabilidade interassistencial teática perante os grupos de convivência (Liderologia Interassistencial).
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo grupo provém do idioma Italiano, gruppo, “nó; conjunto; reunião”, derivado do idioma Germânico, kruppa, equivalente ao idioma Frâncico, kruppa, “massa arredondada”. Apareceu no Século XVIII. A palavra carma procede do idioma Sânscrito, karma-a, “ação; efeito; fato”. Surgiu no Século XVII. O elemento de composição grama é proveniente do idioma Grego, grámma, “caráter de escrita; sinal gravado; letra; texto; inscrição; registro; lista; documento; livro; tratado; Ciência; cultura; instrução; nota de música; algarismo; acento gráfico; figura da Matemática”.
          Sinonimologia: 1. Parassociograma. 2. Mapa paraconviviológico. 3. Conviviograma.
          Neologia. A palavra grupocarmograma e as 4 expressões compostas grupocarmograma consecutivo, grupocarmograma histórico, grupocarmograma literário e grupocarmograma pessoal são neologismos técnicos da Grupocarmometrologia.
          Antonimologia: 1. Grupocarmograma retrocognitivo. 2. Sociograma. 3. Mnemograma. 4. Conscienciograma.
          Estrangeirismologia: o top 10; o esprit de corps; a teamwork; a dramatis personae; a friendship; o fidus achates; o rapport multimilenar entre as conscins.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da convivialidade evolutiva.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Grupocarmalidade: destinos entrelaçados.
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, relativas ao tema:
          1. “Grupocarmas. O conceito de grupocarma implica os diferentes grupos de atuação nos quais a consciência integrou. Vale analisar o grupocarma familiar, profissional, ideológico, social, dentre tantos outros. O grupocarma, evolutivamente considerado, mais sério e atuante é o da família consciencial da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI)”.
          2. “Grupocarmalidade. A maioria dos cognopolitas ainda está com o foco pessoal assentado no grupocarma”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da grupocarmalidade lúcida; o holopensene da reconciliação; o holopensene da interassistência; os grupopensenes; a grupopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; o holopensene pessoal da Conviviologia Evolutiva.
          Fatologia: o grupocarmograma; o grupocarmograma enquanto fotografia grupal; a proposta de mudança terminológica de parassociograma para grupocarmograma (Data-base: 04.06.2016); as amizades; os contatos sociais; o átomo social; o círculo de relações; o inventário de todos os grupos os quais a conscin já participou na vida; a visualização dos relacionamentos malparados no tempo; a oportunidade de transmutar memória afetiva nosográfica em sadia; o ato de passar a limpo todas as relações interconscienciais da vida atual; as casuísticas interassistenciais dos cursos ministrados; as mágoas da vida atual dificultando as retrocognições sadias; a cosmovisão da complexidade dinâmica das interrelações grupais no universo do paradigma consciencial (autoconscientização grupocarmológica); a motivação em desempenhar o papel de liderança interassistencial nos grupos de convívio (Liderologia Interassistencial), constituindo-se em qualificação para a liderança durante a próxima intermissão (Pré-Intermissiologia); a formação de agentes reurbexológicos minimizadores de conflitos interconscienciais; a importância do Livro de Credores Grupocármicos (LCG); o estudo das características da família nuclear; a avaliação dos autodesempenhos no próprio palco existencial; a atenção com a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); a autoconscientização sobre cada pessoa do convívio social ser banco de dados evolutivos disponível; o nível das amizades pessoais representando o próprio nível evolutivo; os papéis desempenhados na ribalta da vida; os vários tipos de grupocarmograma; a legenda grupocarmogramática; o caráter lúdico da elaboração do grupocarmograma; a eleição de determinada personalidade como sendo estrela ou figura central para estudo grupocármico; a exigência mnemônica de nomes-histórias-curiosidades na aula de exposição do grupocarmograma de personalidade consecutiva, histórica ou literária; a aula do grupocarmograma de determinada personalidade sendo equivalente à biografia da mesma analisada sob o ângulo da sociabilidade; as pontoações do grupocarmograma; as aulas de grupocarmograma de personalidade consecutiva no I, II e III Fórum Internacional de Seriexologia (Ano-base: 2013, 2014 e 2016); a mesa da Grupocarmometrologia nos cursos de Identificação da Retrossenha Pessoal; o grupocarmograma servindo de material de apoio para o curso Imersão Laboratorial Autorretrocognitiva (parceria Associação Internacional de Pesquisas Seriexológicas e Holobiográficas (CONSECUTIVUS) / Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); o desafio do Projeto 1100 (marco da reurbex) ou a expansão do grupocarmograma de Émile Littré até o ano 1100, por meio do estudo das hipóteses de personalidades consecutivas da família consciencial (CCCI)
lançado pelo professor Waldo Vieira na véspera do I Fórum Internacional de Seriexologia (Database: 20-22.09.2013).
