Gratidão Verbetográfica

A gratidão verbetográfica é o sentimento de reconhecimento do valor, benefício, importância e auxílio recebido pelo(a) verbetógrafo(a) na escrita e defesa de neoverbete, vivenciando o estado gratulatório através da condição de coautor da Enciclopédia da Conscienciologia fixadora das bases do autorrevezamento multiexistencial na maxiproéxis grupal dos intermissivistas da Conscienciologia.

Você, leitor ou leitora, já defendeu verbete no Tertuliarium? Vivenciou a gratidão verbetográfica após a defesa?

      GRATIDÃO VERBETOGRÁFICA
                                  (MEGAFRATERNOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A gratidão verbetográfica é o sentimento de reconhecimento do valor, benefício, importância e auxílio recebido pelo(a) verbetógrafo(a) na escrita e defesa de neoverbete, vivenciando o estado gratulatório através da condição de coautor da Enciclopédia da Conscienciologia fixadora das bases do autorrevezamento multiexistencial na maxiproéxis grupal dos intermissivistas da Conscienciologia.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo gratidão vem do idioma Latim, gratitudo, “gratidão”. Apareceu em 1543. O termo verbo deriva também do idioma Latim, verbum, “palavra, vocábulo, termo; expressão”, opondo-se a res, “coisa; realidade”. Apareceu em 1279. O sufixo ete, “diminutivo”, surgiu no Século XV. A palavra verbete apareceu em 1881. O elemento de composição grafia provém do idioma Grego, graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”. Surgiu em 1858.
          Sinonimologia: 1. Gratulação verbetográfica. 2. Sentimento gratulatório verbetográfico. 3. Agradecimento verbetográfico.
          Neologia. As 3 expressões compostas gratidão verbetográfica, gratidão verbetográfica anterior e gratidão verbetográfica posterior são neologismos técnicos da Megafraternologia.
          Antonimologia: 1. Ingratidão verbetográfica. 2. Egocentrismo verbetográfico. 3. Antigrupalidade verbetográfica. 4. Irreconhecimento da heterassistência verbetográfica.
          Estrangeirismologia: a gratitude advinda da autopesquisa; a awareness resultante da defesa do verbete.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos sentimentos elevados perante os aportes recebidos.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relacionados ao tema: – Gratidão: generosidade reversa. Gratidão gera amizade. Memória possibilita gratidão.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal gratulatório; o holopensene da maxifraternidade; o holopensene linear; o holopensene da retilinearidade pensênica; o holopensene de gratidão após defesa de verbete na tertúlia conscienciológica; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; o holopensene fraterno; os benignopensenes; a benignopensenidade.
          Fatologia: a gratidão verbetográfica; a autoconsciência do verbetógrafo quanto à gratidão; o reconhecimento pelo verbetógrafo da interassistência realizada pela equipin e equipex; o profissionalismo da equipe da verbetografia reconhecido pelo defensor do verbete; o sentimento fraterno de estar doando o melhor de si para a Humanidade; a satisfação pela possibilidade de gerar neoverpons contribuidoras da maxiproéxis grupal da Conscienciologia; o aprendizado de sentir gratidão; a gratidão enquanto esboço do fraternismo; a memória gratulatória; o reconhecimento mnemônico da condição de ter sido assistido; o aumento da autoconscientização quanto ao autodesassédio; as neoideias após a defesa do verbete; o feedback positivo e as heterocríticas cosmoéticas; a saída da inércia ideativa através da escrita do verbete; a transcendência do status evolutivo através da escrita verbetográfica; a gratidão pela participação dos amigos na pré-defesa; o reconhecimento das contribuições aportadas ao verbete final; o fato de o orgulho ferido impedir a vivência da gratidão; a ingratidão pela falta de reconhecimento da assistência recebida; a satisfação pessoal pelas autossuperações na escrita do verbete proporcionando o sentimento de gratidão; a autorretratação pública gerando gratidão pela oportunidade; o fato de o verbetógrafo mostrar-se turbinado após a defesa; as conversas na livraria e lanchonete do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) após a defesa; o sentimento de gratidão pela identificação de amizade raríssima; a gratidão pela possibilidade de reencontrar amigos distantes através da defesa do verbete; a valorização dos exemplos adquiridos na vida; a saúde consciencial gerando gratidão; a oportunidade de vivenciar a gratidão a partir da intercooperação maxifraterna; a gratidão verbetográfica enquanto ensaio pré-maternal para a transafetividade.