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as evocações de consciexes geradas pela elaboração do grupocarmograma; o incremento de energia na parapsicosfera pessoal pela presença de consciexes sadias relacionadas ao grupocarmograma estudado; a evocação de conscins parentes no momento da oficina ou do curso sobre grupocarmograma gerando parassincronicidades; os insights gerados pelos amparadores extrafísicos na elaboração do grupocarmograma; o ato de levar o autogrupocarmograma ou o grupocarmograma de personalidade consecutiva, histórica ou literária para a tenepes; o ato de bancar a responsabilidade interassistencial pelos grupos de convívio atuais e do passado; as recomposições grupocármicas ocasionadas pelo grupocarmograma; o curso Acoplamentarium temático favorecendo recomposições grupocármicas.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo grupocarmograma-tenepes; o sinergismo retrocognição–Pré-Intermissiologia; o sinergismo técnica do grupocarmograma–técnica da pontoação.
         Principiologia: o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio da descrença (PD) aplicado no estudo grupocarmométrico de personalidade consecutiva, histórica e literária.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC), incluindo cláusula de responsabilidade interassistencial pelos grupos de convívio.
         Teoriologia: a teoria da reurbex.
         Tecnologia: o grupocarmograma na condição de técnica de autoqualificação interassistencial do tenepessista; a aproximação personalidade-líder–personalidade excluída como técnica interassistencial e terapêutica de inclusão social.
         Voluntariologia: o voluntariado na CONSECUTIVUS; o voluntariado na Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ).
           Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico de Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium.
           Colegiologia: o Colégio Invisível da Grupocarmologia.
           Efeitologia: o efeito interassistencial na elaboração do grupocarmograma; o efeito motivacional para a assunção da liderança interassistencial grupal.
           Neossinapsologia: as neossinapses geradas na elaboração do grupocarmograma, a partir da visualização da representação gráfica das relações interconscienciais.
           Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) da atividade.
           Enumerologia: o grupocarmograma pessoal; o grupocarmograma familiar; o grupocarmograma escolar; o grupocarmograma universitário; o grupocarmograma profissional; o grupocarmograma social; o grupocarmograma conscienciológico.
           Binomiologia: o binômio personalidade-grupo; o binômio autodefesa energética–maturidade emocional; o binômio didático apostila-oficina do grupocarmograma; o binômio qualidade-quantidade das relações interconscienciais visualizadas no grupocarmograma; o binômio papéis sociais–auto-imagem; o binômio qualidade socioemocional–quantidade de vínculos sociais; o binômio (papel social) bem desenvolvido–mal desenvolvido.
           Interaciologia: a interação papéis-grupos; a interação grupo familiar–hologiografia pessoal; a interação grupo escolar–holobiografia pessoal; a interação grupo profissional–holobiografia pessoal; a interação grupo evolutivo–holobiografia pessoal; a interação megatrafor familiar–megatrafar familiar–megatrafor pessoal–megatrafar pessoal; a interação ancestralidade–holobiografia pessoal.
           Crescendologia: o crescendo sociograma-grupocarmograma; o crescendo grupocarmograma–grupocarmograma retrocognitivo; o crescendo aula-oficina-curso de Grupocarmograma; o crescendo amizade comum–amizade raríssima; o crescendo top 10–amizade raríssima; o crescendo amizade intermissiva–amizade intrafísica; o crescendo desafeto-afeto.
           Trinomiologia: o trinômio das amizades pets–amigos intrafísicos–amigos extrafísicos; o trinômio hipotético personalidade consecutiva–membro de equipin–membro de equipex.
           Polinomiologia: o polinômio egocarma-duplocarma-grupocarma-policarma; o polinômio grupopensene monárquico–grupopensene belicista–grupopensene religioso–grupopensene artístico–grupopensene científico; o polinômio família nuclear–família escolar–família profissional–família consciencial; o polinômio de tipos de personalidades grupocarmogramáticas líderes-preferidos-incongruentes-isolados.
           Antagonismologia: o antagonismo relações estáveis / relações instáveis; o antagonismo relações constantes / relações fugazes; o antagonismo atração interconsciencial / rechaço interconsciencial; o antagonismo atração unilateral / atração mútua; o antagonismo rechaço unilateral / rechaço mútuo; o antagonismo atração por dominação interconsciencial (nosográfica)
/ atração por ascendência evolutiva (homeostática); o antagonismo indiferença unilateral / indiferença mútua.
           Paradoxologia: o paradoxo de quanto mais a consciência caminhar evolutivamente à frente exigir retornar assistencialmente aos vínculos passadológicos.
           Politicologia: a seriexocracia; a cosmoeticocracia; a conviviocracia; a evoluciocracia.
           Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do carma; a lei do eterno retorno.
           Filiologia: a autopesquisofilia; a conscienciofilia; a conviviofilia; a grupofilia; a sociofilia; a evoluciofilia; a neofilia.
           Fobiologia: a seriexofobia; a familiofobia; a sociofobia.
           Mitologia: a eliminação dos mitos pessoais quanto ao próprio passado.
           Holotecologia: a seriexoteca; a retrocognoteca; a socioteca; a convivioteca; a elencoteca; a parapsicoteca; a experimentoteca.
           Interdisciplinologia: a Grupocarmometrologia; a Grupocarmogramologia; a Grupocarmologia; a Sociometria; a Seriexologia; a Retrocogniciologia; a Holocarmologia; a Maxiproexologia; a Conviviologia; a Vinculologia; a Interassistenciologia.


                                           IV. Perfilologia

         Elencologia: a paraparentela; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a família nuclear; o grupo interprisional; a prole; a família consciencial; os grupos de convivência intrafísica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin liberta e libertária.
         Masculinologia: o pai; o devedor cármico; o credor cármico; os cúmplices de destino; os colegas profissionais; os colegas do lazer; o pré-serenão vulgar; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o intermissivista; o voluntário; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o seriexólogo; o seriexômetra; o holobiógrafo; o epicon lúcido; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o parapercepciologista; o pesquisador; o tenepessista; o ofiexista; o evoluciólogo; o psiquiatra Jacob Levy Moreno (1889–1974), propositor da Sociometria e do Sociograma.
         Femininologia: a mãe; a devedora cármica; a credora cármica; as cúmplices de destino; as colegas profissionais; as colegas do lazer; a pré-serenona vulgar; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a intermissivista; a voluntária; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a seriexóloga; a seriexômetra; a holobiógrafa; a epicon lúcida; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a parapercepciologista; a pesquisadora; a tenepessista; a ofiexista; a evolucióloga.
         Hominologia: o Homo sapiens grupocarmicus; o Homo sapiens retrocognitor; o Homo sapiens responsabilis; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens holomaturologus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

         Exemplologia: grupocarmograma consecutivo = o mapa qualiquantitativo das relações interconscienciais intra e extrafísicas de determinada hipótese de personalidade consecutiva, elaborado por pesquisador seriexológico, homem ou mulher; grupocarmograma histórico = o mapa qualiquantitativo das relações interconscienciais intra e extrafísicas de determinada personalidade histórica como hipótese de ter participado do grupo de convívio deste personagem, elaborado por pesquisador seriexológico, homem ou mulher; grupocarmograma literário = o mapa qualiquantitativo das relações interconscienciais intra e extrafísicas de determinada personalidade-chave escolhida de romance, elaborado por pesquisador seriexológico, homem ou mulher; grupocarmograma pessoal = o mapa qualiquantitativo das relações interconscienciais intra e extrafísicas da própria conscin interessada, elaborado por pesquisador seriexológico, homem ou mulher.
         Culturologia: a cultura da autoconscientização grupocármica; a cultura da autoconscientização seriexológica; a cultura do autenfrentamento lúcido.