          Parafatologia: o sentimento de paragratidão dos amparadores com os avanços dos amparandos e assistidos; as projeções lúcidas (PL) possibilitando a congratulação do verbetógrafo com a equipex; os banhos energéticos sadios dos amparadores expandindo as ideias do verbetógrafo; o reforço energético da equipex; as sincronicidades pesquisísticas na composição do verbete; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a gratidão enquanto periferia da megafraternidade; o aprendizado do egocídio através do intercâmbio com os amparadores; os efeitos holossomáticos posteriores à defesa do verbete; a capacidade de memorizar as conscins, consciexes, fatos e parafatos resultando na gratidão dos relacionamentos e pararrelacionamentos; a gratidão pelas inspirações assistenciais dos amparadores quanto às neoideias; os parafatos conduzindo as pesquisas do verbetógrafo; a gratidão pelo tema pensado na tenepes; a paragratidão dos grupos extrafísicos assistidos pelo tema do verbete; as energias terapêuticas de gratidão aos assistentes; a gratidão pela assistência gerando no futuro a colheita intermissiva.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo equipin-equipex; o sinergismo verbetógrafo-revisor; o sinergismo autorreflexão-neoideias; o sinergismo reconhecimento-gratidão; o sinergismo parafenômeno-paragratidão; o sinergismo apresentação-energização; o sinergismo apresentador-amparador.
          Principiologia: o princípio de a melhoria do estado de saúde tender a gerar gratidão; o princípio de abrir mão em favor da harmonização; o princípio de desejar o melhor para todos, enquanto expressão de gratidão; o princípio esclarecedor de “levar a tares até às últimas consequências”; o princípio do antiperdularismo ideativo; o princípio da descrença (PD); o princípio de toda consciência ter algo para ensinar e aprender.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) favorecendo o sentimento de gratidão.
          Teoriologia: a teoria da Megafraternologia; a teoria da Interassistenciologia; a teoria da Verbetologia; a teoria da verdade relativa de ponta (verpon); a teoria da Retribuiciologia; a teoria da minipeça multidimensional interasssistencial; a teoria dos Serenões.
          Tecnologia: a técnica do acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento aplicado à tares verbetográfica; a técnica da autoinclusão verbetográfica; a técnica da assertividade na tares; a técnica da descensão cosmoética; a técnica da evocação positiva do passado; a técnica gratulatória do reconhecimento in memoriam; a técnica do menos doente assistir ao mais doente.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Refutaciologia; o laboratório conscienciológico da Reurbanologia; o laboratório conscienciológico da Parapedagogia; o laboratório conscienciológico da Heuristicologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Holomaturologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Megafraternidade; o Colégio Invisível da Taristicologia; o Colégio Invisível da Debatologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia; o Colégio Invisível da Extrafisicologia.
          Efeitologia: o efeito gratulatório da defesa do verbete; o efeito holossomático posterior à defesa do verbete.
          Neossinapsologia: as neossinapses do fraternismo; as neossinapses da interassistencialidade fraterna; as neossinapses decorrentes da tares; as neossinapses da paragratidão; as neossinapses do reconhecimento cosmoético; as neossinapses da compreensão evolutiva; as neossinapses da inteligência evolutiva (IE).
          Ciclologia: o ciclo recordação sadia–gratidão; o ciclo interassistência-gratidão.
          Enumerologia: a inspiração extrafísica; o sentimento fraterno; a pesquisa multidimensional; a defesa do verbete; a megaeuforização; a gratidão pela oportunidade; o novo verbete.
          Binomiologia: o binômio análise-síntese resultando no arrazoado de ideias do verbete; o binômio fatos-parafatos na defesa do verbete proporcionando a gratidão verbetográfica.
          Interaciologia: a gratidão nascida da interação CCCI-CCCE na defesa do verbete; a interação comunin-comunex; a interação verbetógrafo-revisores; a interação verbetógrafo-Parelencologia; a interação memória-generosidade-gratidão.
          Crescendologia: o crescendo redação cosmoética–defesa tarística–gratidão verbetográfica; o crescendo autopesquisa–erudição multidimensional–neoverbetes retributivos.
          Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer aplicado à escrita dos neoverbetes gerando sentimentos elevados; o trinômio memória–reconhecimento–sentimentos elevados.
          Polinomiologia: o polinômio expressivo soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio ideia-caneta-papel-computador-verbete gerando a gratidão com os resultados.
          Antagonismologia: o antagonismo competitividade / gratidão; o antagonismo egocentrismo / reconhecimento; o antagonismo instinto / racionalidade mentalsomática.
          Politicologia: a política da retribuição do conhecimento recebido; a política da gratidão expressando a autolucidez pessoal; a política da autexposição sadia das neoideias tarísticas; a política da amizade sincera.
          Legislogia: a lei do retorno dos bons atos; a lei da recomposição gerando gratidão pelo feito exitoso.
          Filiologia: a compreensiofilia; a mnemofilia; a megafraternofilia; a mentasomatofilia; a autolucidofilia; a grupocarmofilia; a retribuiciofilia.
          Sindromologia: a síndrome da ribalta bloqueando os sentimentos de gratidão; a síndrome da Anticosmoética ao não reconhecer as contribuições recebidas; a síndrome do fechadismo consciencial; a síndrome da insegurança restringindo a gratidão.
          Maniologia: a evitação inteligente da egomania.
          Holotecologia: a mnemoteca; a cosmovisioteca; a interassistencioteca; a cognoteca; a consciencioteca; a parapsicoteca; a maturoteca.
          Interdisciplinologia: a Megafraternologia; a Interassistenciologia; a Autolucidologia; a Cosmoeticologia; a Holomemoriologia; a Taristicologia; a Evoluciologia; a Conviviologia; a Experimentologia; a Descrenciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o neoverbetógrafo; o autor; o escritor; o pesquisador; o intermissivista; o comunicólogo; o inversor; o reciclante; o tenepessista; o evoluciólogo; o tertuliano; o teletertuliano; o voluntário; o escritor; o veterano; o novato; o retomador de tarefa; o epicon.
          Femininologia: a neoverbetógrafa; a autora; a escritora; a intermissivista; a comunicóloga; a inversora; a reciclante; a tenepessista; a evolucióloga; a tertuliana; a teletertuliana; a voluntária; a escritora; a veterana; a novata; a retomadora de tarefa; a epicon.
          Hominologia: o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens amicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens maxifraternus; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens cosmovisiologicus; o Homo sapiens orthopensenicus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: gratidão verbetográfica anterior = o reconhecimento da interassistência recebida antes da defesa do verbete; gratidão verbetográfica posterior = o reconhecimento da interassistência recebida e confirmada, através de banhos de energias gratulatórios, após a defesa do verbete.
          Culturologia: a cultura da gratificação; a cultura da felicidade íntima; a cultura do reconhecimento; a cultura do agradecimento; a cultura da memória gratificadora; a cultura da valorização mnemônica; a cultura do bem-estar evolutivo.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a gratidão verbetográfica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático.
          02. Consciência harmonizada: Harmoniologia; Homeostático.
          03. Efusividade: Psicossomatologia; Neutro.
          04. Evolução da autolucidez: Autolucidologia; Homeostático.
          05. Felicidade específica: Equilibriologia; Homeostático.
          06. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          07. Gratificação cognopolita: Intrafisicologia; Homeostático.
          08. Grupo de neoideias: Mentalsomatologia; Neutro.
          09. Intermissivista: Intermissiologia; Homeostático.
          10. Memória básica: Holomnemônica; Neutro.
          11. Oportunidade de ajudar: Interassistenciologia; Homeostático.
          12. Reconhecimento: Holomaturologia; Homeostático.
          13. Senso de gratidão: Holomaturologia; Homeostático.
          14. Verbetógrafo conscienciológico: Verbetologia; Homeostático.
          15. Verbetorado conscienciológico: Comunicologia; Homeostático.
     A GRATIDÃO VERBETOGRÁFICA EXPRESSA POSTURA
   MADURA DO(A) VERBETÓGRAFO(A), AO RECONHECER
   APOIO E ASSISTÊNCIA DA EQUIPIN E EQUIPEX NA ESCRITA E DEFESA INTERASSISTENCIAL DO VERBETE.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já defendeu verbete no Tertuliarium? Vivenciou a gratidão verbetográfica após a defesa?
                                                                                           M. D. S.