         Histórico. Considerando a Para-Historiografia, eis, em ordem cronológica, 24 atividades desenvolvidas no âmbito dos estudos do grupocarmograma e da grupocarmometria:
         01. Aula Parassociograma do livro Cristo Espera por Ti, no Curso Heterocrítica de Obra Útil, de 12 a 14.10.2007, realizado pelo CEAEC.
         02. Aula Parassociograma do livro Cristo Espera por Ti, no Curso Heterocrítica de Obra Útil, de 19 a 21.09.2008, realizado pelo CEAEC.
         03. Aula Autobiografia Parassociométrica, no curso Parassemiologia, módulo 3, em 21 e 22.06.2008, realizado pelo CEAEC.
          04. Aulas do Módulo sobre Parassociometria, no curso Definição da Especialidade Pessoal, módulo 2, em 27 e 28.06.2009, realizado pelo CEAEC.
          05. Aula Parassociograma, no curso Biografologia, em 10.08.2013, promovido pela Associação Internacional de Programação Existencial (APEX).
          06. Workshop do Parassociograma da Dinâmica Parapsíquica da Seriexologia, em 28.08.2013, no CEAEC.
          07. Aula Parassociograma de Émile Littré, no I Fórum Internacional de Seriexologia, de 20 a 22.09.2013, no Discernimentum, Foz do Iguaçu, PR.
          08. Oficina do Parassociograma, em 23 e 24.09.2013, no CEAEC.
          09. Aula Sinergismo Parassociograma-Tenepes, no IX Forum da Tenepes & VI Encontro Internacional de Tenepessistas, em 25.12.2013, promovido pelo CEAEC.
          10. Oficina Parassociograma e Tenepes, no IX Forum da Tenepes & VI Encontro Internacional de Tenepessistas, de 23 a 25.12.2013, promovido pelo CEAEC.
          11. 1a Reunião da Equipe Técnica dos Parassociogramaticistas / 3 a Reunião da Pré-IC da Personalidade Consecutiva (Seriexologia), em 27.12.2013, na APEX.
          12. Publicação do artigo Sinergismo Parassociograma-Tenepes, na Revista Conscientia, Julho-Setembro de 2013.
          13. Oficina do Parassociograma, em15.03.2014, em Natal, RN.
          14. Oficina do Parassociograma, em 17.04.2014, no Discernimentum, Foz do Iguaçu, PR.
          15. Aula Parassociometria de Emily Hobhouse, no II Fórum Internacional de Seriexologia, de 26 a 28.09.2014, no Discernimentum, Foz do Iguaçu, PR.
          16. Palestra O que é e Para que serve o Parassociograma?, em 02.07.2015, na sede da CONSECUTIVUS, no Discernimentum, Foz do Iguaçu, PR.
          17. Imersão Teática no Parassociograma, em 04 e 05.07.2015, no Hotel Mabu Interludium, Foz do Iguaçu, PR.
          18. Aula Parassociograma de Marie Corelli, no III Fórum Internacional de Seriexologia, de 22 a 24.04.2016, no Hotel Mabu Interludium, Foz do Iguaçu, PR.
          19. Palestra Online Parassociograma Retrocognitivo, em 04.06.2016.
          20. Palestra Parassociograma Retrocognitivo, em 09.06.2016, na CONSECUTIVUS, no Discernimentum, Foz do Iguaçu, PR.
          21. Curso Parassociograma Retrocognitivo, em 11 e 12.06.2016, no Hotel Mabu Interludium, Foz do Iguaçu, PR.
          22. Tertúlia Matinal Parassociograma, em 10.07.2016, no Tertuliarium, no CEAEC.
          23. Curso Grupocarmograma Retrocognitivo, em 07 e 08.01.2017, na CONSECUTIVUS, no Discernimentum, Foz do Iguaçu, PR.
          24. Assessoria em Grupocarmometria, desde 2017, na CONSECUTIVUS, no Discernimentum, Foz do Iguaçu, PR
          Estudos. Sob a ótica da Holobiografologia, a grupocarmometria e o grupocarmograma vêm sendo aplicados em relação ao estudo dos grupos de determinada hipótese de personalidade consecutiva ou de personalidade histórica (no sentido do passado para o presente) e dos grupos desta vida da conscin pesquisadora interessada em levantar hipóteses acerca das vidas passadas (no sentido do presente para o passado: Grupocarmograma Retrocognitivo).
          Procedimentos. Conforme a Metodologia, eis, em ordem funcional, 5 procedimentos práticos para elaboração do grupocarmograma de personalidade consecutiva, histórica ou literária:
          1. Levantamento de dados e leitura: estudar de biografias e a história da época da personalidade; sinalizar no livro o nome de todas as personalidades citadas, procurando compreender a qualidade do vínculo entre elas.
          2. Elaboração do grupocarmograma: escrever à mão, em papel, a partir da legenda grupocarmogramática; ficar atento aos insights; preparar apresentação visual em software com finalidade didática.
           3. Elaboração do texto: organizar o texto de acordo com critério ou cronológico ou dos grupos de convívio. Inserir os nomes presentes no grupocarmograma no texto, com as respectivas microbiografias (nome completo; data de nascimento e morte; qualidade do vínculo com a personalidade-estrela e outras personalidades; profissão/ocupação). Texto intercalado com parágrafos do contexto histórico, político e social.
           4. Análise grupocarmométrica: realizar intercruzamento dos dados levantandos, conforme as variáveis, afetos, desafetos, curso grupocármico e outras.
           5. Pontoações: elaborar as pontoações grupocarmogramáticas ou as estatísticas das relações interconscienciais, tanto quantitativa quanto qualitativamente.
           Legenda. Sob o prisma da Simbologia, a legenda do grupocarmograma é composta de conjunto de figuras geométricas, representando a variedade de conscins, consciexes e pré-humanos, e setas, simbolizando em cores diferentes, a qualidade da interrelação, podendo ser de atração, de rechaço ou de indiferença, ou ainda, caracterizada por ser unilateral ou mútua.


                                                      VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o grupocarmograma, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
           02. Amizade intermissivista: Conviviologia; Homeostático.
           03. Amortização evolutiva: Grupocarmologia; Homeostático.
           04. Autenfrentamento holobiográfico: Seriexologia; Homeostático.
           05. Companhia eletiva: Conviviologia; Neutro.
           06. Consciência grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
           07. Círculo de relações: Conviviologia; Neutro.
           08. Evoluciólogo: Evoluciologia; Homeostático.
           09. Família consanguínea: Evoluciologia; Neutro.
           10. Família consciencial: Paraconviviologia; Homeostático.
           11. Grupopensene: Materpensenologia; Neutro.
           12. Holobiografia pessoal: Holobiografologia; Neutro.
           13. Sinergismo retrocognição–Pré-Intermissiologia: Holocarmologia; Homeostático.
           14. Personalidade consecutiva: Seriexologia; Neutro.
           15. Técnica da pontoação: Enumerologia; Neutro.
      O GRUPOCARMOGRAMA É INSTRUMENTO VALIOSO,
  NESTA ERA DA REURBANIZAÇÃO EXTRAFÍSICA, POSSIBILITANDO O AUTENFRENTAMENTO LÚCIDO E CRIANDO
   OPORTUNIDADES DE RECOMPOSIÇÃO GRUPOCÁRMICA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já elaborou algum tipo de grupocarmograma?
Quais benefícios auferiu?
           Bibliografia Específica:
           1. Ferraro, Cristiane; Sinergismo Parassociograma-Tenepes: Técnica de Autoqualificação Assistencial; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 17; N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia; 2 enus.; 5 notas; 13 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2013; páginas 451 a 464.
           2. Paludeto, Leonardo; Parassociometria: A Comunidade e seus Agentes; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 10; N. 4; 8 enus.; 1 gráf.; 15 refs.; Foz do Iguacu, PR; Outubro-Dezembro, 2006; páginas 317 a 324.
           3. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 434 abrevs.; glos. 241 termos; 40 ilus.; 7 índices; 7.653 refs.; 102 sinopses; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguacu, PR; 2003, páginas 405 a 407.
           4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 769.
           5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 202.
           6. Williams, Antony; Temas Proibidos: Ações Estratégicas para Grupos; 212 p.; 14 caps.; 5 enus.; 95 refs.; 21 x 14 cm; br.; Ágora; São Paulo, SP; 1998; páginas 157 e 158.
                                                                                                                    C. F.